placardpt
    Aves triunfa em Guimarães

    Fuga das Aves dá em estado crítico em Guimarães

    Aos péssimos jogos fora de portas, o Vitória SC junta-lhes agora uma derrota bem esclarecedora do mau momento da formação de Luís Castro. A paciência dos adeptos em Guimarães é cada vez menos e isso foi bem visível, num jogo em que os avenses deram um passo enorme para o objetivo.

    Golo para conforto

    Muitos adeptos, pouca felicidade e bastante pressão. A conjuntura para o começo de jogo, apesar da coreografia, não era favorável à confiança vitoriana. Havia a almofada dos últimos jogos caseiros, carregados de sucesso, mas esvaziada pelo mau desempenho fora do D. Afonso Henriques, num acumulado de maus resultados com más exibições.

    Florent foi a novidade ©Rogério Ferreira / Kapta+
    Luís Castro tinha tido um discurso esclarecedor na véspera da partida, pelo que a entrada iria dizer muito do que podia vir a acontecer. E essa entrada teve o arrojo habitual do Aves, que voltou a ter o desenho de três centrais que têm sido imagem de marca de Inácio, e um golo que acentuou o conforto dos forasteiros.

    Recolhidos, deram a bola ao Vitória SC e depois esperaram os momentos certos para sair em contra-ataque, algo que a equipa da casa nunca conseguiu fazer. Era em ataque continuado que os vimaranenses tentavam a sua sorte, mas quase nunca com capacidade para descoordenar a organizada formação forasteira.

    Não admirou que Luís Castro mexesse ao intervalo. Fê-lo em duplicado e alterou o sistema, passando a um 4x4x2, que até podia ser sinónimo de maior presença na área, mas que quase nada de bom significou. Aliás, depois de um recomeço com alguma dinâmica, rapidamente anulada pelo Aves, foi a equipa de Augusto Inácio a que voltou a estar com tudo controlado.

    Tanto que o segundo golo em nada surpreendeu quem assistia ao jogo, numa rápida arrancada de Rodrigo que aproveitou todo o espaço nas costas da defesa contrária.

    Tempo para o desespero

    Com o jogo praticamente perdido, instalou-se no estádio um clima de definitiva crise. Protestos, desespero, assobios e o consumar de uma equipa sem ideias, sem chama e sem capacidade para encontrar um caminho que revertesse a situação.

    Derley esteve em grande ©Rogério Ferreira / Kapta+
    O excelente desempenho do Aves explica muito, mas não explica tudo. Desde a incrível inoperância dos que entraram até ao falhanço inacreditável de Guedes, foram vários os momentos que espelharam uma equipa desacreditada.

    Os adeptos não pouparam os jogadores, mas também treinador e sobretudo presidente, que ouviu insultos e pedidos de demissão.

    jogos históricos
    U Sexta, 19 Abril 2019 - 20:30
    Estádio D. Afonso Henriques
    Manuel Mota
    0-2
    Derley 9'
    Mama Baldé 66'

    ESTÁDIO

    Estádio D. Afonso Henriques
    Lotação30 000
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração1965
    Positivo
    Organização do Aves
    Excelente desempenho coletivo da equipa de Inácio, sempre sóbria, a saber quando recuar e quando esticar o jogo. Solidária e muito capaz de criar perigo, a turma avense soube também ser certeira na forma como jogou com o desconforto emocional do adversário.
    Negativo
    Mudar para quê?
    Ilibamos, de certa forma, o treinador neste capítulo, porque... o que pode um treinador fazer quando os jogadores que lança ficam tão abaixo do mínimo exigido? Florent nada acrescentou com a titularidade, Joseph igual, Welthon e Teixeira praticamente nada de relevante conseguiram trazer ao jogo quando foram para o campo.
    Forma
    V. Guimarães
    2018/2019
    35J
    16V
    6E
    13D
    46-31G
    Desp. Aves
    2018/2019
    39J
    13V
    9E
    17D
    47-51G
    O Árbitro
    Arbitragem globalmente bem conseguida de Manuel Mota e dos seus pares.

    Fotografias(16)

    Liga NOS: Vitoria SC x Desp Aves
    Liga NOS: Vitoria SC x Desp Aves
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    VITÓRIA SC
    EMPATE
    CD AVES

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    FU
    Respostas - Adenda
    2019-04-20 17h26m por FutJusticeiro
    E posso depreender da vossa reacção/resposta ao meu comentário que acham que o campeonato português não tem estrangeiros a mais (fartinho de ver comentários aqui que rezam, por exemplo: "Tondela (única equipa que joga com uma média boa de portugueses), equipinha que não faz falta à primeira liga", "André Pinto, pior central da história do Sporting (texto igualzinho para o Bruno Gaspar"), há pouquíssimo tempo, já esta época, vi um comentário em que chamavam "andarilho" ao Rafa Silva.
    ler comentário completo »
    FU
    Respostas
    2019-04-20 16h49m por FutJusticeiro
    1 - oaveseumundo: não percebo a referência "O Eusébio já é português não?". Escrevi isso ou dei a entender? Jogadores nascidos em Moçambique/Guiné/etc, sem qualquer tipo de descendência, alguns nem sequer formados cá, são portugueses porquê (claro que, como é óbvio, são muitíssimo bem-vindos a este país e a esta sociedade)? Sempre gostava de esclarecer isso;

    2 - MagicoPorto: atirei postas de pescada segundo a tua opinião. Por acaso, disse que o M. Tavares não era portuguê...ler comentário completo »
    Está aberta
    2019-04-20 14h26m por Torinha
    A época do arranjinho. Parvo sou eu por não apostar.

    PS: Guedes, disfarça melhor.
    PE
    Liga Europa
    2019-04-20 00h28m por peniche19
    Espero que seja o Belenenses SAD adquirir essa vaga, pois ao contrário do Vitória de Guimarães têm um treinador mais aguerrido e com boa leitura de jogo, e ainda pode chegar com alguma sorte à fase de grupos, vistos que também estão habituados a jogar em estádios emprestados, nem o factor casa conta. . pois se o Guimarães consegue essa vaga, é eliminado logo como aconteceu com o altach da Áustria . .
    FutJusticeiro
    2019-04-19 23h53m por _MagicoPorto_
    Isto de mandar postas de pescada sem saber o que se diz é muito fácil.
    O Mama Baldé e o Miguel Tavares podem ser negros, mas são tão portugueses como tu e eu!
    OA
    futjusticeirplo
    2019-04-19 23h49m por oaveseummundo
    balde nao e portugues mas o eusebio ja é nao?
    dizes coisas sem saber , principalmente sobre um clube que fora esta epoca talvez seja das equipas com mais portugueses em campo. mas pronto.
    quanto ao jogo surpreende me a equipa do vitoria ter feito um jogo tao pessimo ( ainda bem para nos avenses )
    fizemos um jogo muito muito inteligente esperando os erros do vitoria que apareciam bastantes vezes . so nos falta mais uma vitoria para conseguir o nosso objetivo .
    vamos desportivo
    FU
    Yut
    2019-04-19 23h16m por FutJusticeiro
    Peço desculpa, não dei pelo Tavares ter entrado (aos 90 minutos, espectáculo!). O Baldé? É guineense, ainda que agora tenha dupla nacionalidade (pelos motivos que todos conhecemos, os clubes fazem isso para poderem ir buscar mais estrangeiros! E como no caso recente do Dyego Sousa, às vezes até dá "jeito" às selecções) é guineense e ponto final.

    Atentamente
    Luís Castro
    2019-04-19 23h16m por PedroFCP_RockNRoll
    Gosto muito do estilo de jogo do treinador mas nas substituições deixa sempre muito a desejar, dou o exemplo do último jogo contra o Rio Ave em que a perder por 2-0 tira um avançado e um extremo para meter um médio com mais transição e depois ainda há JCT que pelo que vi o ano passado e no Porto há dois anos joga melhor mais recuado para a ala esquerda e até agora sempre que entrou tem jogado para o meio onde não rende sequer metade e hoje tira um médio para meter um extremo em que até à entrad...ler comentário completo »
    RI
    andrerib
    2019-04-19 23h13m por river_shannon_is_bac
    Então se o Vitória SC for à 3ª pré-eliminatória da Liga Europa, não sendo uma época brilhante, pelo menos cumprem o objectivo estabelecido no início, que é um lugar europeu. . . mas daí a minha estranheza à contestação que o Luís Castro levou no fim nos últimos anos o Vitória não se qualificou para a LE tantas vezes. . . ficar em 6º não é brilhante mas se der para o lugar europeu então é só gerir os 5 pontos de vantagem para o Belenenses. . .
    river_shannon_i s_bac
    2019-04-19 23h01m por andrerib
    Os tipos da sporttv qe comentavam o jogo disseram isso, como 5º (Moreirense) não se inscreveu, então a vaga passar para o 6º (VSC)
    RI
    Tenho aqui uma dúvida
    2019-04-19 22h57m por river_shannon_is_bac
    O 5º lugar ainda dá Taça UEFA, que neste momento é ocupado e em princípio assim acabará, pelo Moreirense. Mas o clube de Moreira de Cónegos não se vai inscrever para as provas europeias. Então, sendo o Vitória SC o 6º classificado esse último lugar europeu não devia passar para eles? É que eu ainda não estou bem esclarecido acerca disso, mas pela contestação parece que o Vitória não irá à Liga Europa próximo ano. . . podiam esclarecer-me? Obrigado.
    Luís Castro
    2019-04-19 22h47m por CreedEinsteinBratton
    Até podia merecer um voto de confiança para a próxima época mas acho que tem de ser despedido. Muito má a época do Vitória SC.
    YU
    FutJusticeiro
    2019-04-19 22h43m por yut
    O Mama Balde e o Miguel Tavares são portugueses
    BestInTheWRLD
    2019-04-19 22h36m por lolxb
    É um treinador fraquíssimo. . . . . . . . . É um "treinador de 2ª " . . . . . .
    A todos os adeptos. . .
    2019-04-19 22h35m por ramiroo
    . . . Espero que tenham corrido bem as apostas neste jogo. Pelo menos como correram a mim. Aquele abraço
    FU
    Campeonato "português" - Adenda
    2019-04-19 22h34m por FutJusticeiro
    Ah, disse que não são os únicos, mas acabar um jogo com 11 estrangeiros, até agora só Aves e Porto (como acho que o Bruno Fernandes joga quase sempre tudo, o Sporting ainda não atingiu essa "honra")
    FU
    Campeonato "português"
    2019-04-19 22h32m por FutJusticeiro
    Os meus sinceros "parabéns" ao Aves por, pela enésima vez, terminar um jogo do campeonato "português" sem um único jogador nacional. Claro que não são os únicos neste despropósito, mas custa (a mim pelo menos) ver isto em equipas pequenas. Já não descem, parabéns pelo objectivo cumprido.

    Para o ano, com o regresso dos emprestados (R. Oliveira e A. Ferreira), dá-se guia de marcha ao Braga e ao V. Gomes (o último um dos pulmões da equipa que ganhou a Taça, este ano não ...ler comentário completo »

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Ataque Rápido
    com video
    Excerto do podcast do zerozero
    Este é um excerto do episódio 36 do Ataque Rápido, um podcast do zerozero que sai todas as terças-feiras e que aborda várias temáticas do futebol.