Liga Portuguesa
Crónica
Raphinha deu os três pontos aos leões

Um pequeno sopro num jogo sem ventos agitados

2019/03/15 22:40
Texto por Hugo Filipe Martins

Uma vitória suficiente num jogo cinzento, a antever o fim de semana chuvoso que se avizinha. O Sporting meteu pressão no Sporting de Braga e continua a realizar uma boa época caseira, depois de vencer o Santa Clara por 1x0.

Um golo de Raphinha bastou para a equipa de Marcel Keizer somar os três pontos numa partida mal jogada de parte a parte. A formação açoriana mostrou qualidade no momento defensivo mas um completo deserto de ideias no processo ofensivo, enquanto o Sporting, numa noite mais apagada de Bruno Fernandes, foi vivendo das arrancadas de Raphinha, o único a abrilhantar uma noite triste.

Provavelmente, os piores 45 minutos da Liga 2018/19

Agora, o cansaço não serve de desculpa. Foi difícil arranjar adjetivos para contar aos nossos leitores como foi a primeira parte. Adjetivos positivos, claro. O melhor foi que ninguém se aleijou. Tirando isso, foram 45 minutos desperdiçados pelas duas equipas, que foram participando num concurso para ver quem falhava mais passes e quem tinha menos ideias na hora de atacar.

Se durante algumas semanas Marcel Keizer lamentou o cansaço e falta de treinos com a equipa, agora o caso mudou e o técnico holandês voltou a apostar naquele que, na teoria, seria o onze mais forte. As individualidades estavam lá, mas a nível coletivo foi tudo muito pobre e o adversário também não ajudou. 

Leõezinhos mereciam melhor espetáculo ©Carlos Alberto Costa

João Henriques tinha dito que a sua equipa ia jogar sem pressão. É verdade que o fez, mas os primeiros minutos foram elucidativos de uma equipa que, em Alvalade, surgiu demasiado descomplexada. Passes fáceis acabavam fora de campo e deixavam o técnico do emblema açoriano fora de si, e com razão. Poucos podiam estar satisfeitos perante uma primeira parte tão pobre e sem motivos de interesse.

Sim, Raphinha procurou algumas arrancadas, Acuña fez vários (demasiados) cruzamentos e Wendel rematou à baliza, mas foi só isto. Muito pouco para um Sporting que ainda tem, ou pelo menos deve ter, aspirações de atingir algo mais neste campeonato. Se assim era, essas intenções não foram percetíveis durante 45 minutos sem ideias e com uma dificuldade gritante com bola, com os defesas entregues a uma equipa estática e sem procurar imprimir velocidade na circulação e no jogo. Em suma, 45 minutos sem histórias para lhe contar. Esperamos que não nos leve a mal, mas foi apenas isto que se passou. Cabia às equipas procurar mais e talvez compensar os adeptos, alguns vindos dos Açores, pelo meio bilhete sem valor qualitativo, para nós compensarmos os nossos leitores pelo clique neste artigo.

Uma pequena agitação antes de voltar ao mesmo

A segunda parte melhorou. Tinha tudo para melhorar. O primeiro minuto foi uma espécie de sinal de esperança, mas apenas do lado sportinguista. Raphinha, que já tinha estado muito interventivo na primeira parte, apareceu em zona central e obrigou Marco a uma excelente defesa, a primeira complicada em toda a partida. Havia mais pressão da equipa de Marcel Keizer, que depois de uma primeira parte em que lhe foi dada a iniciativa de jogo parecia ter acordado, enquanto o Santa Clara foi mais do mesmo, com o bloco baixo e sem encontrar uma forma de ameaçar a baliza de Renan.

Para além do deserto de ideias com bola, a equipa de João Henriques já tinha apresentado períodos de desconcentração na primeira parte e foi no aproveitar dessa desconcentração que o Sporting acabou por chegar ao golo. Acuña e Bruno Fernandes foram inteligentes no lançamento de linha lateral e o médio não teve dificuldades para assistir Raphinha, que só teve de encostar e deu alguma cor a uma partida tão cinzenta.

Nem sempre houve intensidade ©Carlos Alberto Costa

O problema é que depois do golo o jogo voltou a aproximar-se daquilo que tinha sido a primeira parte. Havia mais cansaço e quando as equipas partiam apareciam espaços para atacar, mas temos de voltar a tocar na questão das ideias. Tão poucas e tão pobres, uma vez mais. O Santa Clara não aproveitou alguns deslizes cometidos na saída de bola da equipa leonina, que, por sua vez, também não aproveitou para resolver a partida nas poucas ocasiões que criou. Bas Dost voltou a ser inofensivo, Bruno Fernandes, que até assistiu, esteve muito abaixo do habitual.

Foi uma vitória com nota suficiente para uma equipa sportinguista que encontrou no Santa Clara um adversário demasiado tranquilo e que ofereceu muito pouco ao jogo no capítulo ofensivo, apesar da boa imagem dada, exceção feita às desconcentrações, no processo defensivo. Os adeptos das duas equipas não mereciam esta exibição antes do fim de semana, mas os do Sporting acabam por ir para casa um pouco mais satisfeitos.

U Sexta, 15 Março 2019 - 20:30
Estádio José Alvalade
Manuel Oliveira
1-0
Raphinha 59'
Estádio José Alvalade
Lotação50 095
Medidas105 x 68 m
Inauguração2003
FaseCampeonato
JornadaJornada 26
A Chave
Reação à desconcentração. Numa segunda parte em que o Sporting entrou mais forte, a reação de Acuña e Bruno Fernandes à falha de marcação dos defesas do Santa Clara abriu espaços para o golo e para a vitória leonina.
O Árbitro
Jogo tranquilo para a equipa de arbitragem, que fez uma boa gestão disciplinar do encontro.
O Melhor
As tentativas de Raphinha
Foi, para o zerozero, o homem do jogo e a explicação é simples. Num jogo monótono e por vezes jogado a passo, o brasileiro foi dos que agitou. Nem sempre bem, mas foi o único com capacidade para agitar. Uma atitude premiada com o golo que resolveu a partida.
O Pior
Primeira parte
Já explicamos como foi o primeiro tempo e ao ler esses parágrafos percebe o porquê de elegermos os 45 minutos do jogo como o pior que aconteceu em Alvalade. Sporting com bola, mas a fazer pouco com ela, Santa Clara inexistente no capítulo ofensivo.
Forma
Sporting
2018/2019
44J
27V
8E
9D
88-44G
Santa Clara
2018/2019
29J
10V
6E
13D
37-38G

Fotografias(20)

Sporting x Santa Clara - Liga NOS 2018/19 - Campeonato Jornada 26
Sporting x Santa Clara - Liga NOS 2018/19 - Campeonato Jornada 26
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
SPORTING
EMPATE
SANTA CLARA
Comentários (15)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
ESCUTAS PJ
2019-03-16 15h05m por FairPlaydaTreta
CB - "Cássio, estás sozinho? Precisava de te dar uma palavrinha, mas pessoalmente, porque os telemóveis nascem com ouvidos.
Cássio- Se isto é de Lisboa, nem vale a pena conversar. Não quero saber.
CB- Sim, por acaso uma parte até é, a outra não. "

Haverá também no processo mensagens de WhatsApp trocadas entre César Boaventura e Marcelo, que assinaria pelo Sporting, estando agora nos Estados Unidos, ao serviço dos Chicago Fire.

CB- "Está aq...ler comentário completo »
i am back
2019-03-16 14h56m por FairPlaydaTreta
""Segundo notícia de hoje do jornal Expresso, Cássio acusa César Boaventura de ter oferecido 250 mil euros para facilitar no jogo contra o Benfica da temporada 2015/16. Por essa altura, Cássio era guarda-redes titular da equipa vilacondense e o jogo era absolutamente decisivo para as contas do título, que acabou por cair para o lado do Benfica, com 2 pontos de vantagem sobre o Sporting. O conjunto encarnado acabou por vencer por 0-1 e Cássio foi titular nessa partida.

""O g...ler comentário completo »
Jogadores
2019-03-16 12h10m por SCP_SUPPORTER
Renan: não teve nada para fazer, logo não fez nada. Só precisa de ter mais cuidado com o jogo de pés porque ia comprometendo a dada altura
Ristovski: muita ajuda no ataque e inteligente em fletir para o meio algumas vezes, defensivamente não teve grande trabalho ainda assim não muita segurança
Coates e Mathieu: coloco os 2 porque estiveram muito discreto e sem nada para fazer, limparam com facilidade as bolas que lhes apareceram
Borja: nestes tem algumas dificuldades em ...ler comentário completo »
Sporting
2019-03-16 11h56m por SCP_SUPPORTER
Jogámos muito mal, mas fomos muito superiores perante um Santa Clara que depois do que já fez até dá dó de ver jogar. E jogamos mal porque se desiste de pressionar alto é só lá de vez em quando, quando alguém lhe apetece pressiona se um bocadinho e depois já chega. A juntar a isso o Santa Clara defendeu com 11 em bloco baixo e sempre no centro do terreno o que impediu quase totalmente o nosso jogo interior e o Sporting hoje em dia é uma equipa que vendo o plano de jogo cortado automaticament...ler comentário completo »
Sporting
2019-03-16 11h07m por mulscp
Mais um mau jogo. Exageram muito no jogo pelos flancos por culpa de Dost, é péssimo, limitarmos o nosso jogo por causa de um jogador que só rende com esse estilo de jogo, para piorar ele nem tem rendido sequer. . . Ontem foram cerca de 24 cruzamentos e até nesse parâmetro falhamos muito, foi muito mau pois só o Acuña, dos jogadores que jogam nos flancos sabe cruzar.

AN
SCP
2019-03-16 10h58m por andrerib
Cada vez qe vejo Scp jogar até me cai uma lágrima, que equipa tão banal. . . Nem vou falar do jogo pois é bater no ceguinho por isso não vale a pena lol
Nota final: no futebol de hoje em dia, os cantos são cada vez mais decisivos (veja se Porto a semana passada) e o SCP pode ter 50 cantos por jogo que nenhum causa perigo, nunca vi equipa profissional a trabalhar tao mal os cantos porra
ahh
2019-03-16 01h50m por FairPlaydaTreta
sem esquecer que toda a gente fala de Lionn mas esquece-se de um diretor ou qq coisa do género do Rio Ave também prestou declarações no mesmo tribunal, confirmando que os atletas na altura contaram isso. . .
i_am_back
2019-03-16 01h46m por FairPlaydaTreta
claro que é mentira. . . 3 profissionais de futebol com uma vida estável, estão sob juramento em tribunal e vão todos mentir pra irem parar á cadeia até 3 anos. . .

falta ouvir Marcelo e Cássio e certamente se juntarão os do Marítimo. . mas é tudo uns mentirosos que arruinam a carreira e próprias famílias pra mentir em tribunal sob juramento. . .

Já cheguei á conclusão que mais parvinho que 1 toupeira só mesmo 2. .
SO
Raphinha
2019-03-16 01h13m por sofintas
Não vi o jogo (nem tenho visto), não sei como jogou, mas considero-o um jogador muito bom (gosto muito, desde a primeira vez que o vi no Vitória de Guimarães). Parece-me que jogaria melhor na esquerda. Não é bem aquele tipo de esquerdino para a direita.
MIka2000
2019-03-16 01h06m por JorgeSantoSLB
Portanto andar a utilizar jogadores dos quais n se pagam e andar a contratar ainda mais, as paletes, sem depois os pagar, é sem problemas! Uma descida de divisaozinha n vos fazia mal nenhum. Mas depois o Benfica é que controla tudo, campeonato, portugal, europa, UEFA, FIFA, enfim! Temos o sistema todo e n me disseram nada. . .

Sempre o mesmo discurso o vosso, discurso do coitadinho e pequenes
MI
JorgeSantoSLB
2019-03-16 00h40m por Mika2000
Sabes o que é ilegal? Ilegal é o cesar boaventura andar a pagar a jogadores da equipa adversaria para perderem contra vós lampiões! Isso sim é que é ilegal
Ilegal
2019-03-16 00h26m por JorgeSantoSLB
Jogar com um iogador do qual se deve MILHOES
"Os piores 45 minutos da liga"
2019-03-15 23h42m por batenarede
Concordo que houve falta de ideias, muito por culpa de Dost que é menos um, mas dai a dizer que foi os piores 45 minutos da liga acho exagerado (só assim de cabeça me vem o Braga-Guimarães). O Sporting procurou construir muito pelos flancos e foi dai que surgiu o golo mais tarde. Ainda assim nao se perdoa 15 cantos sem nenhum resultar em remate ou os passes falhados do Wendel e do Doumbia, entregando o meio campo ao adversário. Em suma há muito para melhorar, mas o Santa Clara nem sequer se atreveu.
Sporting
2019-03-15 23h18m por mafraFCP
Que equipa mais desmoralizada, fraca mesmo. Assim de repente me lembro o quão deliciados estavam os Sportinguistas depois das goleadas do SCP, era melhor equipa do campeonato, imbatíveis e que eram candidatos à liga Europa lol. Nunca acabes Sporting. Obs: sai daí Bruno Fernandes vem ser feliz no Porto tal como se sentiu João Moutinho e aqui te daríamos carinho. Lá nem o Mathieu perdoam.
SPORTING
2019-03-15 22h45m por j-f-uite
> valeu os 3 pontos salvos pelo corte do macedonio !!!!
OUTRAS NOTÍCIAS
PORTUGAL
Antevisão
Portugal recebe a Sérvia no Estádio da Luz
O empate consentido na receção à Ucrânia (0x0) não foi mais do que o confirmar do nosso triste fado: Portugal tem queda para não vencer o primeiro jogo de ...
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
FutebolLife 25-03-2019, 05:40
Rakitskiy 25-03-2019, 05:08
AZ
azulado 25-03-2019, 04:48
Chama__Portista 25-03-2019, 02:44
j-f-uite 25-03-2019, 01:55
BE
bekass2000 25-03-2019, 01:40
JorgeSantoSLB 25-03-2019, 01:20
JR
JREU 25-03-2019, 01:09
linkinparkfc 25-03-2019, 01:02
LeaoRampante 25-03-2019, 00:23
PsychBug 25-03-2019, 00:17
JR
JREU 25-03-2019, 00:09
TO
tonefcp 24-03-2019, 23:55
PsychBug 24-03-2019, 23:54
OpCr 24-03-2019, 23:45
FIFAforever_returns2 24-03-2019, 23:35