placardpt
    FC Porto visita o Rangers

    Mergulho num vulcão azul

    Não há lista de estádios intimidantes que esteja completa sem o Ibrox Stadium. Tijolo a toda a volta, bancadas próximas dos protagonistas do relvado, uma espécie de caixa de som que amplifica os gritos e cânticos escoceses. O recinto do Rangers é um dos mais icónicos deste mundo futebolístico e tem a fama de fazer tremer os adversários no momento de subirem ao relvado. O FC Porto, como a equipa com traquejo na Europa que tem sido nas últimas décadas, tem condições para passar bem por cima disso, mas será preciso saber fazer da hostilidade força.

    Luis Díaz marcou um golo de levantar o Dragão na primeira volta ©Vítor Parente / Kapta+

    Ultrapassando-se essa barreira, será depois necessário fazer algo bem importante e bem simples de dizer (fazer é outra questão): jogar melhor, bem melhor do que no Dragão. O FC Porto já acumulou uma série de exibições algo murchas neste início de época, mas a receção ao Rangers andará pelo topo dessa lista. Muito não correu bem, muito terá que ser corrigido para ultrapassar os escoceses na classificação.

    Reina o equilíbrio no grupo e não há duas equipas que estejam mais próximas do que estas duas, ambas com o azul a dominar os tons das vestes principais. Quatro pontos para cada, o FC Porto com mais um golo sofrido, ambas coladas à fronteira entre quem segue vivo na Liga Europa e quem diz adeus. Se o jogo não é decisivo no imediato, pode bem vir a revelar-se decisivo lá para a altura das contas, semanas depois do apito final de Davide Massa.

    Dúvidas repetidas

    Morelos, autor do golo do Rangers no Dragão, é arma a ter em conta ©Vítor Parente / Kapta+
    Sérgio Conceição volta a não ter Marega, voltam a existir as dúvidas sobre o sistema. E por muito que se diga e se volte a dizer que o que importa são as dinâmicas da equipa, não há como fugir à curiosidade de saber quais as escolhas de Sérgio Conceição: dois pontas-de-lança (como tem sido habitual na Europa) ou um, na espécie de 4x2x3x1 adotado nos últimos jogos? Corona lá na frente ou cá atrás? E Telles volta ao onze, depois de três jogos como suplente?

    Para Steven Gerrard, que tem apenas um lesionado, parece estar tudo mais claro, com as ameaças a deverem ser as mesmas que se viram no Dragão: um futebol direto, potencialmente eficaz, laterais capazes de subir e criar perigo, um meio-campo com capacidade física e vontade de lutar por cada bola como se fosse a última... e um sempre perigoso Morelos, autor do golo no Dragão, de um total de 10 golos entre qualificação e fase de grupos desta Liga Europa.

    Um último dado a que não se pode fugir, que serve de alerta máximo: o Rangers não perde em casa há 14 encontros europeus. 15 é o número que o FC Porto não quer que se celebre em Glasgow.

    U Quinta, 07 Novembro 2019 - 20:00
    Ibrox
    Davide Massa
    2-0
    Alfredo Morelos 69'
    Steven Davis 73'
    Ibrox
    Ibrox
    Escócia
    Glasgow
    Lotação51 082
    Medidas-
    Inauguração1899
    FaseFase de Grupos
    GrupoGrupo G
    Convocatória
    Rangers
    FC Porto
    R Castigos
    [não há registo]
    [não há registo]
    a Lesionados

    Jordan Jones

    Sérgio Oliveira, Romário Baró e Moussa Marega

    p Restrições
    [não há registo]
    [não há registo]
    R Em risco

    Filip Helander e Alfredo Morelos

    [não há registo]
    w Outros convocados
    [não há registo]
    Forma
    Rangers
    2019/2020
    25J
    19V
    4E
    2D
    63-13G
    FC Porto
    2019/2020
    17J
    12V
    2E
    3D
    33-12G
    A diferença passa por...
    Rangers
    Profundidade dos laterais

    Tavernier de um lado, Barisic do outro e muita vontade de complicar a vida aos laterais adversários sempre que possível. O croata deu uma trabalheira a Corona no jogo anterior e saiu do pé dele o cruzamento para o empate. Não sabendo quem lhe fará frente desta vez (Mbemba tem sido o eleito naquela posição), é provável que seja obrigatório estar de olhos bem atentos às iniciativas pelos flancos.

    FC Porto
    Inspiração de uns quantos

    Não se duvide: se é certo que o FC Porto já teve muitos momentos de desinspiração coletiva nesta época, mesmo em jogos que terminaram com resultados positivos, há jogadores capazes de criar algo a partir de pouco. Veja-se o golo de Luis Díaz no Dragão, por exemplo, mas não se esqueçam os cruzamentos de Telles ou os dribles de Corona. Há uns quantos que podem ajudar a mexer com o resultado a qualquer altura.

    Confrontos

    Golos
    Resultados

    Estatísticas (Europa League 2019/2020)

    RangersFC Porto
    72Posição38
    4Pontos4
    3Golos marcados3
    73Golos sofridos48
    3
    Jogos
    3
    2
    Golos Marcados
    2
    Sabia que...by playmaker stats
    7
    JOGOS
    EQUIPASNa Liga Europa, o FC Porto não venceu os sete últimos jogos fora de casa
    3
    DERROTAS
    EQUIPASO FC Porto soma três derrotas consecutivas fora de casa na Liga Europa
    3
    DERROTAS
    EQUIPASEm 22 jogos em casa na Taça UEFA/Liga Europa, o Rangers só perdeu três
    4
    JOGOS
    EQUIPASO Rangers não perdeu nos quatro últimos jogos em casa na Liga Europa
    35
    ANOS
    CONFRONTOSA última vitória do FC Porto na Escócia foi em 1984, quando venceu o Aberdeen por 0x1, com um golo de Vermelhinho, então na Taça das Taças. Alex Ferguson era, na altura, o treinador do clube escocês
    14
    ANOS
    CONFRONTOSA última vez que o FC Porto jogou na Escócia foi precisamente na já referida derrota frente ao Rangers em 2005/06
    6
    JOGOS
    CONFRONTOSO FC Porto jogou na Escócia por seis vezes, apresentando um histórico negativo: duas vitórias e quatro derrotas
    2
    EMPATES
    CONFRONTOSo Rangers empatou nas duas últimas receções a equipas portuguesas - neste caso, o Sporting (0x0 em 2007/08 e 2x2 em 2010/11)
    0
    DERROTAS
    CONFRONTOSO Rangers nunca perdeu em casa frente a equipas portuguesas: sete jogos, cinco vitórias e dois empates
    2
    GOLOS
    JOGADORESPepe bisou no último jogo do FC Porto em casa do Rangers
    14
    ANOS
    CONFRONTOSA última vez que as duas equipas se defrontaram em solo escocês foi em 2005/06, na Champions, com vitória do Rangers por 3x2
    2
    VITóRIAS
    CONFRONTOSO Rangers venceu os dois jogos em casa frente ao FC Porto
    5
    JOGOS
    CONFRONTOSRangers e FC Porto já se defrontaram por cinco vezes, com vantagem para a equipa escocesa, que soma duas vitórias, contra apenas um triunfo dos portistas

    Fotografias(27)

    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    RANGERS
    EMPATE
    FC PORTO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    TA
    Migas
    2019-11-07 19h45m por Tantoscasos
    Segundo o que se lê na imprensa britânica, uma das maiores lacunas do Morelos é a falta de disciplina.
    BA
    Alfredo Morelos
    2019-11-07 18h38m por batuko
    Tragam este jogador para o Porto e deixem lá o Soares, faz-se uma troca por troca, Soares burro como é, o Rangers joga de azul, pensa que ainda continua a jogar no Porto.
    GP
    [. . . ] 20
    2019-11-07 18h29m por gp13
    Lamento que as conquistas nacionais e internacionais do FcPorto ao longo da tua infância e adolescência te tenham traumatizado para o resto da tua vida e deixado com tanto rancor ao meu clube. Mas o futebol é assim, para uns ganharem outros têm que perder. Penso que se deve manter o nível nos comentários e não insultar de forma gratuita e acéfala, já que quem comenta desta forma não está nas suas plenas "faculdades".
    Jogo
    2019-11-07 17h42m por jfs79
    Não prevejo nada de bom hoje, cheira-me que vamos perder, ainda assim tenho a pequena esperança na Vitória. . .
    Comentador [. . . ] 20:
    Não sei em que universidade andas, mas não é na Universidade que se aprende a ser bem educado, não sei, nem quero saber qual o clube que apoias, aqui a grande parte dos comentadores são de vários clubes, comentam CIVILIZADAMENTE e não procuram o insulto fácil, como tu, comentam muitos, verborreia é o que não falta aí, de todos os club...ler comentário completo »
    gp13
    2019-11-07 16h21m por Migas29
    O facto de ferver em pouca água talvez justifique o porquê de ainda estar no Rangers
    GP
    Alfredo Morelos
    2019-11-07 16h13m por gp13
    Já acompanho a carreira do Alfredo Morelos desde os tempos em que jogava na Finlândia. Não compreendo como ainda está no Rangers. . . daquele jogadores que não engana. Seria inteligente na próxima época o FC Porto vender o Aboubakar e Soares e contratar o Alfredo Morelos.
    AN
    petitor
    2019-11-07 13h52m por angelothetruth
    Tem potencial, é um extremo moderno, rapido e vertical e que tem na agilidade e velocidade as suas armas mais fortes, é um jogador para meter debaixo de olho sem duvida mas pelo que tenho visto ainda esta verde para o nivel do FCP (um pouco como o treinador do Vitoria que alguns ja dizem ser solucao para render o Sergio), as vezes desliga-se do jogo, ainda tenta fazer coisas bonitas (tenta fazer bonito e pica a bola quando seria mais produtivo se mete-se rasteiro para a desmarcacao), exag...ler comentário completo »
    AN
    Porto1985
    2019-11-07 13h29m por angelothetruth
    Li a noticia num blog (Fora de Jogo), a noticia vem do Brasil acho eu e realca o facto do FCP precisar de comecar a vender jogadores a partir de Janeiro, o blog ate acerta em algumas coisas, foi la onde pela primeira vi a noticia de uma possivel vinda do Casillas alguns dias antes dos jornais comecarem a falar sobre esse assunto.

    Quanto a valores nao falam, mas eu li a umas semanas que os arabes queriam o Otavio e que o FCP pediu 30 ou 35M acho eu, mas como nao ha muita coer...ler comentário completo »
    Off topic
    2019-11-07 13h22m por petitor
    Que acham do extremo canhoto inglês do Guimarães?
    Parece ser un jogador interessante
    apelo à reflexão
    2019-11-07 13h17m por -CFB-1919-
    MENOS.

    É mais sensato/inteligente/positivo nada escrever, do que escrever nada de sensato/inteligente/positivo
    [. . . ] 20
    2019-11-07 13h11m por Porto1985
    Como é que queres que te respeitam se tu não te respeitas a ti mesmo?
    eu odeio o Benfica mas as minhas criticas e bicadas/provocações são construtivas, as tuas são infantis, percebes?
    não tem por onde se pegar!
    Eu recomendo a repensares a tua forma de estar e de comentar!
    Mesmo se até agora não mereceste mando-te na mesma um abraço na esperança que penses mais antes de escrever porcaria!
    SO
    [. . . ] 20
    2019-11-07 12h08m por SomosPorto1989
    Jovem, vai tomar a medicação!
    [. . . ]
    2019-11-07 11h58m por Maregooool
    5€ só???
    Eu se fosse a ti punha logo o RSI todo
    11 FCP
    2019-11-07 11h53m por -CFB-1919-
    Como o Glasgow Rangers tem uma equipa que se sente muito confortável a levar o jogo para o domínio físico, acredito que o SC vai alinhar com o Mbemba a lateral direito e subir o Corona para extremo. Assim acho mais provável iniciarem o jogo em 4-3-3 e não em 4-4-2.

    Marchesín
    Mbemba - Pepe - Marcano - Alex Telles
    Danilo - Uribe
    Otávio
    Corona - Zé Luís - Luis Diáz
    Angelothetruth
    2019-11-07 11h39m por Porto1985
    Eu percebo esse teu sentimento. . . . infelizmente. . . . .
    vamos esperar que façam um jogo bom!

    Quanto ao Otávio, aonde viste isso? e quais foram os valores referidos. . . . . se for 25 milhões então sim é bom negócio
    AN
    FCP HOJE
    2019-11-07 11h23m por angelothetruth
    Raramente digo que o Porto vai perder, sou portista mas nao acredito que o FCP venca ao Rangers, o FCP muito provavelmente sera superior mas os escoceses sabem defender, nao sao treinados por um meco muito pelo contrario, e o FCP ja todos sabemos que joga sempre igual, basta o Rangers jogar ao nivel que jogou no dragao e o FCP vai sentir imensas dificuldades, como portista quero a vitoria e ver bom futebol mas nao tenho certea que o FCP vai vencer este jogo, veremos. . .

    L...ler comentário completo »
    Quem é o rangers ?
    2019-11-07 11h18m por snowgh
    É engraçado ( estranho até ) ver como no ano passado o Porto na LC era líder do grupo a jogar contra outras equipas de bom nível , inclusive nos oitavos contra a Roma, e de momento , nas casas de apostas , o Rangers é favorito a ganhar ao Porto. . O Rangers. . . É deveras engraçado ahah acho que estão a subvalorizar a equipa portuguesa . Prognóstico 1-2
    [. . . ] 20
    2019-11-07 10h41m por Porto1985
    já tu és um ignorante, provocador e de humilde tens pouco!
    ou bem tens idade de adolscente ou és simplesmente parvo
    100% de acordo
    2019-11-07 10h05m por Porto1985
    Para mim o melhor para este jogo:
    GR: Marchesín
    DD: Mbemba
    DC: Pepe
    DC: Marcano
    DE: Telles
    MDC: Danilo
    MC: Uribe
    MD: Corona
    ME: Luis Díaz
    SA: Otávio
    PL: Zé Luís

    *Para jogos do campeonato passava Corona para lateral direito, Otávio para médio direito, e entrava Nakajima para segundo avançado

    Força Porto!!!
    SO
    [. . . ] 20
    2019-11-07 09h30m por SomosPorto1989
    É portista mas agora anda a fazer-se passar por benfiquista só para enganar os tolinhos e para lhes "dar azar" e "sorte" ao Porto porque as previsões que fazia antes supostamente saiam ao contrário, já no Facebook faz comentários exatamente iguais.

    Ignorem, ele não joga com o baralho todo.



    [. . . ] 20
    2019-11-07 09h23m por DabidBTV
    Estou a adorar a hipocrisia, num comentário dizes que vão ser bicampeões quando ainda estamos em novembro com 10 jornadas feitas e no outro dizes que sao humildes.
    WANTED: Coerência
    Porto
    2019-11-07 09h22m por mikev
    Acho que precisamos de "jogar à Porto".

    Jogo extremamente importante para a passagem da fase de grupos, vai ser muito complicado mas tenho confiança no Porto. .

    Vamos lá!
    SO
    Porto
    2019-11-07 09h08m por SomosPorto1989
    Vamos ver o que irá acontecer mais logo, não vai ser um jogo nada fácil num ambiente fervoroso e o Rangers em casa é muito forte e uma autêntica muralha ainda não perdeu este ano (embora o campeonato escocês consiga ser mais fraco que o nosso) e nos contra-ataques são um perigo como se viu no jogo do Dragão por isso qualquer erro e perda de bola pode ser fatal. Mas o Porto tem mais que capacidade para recuperar os pontos perdidos isto se tiver atitude como se viu na 1ª parte do Dragão até ao g...ler comentário completo »
    Jogue quem jogar. .
    2019-11-07 08h26m por -CFB-1919-
    O que importa é ganhar!!! Boa sorte FCP.

    Prognóstico: 1-2
    MA
    [. . . ] 20
    2019-11-07 07h36m por Marshmallow
    Muito bem dito! Lá no jardim de infância ninguém se exprime melhor que tu. Apenas um reparo, hoje joga o Porto e não o Puerto Rico ou la a quem te querias referir.
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Tiago Araújo, ala esquerdo português de 23 anos, vai desfalcar o Estoril Praia no que falta disputar da temporada, depois de se ter lesionado frente ao Chaves (2-2) e ter ...