Liga dos Campeões
Crónica
Vitória confortável dos blaugrana

Isto é a Liga dos Campeões, United

2019/04/16 21:59
Texto por Redação

A noite era de Liga dos Campeões, mas só uma das equipas se mostrou ao nível dos quartos de final da competição. O Barcelona deu um «baile» de bola ao Manchester United, venceu confortavelmente e garantiu a justa passagem à próxima fase.

O United tentou surpreender com um ataque móvel – Lukaku ficou de fora -, linhas subidas e uma defesa a quatro, mas de nada valeu, perante um Barcelona ao estilo de Valverde, com Messi num dos seus dias – não marcava nos quartos desde 2013 -, outra experiência europeia e uma capacidade impressionante para ditar o ritmo do jogo.

Dois erros, dois golos

Em Camp Nou, a partida começou da melhor forma para o Manchester United, que podia ter inaugurado o marcador logo no primeiro minuto. Rashford lançado em velocidade, conseguiu isolar-se, mas o remate saiu ao travessão. Um início fulgurante dos ingleses que surgiram com as linhas subidas e conseguiram criar muitas dificuldades ao Barcelona nos primeiros minutos.

Messi voltou a ser determinante ©Getty /
O bom início do United, no entanto, não passou disso mesmo e o Barcelona começou, aos poucos, a ganhar o controlo do encontro. À passagem do quarto de hora de jogo, Ashley Young – um dos piores da primeira mão – comprometeu na saída de bola, Messi recuperou e reeditou um autêntico chavão do seu futebol: fugiu da direita para o meio e rematou colocado, sem chance de defesa para De Gea.

As contas complicavam-se para os red devils, mas ainda faltava o verdeiro «balde de água fria». Messi voltou a recuperar, desta vez na zona central, e dilatou a vantagem, com alguma ajuda da péssima abordagem do guardião adversário ao remate.

A partir daqui as semelhanças com a primeira mão foram imensas. O Barcelona assumiu por completo o controlo da partida, confortável com e sem bola, enquanto os comandados de Ole Gunnar Solskjaer mostravam grandes dificuldades em ataque organizado. Fred e Pogba estiveram sempre debaixo de olho da defensiva contrária e faltava outra capacidade na saída de bola por parte dos centrais, bem como outro nível exibicional entre linhas, do desaparecido Lingard.

Uma obra de arte e o controlo habitual

Sim, é verdade que o United começou o segundo tempo a trocar a bola no meio campo adversário, mas é também um facto que nem por isso foram capazes de criar qualquer lance de perigo ou incomodar Ter Stegen. Aliás, no primeiro quarto de hora da segunda parte, só houve um remate e saiu desenquadrado…

A estatística podia manter-se por mais uns minutos, não fosse Philippe Coutinho. O brasileiro tem sido criticado pelos adeptos culés, mas hoje ouviu o seu nome cantado nas bancadas de Camp Nou depois de uma obra de arte. Coutinho atirou do meio da rua e marcou um dos melhores golos da atual edição da Liga dos Campeões. Estava feito o 3x0 e selada a eliminatória.

Solskjaer ainda tentou mudar, com a entrada de Lukaku e Dalot e o regresso à linha de três centrais, com o português a assumir a ala direta, mas o resultado estava feito. O Barça limitou-se a controlar e consumou a passagem às meias-finais da liga milionária.

U Terça, 16 Abril 2019 - 20:00
Camp Nou
Felix Brych
3-0
Lionel Messi 16' 20'
Philippe Coutinho 61'
Camp Nou
Camp Nou
Espanha
Barcelona
Lotação99 354
Medidas105x68
Inauguração1957
FaseQuartos-de-Final
Mão2ª Mão
VIDEOS
Lances Capitais
16´
GOLO Barcelona!
Lionel Messi marca
Lionel Messi marca o seu 9º golo na prova (8 jogos)
20´
GOLO Barcelona!
Lionel Messi marca
Lionel Messi marca o seu 10º golo na prova (8 jogos)
61´
GOLO Barcelona!
Philippe Coutinho marca
Philippe Coutinho marca o seu 3º golo na prova (10 jogos)
A Chave

Ernesto Valverde nem sempre é consensual, mas desta vez não há nada a apontar. O técnico percebeu como anular o United e executou o plano na perfeição. O Barcelona controlou a eliminatória como bem entendeu, com uma grande ajuda também, claro, de Lionel Messi.

O Árbitro

Uma boa arbitragem por parte de Felix Brych. O alemão teve uma atuação discreta, sem lances polémicos e sem qualquer influência no resultado final.

O Melhor
Uma obra de arte

Coutinho tem vindo a ser bastante criticado pela massa adepta, assobiado até, mas hoje realizou uma bela exibição, que culminou num grande golo. O brasileiro apontou uma autêntica obra de arte e pode ter feito as pazes com Camp Nou.

O Pior
Incapacidade criativa

É quase doloroso ver o Manchester United a tentar sair a jogar e criar em ataque organizado, tal é a incapacidade da equipa de Solskjaer. Hoje voltou a ser um claro problema, tal como na primeira mão, e foi claramente uma das principais razões para o desfecho da eliminatória.

Forma
Barcelona
2018/2019
51J
35V
12E
4D
125-45G
Manchester United
2018/2019
48J
26V
9E
13D
83-60G
Sabia que...by playmaker stats
12.ª presença do Barcelona nas meias-finais da Champions (formato atual)
A última presença dos catalães nas meias-finais foi em 2015 ? e venceu a prova

Fotografias(19)

Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
BARCELONA
EMPATE
MANCHESTER UNITED
Comentários (30)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
SO
zerozero
2019-04-17 18h59m por sofintas
Como órgão de comunicação social português que "se preze", "silencia" Messi o mais que pode nesta crónica, com várias passagens ardilosas, inclusivamente.

Vejamos:

Coloca num subtítulo "Dois erros, dois golos", centrando no erro o factor principal (ou exclusivo) para esses golos. Ora, se para o segundo golo se pode admitir e/ou concordar que o erro de De Gea foi o principal factor para o golo, para o primeiro golo obviamente que não. Se houve erro de You...ler comentário completo »
SO
Barça
2019-04-17 18h05m por sofintas
O jogo que fez no Old Trafford foi melhor em vários aspectos muito importantes. Ontem, o Barça foi muito menos competente na segurança da posse e na transição defensiva (posicionamento e rapidez). A equipa estava mais "comprida", com maior distância entre sectores, dando mais espaço entre o meio campo e a defesa. E o meio campo, sobretudo, deixou a desejar em termos defensivos.

E as coisas correram bem. . . as primeiras duas situações de golo foram do Manchester, o q...ler comentário completo »
SO
Messi
2019-04-17 17h56m por sofintas
MessiMessiMessiMessi e MessiMessiMessiMessi e MessiMessiMessi.


Encore:

Há três ou quatro coisas importantes na vida: os livros, os amigos, as mulheres¿ e Messi», elogiou o escritor português, em entrevista ao diário espanhol, a propósito do lançamento do seu novo livro «Que cavalos são aqueles que fazem sombra no mar?».

Mas os elogios não ficaram por aqui. «Vi-o há pouco tempo, pela televisão, no Mundial de Clubes. Quem me dera escrever como Messi joga futebol. A bola parece amá-lo», observou António Lobo Antunes
United
2019-04-17 02h37m por f9rooney
Como já tenho vindo a dizer há uns dias, De Gea para mim anda a meter frangalhada de proposito para ver se sai ou melhoram lhe o contrato, asim como Pogba.
Podem ir embora, nao dignificam a camisola que vestem!!
Young o que faz ele ainda na equipa??O restante é normal, um barça super rotinado, com jogadores de anos e top mundial, com descanço no ultimo jogo para o campeonato e um united que desgatou-se na vida de OGS a tentar amenizar o mau arranque de temporada.
É necessario uma limpeza de plantel.
PE
Obrigado!
2019-04-17 02h07m por PERAMANCA
Dou sempre por aqui a minha opinião ao jogo , e hoje só tenho a dizer , Obrigado Messi!
estaramosold
2019-04-17 00h43m por e-adepto
sei que não percebes muito de regras de championjs league, mas as meias finais já estão definidas, já não ha sorteio.

sendo assim:

Barça vs Porto/Liverpool
Ajax vs Tottenham/City

Gostei da forma como conseguiste excluir apenas o Porto. Pseudo-Fairplay
Informação bigshaq
2019-04-16 23h50m por estaramosold
Obrigado pela info tinha-me esquecido desse facto.

Sendo assim:
Barça vs Liver
Ajax vs City (totenham)

Não coloco o Barça á frente de nenhum dos 3 que referis-te.
É champions depois do que hoje o Ajax fez deviamos estar todos calados quanto a prognosticos, mas, para mim o Liverpool está na frente. Vamos ver
estaramosgold
2019-04-16 23h46m por bigshaq
As meias finais já foram definidas aquando o sorteio dos quartos de final, ou seja, o Barça vai jogar com o liverpool ou porto. O ajax vai jogar com o city ou tottenham
E com todo o respeito, mas consideras o Liverpool favorito, não estando o Real nem a Juve? E o Barça? Não me digas que fica em 4º lugar nessa lista LOL
Barça
2019-04-16 23h45m por Markes88
Sabia-se que o Barça era muito mais equipa que o United, mas também não contavam que De Gea facilitasse tanto no 2ºgolo. . . . . . .

É praticamente impossível recuperar de uma desvantagem de 2 golos em Camp Nou, talvez só mesmo o Real de outros anos o conseguiu. . . .

Não gosto das comparações Messi Ronaldo porque adoro vê-los jogar, qualquer um. Não sou nem Ronaldete nem Messisete. Apenas digo que quando eles saírem de cena, as pessoas notarão claramente a ...ler comentário completo »
Barça
2019-04-16 23h35m por estaramosold
Jogo fácil.

Messi a espalhar magia, o primeiro golo é qualquer coisa. . .

Meias-finais que gostava de ver:
barça vs city
ajax vs liverpool

Acho que o favorito a vencer é o Liverpool sem Juve nem Real, penso que estão na frente
JO
Messi
2019-04-16 23h30m por josebrito123
GOAT!
adeptuga
2019-04-16 23h23m por Chama__Portista
Isso mesmo. Amanhã todos juntos a torcer pelo Porto. 🇵🇹
WeAreUnited
2019-04-16 22h43m por iSMURF4
pois. . . acredito.

ahah
Smurf
2019-04-16 22h42m por WeAreUnited
Penso que seria o substituto ideal do Pogba . Seria um belo upgrade na posição inclusive :)
Bitw
2019-04-16 22h40m por WeAreUnited
Hoje os centrais estiveram bem, mais 1x . O Messi houve ali uma jogada que arrancou um rim ao Jones, mas ele faz isso ate ao Varane . Ja te disse a minha opiniao : nao me importo nada que sejam a dupla suplente, nunca titular .

Sobre o Blind, concordo na parte da alternativa ao Shaw .
WeAreUnited
2019-04-16 22h39m por iSMURF4
com sorte levas o Sergio Oliveira de brinde.

xD
mafraFCP
2019-04-16 22h37m por WeAreUnited
Certo ! Nao passa de um jogador banal, titular em todos os escalões de seleções, em todos os escalões do Porto, ate contribuir pro titulo nacional mais importante dos ultimos anos . Era um craque e futuro top5 europeu na sua posição ate ao verão, mas depois disso tudo mudou sabe se la porquê :D

Espero que o Ole tenha os olhos bem abertos e vá buscar o Manafá, aka novo Ricardo Pereira .
WeAreUnited
2019-04-16 22h34m por BestInTheWRLD
vcs mandaram embora o Blind que: a central e melhor que Smalling ou Jones, a lateral seria um concorrente mt melhor pro Shaw que LDs adaptados. . . .

*McMayonnaise xD
man u
2019-04-16 22h34m por iSMURF4
não jogaram com um unico canhoto na defesa. . .

é o obra.
mafraFCP
2019-04-16 22h34m por WeAreUnited
Nao sei se te estas a referir a mim, mas eu gosto bastante do Lingard . Tem sofrido com lesoes constantes nos ultimos meses e esta longe (muito longe) da sua forma ideal, fisica sobretudo . Jogou em Camp Nou contra um Barça muito superior, nao sei o que querias . O ano passado por exemplo foi o melhor jogador com o De Gea . Titularissimo na seleção inglesa que fez um excelente Mundial ;)

Mas certamente nao é tao bom como o Marega .
Weareunited
2019-04-16 22h34m por mafraFCP
Com super Dalot a titular terás um buraco de 200 metros ali no lado direito a época inteira.
Jogo define se
2019-04-16 22h28m por WeAreUnited
Em 20min . Entramos super bem, Rashford isolado atira à trave . De seguida McTominay falha uma recepção basica que o metia dentro da area cara a cara com ter Stegen . 2 oportunidades de golo desperdiçadas .
A seguir o Young faz jus aos pés que tem e oferece o golo ao Messi, por muito merito que este tenha no desenrolar da jogada . 2o golo é um remate inofensivo que da num sr. Frango . Nao ha equipa que resista a isto em Camp Nou . A partir daqui foi um jogo de arrasto, connosco...ler comentário completo »
OBRIGADO D10S
2019-04-16 22h28m por bigshaq
Por todos os jogos que fazes, por tudo o que alcanças!
Rumo á 6. bola de ouro lenda viva!
Best in the world
2019-04-16 22h26m por mafraFCP
Viste a defesa do Ter Stegen a cabeceamento de Alexis. Diz muito de quem é realmente o melhor redes do mundo.
Messi
2019-04-16 22h24m por mafraFCP
Disse e volto a repetir que a única equipa capaz de eliminar a duas mãos o Barça é o Liverpool e somente o Liverpool. Disse que houveria massacre e só não marcaram mais porque não quiseram. Exibição deplorável dos Red Devils que de Devils da bola tem bola. O Pogba mais parece um robô do que um jogador e a mota do Lingard, segundo um user do ZZ, está mais para scooter para não dizer bicicleta. Messi mágico não é novidade para ninguém e o primeiro golo é monumental. Oh hell god Messi! Noite...ler comentário completo »
12
OUTRAS NOTÍCIAS
Liga Portuguesa
Destaque
Jogadores terminam contrato
É uma inevitabilidade que o fim da temporada acarreta. A cada verão há contratos que terminam e isso significa que muitos jogadores que nos habituámos a ver nos relvados ...
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
CreedEinsteinBratton 22-05-2019, 00:30
CreedEinsteinBratton 22-05-2019, 00:29
Ultras-__FCP 22-05-2019, 00:28
NU
NunoPonces 22-05-2019, 00:27
JHendrix 22-05-2019, 00:27
BestInTheWRLD 22-05-2019, 00:27
ZH
zhar 22-05-2019, 00:26
NU
NunoPonces 22-05-2019, 00:22
CreedEinsteinBratton 22-05-2019, 00:22
Ultras-__FCP 22-05-2019, 00:21
BestInTheWRLD 22-05-2019, 00:19
Ultras-__FCP 22-05-2019, 00:18
BestInTheWRLD 22-05-2019, 00:18
JHendrix 22-05-2019, 00:16
Ultras-__FCP 22-05-2019, 00:16
BestInTheWRLD 22-05-2019, 00:12