PORTUGAL
Crónica
Portugal empata diante a Sérvia no Estádio da Luz

Era mão, senhor árbitro!

2019/03/25 21:49
Texto por Rodrigo Coimbra

Portugal voltou a empatar no Estádio da Luz, desta feita diante a Sérvia (1x1). Ao contrário do que aconteceu no jogo com a Ucrânia, houve golos, muito mais oportunidades para Portugal chegar aos três pontos, e um lance polémico que acabou por ajudar os sérvios a saírem da capital portuguesa com um ponto.

Empate chegou depois da saída do capitão

Mais do que a desilusão pelo empate frente à Ucrânia (0x0), no arranque da caminhada para o Campeonato da Europa de 2020, Portugal esteve aquém do esperado em termos exibicionais frente aos ucranianos, com a estratégia escolhida pelo selecionador português claramente a não dar os frutos desejados. Era, por isso, perentório assumir outra postura diante a Sérvia.

Fernando Santos mudou o sistema e, por conseguinte, algumas das peças, aproximando o seu modelo mais de um sistema de 4x4x2. Em termos ofensivos, a equipa das quinas melhorou substancialmente, mas defensivamente demorou a acertar o passo e isso permitiu que a Sérvia chegasse com mais facilidade a zona perigosa, onde conseguiu conquistar uma grande penalidade.

O passe de Tadic foi delicioso, a sobrevoar toda a linha defensiva portuguesa, num momento de algum desequilíbrio, e Gacinovic acabou por ser atropelado por Rui Patrício e conquistar assim a grande penalidade, que viria a ser convertida pelo capitão e camisola 10 sérvio.

Portugal reagiu bem ao golo madrugador da Sérvia e teve boas oportunidades para chegar à igualdade ainda antes do quarto de hora de jogo. Contudo, Marko Dmitrovic esteve para a Sérvia como Pyatov esteve na sexta-feira para a Ucrânia. Um autêntico muro! Ronaldo e Rafa que o digam.

Aos 28 minutos, Cristiano Ronaldo sentiu algumas limitações físicas, quando procurava chegar a uma bola passada por Rafa Silva, e Portugal perdeu aí a sua grande referência no ataque. Foi preciso recorrer à lei da bomba para o empate. Danilo Pereira, até então um dos elementos mais desligados do jogo, encheu-se de fé e apontou daqueles golos de levantar um estádio.

Cristiano Ronaldo saiu lesionado ainda na primeira parte ©Carlos Alberto Costa

Árbitro deixou passar mão clara na área sérvia

Após uma primeira parte em que Portugal apresentou um bom volume ofensivo, chegando justamente ao empate perto do apito para o intervalo, o conjunto de Fernando Santos continuou por cima da partida no segundo tempo.

Houve muita bola portuguesa no meio-campo adversário, embora, em muitos momentos, tenha faltado alguma definição no último passe ou no momento de decisão: passe ou remate. Houve más escolhas, atenção, mas também houve, pelo menos, uma decisão incompreensível da equipa de arbitragem que acabou por prejudicar sobremaneira Portugal.

O corte de Rukavina com a mão, após cabeceamento de André Silva, aos 72 minutos, é claro, até para o árbitro que assinalou logo grande penalidade, no entanto, no outro lado do campo, o auxiliar alertou Szymon Marciniak para reverter uma decisão… correta.

Portugal continuou a insistir, tendo ainda novo lance polémico na área da Sérvia, mas em vão… As entradas de Gonçalo Guedes e André Silva ainda agitaram o ataque luso e houve espaço para vários momentos que podiam muito estar agora a ser usados para a justificar o triunfo da Seleção Nacional. Faltou acerto, ficou o (novo) empate.

A seleção portuguesa soma agora dois pontos no Grupo B, atrás de Luxemburgo (três) e Ucrânia (quatro).

U Segunda, 25 Março 2019 - 19:45
Estádio do Sport Lisboa e Benfica (Luz)
Szymon Marciniak
1-1
Danilo Pereira 42'
Dusan Tadic 7' (g.p.)
Estádio do Sport Lisboa e Benfica (Luz)
Lotação64 642
Medidas105x68m
Inauguração2003
FaseFase de Grupos
GrupoGrupo B
VIDEOS
Lances Capitais
GOLO Sérvia
Dusan Tadic marca de grande penalidade!
Dusan Tadic marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
42´
GOLO Portugal!
Danilo Pereira marca
Danilo Pereira marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
A Chave
Minuto 73: Portugal pede grande penalidade por mão de Rukavina, após cabeceamento de André Silva. Penálti claro que a equipa de arbitragem não marcou...
O Árbitro
Szymon Marciniak acaba por ser um dos protagonistas do jogo pelas piores razões. É de facto incompreensível como não é assinalada a grande penalidade a favor de Portugal, aos 73 minutos, quanto Rukavina desvia a bola claramente com o braço.
O Melhor
Golo de Danilo
O médio nem estava a realizar uma exibição brilhante, mas, perante as dificuldades portuguesas em chegar à área da Sérvia, encheu-se de fé e marcou o golo de uma vida. Insuficiente para a vitória, mas que catapultou a seleção portuguesa para um jogo dominante.
O Pior
Penálti que ficou por marcar
O que acrescentar? Era penálti.
Forma
Portugal
2018/2019
6J
2V
4E
0D
6-4G
Sérvia
2018/2019
8J
4V
4E
0D
13-6G
Sabia que...by playmaker stats
A Sérvia somou o 8.º jogo consecutivo sem perder. A última derrota foi frente ao Brasil, no Mundial
4.º empate consecutivo de Portugal, 3 deles em casa
4 empates consecutivos para Portugal: só tinha acontecido uma vez, em 2007, precisamente num jogo frente à Sérvia
2 empates nos 2 primeiros jogos numa fase de qualificação: 2.ª vez que acontece (apuramento para o Euro 88)
Portugal sem vitórias após 2 jogos em fases de qualificação: não acontecia desde o apuramento para o Euro 2012 (na altura, somava apenas um ponto)

Fotografias(36)

Portugal x Sérvia - Apuramento Euro 2020 - Fase de Grupos Grupo B
Portugal x Sérvia - Apuramento Euro 2020 - Fase de Grupos Grupo B
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
PORTUGAL
EMPATE
SÉRVIA
Comentários (70)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Jogo
2019-03-26 14h07m por RN123
Mais um tropeço por parte da Seleção Nacional Portuguesa.
Tínhamos, mais uma vez, obrigação de vencer esse jogo.
Infelizmente não deu.
O árbitro também não ajudou, mas não há que culpar a arbitragem pelo resultado.
Na minha perspetiva, começamos "com o pé esquerdo" a qualificação para o EURO 2020.
AZ
Mourinho
2019-03-26 13h43m por azulado
Acho que esta' disponivel, nao e'?
Este Euro tem que ser resgatado de uma maneira ou de outra.
SEM MEDO Blah, blah.
2019-03-26 13h05m por bludouro
Pois, no rescaldo do nulo frente aos ucranianos houve quem até respirasse de alívio - afinal de contas tratava-se de um resultado "positivo" visto que nas duas campanhas de qualificação anteriores a nossa seleção até começou por perder. Mas acontece que a partir da segunda jornada das respectivas campanhas teríamos 3 pontos! E agora? Depois, a seleção, sob FS, tinha (e sublinho o verbo "tinha") um registo amplamente positivo em casa - contando apenas com vitórias - até os últimos 3 encontro...ler comentário completo »
PO
ispeakwiththetr ue
2019-03-26 13h02m por PortoPortugal
Tens que ver, não posso dar spoilers porque está mesmo engraçado. . .
NE
Sistema falhido .
2019-03-26 12h55m por Newpor
O nivel do jogo e a actitude dos jugadores at3 foi boa, mas é inadmissivel wue a equipa campeã da Europa jogue em casa con dois medios defensivos contra a Servia, a insistencia do FS de por sempre no onze o W. Carvalho ate em posiçõesais próximas da area rival é péssima. Portugal tem jogadores para fazer bem melhor!
PortoPortugal
2019-03-26 12h48m por ispeakwiththetrue
O q aconteceu?
FR
Bludouro
2019-03-26 12h46m por Freamunde1933
Verdade. Erro meu. Estava na ideia de 1-1 nos dois jogos.
Na minha opinião, não compromete porque foram apenas os dois primeiros jogos e Portugal é bem melhor do que todos os adversários do grupo. Não duvido que Portugal passe, mas tem de acordar e mostrar mais
PO
Off Topic
2019-03-26 12h46m por PortoPortugal
Aconselho qualquer pessoa a ver o programa Pé em Riste desta segunda-feira que se passou.

Só me resta mesmo perguntar, o que passou se?
Fernando Santos
2019-03-26 12h38m por ispeakwiththetrue
Ainda pensa que está na Grécia, não há nd a fazer. . . ontem n jogamos no estádio da Luz mas sim no Karaiskakis. O nosso avançado Paspalhatatopoulos têm q começar a mete-las lá dentro num dos 18 cantos q temos por jogo ou 1024 cruzamentos, bem sei q é pouco mas temos q ser mais eficazes. . .
Freamunde1933
2019-03-26 12h31m por bludouro
"Um golo em cada jogo, a jogar em casa, sem nenhuma vitória. . . ". Não percebi. Portugal marcou UM golo em 2 jogos. . . (e vai para uma média de MEIO golo/jogo nos últimos 4 encontros - com os últimos 3 encontros jogados em casa!) E dizes tu que este cenário "não compromete"? OK, é uma maneira alternativa de encara as coisas. . .
FR
Portugal
2019-03-26 11h12m por Freamunde1933
A seleção foi incrivelmente roubada neste jogo, mesmo quem não gosta de desculpar os resultados menos positivos com as arbitragens não consegue fugir deste. A situação do penalti é tão absurda que nem dá para explicar. Como é que é possível um árbitro, melhor posicionado para analisar um lance, deixar-se influenciar por um colega que está a 40 metros da jogada?
Depois, Fernando Santos. Foi bem notório que não conseguiu ultrapassar a falta de Bruno Fernandes. As invenções no meio c...ler comentário completo »
zerozero
2019-03-26 11h03m por eznihilofcpbmrda2
já vi que corrigiram o erro enunciado no comentário que fiz anteriormente.
continuação de um bom trabalho :)
TO
Calendário
2019-03-26 10h58m por tonefcp
Quando vi o calendário de Portugal pareceu-me que Portugal tinha sido comido de cebolada pois não me lembro de nenhuma campanha em que Portugal tenha efetuado logo de entrada os dois primeiros jogos contra os dois principais adversários. Com a agravante de os jogos serem ambos em casa, com a "obrigação" de ganhar ambos.

Num grupo com 3 óbvios candidatos e com 2 seleções para fazerem número, para se garantir a qualificação (contando com vitórias certas nos jogos com Luxemburgo ...ler comentário completo »
zerozero
2019-03-26 10h43m por eznihilofcpbmrda2
perante um espetáculo ridiculo visualizado ontem nas redes sociais refiro-me concretamente aos videos do catão e do boaventura, aliás acho repugnante chamarem c**** aos benfiquistas eis que hoje no twitter deparo-me com algo no twitter que me deixou boquiaberto e com algumas dúvidas. Não é que a conta do playmakerstats conta ligada ao zerozero deu um like que no twitter se chama curtida num comentário de um usuário que afirmava que c**** era o sr. catão.
Agora questiono o seguinte:ler comentário completo »
AN
El-Mago-10
2019-03-26 10h42m por andrerib
Não sendo um exaustivo apreciador do WC. . . Dizer que este tem pés de tijolos é no mínimo ridículo lol
Portugal
2019-03-26 09h39m por estaramosold
Fez o suficiente para ganhar, mas continuamos a ver um futebol praticado aos repelões, estes jogadores não sabem jogar em equipa, isso é a evidência mais clara que temos. Depois vemos FS a experimentar 11s, Danilo e William juntos serviu para quê? Os 2 juntos não é sinónimo de defendermos melhor, o Tadic que o diga, fez o que quis de cada vez que a bola lhe chegava. . .

Nota positiva para a jogada individual do Danilo, de resto, Bernardo Silva e Rafa a tentarem levar o j...ler comentário completo »
Sejamos verdadeiros
2019-03-26 09h18m por El-Mago-10
Primeiro, a seleção não jogou assim tão mal e em especial na segunda parte fez tudo para conseguir o golo.
Segundo, a Servia não é uma seleção fraquinha, tem jogadores de muito talento e sabe jogar à bola.

O que me faz confusão são determinados posicionamentos dos nossos jogadores. A quantidade de vezes que o William surge no ataque em zona de finalização é no mínimo estranha. Se é para ter um médio a aparecer nestas zonas, que seja um médio com qualidade técnica e ...ler comentário completo »
Estou muito grato a FS
2019-03-26 08h11m por asbaka
Mas não acredito que ele seja o melhor para a seleção neste momento.
Estes dois jogos demonstraram bem como é treinador de seleção pequena.
Vejo muita qualidade nesta seleção e com as opções disponíveis creio que está na hora de fazer uma mudança, mas, vai ser muito difícil tirar de lá um selecionador campeão europeu em título.

Quanto ao jogo, quase que dá a entender que este choro todo disfarça mais uma exibição fraca da seleção.
Não percebo algumas es...ler comentário completo »
FIFA
2019-03-26 07h19m por Tarik_10
Toda a gente sabe que um raio não cai duas vezes no mesmo sitio.
Chorinho
2019-03-26 07h01m por YourMumRocks
Não sabia que os jornalistas do zerozero quando é um jogo da seleção, esquecem-se de ser objectivos. Então o único aspecto negativo do jogo foi o penalty? E fazem disso capa? Até parece que jogámos alguma coisa de jeito contra uma seleção que é pouco mais do que pobrezinha. Resumir o jogo a um lance e querer fazer passar a ideia que de resto foi quase tudo perfeito (que só faltou algum "acerto") só pode ser um favor a um selecionador que não consegue montar um sistema de jogo benéfico para as...ler comentário completo »
Errata
2019-03-26 05h38m por bludouro
*colocado a passadeira [. . . ]
Arbitragem . . .
2019-03-26 05h31m por bludouro
. . . miserável e vergonhosa! O careca eslavo que revelou-se peremptório em marcar a grande penalidade a favor da seleção eslava por o Patrício não ter coocado a passadeira a Gacinovic para poder transitar livremente na direcção da sua baliza conseguiu fazer vista grossa ao agarrão ao Ronaldo dentro da grande área e deixar o lance de andebol de Rukavina aos 72 minutos como despercebido! E desde quando o juiz de linha mais distante faz de VAR para inverter uma decisão clara e correctíssima? Com...ler comentário completo »
AZ
A mediocridade continua
2019-03-26 05h09m por azulado
O engenheiro tem uma Selecao de luxo, mas pela cara dele, parecia-me que havia um mau cheiro no estadio.
Foi mau. Mas
2019-03-26 03h34m por FIFAforever_returns2
Foi uma má dupla jornada. Porque jogamos em casa e tínhamos obrigação de fazer mais. Mas também não é preciso fazer uma tempestade num copo de água . . . empatamos contra os nossos dois rivais directos na luta pelo apuramento. . agora temos que ganhar os restantes jogos todos de forma obrigatória. E depois na Sérvia e na Ucrânia logo se vê. . . quanto a seleção com FS empatar muitos jogos . Bem. Fomos campeões europeus assim. . . se formos outra vez assim por mim tudo bem
Sofintas
2019-03-26 03h30m por FIFAforever_returns2
Portugal tem uma seleção muito forte. . . entendes que o pessoal do diz isto porque somos portugueses e vemos sempre o qUE é nosso como sendo mais do que é. . . e natural. . . lá fora dizem todos que so somos uns mancos tirando cr7 bs10 e cancelo . . . Rúben neves tem um nível altíssimo no wolvrhampton. . . não deixa de ser um bom jogador claro. . . o teu 11 conjunto e muito questionável . . . bernardo silva melhor que dybala ou Di Maria? Mt discutível. . a posição de PL nem se discute. Ague...ler comentário completo »
OUTRAS NOTÍCIAS
Outras ligas
PAOK soma o 3º título
O PAOK sagrou-se campeão grego este domingo, depois de um jejúm de 34 anos. A uma jornada do fim, a equipa onde atuam Vieirinha e Sérgio Oliveira, tem mais oito pontos que o ...
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
PsychBug 21-04-2019, 19:52
miguelamaro68 21-04-2019, 19:52
PR
Provedor82 21-04-2019, 19:50
DI
diogoriba 21-04-2019, 19:49
miguelamaro68 21-04-2019, 19:48
TR
treinadordebancada18 21-04-2019, 19:34
TR
treinadordebancada18 21-04-2019, 19:31
SabedoriaMaisUmaVez 21-04-2019, 19:30
_B
_benlhevai_ 21-04-2019, 19:28
Rakitskiy 21-04-2019, 19:26
miguelamaro68 21-04-2019, 19:26
voltou_apito_dourado 21-04-2019, 19:26
O_
O_Turista 21-04-2019, 19:25
GO
goncalo1823 21-04-2019, 19:20
H2ONeverDie 21-04-2019, 19:20
miguelamaro68 21-04-2019, 19:19