placardpt
    Di María escreveu sobre os sacrifícios de um futebolista

    A carta que promete correr o mundo: «Não sei o que sabem da vida, mas de futebol... não sabem nada!»

    2019/08/06 00:47

    Ángel di María recorreu às redes sociais para expressar um pensamento sobre o futebol e a vida que promete correr o mundo. O internacional argentino detalha os sacrifícios e privações por que passam um jogador profissional para seguir este caminho.

    Rodrigo De Paul, Cavani, Marquinhos, Kevin Trapp, Pablo Sarabia e Griezmann são alguns nomes conhecidos que já reagiram a esta carta que pode ser lida na íntegra abaixo.

    A carta de Di María:

    «O que fizeste na segunda-feira? Fui treinar.

    O que fizeste na terça-feira? Fui treinar.

    O que fizeste na quarta-feira? Fui treinar.

    O que fizeste na quinta-feira? Fui treinar.

    O que fizeste na sexta-feira? Fui treinar.

    Fazemos algo no fim de semana? Não posso, tenho jogo.

    O treino acaba, paramos e olhamos o campo, com terra, pedras, erva, o lugar onde jogamos. Essa terra e essas pedras onde já caímos e raspamos os joelhos, as costas, os cotovelos, as mãos... Essa terra e essas pedras que nos ficavam dentro das chuteiras e nos incomodavam durante os jogos. A terra que fez com que sujássemos a casa toda e com que a nossa mãe nos diga: 'tira essas chuteiras e meias e vai já direto para o banho'

    O que nos dá força a cada ano para arrancar um campeonato? Todos te dizem que ao domingo gostam de dormir. 'É melhor o futebol de cinco', dizem os teus amigos. 'Nunca estamos juntos', diz a tua namorada. 'Pensa em estudar e trabalhar', dizem os teus familiares. Pensas por dentro e sorris.

    Que sabem eles sobre o que o futebol significa para ti... Que sabem eles da tensão e dos nervos que não te deixam dormir num dia de jogo? Que sabem eles dos jogos que já disputaste lesionado ou doente? Que sabem eles do que sentes quando marcas e os teus companheiros te abraçam desesperadamente? Que sabem eles das vezes em que foste atrás do autocarro ou dos cinco quarteirões que correste para não chegar atrasado ao treino? Que sabem eles do quão profundo é o momento em que o treinador te chama? Que sabem eles de como é estar a morrer de calor em fevereiro a fazer a pré-temporada quando todos os teus amigos estão de férias a divertir-se? Que sabem eles de reunir-se TODOS os dias com as pessoas que marcam a tua vida: os teus amigos, dos risos e das lágrimas? Que sabem das vezes que treinaste à chuva? Terra, pedrinhas, ervas, dez pessoas do teu lado, outras onze do outro, uma bola e um apito longo e seco. Esta é a nossa vida. De que sabem eles?

    Muita gente diz que o futebol não tem nada a ver com a vida... Não sei o quanto sabem da vida, mas de futebol... não sabem nada!"

     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     

    ¿Qué hiciste el Lunes? Fui a entrenar. ¿Qué hiciste el Martes? Fui a entrenar. ¿Qué hiciste el Miércoles? Fui a entrenar. ¿Qué hiciste el Jueves? Fui a entrenar. ¿Qué hiciste el Viernes? Fui a entrenar. ¿Hacemos algo el finde? No puedo, juego. El entrenamiento terminó, parado con el bolso bajo el brazo uno se detiene un momento y se queda mirando la cancha, tierra, piedritas, pasto, el lugar donde jugamos. Esa tierra y esas piedritas donde alguna vez nos caímos y nos raspamos las rodillas, las caderas, los codos, las manos... Esa tierra y esas piedritas que nos quedaban adentro del botín y nos molestaba durante el partido... La tierra que hizo que ensuciemos toda la casa y escuchar a mamá decir: "Sacate los botines y las medias afuera y vas directo a la ducha"... ¿Qué es lo que nos da la fuerza cada año para arrancar un campeonato? Los domingos me gusta dormir te dicen todos... Es mejor el fútbol 5 te dicen tus amigos... No estamos nunca juntos te dice tu novia... Pensá en estudiar y trabajar te dicen tus parientes... Pensas por dentro y sonreís... Qué saben ellos de que cosa significa el fútbol para vos... Qué saben ellos de la tensión y los nervios que no te dejan dormir un día antes del partido? Qué saben ellos de los partidos que jugaste lesionado o enfermo? Qué saben ellos de lo que sentís cuando haces un gol y tus compañeros te abrazan desesperadamente? Qué saben ellos de las veces que corriste el colectivo, o las últimas 5 cuadras para no llegar tarde al entrenamiento? Qué saben ellos de lo profundo que respiras cuando el técnico esta dando la citación? Qué saben ellos como es cagarse de calor en febrero haciendo la pretemporada mientras que tus amigos están de vacaciones y viven de joda? Qué saben ellos lo que es reunirte TODOS los días con las personas que marcan tu vida: tus AMIGOS de las risas y llantos? Qué saben de las lluvias que pasaste entrenando? Tierra, piedritas, pasto, 10 personas con vos, 11 del otro lado, una pelota, y un silbato largo y seco. Esta es nuestra vida, qué saben ellos? "Mucha gente dice que el fútbol no tiene nada que ver con la vida, no se cuánto saben de la vida, PERO DE FÚTBOL, NO SABEN NADA!!

    Uma publicação compartilhada por Ángel Di María (@angeldimariajm) em

    Argentina
    Ángel Di María
    NomeÁngel Fabián Di María Hernández
    Nascimento/Idade1988-02-14(36 anos)
    Nacionalidade
    Argentina
    Argentina
    Dupla Nacionalidade
    Itália
    Itália
    PosiçãoAvançado (Extremo Direito) / Avançado (2.º avançado)

    Fotografias(87)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Caros comentadores. . .
    2019-08-07 21h29m por a112
    Di Maria é um craque e toda a sua genialidade está no jogar à bola. O seu cérebro é esférico. Só quem anda a dormir é capaz de acreditar que o craque seria capaz de escrever estas linhas (embora ridículas quanto baste).

    O texto é PLAGIADO DE UM TEXTO DE 2011 para que ao ser polémico lhe possa render mais umas centenas de milhar pelo Post. E vai conseguir!

    O autor desta preciosidade linguística é um célebre desconhecido treinador PAULO GOMES que se tornou colun...ler comentário completo »
    SO
    Rsoares67
    2019-08-06 19h50m por sofintas
    Diz qual o tempo que passam em cada dia e a fazer o quê. Ou não dá para dizer sem mentira? Deve ser isso, com enorme probabilidade.
    SO
    Rsoares67
    2019-08-06 19h46m por sofintas
    E, já agora, o pai do O_Imparcial_Justo se se "resignou", como dizes, se teve de suportar a exploração - tal como muitos colegas dele e de outros trabalhadores doutras áreas - é porque, infelizmente, a alternativa mais provável de suceder seria o despedimento. E ele, como muitos outros, não poderia arriscar não ter dinheiro para dar de comer aos filhos. As outras alternativas são improváveis. Os trabalhadores raramente se concertam para lutar (colectivamente e solidamente) pelos seus ...ler comentário completo »
    SO
    Rsoares67
    2019-08-06 19h22m por sofintas
    Diz quantas horas lá passam, normalmente, por dia e porquê.

    Não disse três horas "à sorte". Sei, efectivamente, quantas passam. Sei de lá de dentro, de clubes de futebol (de dois portugueses e de quatro estrangeiros - três destes da Premier). Já agora, nos anos 80 e inícios de 90 havia um dia da semana, pelo menos, ou dois dias, em alguns casos, de dois treinos no dia (durante a época). Agora, nada disso, a não ser num ou noutro dia de pré-época.

    ...ler comentário completo »
    SO
    Um mesito com um "trabalho de gente"
    2019-08-06 18h02m por sofintas
    Poderia ser a "terapia" para Di María não dizer as coisas ridículas que disse. Não tenho bem presente, mas acho que Di María é de origens humildes. No entanto, parece esquecer-se, como muitos.

    Depois do que vários users já disseram, não há muito a acrescentar (e destaco os comentários muito bons sobre as dificuldades da vida real que o O_Imparcial_Justo fez).

    Di María vai treinar todos os dias que refere. O tempo de treino é cerca de hora e meia, raramen...ler comentário completo »
    MA
    Geraçao Mimada
    2019-08-06 16h50m por Mark24024
    Realmente vivemos em uma geraçao mimada, ate por terem tudo de bom reclamam, este Di Maria nem sabe o que diz, alias isto nem devia ser comentado, jogadores mimados como ele ganham balúrdios e falam em sacrificio e sofrimento lol? Enfim e alguns de nos somos uns bobos por ver estes mimados no estadio, so para vermos eles atras de uma bola, a coisa e que o pensamento do Di Maria e o pensamento moderno de todo o jogador ou aquele que vive realmente com conforto, e triste mas creio que a próxima década sera ainda pior.
    Vejo muitos a defender o Dí Maria.
    2019-08-06 15h42m por O_Imparcial_Justo
    O meu pai foi camionista internacional, fazia Portugal-Escandinâvia, ganhava uns míseros 1300 euros brutos, aos quais retirava uma quantia para despesas de casa, mantimentos para a viagem, e outras pequenas coisas. Cada viagem durava cerca de 15 dias. Estava 6 dias por mês ao todo com a família em Portugal, ia carregar o camião e voltava à estrada, isto sempre todos os meses, não tirava férias, só no Natal e uma semana no Verão. Passava às vezes dias sem comer, e quando comia era fe...ler comentário completo »
    AN
    Rsoares67
    2019-08-06 15h11m por andre2894
    Comentario com ZERO de noção.

    Tu achas normal um jogador de alta competiçao que ganha milhões ao final do ano fazer-se de vitima?

    Tens sequer noção da quantidade de pessoas que trabalham o dobro ou mais que o Di Maria e andam a contar trocos para tentar sustentar a familia?

    Pressao psicologica? Sabes o que estas a dizer?
    Pressao psicologica é ter de meter pao em cima da mesa todos os dias.
    Pressao psicologica é ter de pagar a renda (m...ler comentário completo »
    tao piores
    2019-08-06 14h59m por ATUAMAEEHUMHOMEM
    zero zero, menos. . . isto ja foi tao bom e voces estao se a transformar na cambada de jornaleiros que ai anda, que, em vez de postarem noticias e se dignarem de por o nome do autor, andam a publicar naoticias (para alem de nao serem novas nao tem nada de relevante para o futebol sem ser hits publicitarios, tal como a equipa do dimaria tratou de fazer para gerar mais uns trocos).
    sejam jornalistas s. f. f.
    Cantkill-twice
    2019-08-06 14h34m por tiger1974
    Ele está a reclamar ou a mostrar o que é a vida de futebolista? A sorte dele é ter tido jeito, cabecinha e foi recompensado.
    Mas não é assim em todas as profissões? os excelentes são altamente bem pagos?
    AcaroInformatic o
    2019-08-06 14h33m por tiger1974
    Mas a questão é exactamente essa. Se fosse o senhor a escrever nem aparecia em lado nenhum. Assim, fala-se porque foi o Di Maria.
    Aquilo pode ser (é?) um manifesto (problema é estar personalizado na pessoa do Di Maria) sobre o que é ser atleta e querer ter sucesso, e os sacrifícios necessários para conseguir, e mesmo assim a larga maioria não chega nem perto. E ainda temos os predestinados que não querem esse tipo de sacrifício (o Bale numa entrevista disse que nunca faria o tipo d...ler comentário completo »
    AcaroInformatic o
    2019-08-06 14h13m por Porto1985
    Gostei do teu texto!
    foi fixe de ler!
    sobre o que o Di Maria escreveu, acho que já foi quase tudo dito, o futebol moderno está cada vez mais podre porque metade deles são uns meninos mimados, já só vêem dinheiro à frente
    Se est texto. . .
    2019-08-06 13h07m por AcaroInformatico
    tivesse sido escrito por mim, ou outro alguém que jogou 20 anos no futebol amador, com amor à camisola que vestiu, sendo que o dinheiro que se recebe mal dá para pagar o combustível para as deslocações aos treinos jogos, chuteiras e equipamentos estoirados nos grossos pelados, esses sim a fazer mossa na epiderme. . . que tivesse que curar as entroses em casa, com recurso a gelo do congelador, toalhas com água a escaldar com sal e sabão e tristíssimo porque, quiçá no domingo poderei não...ler comentário completo »
    Não confundir a árvore com a floresta
    2019-08-06 12h22m por tiger1974
    Pensar que o Di Maria representa a profissão é um erro. . . se em vez do Di Maria tivesse sido outro jogador da 3ª divisão, é mentira o que ele diz? quantos é que conseguem de facto reformar-se do futebol? E quantos não acabam sem nada, seja por gastar tudo o que têm, por terem corrido mal os investimentos, por terem sido enganados. E quantos morrem mais cedo pelo treino a que são sujeitos, seja neste desporto, seja noutros.
    Mas se os jogadores são pagos a peso de ouro, é por cu...ler comentário completo »
    O TEXTO NÃO É DE DI MARIA!!
    2019-08-06 10h29m por a112
    REPITO O COMENTÁRIO DO 2º COMENTADOR (CANJOS)!!!



    O zero não devia dar ênfase a textos copiados e já "velhos":

    https://mis ter-milton. webnode. com. pt/products/o-amor-ao-futebol/

    https://bomdia. eu/que-sabem-eles-de-futebol-2 /?fbclid=IwAR3iOk6f8ipad9AmqdB DCBmqsDvfkoNkT7Y5D4HUbNA8NMHR2 QEjWYvXdNc
    Proposta para uma próxima carta. . .
    2019-08-06 09h40m por CapitaoHaddock
    «Não sei o que sabem da vida, mas de gajas boas. . . não sabem nada!»

    O que fizeste na segunda-feira? Comi a boazona da Stephanie.
    O que fizeste na terça-feira? Comi a boazona da amiga da Stephanie.
    O que fizeste na quarta-feira? Comi a boazona da Stephanie e a amiga dela.
    O que fizeste na quinta-feira? Como não posso sair à noite a Stephanie levou as amigas todas lá para a minha mansão e passaram a tarde todas nuas na piscina.
    O que fizeste na...ler comentário completo »
    TH
    mas este estupido ta bebado?!?
    2019-08-06 09h16m por the_Cena
    n acredito no q estou a ler! este miseravel ta a queixar-se da vida?! nao o meu caso mas que tal uma mae solteira que tem q trabalhar 12h por dia so com um dia de folga e ainda tem q levar com comentarios abusivos no trabalho so para ganhar ordenado minimo?! que vai ah chuva para ir para o trabalho, tem contas e mais contas para pagar, que vive numa casa onde nem sequer tem sala e tem mais outras mil e umas preocupacoes?!? ha pessoas que nao merecem o que tem!
    .
    2019-08-06 08h57m por CabraCega
    E eu a pensar que fazer 12h-00h no McDonald's estando o dia todo em pé em frente a um grill a 270 graus todos os dias com uma folga por semana para receber 600 euros era mau. . . Deus me livre de fazer aquilo que amo e ganhar 15/20M ao ano. . .
    É tudo muito bonito. . .
    2019-08-06 08h50m por amiguell
    Nem todos têm a sorte de fazer o que gosta e ganhar milhões a fazê-lo.
    Falar "de barriga cheia" é fácil. É normal que para alguns de nós, mais propriamente os da classe baixa/média, é difícil aceitar esta carta (a qual me fez lembrar outro texto já lido em tempos) porque os desafios são outros.

    É como tudo na vida. Quem pode, pode. Quem não pode, inveja quem pode.
    Di Maria. . .
    2019-08-06 08h41m por CapitaoHaddock
    Experimenta ir trabalhar num escritório das 8h às 20h e ganhar 1/1000 (um milavos) do que ganhas. . .

    Depois vem-me com essas cartitas da tanga. . . !!!!
    P0
    Carta
    2019-08-06 08h14m por P0P1
    Também não percebo tanta admiração por esta "carta". Agora qualquer texto de anáforas com mais de 15 vírgulas e que tente apelar ao sentimento é uma genialidade, querem ver. . . ? Para além de em termos literários não achar nada de especial, a mensagem que passa não deixa de ser um pouco revoltante. . .
    Claro que os jogadores profissionais têm de fazer sacrifícios, acho que a maioria das pessoas tem essa noção. Mas por favor. . . "Ai, não podemos sair à noite com os amigos" , "...ler comentário completo »
    Treta
    2019-08-06 07h00m por DanielMarques88
    Grande treta essa carta.

    Se calhar sabemos mais de futebol do que tu da vida.

    Sabes o que é nao ir de férias porque nao se tem dinheiro para pagar férias aos nossos filhos? Sabes o que é trabalhar 8-9-10 horas por dia para ganhar tostões e nem consegues acabar o mês como deve ser? Vôces num mês ganham mais do que nos numa vida toda!

    Sabes o que é ter que ir pedir dinheiro aos teus pais, se é que eles o tenham, para poder comprar uma TV nova? Sabes...ler comentário completo »
    LU
    Vida de um jogador profissional
    2019-08-06 06h59m por luiserra
    Bem se têm uma vida assim tão má porque é que não mudam de vida? Não me recordo de ver um jogador a abandonar a carreira por não estar satisfeito pelo que faz. Estranho!
    Mesmo no mundo do desporto de alta competição, o futebolista tem muitas regalias face aos outros desportistas. Quantos não vão para a noite em vésperas de jogo? quantos não comem e bebem o que querem e fumam? São muito bem pagos, têm uma boa vida. Treinos, jogos, viagens, estágios, chuva, neve, calor? Quem é qu...ler comentário completo »
    PLÁGIO de Di Maria
    2019-08-06 05h21m por a112
    QUEM DA VIDA SÓ PERCEBE DE BOLA, DE FUTEBOL QUASE NADA PERCEBE.

    Esta falsa prosa é truncada de um texto do treinador Paulo Gomes em 2011.
    O autor original continuará no ilustre desconhecimento das massas, que por sua vez garantirão através das redes sociais mais uma fortuna ao craque que ganhará com este plágio certamente mais de 1 milhão de euros.
    Ao não chamar a si a autoria destas palavras, Di Maria nunca terá que partilhar com o autor, o bolo financeiro ...ler comentário completo »
    BestInTheWRLD
    2019-08-06 02h30m por O_Imparcial_Justo
    Isso foi um preliminar do meu comentário talvez mal explícito de facto. Mas não é esse o busílis da questão.

    O busílis é o resto do meu comentário. Também não é o sonho dos pobres viver na pobreza e os pobres vivem. Mais uma vez, não digam que jogar futebol profissional é ter uma vida dura. Como disse um user em baixo, reforma-se aos 40 ou até antes e tem uma vida pela frente com bolsos cheios.

    Eu sou um apaixonado pelo futebol, não vivo sem o futebol, mas...ler comentário completo »
    12
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga Europa
    Declarações de Gian Piero Gasperini
    Depois do histórico triunfo em Anfield na primeira mão (0-3), a Atalanta conseguiu agarrar-se à vantagem na segunda mão e fez a proeza de eliminar o Liverpool, que era um ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    Maxaqueen 19-04-2024, 01:19
    JHendrix 19-04-2024, 00:55
    BurroDeBancada 19-04-2024, 00:36
    johny016 19-04-2024, 00:34
    pedrinho_dgl 19-04-2024, 00:28
    luishenriques729 19-04-2024, 00:22
    FC
    Fcpflaw2506 19-04-2024, 00:18
    f1950 19-04-2024, 00:15
    SO
    SoulPunisher 19-04-2024, 00:12
    CostaTripeiro 19-04-2024, 00:11
    AmoFutebolAmoSLB 19-04-2024, 00:08
    luishenriques729 19-04-2024, 00:06
    H2OReturns 18-04-2024, 23:57
    Ispeaksempolemicas 18-04-2024, 23:57
    ZH
    zhar 18-04-2024, 23:56