Taça de Portugal
História
A memória de uma das finais mais atribuladas de sempre

Final da Taça 1994 | O dia em que a Taça virou escudo para o Dragão

2019/05/23 19:30
Texto por Jorge Ferreira Fernandes

Poucas finais da Taça de Portugal foram tão atribuladas como a de 1994, ganha pelo FC Porto, que terminou a usar o troféu da Prova Rainha como um escudo para proteção. Nem mesmo Manuela Ferreira Leite, ministra da Educação na altura, escapou ao arremesso de pedras da calçada e alguns objetos mais ou menos identificados. 

A meio da década de 90, o empate numa final da Taça não significava, como acontece nos dias de hoje, prolongamento e possível desempate de grandes penalidades. O jogo decisivo de 1994 acabou a zeros e a decisão do vencedor passou para um segundo jogo, uma finalíssima que, segundo rezam as crónicas, foi bem mais interessante do que o primeiro empate. 

O local foi o mesmo, o Estádio do Jamor, palco nem sempre muito apreciado por Jorge Nuno Pinto da Costa, líder dos azuis e brancos. Na verdade, foi no recinto mítico de Oeiras que o FC Porto viveu um dos episódios mais marcantes da era vitoriosa que começou na década de 80. 

João Pinto e Baía, duas lendas que levantaram a Taça na atribulada final de 1994 ©Catarina Morais

O campeonato tinha sido assegurado pelo Benfica, com os dragões a ultrapassarem o Sporting na segunda posição durante as últimas jornadas. A Taça seria, portanto, uma espécie de prémio de consolo para as duas formações, que foram bem menos conservadoras na segunda das finais, oferecendo um espetáculo emocionante à plateia apaixonante do Jamor. 

O FC Porto até entrou melhor, com Rui Jorge (sim, esse que venceria dois campeonatos de leão ao peito) a brilhar num remate colocadíssimo, mas a reação leonina foi forte, tendo Vujačić materializado o empate num disparo que deixou Vítor Baía (a jogar de boné, à boa maneira dos 90´s) impotente. 

O problema para a equipa de Queiroz é que, logo no primeiro lance do prolongamento, Peixe fez uma bela defesa, recebendo ordem de expulsão por parte do muito contestado José Pratas. Aloísio, uma entre várias referências presentes nesse onze (para além de Baía, pontificavam nomes como Fernando Couto, António André, Paulinho Santos e Secretário), não desperdiçou, encaminhando a Prova Rainha para a Invicta. 

Seguiram-se momentos de polémica, com Fernando Couto a entrar forte sobre Pacheco e o avançado leonino a responder com uma pisadela, lance que deu início à enxurrada de pedregulhos e garrafas na direção dos jogadores portistas. Entre recuos e avanços na escadaria do Jamor, o capitão João Pinto, o mais corajoso de todos, chegou lá acima e levantou a Taça, que serviu de escudo para os tais objetos que nesse dia voaram na direção da tribuna. «O que é importante é que estamos na Capital do Império», ironizava Pinto da Costa, face a um cenário quase dantesco. 

Comentários (17)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
ZH
PedroFCP
2019-05-24 15h57m por zhar
falar a culpar outros é facil. . . pegar num comentario provocatorio e aproveitar para generalizar e denegrir os adeptos do benfica e clube é contra aquilo que apregoa. . . direciona a culpa a um clube e adeptos e ignora que os seus colegas fazem tanto ou pior. . nao o vi (e os seus colegas) a criticar a pessoa que a uns tempos atras foi para a noticia do benfica gozar com a morte do rui baiao e do eusebio , nao o vejo com essa atitude critica por exemplo ali com o colega sonega a chamar "p...ler comentário completo »
zhar
2019-05-24 15h20m por PedroFCP_RockNRoll
Simples, limitem-se a falar mais de futebol e a mostrar mais respeito nos comentários que eu limito-me apenas a falar de futebol e respondo "educadamente" (embora agora não tenha usado nenhum calão) aliás se forem às notícias dos rivais raramente me vêm lá a insultar ou algo do género, apenas respondo à letra quando incendeiam e metem o meu clube ao barulho, isto é como na vida pessoal trato bem aqueles que são bons para mim e que me respeitam agora se me estão sempre a faltar ao respeito ent...ler comentário completo »
SE
Acaroinformatic o
2019-05-24 13h57m por seneca
Exacto, sobra mais espaço na pocilga.
AC
seneca
2019-05-24 12h56m por AcaroInformatico
Quem não está bem. . . tens várias possibilidades, avião, barco, carro, autocarro, comboio, bicicleta ou a pé. Tens diversos destinos à tua escolha. . . aproveita e tira um bilhete só de ida. . .
SE
A vida no maravilhoso benfiquistao. . .
2019-05-24 12h43m por seneca
. . . onde um árbitro - Joao Pinheiro - chega 'a categoria internacional sem ter dirigido um único(!!!) jogo da Primeira Liga. Sou a favor da promocao dos jovens valores da academia do Seixal, mas isto é ridículo.
SE
Habemus_perdidu
2019-05-24 12h40m por seneca
6 milhoes de benfiquistas, um país miserável - nao é coincidencia. . .
ZH
PedroFCP
2019-05-24 12h21m por zhar
Triste triste é falar orgulhosamente em odio e essa conversa ja gasta de vitimização e os outros são os maus da fita. . . é quase ir buscar a velha conversa regionalista de treta (muito usada pelo presidente do fcp) que no porto trabalha-se para lisboa gastar quando sao as 2 regioes mais ricas do pais e isso é conversa para entreter parolos. . fala em palavra "respeito" mas mostra tudo menos compreensão do que a palavra significa
Habemus_perdidu
2019-05-24 12h03m por PedroFCP_RockNRoll
Tristes. . .

Uma situação esclarecida na hora deixa dúvidas, o caso dos emails são "balelas". Pois.

O vosso enorme erro é acreditar na santidade da vossa direcção. São uns iludidos.

Por isso não consigo vos levar a sério. Vocês falam falam falam e não dizem nada. Na vossa óptica vocês nunca fizeram nada de mal. Apesar de TODOS OS INDÍCIOS, vocês nunca fizeram nada, relatórios de árbitros, emails, escutas (a menos que seja a falar mal...ler comentário completo »
Habemus_perdidu
2019-05-24 12h02m por da_ni82
Pelo que vejo, o nível de inteligência desse lado não é elevado, talvez ainda tenha tempo para isso. . .

"Mas no Apito Dourado há escutas que comprovam a "fruta" e o "café com leite". Memória curta ou seletiva? Sinceramente, não sei qual dos dois é pior. . . "

Qual memória curta ou selectiva?

As minhas palavras foram estas: "(. . . )eu vou vos lembrar a vida inteira que os vossos clubes faziam exactamente a mesma coisa que acusaram o Porto ne...ler comentário completo »
SE
A vida no maravilhoso benfiquistao. . .
2019-05-24 11h17m por seneca
. . . onde qualquer trampa publicada no Youtube, "comprova" seja o que for - "se está na internet, deve ser verdade" - e "confissões por parte de árbitros" na BTV sao elevadas a facto e reconhecidas como válidas em tribunal.
AH Saudades
2019-05-24 11h03m por Jayman
O belo Porto da minha infância! Ainda vai voltar a isto, se calhar já este fim de semana.
sr_batata
2019-05-24 10h59m por DanielMarques88
Grande lata. . . LOL

LA
Uma tristeza. . !
2019-05-24 10h46m por Las
Este jogo foi um dos maiores roubos de igreja que há memória.

O Porto deu porrada violenta o jogo todo e nada lhes acontecia. . . entradas a matar do Couto, Aloísio, André, Rui Jorge. . . este só por isso já nem merecia a oportunidade que o Sporting depois lhe deu.

Poucas vezes vi um campo tão inclinado para um lado.
jpar
2019-05-24 10h01m por da_ni82
Jorge Coroado:
"Na minha altura eram pessoas ligadas aos clubes que nos ofereciam favores sexuais. Uma pessoa esperava-nos no aeroporto e tratava de tudo. "
Correio da Manhã

Mr. Kink:
"Nessa noite (anterior ao jogo entre o Sporting e o Dínamo Minsk) levaram-me a um clube, em Lisboa, onde se encontravam muitas raparigas das mais belas e bonitas. O fulano que me acompanhava disse: "Escolha!" Respondi que não compreendia o que aquilo significava mas ele e...ler comentário completo »
Nem é bom. . . .
2019-05-24 09h25m por jpar
lembrar esses tempos é abrir a caixa de pandora. . . .
Esses senhores do apito que só respeitavam o café com leite e os bobi e tarecos. . . . enfim nessa altura o futebol era limpinho segundo o sr. bimbo da costa.
A Taça da PADRADA
2019-05-24 02h24m por JHendrix
Recordo-me desta edição, por ter sido a primeira vez que assisti a uma dita "Finalíssima".

A final foi um espectáculo deprimente. Os jogadores limitaram-se a distribuir porrada, principalmente a seita do Aloisio, Fernando Couto, André, Paulinho Santos e até o Rui Jorge.
Dizer que o Fortunato Azevedo foi deplorável, é ser simpático. . .
Depois no segundo jogo, houve mais emoção e golos. Só que a porrada passou do campo para as bancadas. Depois do apito f...ler comentário completo »
Nada de novo zerozero
2019-05-23 20h05m por sr_batata
A história assim o diz, os dois clubes dominantes no Futebol Português sempre a manipular a verdade desportiva.

Os troféus que o Sporting tem até hoje deveriam ser multiplicados por dois, pois o mérito da conquista de jogar sempre contra duas equipas.

Era não meto as mãos no fogo, mas era impensável este resultado se verificar nos dias de hoje com o VAR, num jogo em que o primeiro golo é precedido de falta, onde expulsar para um lado é fácil. Está tudo visto...ler comentário completo »
jogos históricos
U Sexta, 10 Junho 1994 - 17:00
Estádio Nacional do Jamor
José Pratas
1-2
Budimir Vujačić 55'
Rui Jorge 35'
Aloísio 91' (g.p.)
VIDEOS
SIMULADOR ZEROZERO
APOSTA SEGURA
Realize a sua aposta múltipla com 3 eventos e se perder o Casino Portugal devolve-lhe 50% para voltar a apostar.
CONSULTE AQUI AS CONDIÇÕES
Faça a sua aposta:
Odd acumulada:
Ganhar
OUTRAS NOTÍCIAS
Sporting
Mercado
Leões não colocaram qualquer cláusula de compra
Está tudo acertado para a transferência de Francisco Geraldes para o AEK. Segundo o jornal OJogo, o clube grego já chegou a acordo com o Sporting para uma cedência ...
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
BestInTheWRLD 18-06-2019, 20:32
Bruvista 18-06-2019, 20:30
HA
Harakiri 18-06-2019, 20:29
FIFAforever_returns2 18-06-2019, 20:29
GO
goncalo1823 18-06-2019, 20:29
HA
Harakiri 18-06-2019, 20:26
DA
Daniele 18-06-2019, 20:26
Pmenezes 18-06-2019, 20:21
mulscp 18-06-2019, 20:21
Pmenezes 18-06-2019, 20:19
mulscp 18-06-2019, 20:19
HA
Harakiri 18-06-2019, 20:18
Pmenezes 18-06-2019, 20:16
DA
Daniele 18-06-2019, 20:14
SPECIAL-JUAN 18-06-2019, 20:11
Pmenezes 18-06-2019, 20:10