placardpt
    Sporting eliminado em Alverca

    Surpresa? Só para quem não viu

    O Sporting, um dos grandes do futebol português, atual detentor da Taça de Portugal, está fora da prova. A defesa morreu logo em Alverca, onde a equipa do Campeonato de Portugal foi tomba gigantes e fez a festa da Taça. Um triunfo por 2x0 diante da equipa de Silas que, à partida, seria surpreendente, mas que, atendendo a tudo o que se passou, esteve longe de o ser. Mais do que merecido. Silas não vai ter vida fácil nos próximos tempos.

    «Está na hora» do Alverca

    Há uma certa magia na Taça de Portugal. É a festa da Taça, a Prova Rainha, é a esperança de haver um tomba gigantes. Aquela surpresa em quem poucos apostavam. Em Alverca não era bem assim. Os da casa acreditavam que era possível vencer este Sporting. Em Alverca há um espírito de Primeira Liga, adormecido durante uns anos, mas que acordou por umas horas para receber a equipa de Silas. O encontro com uma equipa do Campeonato de Portugal parecia o momento ideal para Silas pôr em prática as ideias e o trabalho que fez durante a paragem. Os homens da casa trataram de mostrar que não ia ser bem assim.

    A primeira ameaça veio dos pés de Apolinário, que aproveitou o erro de Ilori para ameaçar a baliza de Maximiano. Vasco Matos, no reencontro com o clube que o formou, aprovava a entrada em campo dos seus jogadores. Não era para menos. Depois do susto, o Sporting procurou assumir o jogo, fazer rodar a bola e controlar o ritmo. Aí, Vietto e Eduardo eram os únicos a procurar fazer algo diferente. O argentino tentava dar luz ao futebol leonino, mas pela frente havia um muro ribatejano pronto para tudo. 

    Enquanto o Sporting ia trocando a bola sempre com dificuldades para progredir no terreno, o Alverca não teve rodeios na hora de atacar. Ainda Apolinário entrava no último terço atacante e já o pé esquerdo entrava em contacto com a bola. Remate forte, a fugir de Maximiano, mas a entrar na baliza. O primeiro objetivo estava feito e em Alverca já se ouviam alguns adeptos: «Está na hora!».

    Ainda não estava, mas para Silas estava mesmo na hora do intervalo. O Sporting perdeu capacidade de passe após o golo e sentiu ainda mais dificuldades para tentar atacar a baliza do Alverca, que, uma vez mais, mostrou sinais de objetividade. Erick estava a ser uma quebra cabeças e antes do apito para os balneários decidiu andar de bicicleta e obrigar Maximiano a uma boa defesa. Estava mesmo na hora... de chamar Bruno Fernandes. O médio não recolheu aos balneários, ficou a aquecer e a necessidade leonina fez com que o capitão não tivesse muito descanso depois dos confrontos da seleção. Em Alverca, não havia tempo, nem espaço, para passeios.

    Eis a festa da Taça

    Saída de Eduardo, entrada de Bruno Fernandes e um ritmo diferente. Roleta, passe a rasgar e o Sporting a criar perigo. Havia um verde de esperança para os adeptos leoninos nos minutos iniciais, mas que durou muito pouco. O internacional português foi sempre combinando com Vietto, os únicos com futebol capaz de trazer mudanças, mas o Sporting errático voltou a entrar em ação e o Alverca não se fez rogado.

    Canto ofensivo para a equipa ribatejana, que aos poucos ia tendo mais espaço para atacar e uma sucessão de erros defensivos dos leões que culminou no golo de Luan Silva. O médio saiu a correr, foi até à linha de meio-campo e deslizou nos festejos. Lá ia o Alverca, com caminho aberto para lembrar outros tempos e com esse deslize de Luan fazer deslizar o Sporting.

    Luan fez a festa antecipada ©Getty Images

    A entrada imediata de Bolasie trouxe um acrescento interessante à dupla Vietto-Bruno Fernandes, mas os três encontraram Paulo Víctor num nível assombroso. O guarda-redes parou tudo o que lhe apareceu pela frente e ainda contou com a ajuda da barra depois de um livre de Bruno Fernandes. O destino (e o jogo) dava sinais de que tudo estava do lado da equipa ribatejana. O Alverca fez por isso e a tranquilidade foi tanta que até se ouviram olés vindos da bancada. O vencedor da Taça está fora e a surpresa, para quem viu, não foi assim tão grande.

    U Quinta, 17 Outubro 2019 - 20:45
    Complexo Desportivo FC Alverca
    Luís Godinho
    2-0
    Alex Apolinário 10'
    Luan Silva 55'
    Complexo Desportivo FC Alverca
    Complexo Desportivo FC Alverca
    Portugal
    Alverca do Ribatejo -Vila Franca de Xira
    Lotação7 864
    Medidas105x68
    Inauguração1992
    Fase3ª Eliminatória

    GALERIAS

    Taça de Portugal: Alverca x Sporting
    Encontro da 3.ª eliminatória da prova rainha
    A Chave

    Golo de Luan: O Sporting tinha recomeçado bem a partida, com a entrada de Bruno Fernandes, mas o 2x0 trouxe desnorte à equipa leonina, que teve um ou outro momento positivo, mas não conseguiu ultrapassar a equipa do Alverca, apesar do cansaço físico dos homens de Vasco Matos.

    O Árbitro

    Luís Godinho procurou ao máximo atrasar o primeiro amarelo, mas mesmo depois de o mostrar acabou por manter o critério. Boa exibição da equipa liderada pelo árbitro de Évora.

    O Melhor
    Um grande Alverca

    A equipa de Vasco Matos foi objetiva, protegeu-se quando foi preciso e soube os momentos certos para sair para o ataque. Marcou na primeira parte, voltou a marcar na segunda e teve várias ocasiões para fechar a eliminatória. Uma noite em grande, de sonho e a fazer lembrar outros tempos. Triunfo completamente merecido.

    O Pior
    Deprimente

    Parece-nos o melhor adjetivo para analisar o jogo da equipa de Silas. Durante a primeira parte, os leões tentaram ter bola, mas sempre sem ideias, rasgos e criatividade que fizesse a diferença. Havia dois escalões a separar as duas equipas, mas nem assim o Sporting conseguiu ser uma verdadeira ameaça para o Alverca. A entrada de Bruno Fernandes ajudou, mas esteve longe de ser suficiente. O capitão não pode ser sempre a única solução. Há mesmo muito a corrigir. O maior elogio para o Alverca é dizer que o apuramento foi justo e que, pelo que se viu no campo, esteve longe de ser surpreendente.

    Forma
    FC Alverca
    2019/2020
    10J
    8V
    2E
    0D
    25-5G
    Sporting
    2019/2020
    12J
    4V
    2E
    6D
    16-22G
    Sabia que...by playmaker stats
    Desde 1948/49 que uma equipa do 3.º escalão ou inferior afasta o Sporting na Taça de Portugal
    Sporting eliminado da Taça por uma equipa do escalão secundário pela 5.ª vez na história
    Depois de ter vencido a Taça de Portugal na época e ter sido finalista em 2017/18, o Sporting é eliminado da prova

    Fotografias(9)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    o. O
    2019-10-18 19h02m por Triper
    A cena do Luan e do cartão vermelho é mesmo verdade. Ele foi expulso no jogo anterior e não deveria ter jogado este jogo.

    Como raio foi o Alverca cometer um erro destes?! Eles até têm ele com (expulso) na página do clube LOL
    ruieb1c
    2019-10-18 14h27m por GERRARDandRONALDINHO
    «Não vou à escola. Este ano tem sido terrível. Se isto continua reprovo por faltas. . . »

    AHAHAHAH~~~~ É só rir com as choraminguices dos "adeptos" do "futebol" Português. . .

    Continuem a gastar dinheiro em fanatismos, porrada e o "jornal" O Jogo continuem. . . Sempre a ligar o "Prolongamento" religiosamente às segundas para ter que falar na taverna amanhã. . .

    Não leiam livros, vão às urnas, vejam cinema, notícias e futebol do mundo com olhos de ver e degustar não. . . choraminguinhas do ******.
    E dizem eles, choraminguinhas . . .
    2019-10-18 13h59m por GERRARDandRONALDINHO
    «Chamem de volta o Burro de Carvalho! Esse ou o Kim Jong-un! Tanto faz, desde que seja ditador. . . »

    «Chamem o staff do Canelas e o Orelhas para bater nos jogadores! Vamos invadir Alcochete outra vez!»
    Já dizia o Camões. . .
    2019-10-18 13h35m por GERRARDandRONALDINHO
    . . . Erros meus, má Fortuna, público ignorante, "adeptos" maníacos, fracos media. . .
    Nenja
    2019-10-18 13h26m por Triper
    Sabes que ontem, no fim do jogo, ESTAVAM ALGUNS ELEMENTOS DAS CLAQUES DO SPORTING A FESTEJAR A DERROTA? As câmaras da RTP1 apanharam isso bem ao vivo e ficaram a focar durante uns bons segundos. Se é para isso sim, prefiro estádio sem elas, só com adeptos e sócios que pagam gamebox e bilhetes, gente que realmente apoia a 100% o clube, a ter de aturar aquilo. Olha o exemplo das Ligas Alemãs e Inglesas.

    Na Liga Inglesa tens claques em todas as divisões que convidam treinado...ler comentário completo »
    Ridículo. . .
    2019-10-18 13h15m por GERRARDandRONALDINHO
    Continuem a culpar o Varandas e o Sintra e o Benedito e outros infelizes e não mudem a vossa cultura desportiva não. . .

    A bola foi à trave? A culpa é do Varandas. . .
    O Maxi sai mal a um canto e dá golo? A culpa é do Varandas. . .
    O Coates faz um hat-trick de auto-golos? Adivinhem. . .

    A função do Presidente não é jogar à bola ou sequer ser Director Desportivo(!) mas sim zelar pela continuidade, evolução e bem-estar social, financeiro e desporti...ler comentário completo »
    Je suis SCP. . .
    2019-10-18 12h36m por AcaroInformatico
    [. . . ]
    Varandas já é pior que Godinho Lopes
    2019-10-18 12h14m por f1950
    Godinho Lopes cometeu a loucura de contratar mais de 15 jogadores de uma vez só na época do 7º lugar. Varandas tem um dos melhores jogadores da história do Sporting e ainda conseguiu destruiu uma equipa em duas semanas com vendas ao desbarato. Parece mesmo que anda a brincar ao FM. O Sporting só fica nos 6 primeiros este ano se fizer uma limpeza em Janeiro ou então só mesmo com ajuda da arbitragem.
    Vitória justíssima do Alverca! Em Janeiro muitos daqueles que jogaram hoje podem ir parar a clubes da 1ª Liga.
    Sporting
    2019-10-18 11h59m por frame
    Alguem tem o numero do Varandas?!
    Sporting
    2019-10-18 11h58m por frame
    Alguem que tire dali o Varandas se não vou lá eu busca-lo
    Sporting
    2019-10-18 11h55m por frame
    Estou cheio de sono a vossa pala!

    Os meus colegas não se calam
    Sporting
    2019-10-18 11h54m por frame
    Mas o que é isto?! Estão a brincar com esta [. . . ] ?!?!?!?!

    acabem com esse clube triste de se ouvir falar
    Sporting
    2019-10-18 11h53m por frame
    Descam de divissão, facam o que quiserem, mas não aparecam mais na tv, desgraçados
    Sporting
    2019-10-18 11h48m por frame
    Cancelem me a conta que eu tou me a [. . . ] , eu faço outra e reclamo na mesma!

    Joguem a bola
    Sporting
    2019-10-18 11h47m por frame
    Um gajo a perder tempo em frente a televisao para isto
    Sporting
    2019-10-18 11h47m por frame
    Perder com o Alverca? Fechem o clube.
    Sporting
    2019-10-18 11h46m por frame
    Apolinario? O ultimo nome só pode ser fo*****. . . .
    Glória
    2019-10-18 11h40m por AzoreanRoot
    Ao o União de Lamas!
    Nem o treinador do Sporting pode se defender na conferência de empresa, tem que ser num beco qualquer. . .
    Isto é um grande? Tenham vergonha na cara, é o karma por terem queimado jovens talentos atrás de jovens talentos, que puseram a confiança num clube de supostamente formação. . .
    Meu Deus. . .
    2019-10-18 11h39m por _Marcos_18
    Eu, como sportinguista, já deixei de ver os jogos do Sporting, muito honestamente. É demasiado doloroso ver aquilo que se passa dentro do campo, para não falar do que se passa fora dele.

    Só mesmo masoquistas é que dizem "os Sporting apoia-se sempre, esteja ele a ganhar ou a levar 6-0". Só mesmo animais com antolhos é que não têm capacidade de ver o baixo nível a que chegou este "Sporting" e como a direcção atual é a principal responsável.

    Chamem-me Brunista...ler comentário completo »
    ZZ
    2019-10-18 11h23m por jfs79
    "Desde 1948/49 que uma equipa do 3. º escalão ou inferior afasta o Sporting na Taça de Portugal"???
    Não será: Desde 1948/49 que uma equipa do 3. º escalão ou inferior não afasta o Sporting na Taça de Portugal.
    ME
    Yazapeyroteu
    2019-10-18 10h26m por Mecatronico_SCP
    Tenho defendido fervorosamente que desde o apito inicial ao final não se critica a equipa, mas apoia-se. É o que um adepto pode fazer para "ajudar". Contudo, não se deve confundir ajudar com criar milagres. Não foi por isso que o Sporting perdeu, não foi pela instabilidade criada pelas claques, mas por incompetência, de todos (incluindo os adeptos que elegerem esta direção)
    Taça
    2019-10-18 10h16m por OLobomau
    Vitória justa do Alverca, realmente jogou muito bem e notou-se muito trabalho preparado para este jogo. Por outro lado um Sporting muito mal, a abusar dos cruzamentos e, tal como os últimos dois jogos, sem saber o que fazer no último terço do campo. Sinceramente esta derrota não me surpreendeu, pois olhando para os jogos com Silas a equipa jogou mal e ganhou sem saber como. A jogar desta maneira era uma questão de tempo até perder um jogo e calhou ser contra um Alverca que se preparou mu...ler comentário completo »
    Zabetimano
    2019-10-18 09h24m por DanielMarques88
    Tu és o exemplo perfeito do porquê que o SCP està como està. . .
    DS
    Zabetimano
    2019-10-18 09h19m por DSaraiva90
    Continua a comentar porque estás animar muito o meu dia!
    DS
    Sporting
    2019-10-18 08h44m por DSaraiva90
    Sei de fonte segura que o Benfica mandou os SD juntarem-se aos NN e atacar a academia de alcochete para tramarem o BDC!! Para depois apoiarem o Varandas para que apenas ficasse pelo 3º lugar e deixasse a a luta do título pelos 2. E o LFV pediu ao Jorge Mendes para enganar o Sporting nos jogadores que teria de ir buscar, para influenciar os clubes interessados em BF para não chegarem aos 80 milhões de euros e assim fragilizar ainda mais o clube. Ah, sei também de fonte segura que o áudio feit...ler comentário completo »

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Processo disciplinar cessa suspensão
    Dado que Tiago Araújo não faz parte das contas para o duelo frente ao emblema minhoto por estar lesionado e não poder voltar ao relvado até ao final da temporada, os ...