placardpt
    O top 10 para o zerozero

    Fim das aulas? Mostramos as 10 melhores lições da época em Portugal

    Foi longa, cheia de incidências, com bons e maus momentos e chegou ao fim. A época 2018/19 terminou e já se prepara a temporada seguinte, mas o zerozero ainda está atento ao que se passou no campeonato português.

    Depois dos bloopers (recorde aqui), fomos puxar atrás as conferências de imprensa dos treinadores e elaborámos uma lista de 10 momentos pedagógicos protagonizados por aqueles que tiveram a palavra durante a época. Ora vejamos.

    «Somos os coitadinhos que só metemos uma equipa na Champions»

    O trabalho de Ivo Vieira no Moreirense deu nas vistas, não só fora como dentro de campo. O técnico dos cónegos pronunciou-se várias vezes sobre o futebol português e não deixou de comentar o ranking da UEFA, numa altura em que o Moreirense estava em quinto lugar, ou seja, em posição de ir à Liga Europa, caso se tivesse inscrito.

    Acabou para lá das 23h, adeptos do Braga criticaram Ligaflix e João Henriques alongou-se

    ​Começou a uma terça-feira, às 21h15, e acabou depois das 23h00. O horário dos jogos da Liga NOS foi bastante discutido ao longo da época, especialmente em Braga. Depois da vitória (1x0) do Sporting de Braga diante do Santa Clara, João Henriques comentou a questão, isto depois de os adeptos minhotos já terem exibido uma tarja a criticar os horários: «Ligaflix apresenta: 'Comédia de horários', ep. 19, temporada 18/19».

    «Preciso de 10 anos para ser treinador?»

    Foi um dos casos marcantes do futebol nacional. Rúben Amorim foi castigado pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol por ter dado indicações durante os jogos do Casa Pia quando não tinha habilitações para tal. Silas, treinador do Belenenses SAD, passou uma época sentado no banco, sem poder dar indicações e sem falar nas flash após o jogo. Na sequência do castigo, o ex-jogador comentou esta questão e pediu medidas.

    «Digo sempre ao Manafá... vai visitar o teu pai»

    Wilson Manafá foi uma das contratações de inverno do FC Porto e aos poucos foi encontrando espaço na equipa portista, quer à esquerda, quer à direita, aproveitando as ausências de Alex Telles, por lesão, ou de Maxi Pereira, por opção. De Portimão para o Porto, o lateral ficou mais perto da família e Sérgio Conceição teve uma declaração curiosa para o seu jogador.

    «Atacar da montanha para a planície não é a mesma coisa do que estarmos ao mesmo nível»

    Outra questão que foi muito abordada ao longo da época foi a do tempo útil de jogo. Um estudo do Observatório de futebol CIES concluiu que o campeonato português é aquele com menos tempo útil de jogo - apenas 50,9%. Isto levou vários treinadores a pronunciarem-se sobre o tema. Abel foi um deles, antes da visita a Tondela.

    Lage deseja as melhoras a Casillas e atira: «São estes momentos que temos para refletir»

    O início do mês de maio ficou marcado por Iker Casillas. O guarda-redes foi internado de urgência depois de ter sofrido um enfarte no treino do FC Porto e perdeu o resto da época. A situação do mediático guarda-redes espanhol fez correr uma onda de solidariedade pelo futebol português e, antes de defrontar o Portimonense, Bruno Lage desejou as melhoras ao guarda-redes da equipa rival, pedindo um momento de reflexão.

    «Se eu fosse sponsor da Taça da Liga, também exigiria que o formato fosse assim»

    O ano 2018 teve como despedida a última jornada da fase de grupos da Taça da Liga, uma prova que dá sempre que falar. Depois de eliminado pelo Benfica, José Mota, na altura treinador do Desportivo das Aves, pediu voz para os treinadores no momento da decisão, criticando dessa forma o modelo atual da Allianz Cup.

    «Há coisas mais importantes do que o futebol»

    Numa época marcada por alguns episódios mais tristes, o de Nuno Pinto foi, em dezembro, o momento mais emotivo do futebol português. O lateral do Vitória FC revelou, em lágrimas, que tinha sido diagnosticado com um linfoma e que ia suspender a carreira enquanto realizava tratamentos. No mesmo dia, Marcel Keizer, há três semanas em Portugal, usou da palavra para desejar as melhoras ao jogador sadino, que mais tarde acabou mesmo por recuperar. Ao treinador holandês juntaram-se vários clubes, jogadores e outros colegas de profissão num dos momentos de maior união nos tempos recentes do futebol nacional.

    Os preconceitos na Liga NOS, segundo Luís Castro

    O treinador que agora ruma à Ucrânia foi sempre um dos mais interessantes em conferências de imprensa. Sem complexos na hora de abordar questões táticas ou destacar jogadores individualmente, Luís Castro também foi deixando várias ideias sobre o futebol português. Antes da visita aos Açores para defrontar o Santa Clara, o treinador do Vitória SC detalhou os preconceitos do campeonato nacional.

    José Gomes numa conferência diferente, traduzida numa língua especial

    O Rio Ave tem sido, nos últimos anos, um dos clubes que melhor trabalha na área da comunicação, com várias iniciativas sociais de enaltecer. Uma delas aconteceu na antevisão ao jogo com o Desportivo das Aves, ainda com José Gomes como treinador. O técnico fez a antevisão de forma normal, mas ao seu lado tinha uma professora de língua gestual. 


     

    Portugal
    Ivo Vieira
    NomeIvo Ricardo Abreu Vieira
    Nascimento/Idade1976-01-10(48 anos)
    Nacionalidade
    Portugal
    Portugal
    FunçãoTreinador

    Fotografias(54)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    com video
    Após empate diante do Rio Ave
    O FC Arouca saiu de Vila do Conde com um empate e o técnico dos arouquenses falou do sentimento que se vive dentro da equipa, após o resultado menos conseguido.

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    moumu 20-04-2024, 04:08
    moumu 20-04-2024, 04:07
    moumu 20-04-2024, 04:07
    TI
    tink 20-04-2024, 02:15
    kurionsesh 20-04-2024, 00:46
    AS
    asa_scouting 20-04-2024, 00:41
    Shunsuke__Nakamura 20-04-2024, 00:34
    AS
    asa_scouting 19-04-2024, 23:21
    John23 19-04-2024, 23:16
    AR
    Aroucafan 19-04-2024, 23:05
    MA
    MattGroening 19-04-2024, 22:45
    Blueonblue 19-04-2024, 22:34
    TomPen 19-04-2024, 22:30
    luishenriques729 19-04-2024, 22:16
    andrefrederico873 19-04-2024, 22:07
    A_Drifter 19-04-2024, 21:33