placardpt
    Brasil bate Peru e conquista a Copa América

    Maracanão

    2019/07/07 23:01

    Estão consumadas as pazes entre seleção e povo brasileiro. Em casa, a Canarinha bateu o Peru por 3x1 e conquistou a Copa América, doze anos depois do triunfo em 2007. Um vencedor justo e um digno finalista, acima de mais ou menos polémica. 

    Mais frieza é impossível 

    Encarado como um autêntico underdog à partida para esta final, o Peru entrou melhor no relvado do Maracanã. Sem deixar o Brasil construir desde trás, o conjunto de Gareca foi corajoso e pressionante durante a primeira dezena de minutos, sendo a formação com mais presença atacante. 

    Aos poucos, a Canarinha foi afastando esta atitude proativa dos peruanos. Mesmo com uma construção algo lenta a previsível, a equipa de Tite criou vários problemas à organização defensiva contrária. Everton, que já tinha deixado a cabeça de Advíncula à roda, soube aproveitar da melhor forma um grande trabalho individual e cruzamento de Gabriel Jesus e ainda o mau posicionamento do antigo lateral do Vitória para abrir o marcador. 

    A cantora Anitta abriu as hostilidades no Maracanã ©Getty /

    Coutinho, sempre inteligente e criativo, e Firmino, muito móvel na frente de ataque, andaram muito perto do segundo, mas foi o Peru, na pior fase, a chegar à igualdade, através da marca de grande penalidade. Guerrero, cada vez mais transformado numa instituição da Copa América, travou Allison e materializou o primeiro golo sofrido por parte do anfitrião. 

    Só que este Brasil é um poço de frieza. Mesmo numa altura em que o adversário estava confiante com bola, Firmino teve arte para roubar uma bola na primeira fase de construção peruana, Arthur, sempre com critério, colocou a bola no tempo certo e Gabriel Jesus limitou-se a concluir com classe. Guerrero desesperava...

    Everton quis mais

    Gabriel Jesus, sempre protagonista durante o jogo ©Getty /
    Em vantagem, a Canarinha veio dos balneários mais forte do ponto de vista mental e, também, tático. Perante um Peru sem grandes soluções e mais errático na sua construção apoiada, o conjunto de Tite criou duas grandes oportunidades, com Coutinho a rematar pouco ao lado - o médio do Barça foi um dos melhores no segundo tempo - e Firmino a não ficar longe num cabeceamento que chegou a assustar. 

    O Peru aguentou, com maior ou menor dificuldade, a pressão do anfitrião e começou a construir o tal futebol de toque curto. Tudo ficou ligeiramente mais fácil após a expulsão de Gabriel Jesus, em mais um excesso de zelo dos árbitros, e a dupla Trauco-Flores, em lances praticamente consecutivos, assustou Allison. 

    Só que Everton, o resistente depois das mudanças táticas de Tite - Militão fez os primeiros minutos na competição -, estava pronto para ainda criar desequilíbrios junto da defesa cada vez mais desgastada do finalista. Numa dessas jogadas, o jogador do Grêmio foi tocado dentro da área por Zambrano, tendo o árbitro entendido o contacto como irregular. Na conversão, Richarlison não perdoou. 

    O Maracanã, estádio associado ao falhanço do Mundial em 1950, pôde respirar de alívio e festejar mais um grande título da Canarinha. Um bom presságio para o reinado de Tite, que promete continuar. 

    U Domingo, 07 Julho 2019 - 21:00
    Estádio Jornalista Mário Filho (Maracanã)
    Roberto Tobar
    3-1
    Everton Cebolinha 15'
    Gabriel Jesus 45'
    Richarlison 90' (g.p.)
    Paolo Guerrero 44' (g.p.)
    Estádio Jornalista Mário Filho (Maracanã)
    Lotação78 838
    Medidas105x68
    Inauguração1950
    Lances Capitais
    15´
    GOLO Brasil!
    Everton marca
    Everton marca o seu 3º golo na prova (6 jogos)
    44´
    GOLO Peru
    Paolo Guerrero marca de grande penalidade!
    Paolo Guerrero marca o seu 3º golo na prova (6 jogos)
    45´
    +3
    GOLO Brasil!
    Gabriel Jesus marca
    Gabriel Jesus marca o seu 2º golo na prova (6 jogos)
    90´
    GOLO Brasil
    Richarlison marca de grande penalidade!
    Richarlison marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
    A Chave

    Golo de Gabriel Jesus

    O Peru tinha empatado, o Brasil estava prestes a ir para o intervalo mais intranquilo...e eis que aparece Gabriel Jesus, para deixar o Peru (e, especialmente, Guerrero) à beira de um ataque de nervos. 

    O Árbitro
    Acertou ao assinalar grande penalidade a favor do Peru, errou no lance da expulsão de Gabriel Jesus, ficando ainda uma dúvida muito grande quanto ao penálti do Brasil - dá a ideia que o contacto poderá ter sido legal. Uma arbitragem irregular, no mínimo. 
    O Melhor
    Consistência canarinha
    Com maior ou menor qualidade de jogo, o Brasil foi sempre um coletivo consistente ao longo desta Copa América. Tite construiu uma equipa com uma identidade bem definida e com uma organização defensiva à prova de bala. A cereja no topo do bolo acaba por ser o caneco. 
    O Pior
    Para quê expulsar?
    Decisão errada e que chegou um dia depois de outro cartão vermelho absolutamente despropositado. A Copa América 2019 não teve arbitragens brilhantes, ficando Messi e Gabriel Jesus como os últimos espelhos de alguma incompetência por parte dos juízes. 
    Forma
    Brasil
    2019
    10J
    7V
    3E
    0D
    26-3G
    Peru
    2019
    10J
    4V
    2E
    4D
    9-14G
    Sabia que...by playmaker stats
    Dani Alves conquistou o 40.º título da carreira, o 4.º pelo Brasil
    Treinadores do Brasil vencedores da Copa América:
    1919 Haroldo Domingues
    1922 Laís
    1949 Flávio Costa
    1989 Lazaroni
    1997 Zagallo
    1999 Luxemburgo
    2004 Parreira
    2007 Dunga
    2019 Tite
    1.º título de Tite pelo Brasil
    5.ª vez que o Brasil organizou a Copa América, 5.ª vez que vence a prova: 1919, 1922, 1949, 1989, 2019
    Títulos do Brasil na Copa América:
    1919, 1922, 1949, 1989, 1997, 1999, 2004, 2007, 2019
    Brasil conquista a Copa América pela 9.ª vez na história
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    BRASIL
    EMPATE
    PERU

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    WeAreUnited
    2019-07-08 14h42m por GERRARDandRONALDINHO
    Jogo contra o Peru:
    Alisson falha-me lá duas ou três aberturas em passe curto no lateral esquerdo de tal forma embaraçosas que até ia deitando o Maracanã abaixo. Foi mau demais. . . Tem de melhorar.
    O Ederson é muito melhor, então no lançamento longo nem se fala. . .
    bludouro
    2019-07-08 14h33m por GERRARDandRONALDINHO
    Uma inversão de paradigma (de resultados) não é uma garantia de bom espectáculo ou de revolução(/revoluções) táctica. Albânia, Hungria, Gales, Eslováquia, Irlanda não maravilharam ou inovaram particularmente com o seu futebol.
    Claro que é refrescante ver Selecções com menor potencial per capita a "decapitar" os supostos gigantes do futebol europeu. É o velho e sempre popular fenómeno David vs. Golias que ainda hoje vende muitos bilhetes e deixa muitos jovens a sonhar.
    Vi ...ler comentário completo »
    GerrardandRonal dinho
    2019-07-08 12h18m por WeAreUnited
    Uh ? O Alisson é "so" dos melhores do mundo a jogar com os pes :| ele, o Ederson e o ter Stegen .
    Misericordia
    2019-07-08 07h49m por lion41
    O Messi tem alguma razão. . . O árbitro se redimiu da expulsão do Gabriel Jesus com uma pouca vergonha de um penalti inexistente
    O_Imparcial_Jus to
    2019-07-08 05h54m por GERRARDandRONALDINHO
    «Atualmente quem é que prefere assistir a uma Copa América em vez de um Campeonato da Europa? Acho que nem os próprios Sul-Americanos xD Competição sem brilho atualmente. »

    Estás a entrar no reino da subjectividade e a mim não me compete julgar o gosto e o proveito de cada um. Apenas me compete expressar a MINHA opinião e não emitir dogmas e verbetes que partam de suposições fáceis e preguiçosas, o sempre desconfiável "Senso comum".
    Enquanto interessado pelo futebol, p...ler comentário completo »
    Por que o Brasil ganhou. . .
    2019-07-08 03h12m por arides306
    A vitoria do Brasil na Copa América só ratifica aquilo que eu estava a comentar com meus amigos, o Brasil não tem adversários a altura aqui na América, o nível da Copa América esta abaixo de uma Copa do Mundo e talvez de uma Eurocopa, claro, nem todas as seleções europeias tem força para encarar o Brasil só considero aptas para isso a (Itália, França, Holanda, Alemanha, Bélgica, Portugal) esse seleto grupo, mas alguém pode dizer "aim, o Brasil empatou com a Venezuela e o Paraguaí", ...ler comentário completo »
    E o que queria dizer
    2019-07-08 01h02m por O_Imparcial_Justo
    O que queria dizer que até nem escrevi. Vai-se acentuar por uma razão muito simples.

    Dinheiro.

    A Europa move mais dinheiro, as seleções tem mais dinheiro, o que leva a possuir melhores estruturas para os jogadores, melhores treinadores (Como disse), melhor tudo. E o mercado europeu está cada vez mais a crescer e a ser injetado dinheiro.

    Não vejo equipas sul-americanas a conseguir acompanhar. O que lhes safa é a enorme qualidade dos jogadores que de lá provém, que faz com que as seleções tenham bons plantéis.
    *
    2019-07-08 00h54m por O_Imparcial_Justo
    Assim como Torreira e Vecino cresceram (Sendo que o Torreira agora está no Arsenal).
    GERRARDandRONAL DINHO
    2019-07-08 00h54m por O_Imparcial_Justo
    Não concordo. Dentro do universo sul-americano podemos ver melhorias, nomeadamente na Colômbia, nisso concordo. O Uruguai sempre foi a mais disciplinada taticamente e defensivamente, em qualquer sentido, muito por culpa dos ensinamentos do Simeone, sendo a defesa composta por Giménez e Godin, Bentancur que cresce na Juve e futebol italiano assim como Torreira, assim como Vecino, futebol muito tático e defensivo. O Chile há uns tempos também era um perigo, no entanto foi perdendo o fô...ler comentário completo »
    j-f-uite
    2019-07-08 00h32m por GERRARDandRONALDINHO
    Sem dúvida! Se há GR que marcou a diferença em todos os jogos que disputou foi ele.
    A Bola de Ouro ser-lhe-ia muito bem entregue.

    [No entanto, continua a haver espaço para melhorias no seu jogo de pés, no passe curto e na precisão da bola longa - mas tirando isso é quase irrepreensível. . . ]
    O_Imparcial_Jus to
    2019-07-08 00h11m por GERRARDandRONALDINHO
    Pelo contrário: a presença do Peru na final e a vitória do Brasil comprovam o eficaz e contínuo trabalho e estudo táctico que se tem feito nas Américas. Muito boa gente anda por lá a treinar e a inovar. . .
    Os "Europeus" que se ponham a pau. . . A começar por Portugal, claro. . . que até foi vergado tatica e tecnicamente pelo Uruguai no último Mundial. . . (Uruguai esse que é só das mais disciplinadas e eficazes equipas que por aí andam. . . )

    [«Sem rigor tático, disci...ler comentário completo »
    E por fim. . .
    2019-07-08 00h01m por O_Imparcial_Justo
    Depois desta Copa América constatamos o seguinte:

    O futebol sul-americano está a um nível péssimo atualmente. Sem rigor tático, disciplina, árbitros amadores e ridículos. O futebol europeu está em crescendo e a verdade é que nos próximos mundiais quem reinará é a Europa.

    O Brasil mereceu vencer, mas não deslumbrou ao longo da competição apesar de ter sido a melhor equipa de longe. Parabéns irmãos zucas!
    O melhor Brasil é (um) Brasil campeão. . .
    2019-07-07 23h59m por GERRARDandRONALDINHO
    Brasil a fazer o seu melhor jogo nesta Copa. O cristalizar duma evolução táctica e mental de Tite, do banco para o gramado, de Dani Alves a Gabi.

    Vingaram as associações técnicas e tácticas que já tinha vindo a referir ao longo desta prova: Dani-Gabi, Coutinho-Firmino, Gabi-Coutinho. . . . e uma que finalmente surgiu muito graças à diligência tardia de Everton ao finalmente aliar-se e a sacrificar-se por Alex Sandro e vice versa: por vezes Everton a fixar-se mais na esquerda e...ler comentário completo »
    FA
    Brasil
    2019-07-07 23h35m por fabiopereirascp
    Alguém me explica aquele penalty? O árbitro vai ao VAR (Até que enfim), vê que é ombro com ombro, e marca penalty na mesma. . . Não brinquem com isto, por amor de deus
    Arshavin
    2019-07-07 23h24m por Uniforme90
    A Argentina tem razões de queixa no jogo com o Brasil mas esquecem se q foram beneficiados durante a fase de grupos. Talvez sem erros de arbitragem nem a fase de grupos tinham passado
    Peru
    2019-07-07 23h22m por Uniforme90
    Sem ser a goleado q sofreu do Brasil na fase de grupos, grande copa América q fez esta seleção. Gareca a mostrar q merece outro desafio, um trabalho fantástico no peru, passou sempre a fase de grupos da copa América em todas as edições q participou e leva o peru ao Mundial trinta e tal anos depois e mete o peru numa final da copa América cinquenta e tal anos depois
    Brasil a camisa mais pesada da América!
    2019-07-07 23h20m por arides306
    Parabéns ao Brasil Campeão da Copa América, o Peru também está de parabéns valorizou de mais a conquista do Brasil.
    Jogo
    2019-07-07 23h19m por Uniforme90
    Falando agora a sério, vitória justa do Brasil, sem encantar mas o suficiente para ganhar, muito organizados. Tite a mostrar q é um grande treinador, mexeu muito bem depois da expulsão
    Jesus
    2019-07-07 23h17m por Uniforme90
    Só falta agora dizer q o peru manda na CONMEBOL 😂😂
    .
    2019-07-07 23h10m por CabraCega
    É nonaaaaa, é nonaaaaa 😂 clássico

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Países Baixos
    Goleada contra o Heerenveen
    Com uma vantagem de +30 para o Feyenoord na diferença de golos, o PSV tornou-se esta quinta-feira virtualmente campeão da Eredivisie. O conjunto de Eindhoven foi dominador na visita ao ...