placardpt
    Internacional português recordou passagem

    Bernardo recorda JJ: «Vinha da B, joguei um jogo e o treinador queria-me outra vez na B»

    2019/04/17 12:01

    Numa longa entrevista ao jornal espanhol El País, Bernardo Silva falou sobre a sua evolução no Benfica, a escolha da saída e abordou ainda a desvantagem do Manchester City na primeira mão dos quartos de final da Champions

    «Quando cheguei lá, descobri que o treinador não me queria»

    Lançado na equipa principal em outubro de 2013 por Jorge Jesus, Bernardo Silva recordou a sua chamada à equipa principal: «Quando cheguei à equipa principal do Benfica com 19 anos não foi fácil. Sonhava desde criança jogar no Benfica. Era a minha equipa do coração e queria chegar ali. Mas quando lá cheguei, descobri que o treinador não me queria».

    ©Catarina Morais
    Com apenas três jogos pela primeira equipa do Benfica, o atual extremo do Manchester City foi, muitas das vezes, adaptado à lateral esquerda por Jorge Jesus. Questionado sobre essa opção técnica, Silva confessou que esse foi um dos motivos que o levou a sair e optar pelo Mónaco.

    «Não foi num treino, foi numa pré-temporada inteira. Em jogos particulares. Vinha da equipa B com a intenção de ficar e tentar jogar na equipa principal. Mas o treinador não contava comigo. Meteu-me a lateral esquerdo na pré-época, joguei apenas uma vez na Liga e no final da temporada disse-me que queria que voltasse à equipa B por mais um ano. Eu sentia que isso não era bom para mim. Entendi que tinha de sair e encontrei o Mónaco. Na minha primeira época lá, fomos terceiros na Liga Francesa, jogámos os quartos de final da Liga dos Campeões e aprendi ao lado de jogadores como Tiago, Carrasco, Moutinho, Ricardo Carvalho, Fabinho... Entre isso e ficar no Benfica B, acho que foi melhor sair», destacou o internacional português.

    «Nunca imaginei que chegaria ao nível da Premier League»

    Franzino e com 1,73 m,  Bernardo Silva nunca foi destaque pelo seu porte físico e, sendo esse um dos fatores fundamentais nas camadas jovens, o jogador do City confessou que chegou a duvidar se chegaria a profissional.

    «Há sempre dúvidas. Quando tens 14 ou 15 anos, se não jogas na formação... Muitas vezes não jogava porque era mais baixo do que os outros. Há sempre dúvidas, não sabes se vais conseguir. Quando cheguei à equipa B comecei a acreditar que podia ser profissional. Mas nunca imaginei que chegaria ao nível da Premier League e muito menos ao Manchester City», explicou o extremo de 24 anos.

    Barcelona de Guardiola serviu de inspiração

    Bernardo Silva tem sido, ao longo dos últimos meses, um dos jogadores mais elogiados por Pep Guardiola. Peça chave nos planos do técnico catalão, o extremo português tem 11 golos marcados em 44 partidas pela equipa principal dos citizens. Ainda assim, já muito antes de se mudar para Manchester, Bernardo Silva via Guardiola como uma inspiração.

    ©Getty / Valerio Pennicino
    «Eu estava nos juvenis quando o Barça de Guardiola começou. Ver jogadores como Messi, Iniesta e Xavi deu-me mais força para continuar. Eu não jogava porque era mais pequeno do que os meus colegas mas, quando se olha para a melhor equipa do mundo e os três melhores jogadores eram mais pequenos do que eu ... É claro que para jogar tem de se ser bom fisicamente, mas existem características que dependem das posições», realçou o ex-jogador do Benfica.

    Eliminatória com o Tottenham em aberto

    Depois da derrota na primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões para o Tottenham por 1x0, Bernardo Silva deixou tudo em aberto para a segunda mão. 

    Bernardo Silva
    2018/2019
    44 Jogos  3395 Minutos
    11   3   0   02x

    ver mais »
    «Agora que perdemos o primeiro jogo por 1x0, há apenas uma maneira de o enfrentar. É sempre importante pontuar fora na Champions mas nós não o fizemos. Então temos de pressionar alto e marcar, porque sabemos que se o Tottenham fizer um golo, nós temos de fazer três. Temos de jogar como sempre fazemos: calmamente e para a frente», concluiu. 

    Portugal
    Bernardo Silva
    NomeBernardo Mota Veiga de Carvalho e Silva
    Nascimento/Idade1994-08-10(29 anos)
    Nacionalidade
    Portugal
    Portugal
    PosiçãoMédio (Médio Ofensivo)

    Fotografias(100)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    ZH
    10Valdo
    2019-04-17 20h36m por zhar
    O Ruben Dias era capitao da equipa B e juniores. . . sempre foi visto como jogador para ser lançado na A e simbolo. . . o problema sempre esteve no estatuto que o luisao tinha no plantel. . . o pereira falhou redondamente sim na pre epoca e tiveram que ir a correr buscar o douglas quase no fecho de mercado. . . o seferovic rendeu (e muito) ate o banana mudar para 433 o sefe nao serve minimamente para 433. . o ano passado tinhamos jonas , sefe , jimenez e ainda havia o gabriel barbosa que ...ler comentário completo »
    10
    Zhar
    2019-04-17 20h19m por 10Valdo
    O Varela foi um erro de casting, sem dúvida e foi muito mal tratado.
    Agora Ruben Dias nunca foi escolhido em princípio bpara ser o substituto de Lindelof se não estou em erro para ser o 4 central. Pedro Pereira era para ser uma das alternativas no lado direito falhou redondamente e Douglas não foi cenário diferente. Saiu o Mitroglou e veio o Seferovic, mas sejamos honestos ele agora está a render todavia se saíram 4 jogadores chave os substitutos têm de ser jogadores de provas dadas ler comentário completo »
    ZH
    10Valdo
    2019-04-17 20h02m por zhar
    sairam ederson -> acreditaram que o varela era bom substituto pelo valor que mostrou em setubal. . enganaram-se. . . corrigiram bem com o odysseas
    lindelof -> muito bem substituido pelo ruben dias
    nelson semedo-> apostaram no almeida (e continua) . . . pessoalmente nao gosto mas todos os treinadores o adoram. . .
    quem é o 4º? o eliseu?

    percebam uma vez por todas que se é para apostar na formaçao não é para andar a fazer contrataçoes estupidas que depois...ler comentário completo »
    10
    zhar
    2019-04-17 19h40m por 10Valdo
    Todos sabem que a formação não é suficiente para conquistar títulos, mas agora é evidente que o Vieira teve culpa na perda do penta, tal como terá culpa esta época se não formos campeões.
    Jamais podem sair 4 titulares sem que depois venham substitutos e a birra com o Rui Vitória esta época também foi muito prejudicial, lá recuperamos mas foram perdidos pontos.
    ZH
    10Valdo
    2019-04-17 19h34m por zhar
    Em lugar nenhum disse que o bernardo não tinha lugar no plantel. . . o que disse é que o "mestre da tactica" gostava de jogadores mais experientes e so apostava em jovens quando não tinha opçao. . . era outra altura e outra politica. . . o cancelo tambem tinha lugar mas o mestre nao gostava . . . tanto foi que a direcao nao fez muita questao de forçar uma renovaçao de contrato com o jj e mal ele foi embora disse-se claramente e a bom som que a politica agora era apostar no seixal. . . por i...ler comentário completo »
    10
    zhar
    2019-04-17 19h18m por 10Valdo
    Os suplentes cumpriram sempre mas acabaram dispensados no final da época. . . O Sulejmani já em 13/14 jogou pouco, o Talisca foi perdendo gás e, se não estou em erro, chegou a jogar fora de posição. No clássico decisivo creio que jogou a extremo quando não tinha características para tal. O Ola John, bem não havia mais ninguém, mas nunca brilhou.
    Quem tirava? Olha Sulejmani por exemplo, era necessário contratar Bebé para fazer apenas 15 minutos?Não digo para saírem os titulares, a...ler comentário completo »
    ZH
    10Valdo
    2019-04-17 19h08m por zhar
    quem entrava sempre para substituir na frente era o talisca. . . o Sulejmanij ate a lesao era mt bom suplente (e lembro-lhe que ele era titular na seleçao) , cristante entrava muitas vezes do banco, o ola john nesse ano ate cumpriu bem. . repito o 11 era bom e os suplementes que entravam sempre cumpriram. . outros cepos foram despachados ou nem jogavam. . mas voltando ao ponto incial quem é que voce tirava para meter o bernardo sabendo que o JJ queria era jogadores feitos? jonas e lima tin...ler comentário completo »
    10
    zhar
    2019-04-17 18h51m por 10Valdo
    O Renato Sanches apareceu em 15/16 e foi essa a sua única época como titular.
    Deves estar a confundir épocas, só pode.
    Como podes falar que o 11 tinha qualidade e depois mencionar, para exemplificar a qualidade entre as alternativas, Samaris que foi indiscutível nessa época, REPITO Fejsa esteve lesionado a larga maioria da época e Rúben Amorim também. Sílvio, outro que tinha qualidade e passou uma boa parte do ano lesionado. O Talisca também nesse ano fez vários jogos a ti...ler comentário completo »
    ZH
    10Valdo
    2019-04-17 18h40m por zhar
    o plantel era fraco? foi o melhor ano do jardel no benfica , o maxi jogou bem o ano todo , o luisao nem comprometeu , eliseu sim foi fraco . . no meio campo foi o ano que apareceu o renato sanchez e esteve fantastico quando substituiu o enzo que saiu em janeiro. . havia o pizzi que jogou bem esse ano no meio campo . . o 11 tinha muita qualidade e havia alguns cepos no plantel , mas havia samaris talisca amorim almeida cristante . . o silvio sempre foi uma alternativa decente. . . repito ...ler comentário completo »
    10
    zhar
    2019-04-17 18h20m por 10Valdo
    Sim, o benfica de 14/15 foi o plantel mais fraco do tetra. Salvava o ataque.
    Desses jogadores que mencionaste, como disse, salva-se o ataque, mas Fejsa esteve lesionado a época quase toda, Enzo saiu em janeiro, Eliseu não era nada de mais, aliás os nossos laterais estavam a anos luz daqueles que o Porto tinha. Artur já estava a dar as últimas, se ainda tivesses dito Júlio César. . . Na defesa tinhas ainda Lisandro Lopez que nunca convenceu, Jardel fez a primeira época a titular...ler comentário completo »
    Pois. . .
    2019-04-17 18h05m por asbaka
    O grande treinador "formador" como ele próprio dizia.

    Não deixa de ter alguma piada de ver users abaixo comentar que ele só lançou jovens quando outros jogadores estavam indisponíveis por lesão, até pq o próprio JJ só não ficou no Benfica pq ele próprio decidiu não renovar. . .
    🤔
    Jorge Jesus
    2019-04-17 15h55m por JHendrix
    Em boa hora foi embora do Benfica, para ir pregar para a freguesia do Bruno Carvalho.

    Nos anos seguintes, outros jovens de valor tiveram oportunidades, deram nos títulos à mesma, e ainda renderam bom dinheiro ao clube.
    JS
    Não me parece que JJ
    2019-04-17 14h27m por jsilva77
    Venha a treinar o FCPorto e, espero bem que não :o( apesar de reconhecer que apesar do investimento em jogadores e no seu salário, seria muito provavelmente e até com relativa facilidade, Campeão Nacional em Portugal pelo FCPorto . . . Reparem no trajeto de SC com todas as suas limitações a nível de plantel e mesmo ao nível técnico-tático e de gestão de plantel . . . Atrevo-me a dizer que se não houvesse este milagre / hype Lage no SLBenfica, ele regressaria à Luz . . . Mas enquanto este ...ler comentário completo »
    ZH
    fraco?
    2019-04-17 14h25m por zhar
    14/15 : artur , eliseu , maxi , luisao , jardel , fesja , enzo , gaitan , salvio , lima , jonas . . . o ataque ate tinha muita qualidade e era uma altura diferente em que o "mestra d tactica" queria jogadores ja experientes e lançar jogadores jovens era ultimo recurso. . . o lindelof so apareceu quando o luisao se lesiou com o sporting , oblak quando o artur se lesionou . . . e por ai fora. . . so quando o "mestre" foi "roubado" pelo amigo badocha é que finalmente a politica mudou...ler comentário completo »
    Esta fica encravada
    2019-04-17 14h10m por TheOneReincarnated
    Temos que ter cuidado com o que vem da academia, mesmo os supostos "average" podem vir a dar grandes estrelas. Vejamos "Ferro". . Está a mostrar ser muito melhor que o esperado. Há que dar uma boa quantidade de jogos/minutos antes de se decidir em dispensa/venda. . .

    Este caso do Bernardo é gritante porque vinha rotulado já a muito. . . erro de bastidor grave. . . que se aprenda a licao
    10
    Bernardo silva
    2019-04-17 12h45m por 10Valdo
    Por muito incrível que pareça, não teve chances no Benfica mais fraco entre 2013-2017.
    Houve coisas que nunca percebi muito bem na constituição dessa equipa, tal como a contratação de Derley que, apesar da boa época no marítimo, nunca demonstrou capacidade para vingar no Benfica, ainda mais naquela tática.
    JJ
    2019-04-17 12h30m por naosabesonde
    Alguém já se adiantou, pensei exatamente no mesmo, o mestre da tática !!
    Jorge Jesus
    2019-04-17 12h22m por polnarado
    Mestre da tática.
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Ataque Rápido
    com video
    Corte do podcast ´Ataque Rápido´
    Este é um excerto do episódio 36 do Ataque Rápido, um podcast do zerozero que sai todas as terças-feiras e que aborda várias temáticas do futebol.

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    ricardolouromartins 24-04-2024, 09:47
    Maia_1993 24-04-2024, 09:41
    Maia_1993 24-04-2024, 09:38
    ES
    Esi 24-04-2024, 09:37
    MI
    miguelreis1976 24-04-2024, 09:34
    JotaGo 24-04-2024, 09:34
    AmoFutebolAmoSLB 24-04-2024, 09:13
    Tobin 24-04-2024, 09:11
    Diasmartins 24-04-2024, 09:02
    Diasmartins 24-04-2024, 08:59
    johnspencer 24-04-2024, 08:46
    Avalanche27 24-04-2024, 08:02
    AL
    Alvibranco 24-04-2024, 07:00
    betosousa 24-04-2024, 06:59
    BL
    Bluetrain 24-04-2024, 06:33
    moumu 24-04-2024, 04:39