Ao FC Porto não basta vencer o Sporting, bem longe disso. Os dragões perderam uma vantagem interessante no campeonato e chegam à última jornada com poucas hipóteses de vencer o título. Poucas, mas ainda existem, desde que o Santa Clara dê uma grande ajuda.
É ponto assente que o emblema azul e branco não pode pensar muito no que está a acontecer na Luz, uma vez que no Dragão vai jogar-se um Clássico com muita história diante de um Sporting que já causou dissabores aos dragões esta temporada.
Em caso de vitória portista, só outro triunfo dá o campeonato à equipa de Sérgio Conceição, o do Santa Clara. Na Luz, os açorianos só conheceram o sabor da derrota, algo que acontece a muitas equipas extra-grandes. No entanto, o passado deixa uma réstia de esperança aos dragões.
Na história da nova Luz, o Benfica já perdeu para o campeonato frente a seis equipas, tirando o próprio FC Porto e o Sporting. Beira-Mar, Gil Vicente, Académica, Vitória SC, Tondela e Moreirense já festejaram no terreno do Benfica e são exemplos para a formação açoriana nesta jornada decisiva e de possíveis festejos na Luz.
A Académica é a equipa extra-grandes com mais sucesso na nova Luz. Os Estudantes, agora na Segunda Liga, venceram os encarnados por três vezes - 2007/08, 2008/09 e 2010/11. O Beira-Mar também conseguiu repetir o feito em duas ocasiões - 2003/04 e 2004/05.
Nas últimas épocas têm sido mais raros os casos de sucesso extra-grandes na Luz. Na última época, o Tondela garantiu a manutenção com um triunfo por 2x3 e, já esta temporada, o Moreirense saiu de Lisboa com uma vitória por 1x3. Resultados que servem de inspiração para o Santa Clara, motivação para o Dragão... e aviso para a Águia.
4-1 | ||
Haris Seferovic 16' 56' João Félix 23' Rafa Silva 39' | César Martins 59' |