placardpt
    Sporting vence Sporting de Braga por 3x0

    Keizer traçou novas rotas e deixou candidato (?) a ver navios

    Dos assobios aos aplausos, dos lenços brancos às vitórias. Será este um Sporting de duas caras? Não sabemos, mas a verdade é que depois de uma exibição horrível diante do Villarreal, a equipa de Keizer respondeu à altura e com um triunfo por 3x0 diante do Sporting de Braga conseguiu a aproximação ao terceiro lugar e complicou bastante as contas da equipa bracarense no que ao título diz respeito.

    Mudança tática, regresso de Bas Dost aos golos e aquele Bruno Fernandes que tem carregado a equipa às costas, este domingo com mais ajuda. Foi muito isto o encontro entre leões e arsenalistas. Muito isto e muito pouco Braga. A equipa de Abel não conseguiu responder à surpresa leonina e acabou o jogo sem qualquer remate à baliza de Renan. Terá a responsabilidade sido um fardo demasiado grande para os minhotos?

    Primeiro estranha-se...

    Se algo está a correr mal é preciso haver mudanças. Após a derrota com o Villarreal, os adeptos sportinguistas foram claros ao apontar uma alteração, a alteração técnica. Keizer quis mostrar aos seus adeptos que esta ainda não era a hora de saída e que havia capacidade para mudar, mesmo mantendo uma equipa idêntica à utilizada nos últimos jogos para o campeonato. Mudanças? Três defesas e liberdade total para Bruno Fernandes e Diaby. Ninguém estava preparado, muito menos Abel Ferreira.

    Havia sempre dois leões para um arsenalista ©Carlos Alberto Costa

    O Sporting de Braga chegava a Alvalade com intenções de continuar a exercer pressão sobre o primeiro lugar e de acabar finalmente com as ideias sportinguistas sobre um possível terceiro posto, mas os bracarenses deixaram-se surpreender e mostraram que não estavam preparados para esta nova cara do leão.

    O início parecia mais do mesmo, mas só os mais desatentos sentiam isso. Diaby aparecia em terrenos raros de se ver e Gudelj parecia outro. As incursões de Ristovski pela direita deram a pista que faltava. Os laterais eram alas e a mudança tática parecia estar a encaixar que nem uma luva nas características dos jogadores leoninos. Esta noite, não era Bruno Fernandes e mais 10. Esta era um noite de Sporting, mas não o de Braga.

    Depois entranha-se

    Forte na recuperação e de linhas bem subidas, a equipa de Keizer causou sempre desconforto nos arsenalistas e os homens da frente andavam desaparecidos, porque a bola também andava distante. O silêncio e assobios nos primeiros 12 minutos de jogo, por mais um protesto das claques, foi, aos poucos, transformando-se em aplausos e entusiasmo. 

    Finalmente, diriam os adeptos sportinguistas. Mas de nada valia a nova postura sem que dela resultassem golos, não é verdade? Mesmo perante um coletivo mais forte, voltou a ser o génio da lâmpada a garantir o primeiro desejo. Livre bastante descaído para a direita e golaço de Bruno Fernandes. Sorrisos na face daqueles que pediam, nos últimos dias, atitude. Em contraste, do outro lado havia uma expressão fechada. Este não era o Sporting de Braga que todos falavam e Abel sabia disso. Os caminhos para o ataque de que o treinador tem falado foram tapados e cabia a Abel traçar uma nova rota para a sua tripulação de Guerreiros.

    Assobios e lenços brancos transformaram-se em sorrisos ©Carlos Alberto Costa

    Os bracarenses até podem ter ficado a analisar o mapa nos balneários ou a consultar o Waze, mas Keizer tinha mesmo bloqueado o sinal de GPS à equipa arsenalista, que na segunda parte procurou outras ideias mas nem assim conseguiu encontrar forma de ameaçar a baliza de Renan, que acabaria por ter, talvez, a noite mais tranquila desde que chegou a Alvalade - o Sporting de Braga acabou sem qualquer remate à baliza.

    Perante tamanho bloqueio arsenalista, o Sporting aproveitou os espaços que foram aparecendo no setor defensivo da equipa de Abel para ganhar conforto e confiança para repetir a exibição nos próximos encontros. Diaby, aquele que, taticamente, evoluiu mais com o papel que lhe foi entregue, não encontrou um caminho qualquer, mas sim uma auto-estrada e só acabou travado em falta por Claudemir, já dentro da área. Minutos depois, ouvia-se AC/DC em Alvalade. Bas Dost estava de volta aos golos, mas o holandês e o Sporting queriam mais.

    Abel procurou a reação, Dyego Sousa e Wilson Eduardo apareceram mais em jogo, mas não havia escapatória para o muro leonino e quando a solidez defensiva está no ponto, lá aparece quem resolva. Bruno Fernandes, uma vez mais, assistiu Bas Dost para mais um golo que pode ser importante para a confiança do holandês, mas não só. Esta vitória serviu como uma injeção de confiança para os adeptos e jogadores leoninos, que acabaram o encontro num domínio completo sobre a formação bracarense e que, ao contrário do que aconteceu quinta-feira, saíram de Alvalade debaixo de uma forte ovação.

    Uma vitória com muito significado para a equipa de Keizer, mas ainda mais para a de Abel. Uma vez mais, os bracarenses acabam por perder pontos num jogo de maior exigência e a questão do título fica mais complicada. Cinco pontos para o primeiro lugar são recuperáveis, mas se a tarefa já era difícil...

    U Domingo, 17 Fevereiro 2019 - 20:00
    Estádio José Alvalade
    Jorge Sousa
    3-0
    Bruno Fernandes 33'
    Bas Dost 50' (g.p.) 68'
    Estádio José Alvalade
    Lotação50 095
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 22
    Lances Capitais
    33´
    GOLO Sporting!
    Bruno Fernandes marca
    Bruno Fernandes marca o seu 11º golo na prova (21 jogos)
    50´
    GOLO Sporting
    Bas Dost marca de grande penalidade!
    Bas Dost marca o seu 13º golo na prova (16 jogos)
    68´
    GOLO Sporting!
    Bas Dost marca
    Bas Dost marca o seu 14º golo na prova (16 jogos)
    A Chave
    Estratégia: Novas ideias, vontade em ter bola e até alguma confiança. Poucos esperavam este Sporting, mas a verdade é que Marcel Keizer acabou por sair desta partida com a imagem recuperada. Veremos se é para continuar, mas a chave para a vitória esteve no técnico holandês e, claro, na forma como os jogadores interpretaram as ideias.
    O Árbitro
    O lance de maior dúvida surge na grande penalidade, muito devido à questão da intensidade, mas a atuação de Jorge Sousa não se resume a este lance, pelo contrário. A equipa de arbitragem não apresentou um critério uniforme no que aos amarelos diz respeito e acaba por deixar escapar uma agressão de Raúl Silva a Acuña. 
    O Melhor
    Ideias frescas
    Foi em campo que o Sporting ganhou a partida, mas foi antes que começou a construir a vitória. Não sabemos ainda se foi uma ideia apenas para o encontro deste domingo ou para manter, mas a verdade é que a estratégia montada por Marcel Keizer funcionou na perfeição e bloqueou por completo as ideias bracarenses.
    O Pior
    Caminhos tapados
    Por outro lado, o Sporting de Braga nunca conseguiu reagir a este novo Sporting e acabou a partida sem sequer ameaçar a baliza de Renan Ribeiro. A primeira parte não teve mesmo qualquer remate à baliza por parte dos bracarenses, que no segundo tempo também não fizeram muito melhor.
    Forma
    Sporting
    2018/2019
    39J
    24V
    6E
    9D
    81-41G
    Braga
    2018/2019
    32J
    22V
    7E
    3D
    61-28G
    Sabia que...by playmaker stats
    Quatro jogos depois o Sporting volta a vencer o Braga; há três anos que os leões não derrotavam os bracarenses em Alvalade [1E, 1D].

    Últimas goleadas do Sporting frente ao Braga:
    2019 3-0, Liga
    2016 0-4, Liga
    2015 4-1, Liga
    2006 3-0, Liga
    Braga sofreu a terceira derrota em 2018/19, a segunda com goleada:
    Fev 2019 3-0 Sporting [F]
    Dez 2018 6-2 Benfica [F]
    Nov 2018 1-0 FC Porto [F]
    Vitória 90 do Sporting frente ao Braga [62% de triunfos].

    Sporting perdeu apenas 1 dos últimos 11 jogos frente aos arsenalistas em Alvalade [9V,1E,1D]
    Há dois meses que o Sporting não goleava na Liga NOS 18/19:
    Fev 2019 3-0 Braga
    Dez 2018 5-2 Nacional

    Foi a 9.ª goleada dos leões em 2018/19, a 8.ª na era Marcel Keizer

    Fotografias(24)

    Sporting x Braga - Liga NOS 2018/19 - Campeonato Jornada 22
    Sporting x Braga - Liga NOS 2018/19 - Campeonato Jornada 22
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    SPORTING
    EMPATE
    SC BRAGA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    SO
    Ze_Marnoto
    2019-02-18 18h44m por sofintas
    O que tinha visto - há já uns quinze anos, pelo menos - foi ele a declamar "A Vida", de António Nobre (num programa do Herman). Mas fui ver agora ele a declamar "C^^antigo Negro" (estou com problema no teclado). Obrigado pela indicaç~~ao. :)
    RN
    Jogo
    2019-02-18 17h49m por RN123
    Grande jogo por parte do Sporting, sim senhor. . .
    Bruno Fernandes, sendo mais mais uma vez preponderante na equipa leonina!
    3 centrais???
    2019-02-18 17h05m por olavo_bilac
    Espero que o treinador mantenha a tática (3. 2. 4. 1) utilizada com o Braga, embora prefira o 3. 2. 3. 2
    O Sousa do apito
    2019-02-18 16h31m por antussaa
    Vi um gajo de apito que tudo o que eram lances disputados os de vermelho saiam a jogar tranquilos e serenos, quando apitava falta era contra os de verde e ainda levavam a cartolina amarela; na questão da agressão ao jogador do Sporting, não quis ver e o VAR tinha ido fazer a sesta. Como é que eu hei de ir à BOLA, pra ser gamado. . . .
    *
    2019-02-18 15h03m por Pedro3KSCP
    Muito menos
    CR28 SCP_SUPPORTER
    2019-02-18 15h02m por Pedro3KSCP
    Ele deve ter ouvido das boas depois do jogo de villareal, acho que ainda deve ir levar um ou outro cartao por protestos mas miito menos, é um jogador que aprecio bastante, muita raça da sempre tudo em campo!
    Tiago Ilori
    2019-02-18 14h52m por ZZTUGA
    Tal como já previa o seu regresso ao Sporting tem tudo para ser uma óptima decisão para a sua carreira. Se futuramente se afirmar formando dupla de centrais titular com o Coates, também antevejo uma possível convocatória para a selecção nacional.
    SA
    Borja Tiago Ilori e Risto
    2019-02-18 14h48m por sandocha
    A equipa fica outra com estes 3 na defesa.

    Borja - que grande e boa surpresa, grandes exibições e acabadinho de chegar, muito muito bem. Quando estiver à vontade com a equipa com o clube e a cidade vai ser um caso sério

    Tiago Ilhori - que grande contratação. Não perde uma bola de cabeça, rapidíssimo no desarme. Boa estampa física. Ou ganha os lances ou faz falta mas a jogada morre ali. A melhorar no passe de saída. Esse é o ponto mais fraco. André Pinto n...ler comentário completo »
    CR28
    2019-02-18 13h03m por Pedro3KSCP
    Também vi isso hoje, fiquei foi admirado com a reação do Acuna xD
    RI
    scp
    2019-02-18 13h02m por Richardf33
    Não podemos elogiar tanto a equipa pois tem sido miseravél, hoje jogaram muito bem e a tatica assenta que nem uma luva mas penso que para continuar tem de usar uma linha de 3 com Coates, Ilori e Mathieu. Vamos ver se esta equipa começa a ser consistente(isto era o mais importante) na linha avançada já deu para ver que Luis Fylipe é só mais um Castaignos, parece que vai jogar jogar e nem um golo marca, apostem mas é Pedro Mendes dos sub 23.
    Sporting vs Braga
    2019-02-18 09h43m por estaramosold
    Quem viu o jogo com o Villareal não dizia que isto iria acontecer. É futebol, vamos ver se o Sporting começa a atinar novamente, tem uma final na quinta-feira contra um adversário que também parece que está a sair de um mau momento, mas claramente que se o Sporting jogar á bola como sabe jogar, pode enfiar 2 batatas em casa do Villareal e, ganhar a eliminatória, sem duvidas.

    Quanto ao Braga, desiludiu bastante, precisavam deste jogo para continuar a manter a pressão para...ler comentário completo »
    captus
    2019-02-18 08h14m por mulscp
    Se digo que não é grande coisa não digo que seja mau mas também não é bom nesse aspeto, é razoável, não passa disso. Mas cada um interpreta como quer e se queres ser engraçadinho e dar uma de superior continua. Quando conseguires dar uma opinião sem atacar nem tentares sobrepor-te aos outros é sinal que evoluiste. enfim. Agora dizer que o diaby não e grande coisa tecnicamente é não saber ver futebol? Enfim.
    DU
    Sem dúvida o melhor jogo da era Keizer!
    2019-02-18 01h52m por Dumars
    Especialmente na 2ª parte o Sporting mostrou qualidade, mas mais importante consistência.
    Finalmente que Keizer apostou em 3 centrais, foi uma mudança táctica fundamental para o equilíbrio da equipa.

    A dinâmica táctica de Keizer de "pressão alta" e de uma linha defensiva alta criava diversos problemas, porque no momento em que a equipa contrária passava a 1ª linha de pressão a equipa desequilibra-se atrás, especialmente quando a equipa contária aposta na profundidade ...ler comentário completo »
    SO
    fcpISEP20
    2019-02-18 01h18m por sofintas
    Não foste tão explícito como noutras vezes - não discriminaste as questões e são mais vagas e "escorregadias" (permite-me, sem ofensa) -, mas vou tentar perceber.

    Top 3 (primeiros três classificados?): Não é fácil adivinhar os três (e a ordem), mas aqui vai: Benfica, Porto, Sporting.

    Melhor equipa a jogar futebol: Benfica.

    Equipa mais consistente: Porto.

    Melhor treinador: Silas (é quem faz mais com menos - e com boas ideias...ler comentário completo »
    TG
    SportingCP.
    2019-02-18 01h12m por TGQ08
    Meu dito, meu feito! Falhei somente, de forma ligeira, no elenco inicial e no resultado; quanto ao resto, uma vitória decente e convincente.

    Keizer não é, nem nunca foi, incompetente; e por que motivo insiste em convocar os desgraçados do Petrovic, do Bruno Gaspar ou do Jefferson é algo que me passa ao lado. Em qualquer dos casos, espero que a exibição desta noite possa esclarecer o homem.

    Estimo que o Sporting aborde o Villarreal em 4 x 4 x 2 (Losango): ...ler comentário completo »
    Braga e Sporting
    2019-02-18 00h59m por JHendrix
    O Braga só será um real candidato ao título no momento em que souber ultrapassar os jogos directos com os tradicionais. E esse saldo para já é negativo. Á excepção do jogo no Dragão, onde mostraram mais futebol, na Luz e em Alvalade foram uma nulidade. Enquanto o Braga não subir esse degrau difícilmente chegará a campeão.

    Já o Sporting tinha de jogar tudo hoje, senão comprometia ainda mais o seu campeonato. Pelo menos hoje lavou a cara daquela exibição paupérrima contra o ...ler comentário completo »
    mulscp
    2019-02-18 00h36m por captus
    Mas vá lá, já passaste de um "não é grande coisa" a um "razoável"
    mulscp
    2019-02-18 00h34m por captus
    Provavelmente vês futebol há mais anos que eu? Não sei o que te leva a crer nisso. Mas de pouco te adianta os anos se nunca souberes realmente "ver" futebol.
    Sporting
    2019-02-18 00h33m por dragaoazul_18
    Keizer . . . há que lhe tirar o chapéu . Numa altura de pressão enorme , com muitos resultados negativos , contestação , Bruno de Carvalho de volta em cena , lenços brancos , conseguiu um resultado surpreendente. Não pela vitória em si porque não é anormal o Sporting ganhar ao Braga mas sim pelo banho táctico dado ao Abel que já tem a equipa consolidada a duas épocas .

    Não é qualquer treinador que numa situação destas altera o sistema táctico , principalmente num jogos ...ler comentário completo »
    Quanto ao braga
    2019-02-17 23h45m por JamaicaNN
    Queriam o quê mesmo? Sporting com orgulho ferido joga a dobrar. Braga têm bom plantel tudo muito bem mas jogadores inexperientes. Não são internacionais nem tão pouco passaram por equipas de topo. Braga será sempre a um nível do Guimarães ou inferior até luta para a Europa poderá se intrometer tal como o Guimarães numa má fase dos grandes jamais passam disso.
    Comparar felix ao Bruno fernandes
    2019-02-17 23h39m por JamaicaNN
    Deveria ser crime. Um é projecto de jogador outro é jogador com créditos firmados digam um médio em Portugal com tantos golos e não só com assistências como o Bruno Fernandes. Comparar o incomparável o felix ainda têm de jogar muitos jogos papar muita cerelac até poder ser considerado jogador até lá é projecto
    Sporting
    2019-02-17 23h28m por Freelance
    O melhor que já vi na era de Keizer , a jogar assim todos os jogos seríamos candidatos ao título , agora vamos ver se há uma nova luz do túnel . Para mim a equipa esteve bem em todos os aspectos . Nota negativa para arbitragem , o Braga era só paulada
    FI
    Sporting B
    2019-02-17 23h23m por Filas92
    Lagartos do norte
    MA
    . . .
    2019-02-17 23h21m por Markes88
    Só vi a 2parte, mas do que vi nas estatísticas de jogo da 1parte, o Braga não fez nenhum remate.

    Ter feito dois apenas o jogo todo, remates esses que nem foram propriamente grande coisa, outro resultado que não fosse a vitória do Scp seria obviamente estranho. . . .

    Hoje viu-se um Braga apático e um Scp mandão em casa, como, apesar de todo o desaire dos últimos tempos, tira-se o Benfica e Fcp, têm tido praticamente sempre vitórias.

    Em condi...ler comentário completo »
    roby
    2019-02-17 23h01m por batenarede
    Ai sim, se não se puserem a pau vão perder á Madeira, se bem que o Marítimo este ano está farto de perder em casa.

    Tenho pena é que este Braga não aproveitado a oportunidade da Liga Europa, pois penso que esta época, pela consistência que demonstraram até aqui (independentemente do que acontecer no resto do campeonato) tinham hipóteses de fazer uma boa campanha. E isso seria bom para Portugal.
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Inglês
    Baixa de vulto para o Chelsea
    Fim de época para Enzo Fernández: o médio ex-Benfica vai ser operado a uma hérnia inguinal, segundo relatou a imprensa inglesa.