Liga Portuguesa
Crónica
FC Porto vence na receção ao Sporting

A última obra de arte caseira do capitão

2019/05/18 20:48
Texto por Ricardo Lestre

Não houve título, mas houve tempo para uma despedida alegre do Estádio do Dragão, sob um forte aplauso do público. O FC Porto bateu o Sporting em sua casa e passou com distinção na prova antes do exame final, no Jamor. Depois de uma primeira metade de completa resignação e marcada pela expulsão leonina, o segundo tempo mudou de rumo e a temperatura aqueceu em todos os momentos. No último suspiro, apareceu o capitão Herrera para provocar uma explosão de alegria com tamanha obra-prima. Talvez a sua última no Estádio do Dragão.

Só a expulsão de Borja quebrou o pacto de não agressão

Obviamente no sentido figurado da expressão, mas olhando para o sucedido nos primeiros 45 minutos disputados no Estádio do Dragão, o cenário não foge muito disso.

Foi, por isso, uma primeira parte de completa resignação. O Sporting sem nada em jogo, e o FC Porto a ver o título fugir definitivamente para Lisboa conforme o passar do tempo. Nenhuma das formações aproveitou (ou estudou?) a espécie de prova de aferição antes do exame final no Jamor. Sem garra de leão, sem chama de dragão, sem ritmo elevado.

Borja recebeu ordem de expulsão por travar Corona ©Vítor Parente / Kapta+
Nesse sentido, as oportunidades contam-se pelos dedos, pese o enorme espaço para jogar. Nenhuma das formações pressionava alto nem imprimia a intensidade necessária para agitar um encontro sonolento quase desde o apito inicial. Já depois de um remate de Tiquinho ao lado e de um livre traiçoeiro de Bruno Fernandes, deu-se o clímax. Borja, na tentativa de tapar um erro crasso de Bruno Gaspar, travou Corona em falta e só com o auxílio do VAR recebeu ordem de expulsão por parte de Fábio Veríssimo.

A partir desse momento, desenhou-se, em campo, uma linha de sentido único, mesmo que antes tenha havido maior ímpeto portista. Ainda assim, o futebol passou a não ser bom o suficiente para animar o público presente. Salvou-se somente o livre de Alex Telles que obrigou Renan a defesa apertada...

Pontapé contra a monotonia

A exibição não era famosa, o rumo não era o indicado, e Sérgio Conceição, insatisfeito face à inoperância dos seus contra 10 elementos, decidiu colocar mãos à obra. Colocou Manafá para castigar o algo desamparado Acuña - de realçar o trabalho do duplo pivot Petrovic-Gudelj na ajuda - e Brahimi para imprimir a magia e criatividade necessárias para abrir um cadeado que parecia fechado a sete chaves.

E se o jogo permaneceu frio, os ânimos aqueceram. Das bancadas azuis e brancas houve direito a tarja, no relvado uma situação envolvendo Bruno Fernandes e o banco dos dragões. Ultrapassado esse instante, a toada manteve-se: um FC Porto dominador e pressionante e, do outro lado, um Sporting compacto, heróico na missão defensiva e orfão dos rasgos de genialidade de Bruno Fernandes, sempre muito bem vigiado.

Danilo levou o Dragão ao desespero, com um remate bem perto do poste, mas, adivinhe lá, foi o adversário quem aproveitou a melhor oportunidade para ferir. Num rápido contra-ataque conduzido por Diaby, Luiz Phellype, a passe delicioso de Acuña, não perdoou na cara de Vaná. Um balde de água fria tremendo que só não gelou completamente porque o mais inconformado, Danilo (sim, isso mesmo), igualou distâncias já após um espetacular remate à barra.

A entrada de Brahimi baralhou as contas leoninas e criou imensos estragos, sobretudo na reta final da partida. Antes do último suspiro, houve tempo para uma tripla (!) ocasião para o FC Porto, que a retaguarda verde e branca, com muita valentia, negou,  para uma obra de arte de Herrera, provavelmente a última pintada pelo capitão portista. Picardias à parte (lamentávei, de facto), o dragão venceu a primeira batalha. A última tem lugar no Jamor, a 25 de maio. Promete...

U Sábado, 18 Maio 2019 - 18:30
Estádio do Dragão
Fábio Veríssimo
2-1
Danilo Pereira 78'
Héctor Herrera 87'
Luiz Phellype 61'
Estádio do Dragão
Lotação50 033
Medidas105 x 68 m
Inauguração2003
FaseCampeonato
JornadaJornada 34
VIDEOS
Lances Capitais
36´
GOLO INVALIDADO FC Porto
Fora de jogo assinalado a Marega. Decisão correta
61´
GOLO Sporting!
Luiz Phellype marca
Luiz Phellype marca o seu 8º golo na prova (14 jogos)
78´
GOLO FC Porto!
Danilo Pereira marca
Danilo Pereira marca o seu 2º golo na prova (26 jogos)
87´
GOLO FC Porto!
Héctor Herrera marca
Héctor Herrera marca o seu 6º golo na prova (33 jogos)
A Chave
Minuto 79: Extremamente importante, o golo de Danilo, Acabou por ser um prémio merecido para o médio que procurou superar todos os obstáculos e mais alguns e deu alento à exibição do FC Porto, que acabou por chegar à vitória perto do fim.
O Árbitro
Arbitragem difícil e não muito bem conseguida de Fábio Veríssimo. Bem no recurso ao VAR para expulsar Borja, mas mal em dois lances capitais: no de Militão sobre Bruno Fernandes, no primeiro tempo, e surgem imensas dúvidas quanto à cor do cartão na falta de Felipe sobre Diaby, no segundo. 
O Melhor
Golo à capitão
Que momento de Héctor Herrera! O mexicano deu a vitória ao FC Porto da melhor forma possível. Remate acrobático simplesmente fantástico que fez as delícias dos adeptos portistas. A despedida perfeita?
O Pior
Picardias desnecessárias
Começou e acabou no segundo tempo. Nos instantes finais da partida os ânimos aqueceram de tal forma que foi necessária a intervenção de vários elementos no relvado. Lamentável.
Forma
FC Porto
2018/2019
56J
42V
8E
6D
126-47G
Sporting
2018/2019
53J
34V
9E
10D
111-50G
Sabia que...by playmaker stats
FC Porto aumenta a vantagem nas vitórias entre dragões e leões:
84 FC Porto, 67 empates e 82 Sporting.

Cinco jogos depois, os azuis e brancos voltam a vencer os de Alvalade.
Desde 2012 que um clássico entre FC Porto e Sporting não tinha 2 ou mais expulsões:
2019 Corona [FCP], Borja [SCP]
2012 Fernando [FCP], Polga e Onyewu [SCP]
Nos últimos 10 jogos entre FC Porto e Sporting no Dragão para a Liga Portuguesa, os azuis e brancos só perderam um encontro [9V, 1D em 2016 vs Jorge Jesus]
Foi a 4.ª reviravolta do FC Porto, em casa, nos Clássicos do Séc. XXI:
2019 Sporting, Herrera
2013 Benfica, Kelvin
2002 Benfica, Deco
2001 Sporting, Capucho
Números do FC Porto na Liga NOS 2018/19:

Com 34 jornadas, é a primeira vez que o FC Porto consegue duas temporadas consecutivas 85+ pts

Melhor marcador: Soares, 15
Mais assistências: J. Corona, 9
Mais participações em golos: Soares, 18 (15 golos + 3 assist.)

Fotografias(30)

Liga NOS: FC Porto x Sporting
Liga NOS: FC Porto x Sporting
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
FC PORTO
EMPATE
SPORTING
Comentários (68)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Chama__Portista
2019-05-19 17h26m por FCPorto_8916
Já encontrei eheh mas muito obrigado!
Ettronn
2019-05-19 17h22m por FCPorto_8916
Fontes sobre o Luan ?
LM
Marega
2019-05-19 17h16m por lmanuel
É um jogador diferente e que para o campeonato português ajuda e muito.
Agora o importante é não deixar sair todas a referências.
O clube já fez dinheiro com o Militão, com a liga dos campeões, há vários emprestados que vão ser vendidos. . . tem que se fazer um forcing para manter o maior número possível de peças do onze. já chega as saídas de Herrera e Brahimi; há que evitar muito mais.
LM
Próximo ano
2019-05-19 16h38m por lmanuel
O que o Porto tem de fazer, por esta ordem é:
- ganhar a taça (nada melhor do que isso para moralizar e para lembrar aos vermelhos que vão ter um teste rijo logo a abrir a época)
- reforçar sim mas com cabeça; importante não deixar sair tudo o que se anda a dizer que vai sair; o Telles ficar era bom; o Filipe também; o Marega era excelente; tentar manter dois destes três; e quem vier tem que ser muito forte acima de tudo psicologicamente - vêm para um campo minado, não podem ser ...ler comentário completo »
Marega a caminho do Celtic?
2019-05-19 16h25m por Ettronn
Circularam noticias a dizer que Marega pode ir para o Celtic por 25M. . .
Esta notícia ja tem 5/6 dias. . .
Luan associado ao Porto.
2019-05-19 16h23m por Ettronn
O avançado do Grêmio Luan pode estar a caminho do FCPorto. O avançado brasileiro tem interesse de outros clubes portugueses mas os Dragões estarão na frente da corrida.


Já ha uns dias tinha pensado nele, se vier motivado pode ser um super reforco, se vier para passar férias. . .
Jogo
2019-05-19 16h20m por Ettronn
Era para ganhar e era nem que nao desse para ser campeões. . .
Fomos superiores sem carregar assim muito, o pior do jogo foi o Corona ser expulso. . .
Chama__Portista
2019-05-19 15h10m por DJROCKER
Até acho que era menos acho que era 5-7 por empréstimo com essa cláusula. . . . . .
Sobre os pontos exatamente o que digo não me baseio apenas em arbitragem mas que foi uma recuperação milagrosa foi e não me podem dizer que foi apenas e só derivado do treinador. . . . Mas já sei sou aziado e bla bla bla. . . . . Os pontos que o Porto perdeu é normal e derivado de ter feito uma época menos bom em relação á época passada. . . . . Mas não suficiente para ter perdido o titulo em épocas normais. . . .
Presente e Influente nos momentos-chave*
2019-05-19 14h48m por tato_gomes
Um (capitão) mal-amado que será relembrado para sempre no Dragão!
Quanto ao resultado do clássico, mais do que justo, apenas pecou por escasso.
Chama__Portista
2019-05-19 14h35m por DJROCKER
Já agora sobre Bruno Fernandes a escolha caiu entre ele ou o Oliver e o clube decidiu pelo Oliver pq era isso que os adeptos queriam na altura. . . Agora os mesmos já mudaram de ideias. . . .
Chama__Portista
2019-05-19 14h34m por DJROCKER
Tens razão nas contas o recorde foi no ano passado de 88 pontos esta época acabamos com 85 pontos sendo que o Benfica depois de ser obrigado a trocar de treinador e tar supostamente arredado do título em 4 lugar acaba com 87 a um do recorde. . . . . Ache normal quem achar normal. . .
AR
Halibut e Chama-portista
2019-05-19 14h25m por Arutnif
Assino por baixo tudo que disseram. . . mesmo tudo.
AR
Ruben Ferreira. .
2019-05-19 14h23m por Arutnif
Joga menos FM. . . que ridículo ver comentários de pessoas a fazer plantéis só pq sim. Não adianta fazer pq a direção é k contrata. Dizer k gostava de ver jogador "X" ou "Y" entendo agora fazer plantéis acho ridículo. Eu por exemplo gostava era de ver voltar jogadores experientes e misturar com juventude.
DaniIo_FCP
2019-05-19 14h01m por moreno07
O sporting teve 15 penaltis em 34 jornadas, alguns deles foram como vimos, ainda vem fazer choradeira que são sempre prejudicados, é so rir. .
O golo até pensei ao inicio que está fora de jogo mas não está, acho que alguns adeptos do sporting estão a precisar de ir á multi-óticas. .
Mas prontos, já nem falo do sporting pois há 1 clube que é sempre mais beneficiado e todos sabemos qual é. .
Chama portista
2019-05-19 13h56m por Ruben_Ferreira
Acredita em mim se fosse gestor do Porto metade dos jogadores que tens agora nem ligados ao Porto estariam e teriam jogadores como raphinha e Bruno Fernandes (por exemplo) com a camisola do Porto e também um tal de Vinicius também estaria de azul e branco.

Apenas dei um exemplo de plantel e se queremos formar uma base forte tens de investir se não só teremos maretas desta vida que chuta para onde está virado
Eu gosto da mudança
2019-05-19 12h17m por aldantrop
De vez em quando é necessário uma mudança profunda. Penso que o próximo ano será de mudança total e ainda bem. Depois do milagre do ano passado e do quase milagre deste ano, este grupo não dá para mais. Saíram Iker, Fabiano, Maxi, Militão, Filipr, Telles, Herrera, Brahimi, Marega, Tiquinho, Pereira, Lopez e Hernani. Por mim também iam João Pedro e Andrade mas se calhar já é pedir demais.
AC
Exemplo da roubalheira deste campeonato:
2019-05-19 11h43m por AcaroInformatico
Ontem mereciam todos ir para a rua e na final jogariam com a equipa B. . .

Na hora da vitória gritam pelo Benfica, na hora da derrota gritam pelo Benfica. . . qual a diferença? A violência gratuita. . .
Brettes
2019-05-19 11h30m por felisbertocosta
Realmente está provado que os leões tem dificuldade em ver! O Petrovic passou o jogo todo a ceifar o Corona, mas o Filipe é que deveria vir para a rua? O Bruno Fernandes que tem tanto de bom jogador como de piscineiro - é incrivel como esta cultura anti-desportiva faz escola em Portugal!!! Basta ver o novo Eusébio que á custa dos seus mergulhos deu 9 pontos ás toupeiras - reclama a cada falta e faltinha com os árbitros! E o Keizer. . . . mandaram o Peseiro embora para contratar um tipo daqueles!
Sporting
2019-05-19 10h48m por SCP_SUPPORTER
É no mínimo engraçado virem dizer que o Sporting só fez 2 remates à baliza, isto num jogo onde não precisava de ganhar, estava a jogar com um número considerável de suplentes e em alguns 3° opções até e ainda ficou com 10 a partir dos 15min. Mas é interessante ver a memória curta, porque recordo que o Porto em Alvalade a jogar com os 11 titulares e a precisar de ganhar para não deixar Sporting e Benfica aproximarem (e não que o Benfica aproximou. . . ) só faz 1 remate à baliza e depois aí vi...ler comentário completo »
HA
plantel próxima época
2019-05-19 10h19m por Halibut
Além disto é começar desde já a tentar o regresso do Hulk, ele acaba contrato em Janeiro de 2020, e isto sim era uma GRANDE prenda para os adeptos.
HA
plantel próxima época
2019-05-19 10h14m por Halibut
Para mim e visto que vamos perder jogadores importantes, também acho que devemos contratar jogadores já com algum andamento, não todos mas maior parte.

OCHOA - SE CASILLAS NÃO CONTINUAR
KOUTRIS/OLYMPIACO S - LUGAR DO TELLES
SARAVIA - LATERAL DIREITO
MANGALA - PEDIR EMPRESTADO
RONGIER/NANTES - CONTRATAR E OFERECER O WARIS QUE ESTÁ EMPRESTADO A ELES
JOÃO MÁRIO - PEDIR EMPRESTADO
LEO JABA/PAOK - CONTRATAR E OFERERCER O SÉRGIO OLIVEIRA
ler comentário completo »
HA
dani321
2019-05-19 10h07m por Halibut
O problema não é o Pepe ter vindo, porque eu acho que podia ter vindo à mesma até porque já sabiam que o Militão estava vendido e assim ganhávamos um jogador experiente já para a presente e na próxima época, o problema foi que Felipe e Militão estavam rotinados e para entrar o Pepe um deles tinha que sair ou então o Pepe ficava no banco qual é o problema? O próprio jogador disse que não se importava e que queria só ajudar o Porto, o Mbemba que até é bom jogador devia ter sido emprestado para ...ler comentário completo »
Brettes1965 e Ruben_Ferreira
2019-05-19 08h50m por dani321
Enquanto o Sporting se fizer de coitadinho época após época no futebol, nunca serão campeões. E isso é que é a mentalidade de clube pequeno.

E dizer que foram “roubados” quando nada fizeram o para ganhar. Defensivamente estiveram muito bem, tendo em conta que jogaram com 10 desde os 20 minutos, contudo o sporting ofensivamente, não jogam nada quando Bruno Fernandes não tem espaço. Ele é único jogador que atualmente fez o Sporting ser “grande”.

Dito isto, ...ler comentário completo »
Brettes1965
2019-05-19 08h13m por Ruben_Ferreira
Nao gozes com o pessoal, Renan Ribeiro era expulso (viu se bem a intencao dele), Corona bem expulso e boja tambem, aqui nao ha "roubos" so para um lado, o sporting perdeu por ter ido buscar um gajo com 26 anos que em vez de correr atras do corona ficou a tentar acertar lhe nas pernas, vermelho mais que justo, quanto ao que se passou no jogo sem B Fernandes o sporting e 0!
Remodelacao equipa no Porto
2019-05-19 08h08m por Ruben_Ferreira
Vendas:

-Telles (40M)
- Felipe (25M)
- Militao (50M)
- Marega (40M)
- Soares (10M)
- Andrade (3M)
- Andre Pereira (3M)
- Outros jogadores emprestados sem valor (10/15M)

Total: uns 180M

Compras

- Navas (mesmo negocio do Casillas)
- Cedric (tentar emprestimo cm opcao 10M)/Remzo Saravia
- Iago Borduchi (5M) / Moreno (0M)
- Nahitan Nández (15M)- compra do estilo Conceica...ler comentário completo »
OUTRAS NOTÍCIAS
Oficial
Avançado marroquino
O Vitória FC continua muito ativo no mercado e esta quarta-feira apresentou mais um reforço, desta feita para o ataque.
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
aldantrop 27-06-2019, 07:36
CR-7UGA 27-06-2019, 07:32
JL
jlslb33 27-06-2019, 07:16
MI
Misterioso_80 27-06-2019, 06:50
JS
jsilva77 27-06-2019, 04:59
JS
MiguelRodriguesSCP 27-06-2019, 03:36
AN
andre2894 27-06-2019, 03:20
MisticaEncarnada 27-06-2019, 03:19
MisticaEncarnada 27-06-2019, 03:12
JustaCausa 27-06-2019, 03:09
LeaoRampante 27-06-2019, 03:05
MisticaEncarnada 27-06-2019, 03:02
Gilista1924 27-06-2019, 02:54
Gilista1924 27-06-2019, 02:49
bragaaocomando 27-06-2019, 02:28