placardpt
    Portugal empata diante a Sérvia no Estádio da Luz

    Era mão, senhor árbitro!

    Portugal voltou a empatar no Estádio da Luz, desta feita diante a Sérvia (1x1). Ao contrário do que aconteceu no jogo com a Ucrânia, houve golos, muito mais oportunidades para Portugal chegar aos três pontos, e um lance polémico que acabou por ajudar os sérvios a saírem da capital portuguesa com um ponto.

    Empate chegou depois da saída do capitão

    Mais do que a desilusão pelo empate frente à Ucrânia (0x0), no arranque da caminhada para o Campeonato da Europa de 2020, Portugal esteve aquém do esperado em termos exibicionais frente aos ucranianos, com a estratégia escolhida pelo selecionador português claramente a não dar os frutos desejados. Era, por isso, perentório assumir outra postura diante a Sérvia.

    Fernando Santos mudou o sistema e, por conseguinte, algumas das peças, aproximando o seu modelo mais de um sistema de 4x4x2. Em termos ofensivos, a equipa das quinas melhorou substancialmente, mas defensivamente demorou a acertar o passo e isso permitiu que a Sérvia chegasse com mais facilidade a zona perigosa, onde conseguiu conquistar uma grande penalidade.

    O passe de Tadic foi delicioso, a sobrevoar toda a linha defensiva portuguesa, num momento de algum desequilíbrio, e Gacinovic acabou por ser atropelado por Rui Patrício e conquistar assim a grande penalidade, que viria a ser convertida pelo capitão e camisola 10 sérvio.

    Portugal reagiu bem ao golo madrugador da Sérvia e teve boas oportunidades para chegar à igualdade ainda antes do quarto de hora de jogo. Contudo, Marko Dmitrovic esteve para a Sérvia como Pyatov esteve na sexta-feira para a Ucrânia. Um autêntico muro! Ronaldo e Rafa que o digam.

    Aos 28 minutos, Cristiano Ronaldo sentiu algumas limitações físicas, quando procurava chegar a uma bola passada por Rafa Silva, e Portugal perdeu aí a sua grande referência no ataque. Foi preciso recorrer à lei da bomba para o empate. Danilo Pereira, até então um dos elementos mais desligados do jogo, encheu-se de fé e apontou daqueles golos de levantar um estádio.

    Cristiano Ronaldo saiu lesionado ainda na primeira parte ©Carlos Alberto Costa

    Árbitro deixou passar mão clara na área sérvia

    Após uma primeira parte em que Portugal apresentou um bom volume ofensivo, chegando justamente ao empate perto do apito para o intervalo, o conjunto de Fernando Santos continuou por cima da partida no segundo tempo.

    Houve muita bola portuguesa no meio-campo adversário, embora, em muitos momentos, tenha faltado alguma definição no último passe ou no momento de decisão: passe ou remate. Houve más escolhas, atenção, mas também houve, pelo menos, uma decisão incompreensível da equipa de arbitragem que acabou por prejudicar sobremaneira Portugal.

    O corte de Rukavina com a mão, após cabeceamento de André Silva, aos 72 minutos, é claro, até para o árbitro que assinalou logo grande penalidade, no entanto, no outro lado do campo, o auxiliar alertou Szymon Marciniak para reverter uma decisão… correta.

    Portugal continuou a insistir, tendo ainda novo lance polémico na área da Sérvia, mas em vão… As entradas de Gonçalo Guedes e André Silva ainda agitaram o ataque luso e houve espaço para vários momentos que podiam muito estar agora a ser usados para a justificar o triunfo da Seleção Nacional. Faltou acerto, ficou o (novo) empate.

    A seleção portuguesa soma agora dois pontos no Grupo B, atrás de Luxemburgo (três) e Ucrânia (quatro).

    U Segunda, 25 Março 2019 - 19:45
    Estádio do Sport Lisboa e Benfica
    Szymon Marciniak
    1-1
    Danilo Pereira 42'
    Dusan Tadic 7' (g.p.)
    Estádio do Sport Lisboa e Benfica
    Lotação64 642
    Medidas105x68m
    Inauguração2003
    FaseFase de Grupos
    GrupoGrupo B
    Lances Capitais
    GOLO Sérvia
    Dusan Tadic marca de grande penalidade!
    Dusan Tadic marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
    42´
    GOLO Portugal!
    Danilo Pereira marca
    Danilo Pereira marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
    A Chave
    Minuto 73: Portugal pede grande penalidade por mão de Rukavina, após cabeceamento de André Silva. Penálti claro que a equipa de arbitragem não marcou...
    O Árbitro
    Szymon Marciniak acaba por ser um dos protagonistas do jogo pelas piores razões. É de facto incompreensível como não é assinalada a grande penalidade a favor de Portugal, aos 73 minutos, quanto Rukavina desvia a bola claramente com o braço.
    O Melhor
    Golo de Danilo
    O médio nem estava a realizar uma exibição brilhante, mas, perante as dificuldades portuguesas em chegar à área da Sérvia, encheu-se de fé e marcou o golo de uma vida. Insuficiente para a vitória, mas que catapultou a seleção portuguesa para um jogo dominante.
    O Pior
    Penálti que ficou por marcar
    O que acrescentar? Era penálti.
    Forma
    Portugal
    2018/2019
    6J
    2V
    4E
    0D
    6-4G
    Sérvia
    2018/2019
    8J
    4V
    4E
    0D
    13-6G
    Sabia que...by playmaker stats
    A Sérvia somou o 8.º jogo consecutivo sem perder. A última derrota foi frente ao Brasil, no Mundial
    4.º empate consecutivo de Portugal, 3 deles em casa
    4 empates consecutivos para Portugal: só tinha acontecido uma vez, em 2007, precisamente num jogo frente à Sérvia
    2 empates nos 2 primeiros jogos numa fase de qualificação: 2.ª vez que acontece (apuramento para o Euro 88)
    Portugal sem vitórias após 2 jogos em fases de qualificação: não acontecia desde o apuramento para o Euro 2012 (na altura, somava apenas um ponto)

    Fotografias(36)

    Portugal x Sérvia - Apuramento Euro 2020 - Fase de Grupos Grupo B
    Portugal x Sérvia - Apuramento Euro 2020 - Fase de Grupos Grupo B
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    PORTUGAL
    EMPATE
    SÉRVIA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    RN
    Jogo
    2019-03-26 14h07m por RN123
    Mais um tropeço por parte da Seleção Nacional Portuguesa.
    Tínhamos, mais uma vez, obrigação de vencer esse jogo.
    Infelizmente não deu.
    O árbitro também não ajudou, mas não há que culpar a arbitragem pelo resultado.
    Na minha perspetiva, começamos "com o pé esquerdo" a qualificação para o EURO 2020.
    AZ
    Mourinho
    2019-03-26 13h43m por azulado
    Acho que esta' disponivel, nao e'?
    Este Euro tem que ser resgatado de uma maneira ou de outra.
    PO
    ispeakwiththetr ue
    2019-03-26 13h02m por PortoPortugal
    Tens que ver, não posso dar spoilers porque está mesmo engraçado. . .
    NE
    Sistema falhido .
    2019-03-26 12h55m por Newpor
    O nivel do jogo e a actitude dos jugadores at3 foi boa, mas é inadmissivel wue a equipa campeã da Europa jogue em casa con dois medios defensivos contra a Servia, a insistencia do FS de por sempre no onze o W. Carvalho ate em posiçõesais próximas da area rival é péssima. Portugal tem jogadores para fazer bem melhor!
    Bludouro
    2019-03-26 12h46m por Freamunde1933
    Verdade. Erro meu. Estava na ideia de 1-1 nos dois jogos.
    Na minha opinião, não compromete porque foram apenas os dois primeiros jogos e Portugal é bem melhor do que todos os adversários do grupo. Não duvido que Portugal passe, mas tem de acordar e mostrar mais
    PO
    Off Topic
    2019-03-26 12h46m por PortoPortugal
    Aconselho qualquer pessoa a ver o programa Pé em Riste desta segunda-feira que se passou.

    Só me resta mesmo perguntar, o que passou se?
    Portugal
    2019-03-26 11h12m por Freamunde1933
    A seleção foi incrivelmente roubada neste jogo, mesmo quem não gosta de desculpar os resultados menos positivos com as arbitragens não consegue fugir deste. A situação do penalti é tão absurda que nem dá para explicar. Como é que é possível um árbitro, melhor posicionado para analisar um lance, deixar-se influenciar por um colega que está a 40 metros da jogada?
    Depois, Fernando Santos. Foi bem notório que não conseguiu ultrapassar a falta de Bruno Fernandes. As invenções no meio c...ler comentário completo »
    zerozero
    2019-03-26 11h03m por eznihilofcpbmrda2
    já vi que corrigiram o erro enunciado no comentário que fiz anteriormente.
    continuação de um bom trabalho :)
    zerozero
    2019-03-26 10h43m por eznihilofcpbmrda2
    perante um espetáculo ridiculo visualizado ontem nas redes sociais refiro-me concretamente aos videos do catão e do boaventura, aliás acho repugnante chamarem c**** aos benfiquistas eis que hoje no twitter deparo-me com algo no twitter que me deixou boquiaberto e com algumas dúvidas. Não é que a conta do playmakerstats conta ligada ao zerozero deu um like que no twitter se chama curtida num comentário de um usuário que afirmava que c**** era o sr. catão.
    Agora questiono o seguinte:ler comentário completo »
    El-Mago-10
    2019-03-26 10h42m por andrerib
    Não sendo um exaustivo apreciador do WC. . . Dizer que este tem pés de tijolos é no mínimo ridículo lol
    Portugal
    2019-03-26 09h39m por estaramosold
    Fez o suficiente para ganhar, mas continuamos a ver um futebol praticado aos repelões, estes jogadores não sabem jogar em equipa, isso é a evidência mais clara que temos. Depois vemos FS a experimentar 11s, Danilo e William juntos serviu para quê? Os 2 juntos não é sinónimo de defendermos melhor, o Tadic que o diga, fez o que quis de cada vez que a bola lhe chegava. . .

    Nota positiva para a jogada individual do Danilo, de resto, Bernardo Silva e Rafa a tentarem levar o j...ler comentário completo »
    Estou muito grato a FS
    2019-03-26 08h11m por asbaka
    Mas não acredito que ele seja o melhor para a seleção neste momento.
    Estes dois jogos demonstraram bem como é treinador de seleção pequena.
    Vejo muita qualidade nesta seleção e com as opções disponíveis creio que está na hora de fazer uma mudança, mas, vai ser muito difícil tirar de lá um selecionador campeão europeu em título.

    Quanto ao jogo, quase que dá a entender que este choro todo disfarça mais uma exibição fraca da seleção.
    Não percebo algumas es...ler comentário completo »
    FIFA
    2019-03-26 07h19m por Tarik_10
    Toda a gente sabe que um raio não cai duas vezes no mesmo sitio.
    Chorinho
    2019-03-26 07h01m por YourMumRocks
    Não sabia que os jornalistas do zerozero quando é um jogo da seleção, esquecem-se de ser objectivos. Então o único aspecto negativo do jogo foi o penalty? E fazem disso capa? Até parece que jogámos alguma coisa de jeito contra uma seleção que é pouco mais do que pobrezinha. Resumir o jogo a um lance e querer fazer passar a ideia que de resto foi quase tudo perfeito (que só faltou algum "acerto") só pode ser um favor a um selecionador que não consegue montar um sistema de jogo benéfico para as...ler comentário completo »
    AZ
    A mediocridade continua
    2019-03-26 05h09m por azulado
    O engenheiro tem uma Selecao de luxo, mas pela cara dele, parecia-me que havia um mau cheiro no estadio.
    Portugal
    2019-03-26 03h16m por Rakitskiy
    Bom mais um pontinho saído dos pés do Danilo que golo
    Depois n percebo como o William é titular casa jogada de ataque q fosse parar aos pés do homem morria e nem de encostar uma bola foi capaz
    Bernardo Silva foi preciso a lesão do Ronaldo para ir para o meio espero q tenha servido para o nando finalmente perceber onde joga
    Boas exibições dos centrais do Guerreiro Cancelo apareceu mais na 2 parte depois n percebo pq q subia o William e n o Danilo enfim no Porto o homem muita...ler comentário completo »
    SO
    batenarede
    2019-03-26 00h59m por sofintas
    Isso que dizes do Guedes não é verdade "sempre jogou mal na selecção, . . . "), como te recordarás com o link que coloco a seguir. Não vou agora referir-me às características de Guedes (qualidades e lacunas), pois não é boa hora. E não querendo dizer que sou um grande fã do futebol dele (embora vislumbre aspectos positivos, a serem bem enquadrados por treinadores - é um jogador com determinadas especificidades), deixo aqui um link de notícia em que a esmagadora maioria (nem sei se todos. ...ler comentário completo »
    SO
    Portugal
    2019-03-26 00h16m por sofintas
    Como se entra em tanta. . . disforia, dizer que:

    Portugal tem a quarta/quinta melhor selecção do mundo. Acima apenas o Brasil, a França e a Espanha. Portugal estará a par com a Bélgica.

    Portugal tem jogadores bons/muito bons em todas as posições, tendo quatro jogadores de nível altíssimo, excelentes: os laterais Cancelo (e Nelson) e R. Guerreiro, Bernardo, e Cristiano Ronaldo (se jogar a ponta-de-lança - que é onde deveria jogar, e tem de aceitar e ada...ler comentário completo »
    JR
    "comentadeiros "
    2019-03-26 00h08m por JREU
    . . . da treta, na sua maior parte!!!
    Só sabem ser do contra, ou falar mal. "MENTALIDADEZINHAS". É O QUE TEMOS.
    Bla, bla, bla. . .

    Saudações desportivas.
    . . .
    2019-03-25 23h55m por AcaroInformatico
    30M pelo João Félix. . . até pode sair por menos, mas mais baratos estão o Brahimi e o Herrera, penso que serão bem mais apetecíveis do que um puto que nunca será um Ronaldo.
    . . .
    2019-03-25 23h53m por AcaroInformatico
    Epá aquele país é só corrupção, então vamos ser corruptos com eles. . . vamos roubar três grandes penalidades para ver se eles não vão ao euro.

    isto já vem dos anos 90 a esta parte, desde que me lembro que somos prejudicados, e sim. . . desde que me lembro o futebol tuga é corrupto.
    Lê-se cada coisa. . .
    2019-03-25 23h51m por AcaroInformatico
    Ele há cada Zébetinho por aqui. . . então um jogador lesiona-se e vê-se logo que nunca vai ser um Ronaldo! Por essas palavras só tenho a responder. . . nunca serás Doutor!
    Sai da frentes Guedes
    2019-03-25 23h51m por batenarede
    Se as escolhas tácticas do Fernando são duvidosas (porque dois trincos?), o que dizer das escolhas de jogadores. O André Silva mexe mais com o jogo do que o Dyego e está a começar a cimentar-se na selecção. E agora o Dyego justifica a titularidade depois de um jogo? O que é que ele acrescenta à equipa? Já para não falar do Guedes-O-Não-avançado (sempre jogou mal na seleção, nunca o vi a fazer uma transição eficaz ou um remate perigoso e enquadrado). Não era melhor dar uma oportunidade ao Jo...ler comentário completo »
    MA
    Miséria. . .
    2019-03-25 23h25m por Markes88
    Mal vi o 11 base deu-me logo aquela sensação que ia dar empate. . . .

    Fernando Santos. . . . . jogámos em casa. . . . dois trincos???!!!

    Só por isso já parecia que pedia empate. Não que não tivéssemos atitude, não que Danilo e William não entendam bem o espaço de cada um em campo, mas é dar um sinal demasiado claro de medo à equipa!

    Até jogámos relativamente bem, mas na hora da finalização existiu uma tremideira desgraçada. Dyego Sousa falhou à ...ler comentário completo »
    10
    Jogo
    2019-03-25 22h56m por 10Valdo
    Então o zz queixa-se do árbitro? Tem razão, houve, a primeira vista( vi no estádio) 2/3 lances que me pareceram pênalti, mas nada justifica está exibição, a meu ver, fraca.
    Aliás, mal vi o onze e disse logo que ia dar empate. Há necessidade de jogar com 2 médios defensivos? Então aos 80 e poucos minutos, a empatar e jogar mal, surge a primeira substituição e é extremo por extremo? Poça, foi uma acumular de mais decisões e más prestações defensivas e dos alas no apoio ao ataque que resul...ler comentário completo »
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Espanhol
    Tebas aponta ao mercado norte-americano
    O presidente da La Liga, Javier Tebas, tem o objetivo de ver jogos oficiais do campeonato espanhol disputados além-portas, como já acontece com a Supercopa. Os EUA são o mercado ...