placardpt
    Flamengo vence River Plate na final da Libertadores

    Jesus, o Deus da América do Sul!

    Foi desta!!! Depois de duas finais de Liga Europa perdidas, em 2013 e 2014, Jorge Jesus foi feliz na final da Copa Libertadores, ao guiar o 'seu' Flamengo até à vitória frente ao River Plate (2x1), no Monumental de Lima, no Perú.

    Um golo do colombiano Santos Borré, ainda no primeiro tempo, colocou a turma de Marcelo Gallardo em vantagem na competição mais importante da América do Sul ao nível de clubes, mas dois golos de Gabriel Barbosa ditaram a reviravolta épica do Mengão diante os Millionarios. E um deles ao minuto... 90+2'.

    Que intensidade, que pressão...

    Sem segredos. Marcelo Gallardo revelou o onze para a final na véspera e Jorge Jesus não ficou atrás. Tudo claro para os dois e tudo confirmado no dia do encontro que reuniu a atenção de milhões de brasileiros e argentinos um pouco por todo o Mundo. A cerimónia de abertura foi bonita, à altura do espetáculo dentro das quatro linhas, e as emoções estiveram ao rubro. Do princípio ao fim.

    Sem abdicar da sua filosofia, assente numa proposta de jogo muito virada para o ataque, com forte pressão sobre o adversário e num jogo rápido e objetivo, o River não desiludiu. Os Millionarios sufocaram o Flamengo e aplicaram uma intensidade no jogo muito difícil de contrariar e acompanhar por parte do emblema carioca, sobretudo no primeiro tempo.

    Além disso, o River nunca teve problema em recorrer ao jogo físico (17 faltas só na primeira parte contra 6 do Flamengo), fruto da tal pressão que limitou os criadores e dificultou a chegada da bola a Gabriel Barbosa e Bruno Henrique, os goleadores ao serviço de Jesus, que neste encontro tiveram sempre muitas dificuldades para ter bola. E quando a tiveram não tomaram as melhores opções, à exceção de dois momentos (e que momentos!).

    Ao contrário por exemplo de Matias Suárez, que fez um movimento de arrastamento da linha defensiva do Fla no cruzamento atrasado de Nacho Fernandez para Santos Borré aparecer em boa posição de finalização. Excelente momento, excelente finalização. Se estava difícil, ficou ainda mais para o Flamengo.

    O Monumental de Lima vestiu-se a rigor para a final da Libertadores ©Getty / LEONARDO FERNANDEZ GIOVE_PER

    ... até ao desgaste argentino

    A segunda parte foi bem diferente da primeira. Depois de limitar o Flamengo durante 45 minutos, o River Plate não teve pernas para manter o ritmo para a segunda metade e acabou por sofrer as consequências.

    Éverton Ribeiro teve uma excelente oportunidade para fazer o empate, aos 57 minutos, mas não teve engenho para bater Armani - que perdida!!! Jorge Jesus suspirava e pouco depois sofreu um duro revés com a lesão de Gerson. Parecia não ser o dia do Flamengo, mas quem tem Gabriel Barbosa, com o faro de goleador no máximo, arrisca-se a vencer qualquer jogo. E foi assim que aconteceu.

    Gabigol restabeleceu a igualdade a um minuto dos 90 e consumou a reviravolta aos 90+2. É verdade, ironia das ironias, o minuto 90+2', fatídico para Jorge Jesus no campeonato português de 2012/13, virou o minuto da sorte nesta Libertadores.

    Explosão de alegria. E não era para menos! O Flamengo batia desta forma, em apenas três minutos, o campeão da Libertadores em 2018. Desta vez não houve Gabigol, houve Ga(bis)gol!

    Com este triunfo, recorde-se, o Flamengo carimba o passaporte para o Mundial de Clubes

    U Sábado, 23 Novembro 2019 - 20:00
    Monumental Lima "U" Marathon (Colosso de Ate)
    Roberto Tobar
    1-2
    Santos Borré 14'
    Gabriel Barbosa 89' 90'
    Monumental Lima
    Lotação80 093
    Medidas105x70
    Inauguração2000
    Lances Capitais
    14´
    GOLO River Plate!
    Santos Borré marca
    Santos Borré marca o seu 3º golo na prova (11 jogos)
    89´
    GOLO Flamengo!
    Gabriel Barbosa marca
    Gabriel Barbosa marca o seu 8º golo na prova (12 jogos)
    90´
    +2
    GOLO Flamengo!
    Gabriel Barbosa marca
    Gabriel Barbosa marca o seu 9º golo na prova (12 jogos)
    A Chave

    Minuto 89: Grande esforço de Arrascaeta a conseguir o passe no último momento e Gabriel Barbosa encosta à boca da baliza!

    O Árbitro

    Roberto Tobar passou despercebido até ao último minuto do encontro, altura em que expulsou dois jogadores - Palacios (River) e Gabriel Barbosa (Flamengo), ambos de forma justificada. De resto, nada a apontar ao árbitro chileno 

    O Melhor
    Gabriel Barbosa

    O Flamengo perdia por 0x1 aos 88 minutos, mas Gabriel Barbosa tinha outros planos para a partida. Apesar de ter passado despercebido em grande parte do encontro, Gabigol apareceu na etapa final para decidir. Dois golos e aumentou para 40 o número de remates certeiros na presente temporada. É o seu momento!

    O Pior
    Quebra do River

    Os Millionarios entraram fortes no jogo, condicionaram a estratégia do Flamengo, mas tiveram uma quebra na etapa final que custou a vitória na Libertadores. O River tinha a Taça na mão e deixou-a escapar. Mérito para o Flamengo, mas também demérito para a formação argentina.

    Forma
    River Plate
    2019/2020
    13J
    7V
    3E
    3D
    26-11G
    Flamengo
    2019
    68J
    45V
    16E
    7D
    134-55G
    Sabia que...by playmaker stats
    Gabigol foi o 4.º a chegar aos 40 golos em 2019:
    47 Hamddalah
    47 Lewandowski
    44 Messi
    40 Gabriel Barbosa
    Depois de ter perdido 2 finais (ambas na Liga Europa), Jorge Jesus vence uma final internacional
    Brasileiros que bisaram em finais da Libertadores:
    Coutinho
    Pelé
    Tupãzinho
    Palhinha
    Zico
    Rafael Sóbis
    Thiago Neves (hat-trick)
    GABIGOL
    16.º título da carreira de Jorge Jesus
    Jogadores do Flamengo melhores marcadores Libertadores:
    2019 GABIGOL
    1991 Gaúcho
    1984 Tita
    1981 Zico
    Equipas brasileiras com + títulos na Libertadores:
    3 São Paulo
    3 Santos
    3 Grêmio
    2 Cruzeiro
    2 Internacional
    2 Flamengo
    1 Palmeiras
    1 Vasco
    1 Corinthians
    1 Atlético Mineiro
    O Flamengo conquista a Libertadores pela 2.ª vez na história (1981, 2019)
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    RIVER PLATE
    EMPATE
    FLAMENGO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    bludouro
    2019-11-25 01h37m por The_Kop_End
    "Como historiador acho que a sequencia dos acontecimentos nesta novela importa porque uma autarquia "normal" não iria simplesmente atender as exigencias "populistas" em detrimento de uma causa maior expressa pelos seus contribuites locais (. . . )"

    Como historiador, deveria ter conhecimento de que por cá a autarquia não funciona de forma "normal".
    JJ
    2019-11-24 19h33m por Daniele
    E para esclarecer o último ponto do comentário anterior, posso dar o exemplo de que vi por uma ou duas vezes um programa na AbolaTV em que tiveram um quarto de hora a falar de Brasil, Flamengo, JJ, etc só para a alegria de haver comentários na publicação de youtube do programa. O Brás da TVI, faz um circo a responder a um palhaço de outro circo do mesmo espectáculo e vem logo notícias, comentários, foi falado cá, foi falado lá, etc. . . por amor de Deus, muita vezes estou a ver progra...ler comentário completo »
    .
    2019-11-24 19h22m por Daniele
    A maior conquista da carreira de um treinador português que triunfa lá fora, uma conquista importante mas é de abrir jornais e directos em 5 ou 6 canais seguidos se os percorrermos com o comando da televisão. Muita coisa e muita gente com falta de atenção é só o que digo.
    Parabéns, JJ!
    2019-11-24 15h07m por GERRARDandRONALDINHO
    Muitos dos jogadores do Flamengo não estiveram ao nível deste jogo - quer a nível mental quer físico quer técnico.
    O River obrigou o Fla a lateralizar, bloqueou os alas com os seus laterais e médios e isolou Gerson no "miolo". Arão a partir do meio dos centrais é muito menos jogador. . . Foi ontem, a par de FL, talvez o pior do Flamengo e finalmente deixou todas as suas debilidades a nu.
    O River tinha estratégia sem bola E COM BOLA, o Fla não. As bolas longas do River impe...ler comentário completo »
    JS
    FIFAforever_ret urns2 . . . Por acaso . . .
    2019-11-24 14h21m por jsilva77
    . . . Não concordo, acho que depois de ganhar o campeonato brasileiro e ir ao Mundial de clubes, JJ irá regressar à Europa . . . Para Portugal ??? Isso agora . . .

    Se um clube sem treinador bem rumo como Barcelona, Real ou Bayern lhe acenarem. com contrato, ele voa logo para lá . . .

    Mas mesmo em Portugal, acredito que o destino preferido seria o FCPorto . . . Amigo pessoal de Pinto da Costa . . . Único dos 3 grandes onde não treinou e, a par do SLBenfic...ler comentário completo »
    bludouro
    2019-11-24 13h26m por MCP5
    "Isto só pode ser escrito por alguém que perceba NULO sobre o significado e essência do que é conquistar a Libertadores para as gentes de um continente que vive e respira o futebol!"

    Sei, e talvez acompanhe mais do que tu esse continente meu caro.
    Mas lá está, é importante para esse continente, para nós é" apenas" um feito de mais um português. . . Mas daí a dar tanto destaque? Enfim. . . Só de quem não percebe mesmo. . .

    Continue a correr atrás daqui...ler comentário completo »
    MA
    JJ
    2019-11-24 12h47m por Markes88
    Vi a 1parte e os últimos 10min.

    Fiquei contente pelo JJ. É sempre bom ver o sucesso dos nossos lá fora. Depois do mais do que provável campeonato brasileiro ganho, terá provavelmente hipótese de finalmente ir para um clube europeu dos realmente de topo de LC.

    O jogo em si foi algo mastigado, soube o Flamengo aproveitar o desgaste do River no 2º tempo, pelo que li.

    Ver o que faz Gabriel com JJ dá algum azedume o Benfica não o ter aproveitado m...ler comentário completo »
    Jorge Jesus é espetacular
    2019-11-24 11h46m por adrianoaugusto
    O melhor técnico que vi no Brasil.
    _CARPEDIEM
    2019-11-24 11h10m por MCP5
    É ver o que a imprensa consegue fazer à maioria do povo xD
    Ficou meio país tolinho a ver um jogo que nunca ninguém antes falava. . . É um treinador de encher capas de jornais aqui em Portugal, e não é porque seja alguém que tenha ganho qualquer coisa de relevo a nivel internacional (tirando agora este trofeu que, apesar de tudo, ja nao vale metade do que chegou a valer ha uns anos) mas sim pela sua personalidade. Aposto que se fosse outro treinador qualquer mal se falava. . . Mas é ...ler comentário completo »
    JO
    Gabigoat
    2019-11-24 10h13m por josebrito123
    So o anormal do rui vitoria é que não soube aproveitar este gajo!
    Leva 40 golos marcados esta epoca! Craque todos os dias!
    E no mesmo patamar desde está o bruno henrique. . . que máquina! E o de arrascaeta, que não sabe jogar mal!
    Flamengo
    2019-11-24 09h57m por estaramosold
    Realmente uma enorme conquista de Jorge Jesus, já entrou na história do Brasil.

    Acredito realmente que as portas da seleção brasileira estão abertas para ele depois desta conquista, vamos ver se é o que ele quer também.

    Que tenha muito sucesso, mas longe do Benfica por favor porque eu não tenho amnésia nem memória curta
    CO
    Espectáculo!
    2019-11-24 02h06m por coolstreamm
    Enorme JJ a partir tudo em meia dúzia de meses e juntar dez milhões de tugas aos quarenta do Flamengo! Grande conquista num jogo que entra para a história!
    Vencer Vencer Vencer. . .
    2019-11-24 01h19m por JHendrix
    Temi que o Jesus ia continuar pé frio nas finais, mas ironia do destino conquistou a América do Sul com golos aos 88 e aos. . . 92. . .

    Fiquei extremamente feliz pelo Jotas e pelo Mengão que mereceram este troféu pelo futebol, a garra, e a crença que tiveram até ao fim.

    Falta agora o Mundial de clubes para igualar a saudosa geração de 81 do Zico, Leandro, Júnior, Adílio. . .
    Boa pergunta
    2019-11-24 01h11m por Rakitskiy
    Qual se vai superiorizar
    Olhando para o flamengo e para o liverpool maioria vai dizer que é o liverpool
    Tal como a maioria dizia q o flamengo ganhava hj tem o plantel mais completo da America do sul e melhores individualidades
    Felipe luiz e o Arão acho que serao jogadores a menos nesso jogo mas nada e certo num jogo
    BestInTheWRLD
    2019-11-24 01h01m por pedropereira934
    Sinceramente não acredito que deixasse o River para treinar na Holanda. Pessoalmente não me importava de o ver no Barca, seria uma aposta de risco mas acho que poderia ter sucesso. Até podia ser já, já não posso com Valverde xD
    BestInTheWRLD
    2019-11-24 00h40m por pedropereira934
    Acho que foi mais por pratto, que perdeu a bola de maneira infantil no lance que dá origem ao golo do empate. Incrível como a ganhar aos 89 minutos deixam a equipa balanceada no ataque. Completamente de acordo em relação a Gallardo, incrível o trabalho que tem feito com esta equipa que apesar de ter bons jogadores está longe, muito longe de ter a qualidade individual dos jogadores do Flamengo.
    _CARPEDIEM
    2019-11-24 00h29m por The_Kop_End
    🤣😂🤣 28514;

    Haja alguém com alguma noção mínima da realidade.
    Parabéns JJ!!
    2019-11-23 22h58m por darkrevenge16
    Parabéns Flamengo! Parabéns JJ, felicito-te pela conquista e sobretudo por ser uma conquista portuguesa! Sim eu celebrei!! Quanto à final disputada: jogo da idade da pedra! Muito parado, pouca técnica, poucos remates, pouco tudo! Nunca houve propriamente uma equipa por cima do jogo, ninguém sabia o que fazer em posse de bola, mas no geral o Flamengo jogou melhor, é merecido. Além disso os argentinos deram pau o jogo todo, se fosse cá na Europa metade não acabava a partida.
    Migas29
    2019-11-23 22h57m por Somel12
    Estão caladinhos que nem ratos
    FOX Sports
    2019-11-23 22h56m por Migas29
    Agora não os vejo a falar. . . Porque será?
    MA
    JJ
    2019-11-23 22h55m por manso98afl
    Melhor feito da carreira de longe! E aqueles brazucas que tanto falavam mal dele a esta hora devem estar tão caladinhos, deve-lhes doer tanto enfim, têm a mania que os treinadores zucas e os clubes brasileiros são os melhores do Mundo mas bastou lá chegar o Jesus e revolucionou aquilo tudo e mostrou-lhes como se joga futebol.

    Parabéns JJ, 1º ano e foi chegar e ganhar!
    Flamengo
    2019-11-23 22h49m por Somel12
    Grandes, gigantes. JJ a calar tanto os brasileiros que pensam que têm o melhor futebol do mundo e treinadores melhores que os tugas. Citando o saudoso deputado Emídio Guerreiro: "Eu sei que dói mas olhe ponha manteiga se quiser".
    O JJ pode ser um bocado arrogante, mas independentemente disso as suas equipas praticam bom futebol.
    É mister!!! Vamos embora Fla!!!
    Grande JJ
    2019-11-23 22h48m por Porto1985
    Grande feito, é um grande treinador, sempre o foi
    Venham
    2019-11-23 22h43m por Rakitskiy
    Agr la os tais jornalistas e ainda pode acabar o fim d semana com o título do campeonato no bolso sem jogar
    Flamengo
    2019-11-23 22h43m por SDCXXI
    Grande equipa mereceu esta conquista!!!
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Espanhol
    Anúncio de Ancelotti
    São excelentes notícias para o Real Madrid. De fora devido a lesão desde o início da temporada, Thibaut Courtois está muito próximo do regresso à ...