placardpt
    Leão e Mota marcam no triunfo dos sub-21

    A esperança no golo

    2019/09/10 19:57
    E6

    Não foi brilhante, antes suficientemente sólida para mais três pontos. Na deslocação à Bielorrússia, Portugal não fez uma grande exibição, conquistando, assim, o triunfo por 0x2. 

    Se a criatividade não foi a melhor, se o jogo português foi muitas vezes inconsequente, há que dar uma palavra especial aos dois avançados. Leão, que começou a titular, e Mota, que saiu desde o banco, disseram presente. 

    Sentido único e curto

    Com cinco alterações face à equipa que goleou sem qualquer problema a congénere de Gibráltar, Portugal foi de mais a menos no relvado de Zhodino. As entradas de Vítor Ferreira e Nuno Santos ofereceram à seleção passe e visão de jogo, Jota e Rafael Leão marcaram pela velocidade e pela agressividade a partir para cima da defesa contrária. 

    O domínio territorial resultou em várias oportunidades, com destaque para uma bola ao poste de Domingos Quina e para um par de defesas de um guarda-redes com nome de avançado. Lances que colocaram em sentido uma Bielorrússia quase inexistente do ponto de vista atacante mas nunca intranquila e desorientada perante um adversário nitidamente mais forte. 

    Diogo Costa, um autêntico espetador na fase inicial do encontro, esperou mais de meia hora para um lance de maior frisson. Um par de cruzamentos perigosos, apenas, mas que tiveram o condão de confirmar e de cimentar uma seleção portuguesa bem menos capaz de empurrar o adversário para a sua própria baliza...com qualidade. 

    Leão acalmou

    Se o cenário já não era positivo à partida para o intervalo, pior ficou nos primeiros minutos da segunda parte. Até ao momento do golo decisivo, a seleção de esperanças comandada por Rui Jorge jogou pouco, demasiado pouco para o talento individual à disposição. Excesso de individualismo e uma falta gritante para criar verdadeiras oportunidades.

    Mota voltou a marcar ©Juventus Twitter
     

    Nuno Santos foi o único a colocar em sentido o guardião contrário, que nada podia fazer quando Leão apareceu na marca de penálti para aproveitar um autêntico falhanço da zona mais recuada dos bielorrussos, incapaz de não colocar o esférico à disposição e de forma perfeita para o avançado do AC Milan.

    Portugal estabilizou, em vantagem, e, sem grandes brilhantismos, partiu para uma exibição e para um resto de segunda parte sólido. A zona intermédia, especialmente, foi sempre capaz de travar qualquer tipo de intenção de um conjunto traído pela criatividade e visão de jogo de Baró e pela capacidade finalizadora do outro goleador, Dany Mota. Missão cumprida, sem distinção. 

    U Terça, 10 Setembro 2019 - 18:00
    Torpedo Stadium
    0-2
    Rafael Leão 68'
    Dany Mota 90'
    Torpedo Stadium
    Lotação6 524
    Medidas105x68
    Inauguração1969
    FaseFase de Grupos
    GrupoGrupo 7
    A Chave

    Golo de Leão 

    O jogo não estava nada fácil e Portugal não dava mostras de grande qualidade ofensiva, mas o golo de Leão deu mais tranquilidade à formação de Rui Jorge. 

    O Árbitro

    Dirigiu o jogo sem problemas, muito por culpa de 22 protagonistas que não complicaram. 

    O Melhor
    Qualidade que faz diferença

    Dany Mota marcou e entrou bem, mas destacamos neste espaço a qualidade de Rafael Leão. Num jogo em que o coletivo não funcionou muito bem, este avançado do AC Milan mostrou pormaiores de craque. 

    O Pior
    Previsibilidade preocupante

    Portugal teve muita bola, domínio territorial durante boa parte do encontro, mas faltou quase sempre as melhores associações coletivas para chegar ao golo. E, ao contrário do que aconteceu com Gibráltar, a seleção das Quinas lidou com um adversário minimamente competente. 

    Forma
    Bielorússia
    2019
    Portugal
    2019/2020
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    BIELORRÚSSIA
    EMPATE
    PORTUGAL

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Ataque Rápido
    com video
    Excerto do podcast do zerozero
    Este é um excerto do episódio 36 do Ataque Rápido, um podcast do zerozero que sai todas as terças-feiras e que aborda várias temáticas do futebol.