placardpt
    FC Porto visita o Boavista

    Um dérbi da Invicta para curar ressacas

    *Com João Gonçalo Silva

    O Dérbi da Invicta. Este é um daqueles jogos que carregam história. Ainda que sem a mesma importância de alguns tempos, o embate mexe com todos. A cidade sente, os adeptos vibram e o estádio também. Ninguém fica indiferente. A parte I do dérbi desta temporada ficou marcada para o Estádio do Bessa e é lá que as equipas vão tentar curar a ressaca das respetivas derrotas. 

    O FC Porto não teve uma aventura europeia muito agradável. Os dragões saíram derrotados de Glasgow, depois de uma das piores exibições da temporada, e complicaram o apuramento no grupo da Liga Europa. Sérgio Conceição voltou a ser alvo de críticas, mas o discurso manteve-se intacto: foco total no jogo deste domingo. 

    ©Catarina Morais / Kapta +

    Para isso, os azuis e brancos vão ter de fazer mais e melhor do que fizeram contra o Rangers e também contra o Aves porque, a última vitória portista não foi convincente a nível exibicional. O técnico está ciente da estratégia do Boavista e fez questão de mencioná-la na conferência de antevisão. 

    Contra uma equipa em bloco baixo, será importante perceber com quem poderá contar na frente de ataque. Sérgio Conceição anunciou que Marega voltou a estar disponível e esse até pode vir a ser o trunfo dos dragões. O jogador mais influente nas últimas duas épocas não tem feito a diferença nesta e os adeptos aguardam ansiosamente pelo «clique». Todos os cinco mil que irão realizar a curta viagem quererão ver o maliano em ação.

    Os Invencíveis deixaram de o ser

    Do lado do Bessa paira no ar um sentimento que era, até esta semana, desconhecido. Os homens de Lito Vidigal saborearam a derrota pela primeira vez em dez jogos da Liga NOS.

    ©Catarina Morais / Kapta +

    O adversário não é o melhor para voltar aos pontos. As panteras encontram um dragão ferido, mas com argumentos suficientes para lhes fazer a vida difícil. O treinador adversário não acredita que «alguém prepare uma equipa para empatar» e, apesar de essa não ser a estratégia do técnico axadrezado, Lito Vidigal ficaria satisfeito com esse ponto.

    O registo recente não demonstra a dificuldade que o FC Porto sente no Estádio do Bessa. Nas últimas cinco épocas, os dragões venceram sempre. No entanto, as últimas duas foram pela margem mínima e a da temporada passada foi mesmo arrancada a ferros, com um golo aos 95'. O rival venceu, os dragões não querem deixar fugir, mas vão ter de trabalhar por isso.

    Nota: Às 23h30, soube-se que quatro jogadores do FC Porto foram castigados pelo clube e por isso vão falhar o dérbi da Invicta. Por esse motivo, alterámos o onze provável dos dragões. Pode ler mais sobre o assunto aqui.

    U Domingo, 10 Novembro 2019 - 21:00
    Estádio do Bessa Séc. XXI
    Nuno Almeida
    0-1
    Alex Telles 9'
    Estádio do Bessa Séc. XXI
    Lotação28 263
    Medidas105x68
    Inauguração1910
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 11
    Convocatória
    Boavista
    FC Porto
    R Castigos
    [não há registo]
    [não há registo]
    a Lesionados
    [não há registo]

    Pepe, Sérgio Oliveira e Romário Baró

    p Restrições
    [não há registo]
    [não há registo]
    R Em risco
    [não há registo]
    [não há registo]
    w Outros convocados
    [não há registo]
    [não há registo]
    Forma
    Boavista
    2019/2020
    12J
    3V
    6E
    3D
    10-10G
    FC Porto
    2019/2020
    18J
    12V
    2E
    4D
    33-14G
    A diferença passa por...
    Boavista
    Reação à derrota

    O Boavista ainda não tinha perdido, de todo, para a Liga NOS. A derrota em Setúbal foi a primeira, mas as panteras regressam a casa para tentar voltar aos pontos com a ajuda do seu público. Contra um adversário poderoso, cabe aos jogadores dos axadrezados deixar a derrota para trás e pensar apenas nos dragões.

    FC Porto
    A capacidade de parar a seca

    Muito se fala do jejum no ataque do FC Porto porque os avançados estão com dificuldade em encontrar a baliza. O problema, muitas vezes, nem é a dificuldade em chegar lá à frente, mas sim a falta de eficácia de quem tem jogado. Zé Luís não marca há mais de um mês e Soares não tem dado conta do recado. Marega pode ser a chave se os dragões querem sair do dérbi com a vitória.

    Confrontos

    Golos
    Resultados

    Estatísticas (Liga NOS 2019/20)

    BoavistaFC Porto
    87Posição27
    815Pontos257
    89Golos marcados217
    86Golos sofridos57
    10
    Jogos
    10
    8
    2
    Golos Marcados
    6
    7
    Sabia que...by playmaker stats
    EQUIPASO Boavista não perde em casa para a Liga NOS desde 9 de março - 1x2, diante do Sporting
    TREINADORESSérgio Conceição contabiliza apenas uma derrota diante do Boavista - 1x0, com o Sporting de Braga, em 2014/2015
    TREINADORESSérgio Conceição ainda não sofreu qualquer golo do Boavista enquanto treinador do FC Porto
    TREINADORESSérgio Conceição ganhou as quatro partidas que realizou diante do Boavista enquanto treinador do FC Porto
    TREINADORESLito Vidigal só não marcou numa de quatro receções ao FC Porto
    TREINADORESLito Vidigal ganhou apenas uma vez ao FC Porto, no Dragão, ao serviço do Arouca
    EQUIPASO FC Porto sofreu cinco golos em cinco partidas como visitante nesta Liga NOS
    EQUIPASO Boavista ainda não perdeu em casa - duas vitórias e quatro empates
    EQUIPASO Boavista ganhou apenas três jogos oficiais em 2019/2020, os três na Liga - Aves, Belenenses SAD e Sporting de Braga
    EQUIPASFora de casa, nesta Liga, o FC Porto conquistou 10 em 15 pontos possíveis
    EQUIPASO FC Porto perdeu pontos em apenas duas jornadas - Gil Vicente (fora) e Marítimo (fora)
    EQUIPASO FC Porto não perde na Liga desde o dia oito de agosto - desaire diante do Gil Vicente, em Barcelos
    EQUIPASO Boavista vem da primeira derrota na Liga NOS, diante do Vitória Futebol Clube, em Setúbal
    12
    ANOS
    CONFRONTOSA última vez que o Boavista marcou ao FC Porto em casa foi em 2006/07, quando venceu por 2x1
    7
    JOGOS
    CONFRONTOSO FC Porto não sofreu qualquer golo nas sete últimas deslocações ao Estádio do Bessa Séc. XXI
    6
    CONSECUTIVAS
    CONFRONTOSO FC Porto venceu as seis últimas deslocações ao Estádio do Bessa Séc. XXI (todas as competições)
    1
    GOLO
    CONFRONTOSO Boavista só marcou um golo nos 13 últimos jogos frente ao FC Porto - Henrique, em 2016/17, foi o autor da "proeza"
    10
    VITóRIAS
    CONFRONTOSO FC Porto venceu os 10 últimos jogos frente ao Boavista
    112
    JOGOS
    CONFRONTOSNa Liga NOS, as duas equipas defrontaram-se por 112 vezes, com forte vantagem do FC Porto, que soma 79 vitórias. Os axadrezados venceram 17 encontros
    56
    %
    CONFRONTOSO FC Porto venceu mais de metade das deslocações ao Estádio do Bessa Séc. XXI: 37 vitórias em 66 jogos. Os boavisteiros ganharam em 17 ocasiões
    138
    JOGOS
    CONFRONTOSO dérbi portuense terá a 139.ª edição. O FC Porto tem clara vantagem sobre o Boavista: 94 vitórias, contra 23 triunfos dos axadrezados

    Fotografias(28)

    Liga NOS: Boavista x FC Porto
    Liga NOS: Boavista x FC Porto
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    BOAVISTA
    EMPATE
    FC PORTO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    AguiaEncarnada
    2019-11-10 19h18m por CreedEinsteinBratton
    Exato, Shoya atrás de Marega e do Zé. Dá muitas possibilidades ao Sr Frontal. Através de dinâmicas coletivas podem se dispor em 4. 3. 3, 3. 4. 1. 2, etc. . .
    FC Porto
    2019-11-10 18h55m por CreedEinsteinBratton
    É daqueles momentos onde se tem de mostrar a fibra e de que é que são feitos e acho que veremos um FC Porto extremamente agressivo e a dar tudo por dar uma resposta a isto tudo que se tem passado. A isto junta-se o facto do Boavista jogar zero. . .

    Prognóstico: Boavista 0 - 3 FC Porto

    Diogo
    Mbemba

    Marcano
    Danilo
    Corona r
    Telles
    Bruno Costa (banalíssimo mas pelos vistos está à frente do Vítor F. )
    Otávio
    Shoya
    Marega


    4. 4. 2 losango
    JS
    Pepe, Diaz, Marche e Uribe Out
    2019-11-10 18h38m por jsilva77
    Manafá in . . . E num jogo de grande intensidade física, Nakajima in . . .

    Se estava extremamente pessimista em relação ao desfecho deste jogo, agora então . . . Penso que pontuar contra este Boavistão no Bessa e com um treinador astuto como Lito Vidigal, ao contrário de Sérgio Conceição, será uma missão praticamente impossível e altamente improvável . . . Até porque com os melhores jogamos zero e a entrega é abaixo disso, portanto . . . Os jogos do FCPorto agora são ass...ler comentário completo »
    FCP-Logic
    2019-11-10 12h52m por PalancaFCP
    Debate-se sobre a culpa do momento actual do Clube (futebol).

    Jogadores!? Treinador!? Direcção!?

    Uns defendem uns e culpam outros, incluindo o Scouting, essa é nova, mas o problema, claramente, divide-se por vários intervenientes.

    O que custa a perceber, pelo menos para alguns, é que apontar críticas ao treinador não significa que é o único culpado, nem que alguns jogadores não tenham culpa ou até que os maiores responsáveis sejam os membro...ler comentário completo »
    FCP-Logic
    2019-11-10 12h34m por tiger1974
    Disse tudo, independentemente do caso em si, são muitos casos em poucos meses de época.
    E face ao que aconteceu, falta saber o que se passou com o Marega e Telles (faz lembrar o Militão, o castigo foi o banco).
    JO
    Mas mais do que isto nem interessa. .
    2019-11-10 12h29m por Josec78
    Nem vou continuar a comentar aqui, porque cada um tem a sua ideia e ninguém tem de a mudar.
    Vou continuar a apoiar o clube, o treinador enquanto lá estiver e até os "mercenários" enquanto vestirem a camisola do clube e se apresentarem em campo.
    De resto, só peço aos outros portistas que se deixem de assobios e outras manifestções de desagrado quando a equipa entrar em campo. As críticas devem ficar para aqui e para os cafés. No campo, apoio total à equipa é o que se pede.
    SomosPorto1989
    2019-11-10 12h28m por -CFB-1919-
    Concordo e por isso é que o fiz o meu apêlo à reflexão sobre o ADN-Porto.

    A "crise" do FCP é uma crise de identidade. . . começou no tempo do Lopetegui e pelos vistos continua.
    JO
    FCP-Logic
    2019-11-10 12h22m por Josec78
    "Mas porquê, não têm qualidade?! Ou agora é o scouting que tem culpa que eles infrinjam as regras do clube?! Lol cada uma. . . "

    FCP. . . "Logic". . . está a falhar aí qualquer coisa. . .

    Claro que, quando se procura um jogador, também se procura saber se o mesmo é profissional ou não e que tipo de virtudes e defeitos tem ele de personalidade. Há por aí muito bom jogador que eu nunca contrataría pelo seu comportamento\sua personalidade.

    E, ...ler comentário completo »
    SO
    Castigos
    2019-11-10 12h22m por SomosPorto1989
    Estão para aqui a meter as culpas uns no treinador outros na direção mas que culpa é que eles têm de os jogadores serem uns irresponsáveis e terem ficado até às 5 numa festa infringindo os regulamentos? Culpa é unicamente dos jogadores que tinham que saber os regulamentos e pode ser que assim aprendam que não estão a representar o Alqueidão da Serra ou que também o fuso horário por aqui é diferente que na América do Sul (já o ano passado aconteceu um caso semelhante com o Militão).

    ler comentário completo »
    JO
    PalancaFCP
    2019-11-10 11h24m por Josec78
    "Quanto a Direcção, se prestares bem atenção, tenho dito que são os maiores responsáveis. "

    E aí, estou totalmente de acordo.

    Se dão mais poderes aos treinadores, com as finanças como estão, é um erro enorme. Os treinadores nem costumam durar mais de 2 ou 3 anos no clube. As equipas têm de ser construídas para mais do que 2 ou 3 épocas (sabendo que se vai perder alguns jogadores que se destaquem pelo meio) porque o Porto não é o Man. City.
    Josec78
    2019-11-10 11h11m por PalancaFCP
    Disseste bem, isso é trabalho "para" a SAD. Não é o que está a acontecer. Aliás, o modelo de Manager foi implementado na passagem de Lopetegui e foi reativado com mais funções/responsabilidades para SC.

    Até a equipa B está sobre a alçada de SC.

    Quanto a Direcção, se prestares bem atenção, tenho dito que são os maiores responsáveis.
    JO
    PalancaFCP
    2019-11-10 11h05m por Josec78
    "Quem decidiu permanecer com Marega e Soares foi o treinador, do mesmo modo que vetou as saídas de Herrera e Brahimi em final de contrato. . . "

    Isso é trabalho para a SAD, não para o treinador. Se é o treinador o responsável pelas vendas e pelas finanças do clube, mais uma vez eu digo (escrevo), o que é que andam lá a fazer tantos outros ? Por aí, qualquer dia já nem de Presidente precisamos porque o treinador é que trata de tudo.

    Para mim, não venderem o H...ler comentário completo »
    SO
    Boavista - Porto
    2019-11-10 11h04m por SomosPorto1989
    Daqueles jogos em que já se sabe de antemão que será muito faltoso e com muita cacetada, tem sido assim nos últimos anos sempre que o Porto vai jogar ao Bessa e apesar do Boavista estar tranquilo na tabela vai dar sempre aquele "extra" para vencer o jogo por ser um derbi ainda com muita rivalidade. EE se já era díficil com a ausência do Pepe então agora com isto do Marchesin, Uribe e Diaz mais complicado fica. Estou algo receoso quanto a este jogo pelo que a equipa tem vindo a jogar nos jogo...ler comentário completo »
    Josec78
    2019-11-10 10h56m por PalancaFCP
    Meu caro, dizer que ele é o responsável não significa que ele próprio executa o trabalho efectuado pelo scouting, mas é quem toma a decisão final.

    Nenhum treinador deve contratar só porque o scouting apresenta um relatório positivo. O mesmo deve fazer um estudo dos activos que lhe são apresentados.

    Quem decidiu permanecer com Marega e Soares foi o treinador, do mesmo modo que vetou as saídas de Herrera e Brahimi em final de contrato, permanecendo com estes ma...ler comentário completo »
    HA
    11
    2019-11-10 10h42m por Halibut
    Diogo, Telles, Manafá, Marcano, Mbemba, Danilo, Bruno Costa, Otavio, Nakajima, Corona, Soares.

    Só espero que comecem logo cedo a carregar em cima do Boavista, não podemos perder pontos neste momento, a equipa tem que dar uma resposta.
    JO
    PalancaFCP
    2019-11-10 09h51m por Josec78
    Uma coisa é dizer que são todos escolhas do treinador e, até certo ponto, até podem ser, mas mediante os relatórios que lhe são entregues pelo "scouting". O treinador também nunca vai dizer publicamente que não foram escolhas dele ou os jogadores vão ficar desmotivados, isso é lógico.
    Daí a serem todos escolhas dele, observados por ele, é uma mentira que não pega. De certeza que ele não foi ao México e à América do Sul ver os jogadores que estão suspensos para hoje.

    ler comentário completo »
    Josec78
    2019-11-10 09h36m por PalancaFCP
    O próprio PdC afirmou que as escolhas são do treinador. Ou seja, SC é o responsável pelo scouting.
    JO
    PalancaFCP
    2019-11-10 09h16m por Josec78
    "6. Escolher jogadores (compra);
    7. Escolher jogadores (venda);"

    Então a SAD e o departamento de "scouting" estão lá para quê ?

    Também foi o SC a escolher estes 4 primatas sul americanos que vão falhar o jogo do Bessa ou terão sido encontrados pelo departamento de "scouting" ?

    Os treinadores não têm tempo para ver tantos jogadores assim. Por isso há quem seja pago para fazer isso ("scouting") e para entregar relatórios ao clube\treinador.

    * Nos outros pontos, até concordo com alguns.
    Os 10 maiores Pecados de SC
    2019-11-10 09h08m por PalancaFCP
    1. Relacionamento com os jogadores;
    2. Qualidade táctica (péssimo);
    3. Leitura durante o jogo;
    4. Leitura pré-jogo;
    5. Desenvolver jogadores;
    6. Escolher jogadores (compra);
    7. Escolher jogadores (venda);
    8. Discurso;
    9. Teimosia;
    10. Arrogância.

    Mistura (muito) complicada. Para quando um TGV? Andamos de comboio a carvão faz tempo.

    Principal responsável: a Direcção.

    Espero que nas próximas eleições tenhamos pelo menos um candidato, oponente, de peso. Precisamos de um novo rumo.

    AZ
    Resultado
    2019-11-10 07h55m por azulado
    Boavista 3 - FC Porto 0
    AZ
    Porto de rasto
    2019-11-10 07h52m por azulado
    Este Porto é mesmo uma miséria, desde as más decisões do presidente, ‘a incompetência do treinador e as indisciplinas dos jogadores. O clube está pronto pra uma revolução urgente de cima pra baixo.
    FU
    Boavista
    2019-11-10 05h39m por Furiosovp
    Vamos ver se é como joga Ricardo Costa, deve estar mansinho!
    AguiaEncarnada
    2019-11-10 00h31m por Porto1985
    Sem 4 titulares (Pepe lesionado)
    Ocasião para Diogo Costa, Mbemba e Nakajima mostrarem serviço! têm que dar o litro
    pedropereira934
    2019-11-10 00h29m por Porto1985
    Sim percebo o porquê!
    o Corona em forma é o nosso melhor extremo
    Porto1985
    2019-11-10 00h15m por pedropereira934
    Concordo com esse 11, apenas trocava Otavio por Manafa, subindo Corona para extremo.
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Inglês
    Após derrota com o Everton
    O Liverpool perdeu, esta quarta-feira, diante do Everton, por 2-0, e pode ter hipotecado as hipóteses de chegar ao título inglês. Em termos matemáticos, a distância ...