placardpt
    Liverpool é campeão europeu

    Kiev esquecida, Europa vermelha

    2019/06/01 22:13

    Golos decisivos no último minuto, reviravoltas impressionantes, enormes surpresas... esta edição da Liga dos Campeões teve um pouco de tudo. Durante grande parte dos 90 minutos, esta final esteve bem longe do nível que fomos vendo com o desenrolar da prova. Ainda assim, dois momentos-chave deram o título europeu ao Liverpool: o início e o fim. Tudo começou com Salah, tudo acabou com Origi e o trauma de Kiev ficou para trás.

    Silêncio por Reyes
    Antes do apito inicial verificou-se um minuto de silêncio em memória de José Antonio Reyes, que morreu este sábado

    No Wanda Metropolitano, na capital espanhola, coroou-se uma equipa com um percurso notável nesta competição. Bayern, FC Porto e Barcelona caíram na fase a eliminar contra os reds, o surpreendente e vizinho Tottenham foi o último obstáculo para a equipa de Jürgen Klopp, que desta vez não deixou fugir a oportunidade de conquistar pela sexta vez o principal troféu europeu de clubes e suceder ao Real Madrid como rei do velho continente.

    Que início...

    Dois minutos. Foi todo o tempo de que precisámos para ver um golo em Madrid. Sim, o jogo teria pouco brilho, mas pelo menos esse início fez todos saltarem das cadeiras. 24 segundos de jogo trouxeram um desvio de Sissoko com o braço que o árbitro sancionou com penálti e o mundo virou o olhar para Salah.

    © Mike Hewitt / Getty Images

    Mohamed Salah, o craque egípcio que em Kiev se viu forçado a sair cedo da partida por lesão e que agora, bem mais cedo ainda, via Lloris como único obstáculo para um golo em plena Liga dos Campeões. Não tremeu, bola forte e o primeiro golo de uns reds decididos a fazer esquecer não só a desilusão do ano passado mas também a desilusão da Premier League.

    O Liverpool era favorito, assumia-se desde cedo como tal no marcador, ainda que longe de dominar o jogo. Mais do que qualidade, mostrava experiência, segurança, contra um Tottenham que mesmo com o regresso de Harry Kane tardava a mostrar grandes virtudes (viria a aproximar-se do empate na reta final, sem sucesso...).

    Son ainda tentava agitar a partir do flanco esquerdo, mas numa primeira fase do jogo eram demasiados os jogadores incapazes de criar ocasiões na equipa de Pochettino. Nem Eriksen, nem Alli, nem Kane... nenhum conseguia demonstrar o seu melhor nível e assim mesmo perante um Liverpool pouco dominador - só um remate forte de Robertson ameaçou o segundo golo na primeira parte - a vantagem mínima justificava-se. Viria uma reação positiva dos spurs, mas apenas mais tarde.

    Parecia dar para tudo

    Não pela qualidade, mas muito pela falta dela. Com tão pouco domínio fosse de quem fosse, ficava a ideia de que um lance bem conseguido de um único jogador poderia mudar o rumo das coisas ou confirmar a vitória dos reds.

    © Matthias Hangst / Getty Images

    Firmino estava apagado no centro do ataque e saiu para ceder o lugar a Origi, que voltaria a ser herói com o golo da confirmação. Três minutos para o fim, um remate de pé esquerdo que deixou Lloris a ver a bola entrar de novo e o Liverpool a erguer o troféu. Foi esse o golo da confirmação porque Eriksen e Son não conseguiram bater Alisson - na fase mais interessante da partida ainda tentaram, e quase conseguiram, em particular quando o dinamarquês rematou em arco e obrigou o brasileiro a brilhar.

    Como nessa fase de algum interesse e indefinição essas bolas não entraram, com o golo aos 87 minutos ficou tudo garantido. Depois dos três anos de domínio do branco do Real Madrid, a Europa é agora vermelha.

    U Sábado, 01 Junho 2019 - 20:00
    Civitas Metropolitano
    Damir Skomina
    0-2
    Mohamed Salah 2' (g.p.)
    Divock Origi 87'
    Civitas Metropolitano
    Lotação70 460
    Medidas105m x 68m
    Inauguração1994
    A Chave
    Minuto 1: Mais precisamente, 24 segundos. Sissoko estica o braço de forma imprudente, aparentemente a dar uma indicação a um colega, e provoca um penálti. Salah não falhou.
    O Árbitro
    Ficaram dúvidas em relação ao penálti nos momentos iniciais, mas face ao movimento do braço pareceria inevitável assinalar o penálti e castigar o risco assumido por Sissoko. Equipa de arbitragem sem influência no resultado.
    O Melhor
    Experiência à vista
    O Liverpool já conhece bem estas andanças. Já tinha vencido por cinco vezes, e também já tinha perdido na final por três vezes. A experiência esteve à vista. Num jogo com poucos momentos de brilho, fez a diferença.
    O Pior
    Muito abaixo de outros jogos
    Esperava-se mais de uma final entre duas equipas com identidade forte e jogadores tão virtuosos. Houve demasiados momentos aborrecidos, desinteressantes, e na primeira metade só mesmo um penálti e uma certa invasão de campo animaram a noite...
    Forma
    Tottenham
    2018/2019
    57J
    33V
    5E
    19D
    103-63G
    Liverpool
    2018/2019
    52J
    37V
    8E
    7D
    113-38G
    Sabia que...by playmaker stats
    Liverpool conquista a 6.ª Taça/Liga dos Campeões. Ultrapassa Bayern e Barcelona em número de títulos na prova e entra no top-3 dos vencedores (Milan 7 e Real Madrid 13)
    Jurgen Klopp vence pela 1.ª vez a UEFA Champions League (terceira tentativa).

    Treinadores alemães a vencer a Champions (formato atual desde 1992):
    2 Jupp Heynckes
    2 Ottmar Hitzfeld
    1 Jurgen Klopp
    Liverpool que não vence uma Liga Inglesa desde 1990, é a única equipa que nunca foi campeã nacional, desde que existe Champions League, a vencer duas vezes (2005, 2019)
    É a primeira vez em 7 finais entre equipas do mesmo país, que o vencedor da Champions League, vence todos os jogos na época frente ao finalista vencido (3V, LIV 2-1 TOT, TOT 1-2 LIV, TOT 0-2 LIV)
    Mais títulos nas provas da UEFA:
    19 Real Madrid
    14 Barcelona
    14 Milan
    12 Liverpool
    8 Juventus
    8 Bayern
    8 Ajax
    Liverpool x Chelsea será a primeira final da Supertaça Europeia entre equipas inglesas a 14 Agosto em Istambul.

    Será o 8.º título para os ingleses:
    3 Liverpool
    1 Chelsea
    1 Man. United
    1 Aston Villa
    1 Nottingham Forest
    Últimos golos de Divock Origi pelo Liverpool:
    Tottenham [Champions League, final]
    Barcelona x2 [Champions League, meias-finais]

    O avançado belga fez 8 golos nesta temporada, 38% foram marcados na Champions League [3]
    Alisson (Liverpool) fez 8 defesas nos últimos 18 minutos da final da Champions League frente ao Tottenham.

    É o 3.º "goleiro" brasileiro a sagrar-se campeão europeu de clubes:
    2019 Alisson Becker
    2010 Júlio César (Inter)
    2007 Dida (Milan)
    2003 Dida (Milan)
    Mohamed Salah foi o melhor marcador do Liverpool na edição 2018/19 da Champions League [5 golos], o primeiro egípcio campeão europeu de clubes.

    Top goleadores dos Reds na Champions 18/19:
    5 Salah
    4 Roberto Firmino
    4 Sadio Mané
    Champions League 2018/19:

    Campeão:
    Liverpool

    Melhores marcadores:
    12 Messi
    8 Lewandowski
    6 Kun Aguero
    6 Cristiano Ronaldo
    6 Moussa Marega
    6 Dusan Tadic

    Mais assistências:
    5 Mbappé
    5 Dusan Tadic
    5 Jordi Alba
    Alisson Becker é o guarda-redes com maior % de defesas na UEFA Champions League 2018/19 (mais de 7 jogos)

    Top-5 maior % de defesas na Champions:
    79% Alisson Becker
    75% Onana
    74% ter Stegen
    73% Manuel Neuer
    73% Anthony Lopes

    Fotografias(15)

    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    TOTTENHAM
    EMPATE
    LIVERPOOL

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    liverpool
    2019-06-02 15h05m por estaramosold
    Vencedor justo da competição, fez-se justiça, se não ganhassem nada este ano seria demasiado mau para ser verdade, depois da época que fizeram.

    O tottenham desiludiu, esperava-se bem mais numa final da champions, mas, no geral o Liverpool controlou e levou o jogo para onde quis.

    Aquele tridente na frente e o Van Dijk lá atrás, com uns bons alas e um bom GR fizeram a diferença, grande equipa este Liverpool.

    Já agora, eu sei que é pedir muit...ler comentário completo »
    Bitw
    2019-06-02 12h18m por WeAreUnited
    Como disse nao vi com atenção . Chamava me a atenção os lances mais vistosos e em todos eles estava la o Alisson . É normal quem tenha visto o jogo com olhos de ver tenha outra opinião .

    Corte de golo por acaso ainda apanhei um do Van Dijk em que o Son dribla 2/3 jogadores e quase se isola .
    Quanto ao jogo
    2019-06-02 11h41m por WeAreUnited
    Nao vi com atenção, mas pelo percurso que fizeram mereciam as duas . Ganhou a melhor, nada a dizer . Depois daquela eliminatoria contra o Barça so merecia levar a taça .

    Homem chave e tambem melhor jogador desta equipa pra mim foi o Alisson . Nao so neste jogo mas tambem relembrar aquele ultimo jogo da fase de grupos contra o Napoles . Defende muito, nao admira nada ser o titular da seleção . So nao tem um bilhete de 90metros, de resto nada deve ao Ederson .
    mafraFCP
    2019-06-02 11h36m por WeAreUnited
    Gajo que se diz "adepto" do Man United rachar tudo o que ha no clube e meter ynwa no fim do seu comentario é no minimo risivel :D
    Fifaforever
    2019-06-02 11h33m por WeAreUnited
    Vi te por mais que uma vez a dizeres que o City era o favorito numero 1 e que com aquele plantel nao dava hipoteses a ninguém .
    Champions
    2019-06-02 07h35m por Daniele
    Foi das melhores e mais bonitas edições da Liga dos Campeões. Se merecia e esperava uma melhor final que a que tivemos? Sim, mas normal ser assim. No entanto, poderá haver a opinião que quando se defrontam equipas que se conhecem isto acaba por acontecer, mas mesmo assim não houve aquela emoção de um Dortmund - Bayern. E dando esse exemplo, não tirando qualquer mérito ao que agora ganhou mas seria mais especial Klopp ganhar essa final que esta por tudo o que fez e contruiu no clube alemão...ler comentário completo »
    Liverpool: De Ligt/Griezmann
    2019-06-02 03h02m por Ultras-__FCP
    O Liverpool é atualmente a melhor equipa da Europa, não apenas porque acabou de ganhar a Champions, mas porque o justifica no campo de forma categórica, é uma equipa contudo, com espaço para melhorar, algo que espero que consigam neste Verão, na minha opinião a equipa necessita de um central e avançado de topo, o Matip e o Gomez são boas opções, assim como o Firmino, mas estão longe de estar ao mesmo nível que os parceiros que os acompanha, Van Dijk, Mané e Salah respetivamente, dest...ler comentário completo »
    Correção
    2019-06-02 01h34m por UK-SPORTING10
    Liverpool UCL Winners* e não UFC.
    Liverpool - UFC Winners
    2019-06-02 01h33m por UK-SPORTING10
    Parabéns ao Liverpool, por mais uma gigante conquista na Europa, desta feita, vencedores da Liga dos Campeões. . . já distante da outra, de 2005!

    Parabéns ao Klopp por dar identidade a esta equipa, por transformar este Liverpool num clube vencedor!

    Tottenham - Continuem assim, com este excelente treinador, que fazem coisas bonitas! Parabéns por terem chegado à final!
    Jogo
    2019-06-01 23h58m por The_Kop_End
    Esqueci-me ainda de referir que apesar do Liverpool nao ter feito uma exibição de encher o olhou, acaba por ganhar e isso é o que conta nas finais. Muitas das vezes as finais são jogadas e abordadas de forma diferente por parte de ambas as epocas, algo que parece-me que aconteceu hj. As equipas tiveram demasiado medo de errar e por isso nnc arriscaram muito e optaram quase sempre por processos mais simples. O totttenham pareceu me demasiado ansioso e nnc se conseguiu soltar totalmente, cas...ler comentário completo »
    JO
    Finalmente Klopp
    2019-06-01 23h50m por joaots
    Como o Mourinho e o Wenger disseram: "Jogou com 7 defesas e a atacar o 3 da frente resolvem"
    Teve sorte que marcou muito mas muito cedo e depois foi só gerir( em vez de continuar a atacar de forma maluca)
    Apreendeu com os erros do passado e preferiu fazer um exibição mais calma e sólida até diria que ouviu os conselhos do Mourinho("De que vale jogar bonito se não ganhas").
    Nota: Uma delicia ver Wenger e Mourinho a comentar a partida. A melhor rivalidade entre treinadores qu...ler comentário completo »
    CHAMPIONS OF EUROPE AGAIN!!!
    2019-06-01 23h42m por The_Kop_End
    É certo que foi um jogo pouco atrativo, as equipas jogaram sempre muito na expetativa (ainda percebo o lado do Liverpool pq conquistou uma vantagem madrugadora), o tottenham teve muito aquem e o Liverpool nao muito melhor. Acho que os spurs acusaram um pouco o facto de estarem a jogar esta final, quase nnc tiveram aquele seu futebol dinamico e fluido que lhes costuma a ser caracteristico. . . noite muito desinspirada.

    Valeu ao Liverpool a sorte que no ano passado faltou, e ...ler comentário completo »
    Bola de Ouro
    2019-06-01 23h37m por jfs79
    Não estou a ver nenhum jogador a ser o bola de Ouro no Liverpool, o ano passado talvez Salah, este ano sinceramente não faço ideia, talvez Messi pelo que fez em Espanha, Ronaldo nem cheira este ano, de resto não estou a ver ninguém, não creio que Van dijk ganhe o troféu!
    Final aborrecida
    2019-06-01 23h34m por jfs79
    Quase que deu para dormir, Liverpool campeão justo, apesar de ter estado uns furos abaixo do que fez a época passada, não entendo o jogo para trás do Totenham a perder. . . só começou a atacar nos minutos finais!
    j-f-uite
    2019-06-01 23h18m por 18gugas18
    O Van Dijk nunca na vida ganha a bola de ouro. . . Os tempos do Cannavaro já lá vão, e ele não joga do Real Madrid. . .
    Porto > Liverpol
    2019-06-01 23h16m por Ettronn
    Lembrar que o Porto foi eliminado pelo Liverpool, numa eliminatória onde foi roubado e onde foi melhor nos dois jogos pecando na Finalização. . .
    Pela lógica de certas pessoas (como foi dito em baixo) somos campeões europeus
    Com todo o mérito, ganhou o melhor*
    2019-06-01 22h59m por tato_gomes
    Pelo que fez não só na Champions ao longo da época, só uma destas duas equipas estava talhada para ser a nova campeã europeia, feito que se veio a confirmar com naturalidade. Agora falta o tão ansiado título que bem ficaria nas mãos do Liverpool caso tivessem vencido o sensacional duelo interno decidido até os limites frente ao Man City. Quem sabe para o ano*
    Jogo fraco. . .
    2019-06-01 22h56m por AcaroInformatico
    Campeão justo. . .
    Porto
    2019-06-01 22h43m por Pmenezes
    Venho aqui relembrar k o Porto foi eliminado por este super e rico Liverpool.
    DS
    mafraFCP
    2019-06-01 22h40m por dspk
    A minha opinião não é para te agradar, nem o Real Madrid tem nada a ver aqui. Mas já percebi que não tens capacidade para emitir uma opinião própria que se aproveite.

    A mim não aquecem nem arrefecem as equipas estrangeiras. Quando as vejo (e muito frequente) é pelo espetáculo, e aprecio um bom espetáculo de futebol, ainda mais numa final. Mas se preferes um futebol que se limitem a ganhar pelo minimo e um jogo aborrecidissimo durante 90 minutos, tudo bem.
    Jogo ameno
    2019-06-01 22h38m por darkrevenge16
    Concordo com a malta que diz que jogo não foi nada de especial como final de uma champions, mas acho que teve os seus momentos. Nenhuma das equipas arriscou muito na primeira parte, o Tottenham embora com períodos de grande nível ofensivo nunca conseguiu concretizar e o Liverpool em busca do erro marcou 2 golos. . . o futebol é assim. Allison é muito bom guarda-redes
    DS
    Son
    2019-06-01 22h28m por dspk
    Antes do 2-0, o Son teve só de encostar um cabeceamento e atirou fora. Antes disso rematou, melhor dito, passou à figura. Não consigo entender. A sério que não.

    Irrita-me o facto de uma pessoa esperar meses e meses para a champions league (que por acaso esta edição foi fantástica) e depois estragarem tudo com uma final miserável.

    Bem feito para o tottenham, oxalá jamais voltem a uma final.
    DS
    Horrivel
    2019-06-01 22h26m por dspk
    Não apoio nenhuma das equipas, mas foi uma final horrível.
    Horrivel, horrivel, horrivel, que nojo. Básicamente só os ultimos 20 minutos da segunda parte é que começaram a ser interessantes.
    Na minha opinião aquilo não era penalti, condicionou demasiado o jogo, péssima decisão do árbitro.

    O liverpool ganhou por cabeça fria e experiencia. O Tottenham perdeu uma enorme possibilidade de ser campeão pela primeira vez na sua história e a culpa foi unicamente su...ler comentário completo »
    . . .
    2019-06-01 22h25m por carlosfcpfan
    Só digo uma coisa:
    ÉS GRANDE, KLOPP!
    j-f-uite
    2019-06-01 22h18m por Ultras-__FCP
    Se ganhar a Liga das Nações é certinho(esperemos que não).
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Processo disciplinar cessa suspensão
    Dado que Tiago Araújo não faz parte das contas para o duelo frente ao emblema minhoto por estar lesionado e não poder voltar ao relvado até ao final da temporada, os ...