placardpt
    Braga voltou a vencer e tem qualificação quase fechada

    Na Europa até em terceira dá

    2019/11/07 21:59

    O Braga voltou ao refugiar-se na Europa ao vencer o Besiktas por 3x1, deixando a qualificação praticamente garantida. Perante uma equipa turca muito passiva e em vantagem numérica desde a primeira parte, os arsenalistas nem realizaram uma exibição de encher o olho, mas foi suficiente para garantir o triunfo e afastar as críticas, pelo menos para já.

    A dois tempos

    O conforto europeu começou a sentir-se cedo, com um Braga balanceado e com Ricardo Horta e Paulinho a animarem os primeiros minutos. A combinação entre os homens da frente não resultou à primeira, mas deu canto e foi daí que nasceu o primeiro da partida, num belo cabeceamento de Paulinho, ainda que perante uma defesa turca muito passiva.

    Expulsão facilitou a tarefa dos arsenalistas ©Rogério Ferreira / Kapta+
    De resto, a passividade turca, principalmente a defender, foi uma das imagens do primeiro tempo e Galeno começava a aproveitar com arrancadas velozes que haviam de causar problemas lá mais para frente. Mas antes disso, foi um velho conhecido dos relvados lusos quem aproveitou o relaxamento do arsenalistas após o golo - o Besiktas tinha mais posse e até a iniciativa por esta altura - para empatar a partida. Tyler Boyd, ex-Vitória SC e Tondela, sentou Sequeira e atirou a contar, num belo lance individual.

    A igualdade ainda assustou, mas depressa se percebeu que se o Braga acelerasse a equipa turca - muito longe do Besiktas que dominou o futebol turco - não teria capacidade para acompanhar e foi exatamente o que fez Galeno. O extremo arrancou pela esquerda lançado por Sequeira, Uysal não conseguiu acompanhar e o brasileiro ofereceu o empate e o bis a Paulinho, que ainda contou com a ajuda de uma péssima abordagem de Karius para devolver a vantagem aos guerreiros. Vantagem essa que ficou ainda mais segura já perto do intervalo, com a expulsão de Jeremain Lens.

    Gerir a vantagem

    Com a vantagem no marcador e no número de jogadores dentro de campo, o Braga apresentou-se na segunda parte com a gestão do resultado em mente, bem como do esforço, já a pensar no dérbi do Minho. Ainda assim, Fransérgio podia ter dilatado a vantagem em duas ocasiões pouco depois do reatar, mas faltou arte ao médio brasileiro.

    Galeno foi um dos destaques ©Peter Spark / Kapta+
    O Besiktas praticamente não incomodava e Sá Pinto começou as poupanças e foi por pouco que Wilson Eduardo, primeiro, e Rui Fonte, pouco depois, não fizeram o gosto ao pé. Já se sabe que tirar o pé do acelerador tem sempre o seu perigo e o Besiktas - já com Rebocho em campo - quase que fez o Braga pagar bem caro o relaxar na partida, mas Eduardo segurou a primeira tentativa com uma excelente intervenção e o remate de Tyler Boyd saiu ligeiramente por cima.

    Foi em boa hora que o Braga segurou a vantagem e ainda melhor o timing de Wilson Eduardo, que respondeu da melhor forma a um cruzamento de Galeno - Karius novamente mal - e acabou com as dúvidas no marcador. Até final, os arsenalistas ainda podiam ter voltado a festejar em duas ocasiões, mas o resultado acabou por não sofrer qualquer alteração.

    U Quinta, 07 Novembro 2019 - 20:00
    Estádio Municipal de Braga
    Gediminas Mazeika
    3-1
    Paulinho 14' 37'
    Wilson Eduardo 81'
    Tyler Boyd 29'
    Estádio Municipal de Braga
    Lotação30 286
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseFase de Grupos
    GrupoGrupo K
    Lances Capitais
    14´
    GOLO SC Braga!
    Paulinho marca
    Paulinho marca o seu 1º golo na prova (4 jogos)
    29´
    GOLO Besiktas!
    Tyler Boyd marca
    Tyler Boyd marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
    36´
    GOLO SC Braga!
    Paulinho marca
    Paulinho marca o seu 2º golo na prova (4 jogos)
    53´
    GOLO INVALIDADO Besiktas
    Mão assinalada a Vida. Decisão correta
    81´
    GOLO SC Braga!
    Wilson Eduardo marca
    Wilson Eduardo marca o seu 2º golo na prova (2 jogos)
    A Chave

    A expulsão de Jeremain Lens - Uma má decisão da equipa de arbitragem, que matou por completo o jogo e qualquer possibilidade de reação por parte do Besiktas, tendo facilitado imenso a tarefa do Braga.

    O Árbitro

    Notou-se desde cedo que o critério de Gediminas Mazeika não era o mais coerente e a expulsão foi a prova mais evidente disso mesmo. Acaba por ficar diretamente ligado ao desfecho do jogo, ainda que tenha tido uma segunda parte tranquila.

    O Melhor
    Speedy Galeno

    A rapidez com que Galeno se tornou preponderante neste Braga é quase a mesma com que ultrapassou Uysal no lance do segundo golo. Mais uma vez, o extremo brasileiro esteve em destaque e ajudou a desbloquear e a decidir a partida com duas assistências completamente decisivas.

    O Pior
    Passividade turca

    Quem não acompanha o futebol turco terá, certamente, ficado chocado com a falta de competitividade do Besiktas. Muito passivos em quase tudo, sem ideias - futebol muito pobre e baseado no individual - e, principalmente, com uma defesa a um nível muito baixo para este tipo de exigência. Vida falhou no primeiro golo, Uysal no segundo e Karius no segundo e no terceiro, mas nunca houve a segurança necessária ao longo de todo o encontro em qualquer dos elementos.

    Forma
    SC Braga
    2019/2020
    21J
    13V
    4E
    4D
    38-26G
    Besiktas
    2019/2020
    14J
    4V
    3E
    7D
    17-23G

    Fotografias(15)

    Braga x Besiktas - Europa League 2019/2020 - Fase de Grupos Grupo K
    Braga x Besiktas - Europa League 2019/2020 - Fase de Grupos Grupo K
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    SC BRAGA
    EMPATE
    BESIKTAS

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Braga
    2019-11-08 10h42m por estaramosold
    A representar Portugal na europa este ano num grupo que não era fácil.

    No campeonato está mal, mas não está assim tão longe do objectivo, depende muito do que o Guimarães e o Famalicão conseguirem aguentar
    Muito bem Braga!
    2019-11-08 09h51m por tcb9277
    Está a fazer uma campanha extraordinária na Liga Europa.

    Não esquecer que até chegarem à fase de grupos, ainda tiveram de eliminar o Brondby e o Spartak de Moscovo, que nas últimas épocas até tinha estado na Liga dos Campeões. E passou ambas as eliminatórias de forma categórica.

    Depois ao ser sorteado num grupo com Besiktas e Wolverhampton, poucos diriam que o Braga iria ser capaz de dar conta do recado. Já venceu essas duas equipas, o Besiktas até venceu 2...ler comentário completo »
    _bragaaocomando _
    2019-11-08 08h33m por NandoTobias
    Sim, eu não disse passe, mas se o braga vender para o estrangeiro o braga ganha o mesmo do que se vendesse para o porto, o porto apenas não recebe 50% do valor se o galeno for vendido a menos de 3, 5M. Mas acredito que haja algum acordo para que o Galeno volte ao porto pois a venda foi demasiado estranha, veremos. . .
    Galeno
    2019-11-08 08h06m por NandoTobias
    Alias, o Galeno tem Clausula de Rescinsão de 15M vi agora, ou seja o porto paga 7, 5M
    Yharnam
    2019-11-08 08h04m por NandoTobias
    Não tem clausula de recompra mas tem direito a 50% das mais valias, imaginem que o braga o vende por 20M o porto fica por 10M, se o porto o quiser recomprar isto ajuda
    Galeno
    2019-11-08 07h46m por petitor
    Melhor, mas muito melhor que Nakajima, alguém ganhou com este negócio e não foi o porto
    YH
    Chama--Portista
    2019-11-08 00h01m por Yharnam
    o galeno tem cláusula de recompra?
    BA
    Braga
    2019-11-07 22h46m por batuko
    O Braga a ser a melhor equipa portuguesa na Europa, portuguesa, em todos os sentidos, a equipa que joga com mais portugueses a titular, é uma equipa que fala 100% português (jogadores portugueses maioritários e brasileiros) espero que o Braga chegue o mais longe possível.
    Parabéns Braga
    2019-11-07 22h36m por f1950
    Grande prestação num grupo realmente equilibrado. Vamos ver o que vão fazer depois da fase de grupos.
    No entanto acho que se o Sá Pinto não ganhar o derby do Minho não tem margem de manobra para continuar. Vai ser um grande jogo que muita gente vai perder porque os inteligentes da Sport TV se lembraram de marcar o derby da Invicta praticamente para a mesma hora. . .
    PARABENS BRAGA
    2019-11-07 22h32m por Porto1985
    Continuem assim!
    Grande vitória, estão a orgulhar a cidade e o país!
    Grande
    2019-11-07 22h05m por ruipatricio
    Braga.
    Espectacular.
    3 vitórias e 1 empate em 4 jogos é espectacular.
    Agora é ganhar já o próximo jogo e confirmar a passagem.
    Parabéns.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Ataque Rápido
    com video
    Excerto do podcast do zerozero
    Este é um excerto do episódio 36 do Ataque Rápido, um podcast do zerozero que sai todas as terças-feiras e que aborda várias temáticas do futebol.