betclicpt
      Perfil
      Viagem ao mundo do jogador do FC Porto

      O pequeno e tímido Shoya, que chorava sempre que perdia e até fintava o público

      2019/12/20 18:13
      Gaspar Castro
      E2

      Hachioji, arredores de Tóquio. Uma pequena cidade à parte da capital, uma espécie de fronteira entre a selva urbana e a natureza. Para leste, ali a 40 quilómetros que se fazem bem de comboio, o néon da metrópole. Logo a oeste, lagos e montanhas, o cume branco do Monte Fuji a dominar a paisagem. No meio, Shoya Nakajima, um miúdo que aos seis anos já não vivia sem futebol.

      Jogar com os colegas na escola primária não chegava, a família fez-lhe a vontade e inscreveu-o no Matsugaya FC, um pequeno clube para os miúdos da zona. Hiroshi Komatsu, treinador de então do pequeno Shoya, recordava ao portal japonês Junior Soccer «uma criança tímida, que se escondia atrás da mãe quando um adulto falava com ele».

      qPorque é que estás a segurar uma bola?, perguntei-lhe... e ele desata a fintar os espectadores
      Fumiya Hayakawa, à revista Number

      «Nessa altura não tinha habilidades extraordinárias em comparação com outras crianças, mas quando perdia desatava logo a chorar. Nisso era diferente». Um para um, dois para dois, cinco para cinco. Não fazia diferença, Nakajima «odiava perder» em qualquer contexto. «Também jogava com crianças mais velhas e com adultos. E se havia alguma coisa que não conseguia fazer, praticava muito e dominava essa técnica uma semana depois».

      Shoya Nakajima no Tokyo Verdy, primeiro clube que representou como sénior © Masashi Hara / Getty Images
      Seis anos depois, a paixão pela bola só tinha aumentado e mostrava-se até em contextos... menos previsíveis. Shoya Nakajima tinha agora 12 anos e era chamado a integrar um estágio de jogadores sub-13 e sub-14 de todo o Japão. Juntamente com os colegas de equipa, foi assistir a um jogo de graúdos - um Shonan Bellmare x Celesso Osaka - e mesmo nas bancadas acabou por se mostrar.

      «Chegámos ao estádio, todos nós vestidos com uma camisola da seleção jovem, e por alguma razão o Shoya tinha uma bola com ele», recordava Fumiya Hayakawa, então colega de Nakajima, à revista japonesa Number. «Porque é que estás a segurar uma bola?, perguntei-lhe... e de repente ele desata a fintar os outros espectadores, nos sítios por onde caminhavam. E fazia isso extremamente bem... [risos]».

      «É um episódio que mostra que o Nakajima adora o futebol. Como o Tsubasa». Yuta Saito é quem nos direciona para os episódios acima e é quem o diz, recordando a célebre personagem de mangaanime. Fundador do site FutePor, dedica todo o tempo possível a divulgar no Japão, através deste meio, o futebol português. Viveu no Porto, voltou a casa, levou consigo a ligação emocional ao nosso país e ao nosso desporto, que junta ao conhecimento profundo do futebol do país do Sol Nascente. Conversa com o zerozero, ajuda-nos a perceber com mais detalhe quem é Shoya Nakajima além do drible rápido e do sorriso rasgado.

      «Não é só bola no pé»

      O agora dragão já não tem seis anos, nem 12. Tem 25. Mantém a paixão pelo futebol, pela bola, pela finta, e podemos agora falar dos grandes golos que já fez entretanto, dando o exemplo deste aqui acima pelo Portimonense. Foi depois desse golo, aliás, que o zerozero fez questão de conversar com o craque japonês em exclusivo (recorde aqui). O primeiro golo com a camisola do FC Porto foi menos vistoso, mas aconteceu. Aconteceu por fim, contra o Santa Clara, e tirou um peso de cima dos ombros do japonês. 

      qEspera-se que seja um craque da seleção como eram Honda e Kagawa
      Yuta Saito, fundador e administrador do FutePor.com

      Nakajima tem conquistado espaço no plantel e parece estar por fim a agradar a Conceição enquanto 10, nas costas do ponta-de-lança. Mas também não podemos ignorar o que ainda pode ser corrigido, com os tais 25 anos... e não só na ótica de Conceição. Para Yuta Saito, diga-se desde já, Shoya Nakajima está «no clube ideal» para aprimorar o seu futebol. 

      «Uma das suas fraquezas no ponto de vista ofensivo é que ele tende a querer ter demasiado a bola. No FC Porto tem de aproveitar os companheiros como o Alex Telles, para criar mais oportunidades. Tem de melhorar a tomada de decisão e continuar a potenciar ao máximo os pontos fortes. Do ponto de vista defensivo, tem de melhorar um pouco o posicionamento e também a tomada de decisão. Se superar estas fraquezas, penso que pode chegar a clubes maiores, com a qualidade que tem a driblar e a marcar golos».

      O FC Porto pagou 12 milhões de euros ao Al Duhail por metade do passe de Nakajima ©FC Porto
      Conceição pede-lhe mais intensidade, em particular sem bola. «O futebol não se faz só com bola no pé. É preciso perceber que somos uma grande equipa e têm que ser grandes jogadores em todos os momentos do jogo. Nestas semanas que têm passado tem dado uma excelente resposta»: era isto que o treinador dizia depois do jogo com o Tondela e antes do jogo com o Santa Clara... ou seja, antes do jogo em que o japonês marcou pela primeira vez e foi o melhor em campo para o zerozero.

      Apesar do protagonismo que começa a conquistar, Nakajima parece continuar a ter uma lista de afazeres, caixinhas nas quais dar check: para Yuta Saito, se o fizer não só sairá valorizado no clube como terá um papel de maior destaque na seleção japonesa.

      «O Nakajima é agora um dos jogadores mais importantes na seleção, joga no lado esquerdo. [No Japão] espera-se que seja um craque da seleção como antigamente eram Keisuke Honda e Shinji Kagawa. Acho que é hora de ele superar as fraquezas que descrevi e de se tornar um jogador com um nível mais alto a nível mundial», vinca Yuta Saito.

      «Agora as notícias do FC Porto também são divulgadas no Japão»

      Há outra conclusão a que chegamos em conversa com Saito-san: Shoya Nakajima não é o jogador-sensação no Japão. E isto porque atravessamos uma fase que entusiasma qualquer fã japonês do desporto-rei, com jogadores nipónicos nos clubes de elite da Europa. Acima de todos no hype esteve, nos primeiros meses, o merengue Takefusa Kubo (emprestado ao Mallorca). Agora os holofotes e a atenção nos canais televisivos voltaram-se para o mais recente reforço do Liverpool: Takumi Minamino.

      Nakajima soma 19 jogos e cinco golos pela seleção do Japão © Koji Watanabe / Getty Images
      Mas o caso de Nakajima não passa em claro no Japão, longe disso, até porque falamos de um jogador que começa a ter lugar de destaque na equipa principal portista. «Na Internet a atenção dada ao Nakajima e ao FC Porto está definitivamente a aumentar. Antes da transferência do Nakajima quase só havia notícias sobre o FC Porto no Japão quando havia jogos da Liga dos Campeões. Agora as notícias mais pequenas também são divulgadas».

      Já antes, porém, o FC Porto era o clube português «mais conhecido» no Japão, segundo nos explica Saito, que apresenta dois motivos: «Primeiro, porque é o antigo clube de José Mourinho. Ele é um dos treinadores mais famosos no Japão, há muitos fãs dele. Segundo, porque é o antigo clube do Hulk, que jogava na J-League - no Tokyo Verdy, antiga equipa do Nakajima». Com a Liga portuguesa a ser «reconhecida no Japão como uma fonte de talentos para as maiores Ligas, como Espanha, Inglaterra ou Itália», espera-se agora no Japão que Nakajima venha a chegar à crème de la crème da Europa depois do Dragão.

      Quem vem depois?

      Não podíamos deixar passar a oportunidade de perguntar a quem acompanha de perto o futebol japonês, e a J-League em particular, quem poderão ser os próximos craques a chegar à Europa... e, quem sabe, mais algum jogador interessante para clubes portugueses?

      Shoya Nakajima no FC Tokyo, clube que representou durante mais tempo no Japão © Masahiro Ura - JL / Getty Images
      Yuta Saito começa por uma chamada de atenção: no Japão, tradicionalmente, «não há muitos jogadores» ao estilo de Shoya Nakajima, daqueles que «desequilibram o adversário com o drible e partem para o golo. O futebol japonês tende a exigir mais cooperação, troca de passes». Ainda assim, começam agora a surgir exemplos que vão além de Nakajima e que se estendem a Kubo, Minamino ou mesmo Hiroki Abe (Barcelona), prováveis estrelas que «têm potencial para serem jogadores decisivos na seleção no futuro, como Nakajima».

      Mais à mão de semear no imediato poderão estar outros nomes que dão cartas na J-League: Tatsuya Hasegawa (Kawasaki Frontale), Teruhito Nakagawa (Yokohama Marinos), Kyogo Furuhashi (Vissel Kobe) e Naoki Maeda (Nagoya Grampus) são nomes nacionais que se destacam pela «qualidade individual», mesmo sem serem presenças habituais na seleção. A principal recomendação de Saito, no entanto, é um gaijin, ou estrangeiro: o tailandês Chanathip Songkrasin (Consadole Sapporo). Destaca-se pelo drible veloz, pela capacidade de marcar golos. Faz lembrar alguém?

      Ficam as sugestões, para já é Nakajima quem se mostra debaixo dos holofotes deste lado do mundo... e já festeja golos.

      Japão
      Shoya Nakajima
      NomeShoya Nakajima
      Nascimento1994-08-23(26 anos)
      Nacionalidade
      Japão
      Japão
      PosiçãoAvançado (Extremo Esquerdo) / Avançado (2.º avançado)

      Fotografias(54)

      Liga NOS: FC Porto x Tondela
      Taça de Portugal: GD Fabril Barreiro x FC Porto
      Comentários (1)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      RA
      Se não é
      2019-12-20 21h58m por ra1620
      parece "encomenda"
      Tópicos Relacionados
      OUTRAS NOTÍCIAS
      Taça da Liga
      com video
      Dirigente minhoto abordou a confusão no final do jogo
      O final do embate entre Sporting e SC Braga foi quente e isso estendeu-se à tribuna presidencial. António Salvador abordou a situação e criticou a postura dos ...
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      SCP4Lyfe 24-01-2021, 02:58
      VA
      VanNistelrooy 24-01-2021, 02:50
      VA
      VanNistelrooy 24-01-2021, 02:42
      UK-SPORTING10 24-01-2021, 02:38
      Rollifero 24-01-2021, 02:35
      SL
      SLBong 24-01-2021, 02:32
      JS
      JS17 24-01-2021, 02:20
      gctg 24-01-2021, 02:14
      FCP_18 24-01-2021, 02:14
      AP
      apsd93 24-01-2021, 02:09
      FCP_18 24-01-2021, 02:05
      AP
      apsd93 24-01-2021, 02:03
      gctg 24-01-2021, 02:00
      Bracara_Avgvsta 24-01-2021, 01:47
      The_Kop_End 24-01-2021, 01:02
      Markes88 24-01-2021, 00:59