placardpt
    Mude para o zerozero Futsal. Tudo sobre o Futsal aqui!
    Eis o dérbi eterno número 100!

    Está tanta coisa em causa...

    2019/02/16 10:00
    E0

    Uma história secular que vai para o seu capítulo 100 nesta modalidade. Um jogo que tem como frase mais ouvida «Um dérbi não tem favoritos». Um dérbi que pode decidir o desfecho do campeonato. É do dérbi eterno. É o Sporting x Benfica.

    O mundo do futsal vai poder assistir, este sábado, ao terceiro dérbi da época e ao centésimo na história. Os outros dois, desta época, deixaram marca. Este pode decidir a fase regular 2018/19.

    Favoritos? Esqueça...

    Frente a frente vão estar duas das melhores equipas do mundo nesta modalidade. Sporting e Benfica têm plantéis de fazer inveja a tantos gigantes europeus e têm orçamentos à dimensão da grandeza de cada um: astronómicos para a modalidade. Frente a frente vão estar o tricampeão nacional e o líder da fase regular, com 18 vitórias em 18 jogos.

    Esta época, como relatámos acima, será o terceiro dérbi. Depois do primeiro ter acabado com a streak do Sporting e do segundo ter apurado o Sporting para nova final four europeia, o que vai trazer este dérbi? Muito mais que o desfecho ou não da fase regular e do campeonato. Traz o orgulho ferido de parte a parte. Traz toda a rivalidade ao de cima. Traz um jogaço em perspetiva.

    Sporting já eliminou Benfica da Champions League esta época ©Sporting CP
    Porém, os sinais são distintos. O Sporting chega a este dérbi com vários deslizes - nada habituais - ao longo da época, onde se destaca a eliminação precoce na Taça da Liga, mas a pensar no histórico tetracampeonato. Prova disso? Não perde há uma volta, desde que sucumbiu aos pés do Benfica, na Luz.

    Já o Benfica chega líder (cinco pontos de vantagem), chega com 18 vitórias em 18 jogos, chega sem ainda ter ganho no João Rocha para a fase regular e chega a saber que, com uma vitória, tem a conquista da fase regular à sua mercê. Tem peso, é certo. Mas não dá o título sempre...

    Quer mais motivos para perceber que não há ninguém capaz de dizer que é favorito neste jogo? Olhemos então para o histórico dos dérbis com Nuno Dias e Joel Rocha ao leme das respetivas equipas. Já abriu o link atrás? Sim, é verdade: 33 jogos, 11 vitórias para cada lado, 11 empates, 84 golos para o Sporting, 85 golos para o Benfica. Este dérbi não tem mesmo favoritos...



    U Sábado, 16 Fevereiro 2019 - 14:30
    Pavilhão João Rocha
    Miguel Castilho
    6-1
    Dieguinho 7' 38'
    Pedro Cary 8'
    Diego Cavinato 34'
    Guitta 39'
    André Coelho 5'
    Fábio Cecílio 29' (p.b.)
    Pavilhão João Rocha
    Lotação3 000
    Medidas47x26m
    Inauguração2017
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 19
    Convocatória
    Sporting
    Benfica
    R Castigos
    [não há registo]
    [não há registo]
    a Lesionados
    [não há registo]
    [não há registo]
    p Restrições
    [não há registo]
    [não há registo]
    R Em risco
    [não há registo]
    [não há registo]
    w Outros convocados
    Forma
    Sporting
    2018/2019
    42J
    36V
    4E
    2D
    204-65G
    Benfica
    2018/2019
    40J
    36V
    3E
    1D
    213-56G
    A diferença passa por...
    Sporting
    Última derrota? Benfica...
    Por mais que o Sporting pareça estar num nível abaixo daquele a que tem habituado os seus adeptos no futsal, a sequência vitoriosa no campeonato é de louvar. Os leões não perdem há uma volta, sendo que o último desaire foi precisamente na Luz, em outubro. Desde aí, apenas dois empates (um saboroso, outro que ditou eliminação) e é tempo de ajustar contas com o eterno rival.
    Benfica
    Quem pára este Benfica?
    18 jogos, 18 vitórias no campeonato. Uma Taça da Liga conquistada já este ano. Este Benfica ainda não perdeu esta temporada, para todas as competições, e tem mostrado uma consistência assinalável a todos os níveis. A equipa de Joel Rocha está verdadeiramente imparável e tem novo teste de fogo à invencibilidade, no Pavilhão João Rocha.

    Fotografias(15)

    Sporting x Benfica - Liga SportZone 2018/2019 - Campeonato Jornada 19
    Sporting x Benfica - Liga SportZone 2018/2019 - Campeonato Jornada 19
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    SPORTING
    EMPATE
    BENFICA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Destino: Saudade
    Podcast
    Rui Miguel Tovar no zerozero
    O futebol é muitas vezes um elemento de memória coletiva de uma família, de um país, do Mundo. É por isso que o zerozero, em associação com Rui Miguel ...