X
Lei não prevê ilegalidade para já

Ponto de situação da situação das claques do Sporting: Há quem já fale em ilegalidade

2019/11/12 10:37
Texto por Igor Gonçalves

No ano e dois meses da direção de Frederico Varandas no Sporting houve muitos braços de ferro. Antiga direção, opositores, equipa, mercado etc. Ainda assim, nenhum desses «confrontos» está a ser tão mediático e polarizador como a questão das claques. O clima entre a direção e os Grupos Organizados de Adeptos (GOA) escalou de forma rápida e levou ao fim do protocolo entre o clube e as duas principais claques.

Fazendo uma curta cronologia podemos afirmar que a relação entre o presidente do Sporting e os GOA nunca foi a melhor. Muito ligadas à anterior direção, as claques nunca aceitaram na totalidade a nova direção, ainda assim, foi nesta temporada que as manifestações de insatisfação tomaram proporções graves. Depois da derrota da Supertaça (4 de agosto) e de um fecho de mercado complicado (2 de setembro), estalou o verniz.

O incidente mais grave aconteceu a 19 de outubro no Pavilhão João Rocha, numa partida da equipa de futsal (Sporting x Leões de Porto Salvo). Membros das claques invadiram a bancada central insultando Frederico Varandas, que teve de sair do local com escolta policial. Nesse mesmo dia o vidro do carro de um vogal da direção foi partido. No dia seguinte (20 de outubro) o Sporting termina os protocolos com as claques Juve Leo e Directivo XXI e cinco dias depois os GOA são despejados da sede, um espaço que pertence ao clube. No dia 29 do mesmo mês o Sporting solicita à APCVD (Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto) a suspensão do registo destes dois GOA.

Claques ilegais? Para já não

©Vítor Parente / Kapta+
É a questão da legalidade da Juve Leo e do Directivo XXI que está a gerar algumas dúvidas. O jornal OJogo garante que os dois grupos estão ilegais desde 11 de novembro, dia em que foram notificadas da suspensão do seu registo na APCVD. Ainda assim, essa informação não está totalmente certa.

De acordo com o jornal Record e citando o artigo 15, número 4 da lei para as claques, «Sempre que proceder à suspensão de um registo, o promotor do espetáculo desportivo cessa todo o apoio que presta ao GOA e informa a APCVD; Caso a suspensão perdure pelo período de um ano, o promotor anula o registo e informa a APCVD»

Ou seja, as duas claques não podem receber mais apoios do clube, mas apenas passam a ser ilegais se a suspensão durar um ano.

Em relação aos benefícios, a protocolo estabelecido entre a atual direção previa benefícios de cerca de 151 mil euros às claques. Entre bilhetes grátis (875), a bilhetes mais baratos (500), a game boxes (400) e outros subsídios a deslocações e a ações de apoio. No último protocolo da direção de Bruno de Carvalho os apoios ascendiam aos 517 mil euros. Esse valor era divido em bilhetes grátis (875), a bilhetes a preços especiais (7 500), GameBoxes Claque (400 a 420), Convites para jogos das modalidades (50) e outros apoios.

 

Portugal
Frederico Varandas
NomeFrederico Nuno Faro Varandas
Nascimento1979-09-19(40 anos)
Nacionalidade
Portugal
Portugal
FunçãoPresidente

Fotografias(46)

Liga NOS: Gil Vicente x Sporting
Comentários (20)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
CR28
2019-11-12 22h09m por SCP_SUPPORTER
Eu também não confio muito mas tem CV e sinceramente não estou a ver mais ninguém experiente e com provas dadas que esteja livre ou em condições de vir. Carlos Freitas se calhar não tinha sido mal pensado mas agora está no Guimarães, Luís Martins devido às nossas más relações com o Lille parece me impossível, só se fosse o Couceiro mas não sei se será a pessoa mais competente para o cargo nem se está disponível para sair da FPF apesar de ser sportinguista e já ter desempenhado o cargo.
SCP_SUPPORTER
2019-11-12 20h36m por CR28
Concordo, em algumas áreas o Varandas e a sua estrutura têm feito um bom trabalho, ele já mexeu na academia, na formação, a equipa B vai regressar (que acho ser importante), mesmo a parte do scouting já sofreu alterações. . . o problema é que para colher os frutos disso vai levar algum tempo. Isto são mexidas cujos resultados só aparecem a médio/longo prazo.
Na parte das modalidades, já têm outras pessoas com competência, como o Miguel Albuquerque que sabe o que faz e que eu quan...ler comentário completo »
CR28
2019-11-12 18h16m por SCP_SUPPORTER
A propósito do que estás a dizer sobre o suposto conhecimento de futebol da nossa estrutura concordo em absoluto. Eu sou a favor da estabilidade, como qualquer sportinguista com 2 dedos de testa, e por isso tenho uma opinião algo conservadora (aqui já depende de cada 1). Eu acho que o trabalho realizado tem sido positivo em algumas áreas, no futebol sénior tem sido risível. Assim defendo que à semelhança do que acontece nas modalidades deviamos ter um responsável com enorme conhecimento de...ler comentário completo »
AcaroInformatic o
2019-11-12 17h52m por CR28
O comentário anterior era para ti, por distração meti CR28 no titulo.
CR28
2019-11-12 17h49m por CR28
Isso de galináceos não é comigo xD

União e estabilidade, o problema principal do Sporting sempre foi não ter estabilidade, até o Vieira ou foi o Soares de Oliveira do Benfica já o disseram.
O Sporting têm sempre algum Sportinguista que quer chegar ao poder, nem que para isso tenha que por em causa do futuro do clube.
O Benfica agora é que têm um gajo assim, o Gomes da Silva aka anão da Jamba, também está sempre a dar numa de hiena, matreiro, à espera da opor...ler comentário completo »
SCP_SUPPORTER
2019-11-12 17h38m por CR28
Sim, pacientes. . . e de que maneira!
CR28
2019-11-12 17h10m por AcaroInformatico
Não tem nada a ver, mas quando leio alusões a "galináceos" fico curioso. . . leões com asas a cuspir fogo. . . serão esses "galináceos" que se referem?!?

Já agora, nada comigo, mas o que o SCP necessita é de união e de alguém que a promova, e não me parece que o Varandas seja essa pessoa. A não ser que por algum milagre de São Inácio, seja novamente campeão. . .
CR28
2019-11-12 16h43m por SCP_SUPPORTER
Sim eu concordo contigo. Antes do ataque já havia fracturas mas ainda era recuperável no momento do ataqie quebrou de vez. Agora é mesmo recuperar, infelizmente temos de ser ainda mais pacientes do que já somos habitualmente. Só com muito trabalho e tempo vamos voltar a ser aquele Sporting ganhador.
SCP_SUPPORTER
2019-11-12 16h35m por CR28
Talvez, mas acredito que se não tivesse acontecido aquele ataque, nada disso se tinha passado.
Enfim. É o que temos agora, é viver com isso e recuperar o clube.
"Jornalismo"
2019-11-12 16h16m por dodgeps
Que porcaria de notícia e de jornalismo. . .
Em vez de referirem trabalhos de "jornalistas" de outros "jornais", porque não fazem vocês a vossa pesquisa?!
E que tal referir a resposta dos GOA através das redes sociais (se é para fazer ponto de situação é de tudo)?!
O objetivo é criar uma narrativa engraçada?!
Onde está a objetividade????
"Muito ligadas à anterior direção, as claques nunca aceitaram na totalidade a nova direção" - quem disse?!
"Ainda a...ler comentário completo »
Claques-Varanda s
2019-11-12 16h00m por SCP_SUPPORTER
Eu quero claques. Não quero estádios vazios e não quero máfias. Quero uma claque, que é uma entidade sem fins lucrativos, que recebe bilhetes com desconto do clube e depois os vende aos seus associados ao mesmo preço. Como é que arranjam dinheiro para as tarjas, bandeiras e outros? Com o dinheiro das cotas dos associados da claque. Associados esses que têm obrigatoriamente que ser associados do clube. O clube oferece bilhetes mais baratos e facilita transportes e outro tipo de ajudas e e...ler comentário completo »
CR28
2019-11-12 15h52m por SCP_SUPPORTER
Eu acho que a crise começou mais cedo, para mim esses iluminados das pseudo-UFC foram o ponto de viragem entre ventos moderados/fortes para furacão. Mas antes não estava tudo bem já havia várias cisões entre direção, adeptos, jogadores e equipa técnica.
AcaroInformatic o
2019-11-12 15h46m por CR28
Em que é que a crise do SCP está relacionada com o FCP?
Que eu saiba, a crise começou porque certos adeptos decidiram que dar pancada no jogadores era solução para alguma coisa.
_CARPEDIEM
2019-11-12 15h21m por AcaroInformatico
Ao escreveres "galináceos" referes-te a leões com asas? Eu sempre disse que a vossa pareceria com o FCP ia-vos correr mal. . .
Quem tem razão?
2019-11-12 15h05m por CR28
Isso no fim acaba por ser tudo uma guerra de interesses. Sempre gostei muito das nossas claques mas também não concordo que vão para os jogos "malhar" no Varandas (de quem não gosto) em vez de apoiarem a equipa, isso mostra algo, mostra que estão mais interessados nos seus benefícios do que em apoiar o clube e com isso não concordo.
O Varandas é uma desgraça, as claques põem os seus interesses acima do Sporting. . . isso é tudo uma treta. Estou-me a começar a marimbar para isto tudo. Já não dou razão a ninguém.
DA
Varandas_Out
2019-11-12 13h54m por DabidBTV
A unica "guerra" que os meninos mimados da JL vão ter de enfrentar é a de procura de trabalho junto do IEFP já que a mama à custa do clube acabou. . .
ME
As claques do SCP
2019-11-12 13h52m por Mecatronico_SCP
Neste momento são um grupo de indivíduos que se acha mais que os outros, que há muitos anos vive à custa do clube. Ando a gastar cada vez mais na GB para as claques terem descontos? O apoio ao clube paga-se? Eu também apoio o clube, também faço deslocações e pago-as com o meu dinheiro. As claques são os novos croquetes! A guerra que falam não é por amor ao Sporting, mas por outro verde. Não é só a direção que manda areia para os olhos dos outros.
Areia
2019-11-12 13h12m por Varandas_Out
Andou a desviar atenções enganando os socios da 3ªidade com o assunto BDC e agora virou-se para as claques para continuar a manobra de distração da sua incompetencia.
O que virá a seguir?
Entretanto o clube a cada dia que passa cada vez se enterra mais.
Mas não esquecer que as claques não lhe vão dar sossego.
Comprou uma guerra com o inferno!
Um bom começo. . .
2019-11-12 11h36m por jpar
Pode ser que agora comecem a meter ordem nas claques.
Isto pode ser o inicio da responsabilização pessoal por actos de vandalismo nos recintos de futebol, e comecem a colocar alguns deles no sitio que deveriam estar há muito tempo, atrás das grades, fim à violência nos recintos desportivos.
Bora la fazer como os ingleses, e por ordem no futebol que se diz profissionalizado.
ME
Sporting Clube de Portugal
2019-11-12 10h49m por Mecatronico_SCP
Sempre mais preocupado em guerras internas. As claques a vaiarem o presidente no decorrer dos jogos e a direcção a usa-las como bode expiatório para disfarçar a sua incompetência. Todos acham que têm razão, mas quem fica a perder é o clube e os adeptos. Se o futebol não desse tanto dinheiro. . .
Tópicos Relacionados
SIMULADOR ZEROZERO
CASHBACK
Se falhar a sua aposta múltipla entre sexta e domingo o Casino Portugal devolve-lhe até 100€ para voltar a apostar.
CONSULTE AQUI AS CONDIÇÕES
OUTRAS NOTÍCIAS
Futebol Inglês
Artigo de opinião de Luís Rocha Rodrigues
No zerozero, pela internacionalização da marca, temos o privilégio de trabalhar, nas nossas instalações, com vários elementos dos domínios ...
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
incomodativo 09-12-2019, 13:20
Chama--Portista 09-12-2019, 13:15
BlankSpace 09-12-2019, 13:14
ispeakwiththetrue 09-12-2019, 13:03
ispeakwiththetrue 09-12-2019, 12:57
HA
Halibut 09-12-2019, 12:43
petitor 09-12-2019, 12:42
-CFB-1919- 09-12-2019, 12:39
f1950 09-12-2019, 12:34
HA
Halibut 09-12-2019, 12:33
SA
Safran 09-12-2019, 12:32
TS
TSG_Hoffenheim_1899 09-12-2019, 12:29
bludouro 09-12-2019, 12:28
bludouro 09-12-2019, 12:21
SA
Safran 09-12-2019, 12:19
Rakitskiy 09-12-2019, 12:18