placardpt
    FC Porto visita Tondela

    Caçar com gato na noite da Beira Alta

    2019/02/22 00:02

    Não se pretende qualquer desprimor para com as alternativas aos goleadores habituais, mas o célebre ditado diz que «quem não tem cão, caça com gato» e para encontrar o caminho para o golo entre o breu da noite de Tondela - arranca pelas 21h15, com fim previsto para lá das 23h00 - Sérgio Conceição terá mesmo de recorrer a quem, por norma, está mais abaixo na hierarquia de dominância do plantel. É para encontrar soluções que é pago, insiste o treinador, e poucos jogos serão um maior teste à capacidade para tal do que este. 


    Para juntar a isto, há o registo ofensivo portista no João Cardoso: três visitas, dois golos marcados, duas vitórias, um empate. O saldo a nível pontual não é propriamente negativo para os portistas, mas marcar golos neste terreno tem sido tarefa árdua. Mais de um ano e meio depois da última vez, a equipa portuense volta a visitar este terreno da Beira Alta e terá de descobrir formas alternativas de somar os golos que não têm abundado por estes lados. 


    Das baixas às soluções

    Marega e Soares são baixas confirmadas ©Catarina Morais / Kapta +

    Aboubakar de fora, Marega de fora, Soares de fora (o único castigado), Brahimi em dúvida. Falamos da questão ofensiva, claro, porque há também Danilo Pereira fora de combate e também nessa zona do terreno terá de avançar um plano alternativo. 
 Comecemos, então, pelo ataque: na zona central, Fernando Andrade é forte candidato à posição mais desfalcada, até porque, sem ter uma média de golos brilhante - dois golos em 11 jogos, nove deles saído do banco -, deu por várias vezes boas indicações. André Pereira marcou três em 20 jogos, já com 11 partidas a titular, e não tem conseguido esconder algumas limitações na finalização. E não podemos esquecer Marius: melhor média de golos do que os restantes dois, mas em apenas dois jogos. O avançado natural do Chade seria de longe a aposta mais ousada, até porque vem de lesão. 

    Afastando-nos do centro do ataque mas mantendo-nos na missão dos golos, o espanhol Adrián mantém-se como forte candidato à posição de Brahimi, caso o argelino não recupere até aos níveis necessários - na véspera do jogo, ainda não estava «a cem por cento» - e Corona parece indiscutível quando disponível. A respeito do mexicano, um fator de curiosidade: repetirá a presença em zonas mais interiores ou voltará a ter o olhar quase fixo no corredor? Por sua vez, Otávio não esteve ao seu melhor nível no último jogo mas as características do seu futebol abonam a seu favor e Hernâni tem sido arma guardada no banco mas é hipótese se Conceição quiser velocidade desde cedo.

    Danilo também não entra nas contas ©Rogério Ferreira / Kapta+

    Continuamos da frente para trás, porque não? Danilo voltou a ser traído pelo tornozelo, obrigando a mudanças também a meio-campo, e se há quem espere oportunidades de somar minutos que não abundam - Loum, a alternativa direta ao português, e Bruno Costa - há também a já utilizada solução do duplo médio-centro com Herrera e Óliver, seja com o espanhol a recuar mais do que o mexicano (já aconteceu) ou com o mexicano a protagonizar a luta pela recuperação de bolas. Sem quaisquer certezas, porque não lemos a mente do treinador, é nesta dupla de língua castelhana que apostamos para o onze, mas porque não juntar às contas Pepe ou Militão, jogadores com rotinas de trinco? 


    E é na defesa que terminamos, porque a baliza não parece ter grande discussão em jogos do campeonato, com San Iker dono e senhor do lugar. A receção ao Vitória FC trouxe a novidade de Manafá como titular à direita, o luso-guineense esteve inspirado na posição e permitiu o regresso de Militão ao eixo defensivo, onde poucas - se algumas - limitações se tinham visto entre os atributos do brasileiro. Repetir a aposta no último quarteto poderá estar dependente do nível de ameaça esperado por Conceição naquela faixa.

    Fator casa tem ajudado

    Tondela já bateu Sporting e Vitória SC em 2019 ©Rogério Ferreira / Kapta+

    É verdade que os homens de Pepa só venceram um dos últimos seis jogos na Liga, mas em Tondela a história tem sido bem diferente: cinco vitórias nas últimas seis receções, duas dessas vitórias já em 2019 e contra equipas vários patamares acima dos tondelenses: Sporting e Vitória SC. Contra o líder do campeonato, o fator casa terá de valer como nunca.

    E continuando em verdades absolutas: sim, o FC Porto só marcou duas vezes em três jogos por aqui, mas o Tondela nunca marcou em casa aos portistas. Aliás, em todos os sete jogos que as equipas disputaram entre si vimos apenas um golo auri-verde: Luís Alberto, que está já longe da Beira Alta, foi o autor do feito.

    Tondelenses são a equipa com mais expulsões da Liga ©Rogério Ferreira / Kapta+

    É a defesa que tem sido virtude nos confrontos com os dragões (com Cláudio Ramos a comandar na baliza, claro está), mas é apenas neste setor que a equipa apresenta baixas para este encontro: Jorge Fernandes, emprestado pelo FC Porto, não entra nas contas e deve ser rendido por Ricardo Alves, o lesionado David Bruno mantém o marroquino Fahd Moufi no onze titular. 

    De resto, analisar o futebol tondelense leva a algumas conclusões em particular: o habitual duplo pivô - com Bruno Monteiro e Jaquité - ajuda a estancar as tentativas adversárias, a qualidade técnica existente na zona de construção ofensiva não é de ignorar, como não é de ignorar o pé esquerdo de Xavier na procura de linhas de passe, e Tomané atravessa a melhor temporada a nível de golos. 

    E para terminar, uma outra conclusão que não é difícil de tirar: a equipa do Tondela é agressiva, intensa. Disse-o Pepa várias vezes, di-lo o capítulo disciplinar (que, para o treinador, tem sido excessivo). São já dez expulsões, mais do que em qualquer outra equipa, e se a legitimidade das mesmas tem sempre margem para debate é bem visível que o Tondela não entra em campo para brincar.

    U Sexta, 22 Fevereiro 2019 - 21:15
    Estádio João Cardoso
    Luís Godinho
    0-3
    Pepe 11'
    Óliver Torres 52'
    Héctor Herrera 74'
    Estádio João Cardoso
    Lotação5 000
    Medidas105x68
    Inauguração2008
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 23
    Convocatória
    Tondela
    FC Porto
    R Castigos
    [não há registo]
    Soares
    a Lesionados
    David Bruno
    Aboubakar, Marega, Brahimi (em dúvida) e Danilo
    p Restrições
    Jorge Fernandes
    [não há registo]
    R Em risco
    Fahd Moufi
    Alex Telles e Héctor Herrera
    w Outros convocados
    [não há registo]
    [não há registo]
    Forma
    Tondela
    2018/2019
    29J
    10V
    7E
    12D
    43-40G
    FC Porto
    2018/2019
    39J
    30V
    6E
    3D
    88-31G
    A diferença passa por...
    Tondela
    Agressividade... q.b.?
    Depende tudo da perspetiva. Na perspetiva de Pepa, a agressividade é uma virtude que tem sido punida de forma demasiado severa. Se nos basearmos nos números de cartões, a perspetiva é de uma agressividade além do q.b.. Seja como for, é evidente que o Tondela tem uma atitude combativa que em muito ajuda a que a equipa esteja fora da zona de descida. Contra um grande, será preciso lutar muito, embora evitando novas expulsões.
    FC Porto
    Encontrar espaços
    Não é por acaso que escolhemos uma imagem de Óliver para esta secção. O espanhol não é titular indiscutível e foi suplente nos dois últimos jogos, mas poucos jogadores - se algum - entre os disponíveis têm a capacidade de encontrar frinchas na defesa adversária que o espanhol tem, além da influência no ritmo de jogo. Num terreno em que o FC Porto marca pouco e esperando-se um adversário fechado e agressivo, é preciso descobrir o caminho.

    Confrontos

    Golos
    Resultados

    Estatísticas (Liga NOS 2018/19)

    TondelaFC Porto
    813Posição17
    823Pontos547
    826Golos marcados447
    833Golos sofridos127
    22
    Jogos
    22
    8
    8
    Golos Marcados
    10
    7

    Fotografias(25)

    Liga NOS: Tondela x FC Porto
    Liga NOS: Tondela x FC Porto
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    CD TONDELA
    EMPATE
    FC PORTO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Porto
    2019-02-22 18h26m por estaramosold
    Com o empurrão que os senhores árbitros deram ao Porto na jornada passada, a vitória será fácil, se for uma arbitragem isenta prevejo um jogo dificil.

    O inteligente que esboçou o comentário em baixo em que afirma que o Porto nunca vacila nas vésperas de um clássico ao contrário do Benfica, estará esquecido daquilo que se passou na época passada. Deve ser a doença do alemão, só se lembram das coisas antigas as mais recentes escapam.

    VE
    Var
    2019-02-22 18h20m por Verdadedesportiva10
    Se Var aberto o Porto não ganha. . .
    Agora temo outra expulsão ridícula como à do fim semana passado. . . .
    David Bruno
    2019-02-22 17h46m por One82
    A sério que estão a falar neste jogador? A última vez que foi titular foi a 15 de Janeiro, a última vez que jogou foi a 28 de Janeiro, falhou os últimos 3 jogos e fazem disto um caso? Se o ridículo pagasse imposto o Estado ficava rico. . .
    VE
    Verdades claras
    2019-02-22 17h20m por Verdadedesportiva10
    Estamos cá para dizer as verdades. .
    Se ganharem com mérito e justiça, uma pessoa reconhece. .
    Quando se ganha com VAR aberto, à que repôr justiça. .
    A justiça neste campeonato era a subtração de 8/10 pontos ao Porto, como se reconhece em qualquer liga da verdade. . . .

    Porto em relação a questões de arbitragem o ano passado foi campeão com justiça, mesmo com o caso 800 mil euros estoril e 2 penalties do Belém no dragão. . .
    Mas na globalidade foi campeão justo este ano já é impossível. . .
    VE
    Luta pela. Verdade desportiva
    2019-02-22 16h47m por Verdadedesportiva10
    Aquele lance de. Expulsão de Felipe em Setúbal, k nem falta foi. . .
    Aqueles golos fora jogo a Feirense e Guimarães. . .
    Aqueles penalties escandalosos de Boavista, portimonense, Guimarães. . .
    AQUELE penalty oferecido no último segundo com belenenses. .
    AQUELE golo precedido de falta nos Açores que dá 2 1. . . . .
    Para além da vergonha da taça da liga. . .
    Esta época está manchada, haver se têm alguma dignidade na recta final, e deixam de andar com potoaocolo.
    KI
    GatoNoir
    2019-02-22 16h05m por killer13414
    Sera o Rúben Amorim ou o Miguel Rosa?
    GatoNoir
    2019-02-22 15h59m por eznihilofcpbmrda2
    N sei, mas secalhar é pela mesma razão pelo que m. rosa tb nunca jogava contra o slgaivotas. . .
    VE
    Expulsões
    2019-02-22 15h39m por Verdadedesportiva10
    O clube que têm os maiores caceteiros da liga, Felipe, pepe, maxi, não têm jogadores expulsos a tempo recorde. . .
    O Benfica este ano têm 6 expulsões, metades forjadas, quando será que à verdade desportiva. . . ?
    Quem vai ser poupado a expulsão hoje? Felipe? Pepe?
    E so ver as fotos do perfil do Godinho. .
    2019-02-22 15h38m por GatoNoir
    A ajudar um amigo. . . Num Braga-fcp a dar cartão vermelho ao Braga. . . Claro. . . ! O contrário nunca podia ser, pelo controlo apertado do primata a co duzir um porsche
    Padre Godinho
    2019-02-22 15h32m por dkslash_afterban
    Prevejo uma arbitragem habilidosa para tirar pontos ao ENORME PORTO. Com este gajo o Telles não joga o clássico. Podem apontar. O primeiro toque vai ser logo amarelo. Mas não se preocupem toupeiras porque o Manafa também faz a esquerda

    Carrega Porto contra tudo e todos
    Verdade Desportiva
    2019-02-22 15h27m por dkslash_afterban
    Olha e eu espero que ganhes juízo nessa cabeça. Adeptos do Carnide a vir falar de doping quando a equipa com o Bruno Laje parecem galgos a correr. . . devem ter pouco na veia devem. . .
    VE
    Tondela favorito
    2019-02-22 15h19m por Verdadedesportiva10
    Tondela têm tudo para empatar no mínimo. .
    Basta olhar para o último jogo miserável dos Andrades com Setúbal, onde se não fosse a expulsão forjada apostava num empate. . .
    Hoje fora com um adversário superior é de prever bom resultado para Tondela. . .
    Espero que façam testes antidoping até ao fim da época como propôs benfica. . .
    Apito
    2019-02-22 13h12m por aldantrop
    Quem é o Adel? Pelo tratamento carinhoso deve ser um amigo teu.
    as voltas que a vida dá
    2019-02-22 13h09m por voltou_apito_dourado
    ainda no inicio da semana gozavam com a integração do Adel, e o puto maravilha que já foi vendido pelo menos 3 vezes ao real madrid foi alegadamente apanhado numa festa de um jogador da equipa B.
    VE
    Clara ausência de militão
    2019-02-22 12h01m por Verdadedesportiva10
    A primeira vítima de controles de antidoping tá feita, a 2 tá no Dubai. . .
    É impressionante e só acredita quem é tapadinho, nesta teória da noitada. . .
    Um jogador que era perfeito em todos os comportamentos, no 1 jogo pôs polémica doping. . . Pimba.
    A Chave
    2019-02-22 11h09m por b0ktai
    Se o Porto marcar cedo o jogo será relativamente calmo, caso contrário tornar-se-á muito complicado. O Porto tem jogos sempre extremamente difíceis em Tondela.
    FI
    Habemus padre!
    2019-02-22 10h43m por Filipe-31
    Luís Godinho! Habemus padre!!!
    Jogo
    2019-02-22 09h32m por Maregooool
    Num campo tradicionalmente difícil contra um adversário muito aguerrido e que quererá desde cedo impor agressividade no jogo
    É necessário foco a 100% neste jogo e de preferência eficácia no ponto para não deixarmos cair pontos como há umas semanas atrás
    FC Porto
    2019-02-22 04h46m por CreedEinsteinBratton
    Poderá ser um jogo muito complicado caso não marquem cedo mas não espero perda de pontos.

    Tondela 0
    FC Porto 2
    HA
    11
    2019-02-22 00h12m por Halibut
    Neste jogo é entrar com a corda toda metia este 11:

    CASILLAS, TELLES, MANAFÁ, MILITÃO, PEPE, HERRERA, OLIVER, OTAVIO, CORONA, ADRIAN, FERNANDO

    VANA, FELIPE, LOUM, MAXI, BRAHIMI, HERNANI, ANDRÉ

    Se fosse possivel dava descanso ao Telles no decorrer do jogo, assim como ao Herrera e Corona. . . podia ir Maxi para a direita e Manafá ia para a esquerda, Loum por Herrera e Hernani por Corona.

    O Brahimi é capaz de já estar ...ler comentário completo »

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Internacional
    Melhor marcadora de sempre das canarinhas
    Fim de uma Era para o futebol feminino: Marta, aos 38 anos, anunciou, em entrevista à CNN Brasil, que vai renunciar à seleção brasileira, logo após os ...