placardpt
      FC Porto perde, mas está tudo em aberto

      Todos os caminhos abertos em Roma

      2019/02/12 22:05
      ENVIADO ESPECIAL REPORTAGEM: Luís Rocha Rodrigues, em Roma;

      Podia ter sido bem melhor. Mas chegou a parecer que ia ser ainda pior. Foi assim-assim. Nos primeiros 90 minutos da eliminatória, os dragões caíram pela primeira vez em Roma, embora levem todas as decisões para o Dragão. Conceição quis surpreender, mas a Roma foi mais italiana do que o costume e esteve a ganhar 2x0. Valeu o golo de Adrián López.

      Da surpresa ao ferro

      Um FC Porto em 4x4x2 foi surpresa, sem dúvida. Até porque, contrariamente ao previsto, foi Soares à descair para a direita, por forma a ser ele a referência das bolas longas, estando Andrade mais no centro. E, também de forma inesperada, foi um meio-campo sem Óliver, o construtor de jogo. 

      Digamos que, se foi um FC Porto a tentar surpreender dessa forma alternativa, acabou por ser um FC Porto surpreendido em alguns momentos, já que a saída de bola de Pepe e Felipe era sempre muito deficitária. Quando saía larga, era inconsequente, porque a Roma tinha a sua linha defensiva bem protegida. Quando saía curta, a boa pressão do miolo romano ganhava-a perigosamente.

      Foram, por isso, vários sustos que Sérgio, nada satisfeito, apanhou.

      Valeu que o momento pouco confiante dos romanos lhes retirou capacidade de decisão no último terço. Valeu que Zaniolo esteve muito escondido na linha e não esteve em zona central, como era previsto. Valeu, sobretudo, que Dzeko viu o poste (e Casillas, pareceu) devolver o lance mais perigoso de uma primeira parte pobre, com pouca qualidade.

      Di Francesco optou pela maior experiência e notou-se a qualidade e sobriedade de De Rossi. Porém, Kolarov e Florenzi deram pouca fluidez à equipa, sempre ciente de que sofrer era proibido, e deixaram-na pouco capaz de se apoderar do meio-campo contrário. Era, no fundo, assim que Di Francesco queria o jogo.

      Zaniolo voltou a estar em destaque ©Getty /

      Percebeu-se isso sobretudo depois de, a uma entrada capaz dos giallorossi, se ter seguido um recuo global da equipa. Pôde o FC Porto construir, com Herrera a partir de trás, mas sem que tal resultasse em alguma coisa de palpável. Zero pela direita, zero pelo meio, qualquer coisinha pela esquerda, mas descalabro assim que Brahimi saiu, por lesão.

      Temeu-se o pior...

      Quando, na expectativa do erro contrário, a Roma chegou ao golo, a sensação de preocupação era grande. Era um FC Porto muito inoperante e com ainda menos referências.

      Depois do poker em Vila Real, novo golo para Adrián ©Getty /
      Pior ainda quando se viu Zaniolo bisar, depois de Dzeko ter bisado nas bolas ao poste. Conceição continuava a preferir bolas longas e 4x4x2, o que em nada dava perante uma Roma recuada, ao invés de colocar Óliver para ligar melhor o jogo portista.

      Só que... de uma rosca surgiu nova esperança. O improvável Adrián López encontrou o caminho da baliza naquele que foi, aos 80 minutos, apenas o segundo remate dos dragões enquadrado com a baliza (sim, desta vez não se pode dizer que a equipa tenha sido capaz de produzir, mas foi eficaz.

      E isso valeu-lhe um resultado, apesar de tudo, razoável. Venha o Dragão.

      U Terça, 12 Fevereiro 2019 - 20:00
      Stadio Olimpico
      Danny Makkelie
      2-1
      Nicolò Zaniolo 70' 76'
      Adrián López 79'
      Stadio Olimpico
      Lotação70 634
      Medidas105x68
      Inauguração1937
      FaseOitavos-de-Final
      Mão1ª Mão
      VIDEOS
      Lances Capitais
      70´
      GOLO Roma!
      Nicolò Zaniolo marca
      Nicolò Zaniolo marca o seu 1º golo na prova (6 jogos)
      76´
      GOLO Roma!
      Nicolò Zaniolo marca
      Nicolò Zaniolo marca o seu 2º golo na prova (6 jogos)
      79´
      GOLO FC Porto!
      Adrián López marca
      Adrián López marca o seu 1º golo na prova (4 jogos)
      A Chave
      Recuo romano: Dar um passo atrás para depois dar dois em frente. Assim terá pensado Di Francesco, com bons resultados, já que a linha média muito recuada a partir dos 50 minutos atraiu o FC Porto, que depois deu espaço de sobra na retaguarda e se desorganizou na transição defensiva.
      O Árbitro
      Arbitragem correta, em termos globais. Boas decisões na estreia europeia do VAR, que vem para ficar.
      O Melhor
      Aquele rapaz
      Tínhamos falado de Zaniolo e fez sentido. Desta vez à direita, andou desaparecido até surgir com dois golos muito importantes para os romanos. Muita frieza do jovem de 19 anos, a mostrar-se a nível internacional e a prometer muito.
      O Pior
      Lesão de Brahimi
      Já não bastava Marega e Aboubakar, fica agora o FC Porto sem outra referência ofensiva. Aconteceu na pior altura, quando a equipa mais precisava da sua magia na aproximação ao último terço. Fica por saber o tempo de paragem.
      Forma
      Roma
      2018/2019
      32J
      15V
      8E
      9D
      62-46G
      FC Porto
      2018/2019
      38J
      29V
      6E
      3D
      86-31G
      Sabia que...by playmaker stats
      3.ª vez que a Roma vence por 2x1 em casa na 1.ª mão das competições, sempre na Champions: uma qualificação, uma eliminação
      FC Porto perde pela 1.ª vez nesta edição da Champions, ao 7.º jogo
      A última vez que o FC Porto perdeu 2x1 fora na 1.ª mão de uma eliminatória europeia foi em 1987/88, frente ao Real Madrid - foi eliminado
      6.ª vez que o FC Porto perde por 2x1 fora na 1.ª mão de uma eliminatória europeia (3 qualificações, 2 eliminações)
      1.ª derrota do FC Porto frente à Roma, ao 5.º jogo
      FC Porto não vence há 3 jogos: igualado o pior registo desde que Sérgio Conceição é o treinador da equipa
      O FC Porto não perdia desde outubro de 2018, quando perdeu no Estádio da Luz
      FC Porto termina com série de 26 jogos sem perder

      Fotografias(17)

      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      ROMA
      EMPATE
      FC PORTO
      Comentários (62)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      HA
      11
      2019-02-13 17h33m por Halibut
      Eu não tenho gostado de Militão à direita na parte ofensiva e penso que perdemos dinâmica nesse aspecto, Maxi embora já não tenha 20 anos, envolve-se melhor a atacar e cruza melhor, remata e passa melhor que o Militão (este é muito melhor a central). . .

      Mas para Militão voltar ao centro ou Felipe ou Pepe vão ter que sentar-se no banco e isso deve fazer muito mal à cabecinha do Conceição. . .
      HA
      PedroFCP_RockNR oll
      2019-02-13 17h11m por Halibut
      Também concordo com esse 11, FELIPE, TELLES E HERRERA precisam de descanso e em casa contra o Setúbal é uma boa oportunidade para isso.
      MA
      jorslb3
      2019-02-13 16h09m por Marshmallow
      Andas aqui a espalhar ódio, mentiras e confusão. Como adepto de futebol não vales nadinha, não das uma pra caixa e tens a memoria muito curta. Ate um miudito sabe que ha mais marés que marinheiros. Cá estaremos para te avivar a memoria na altura certa.
      JO
      felisbertocosta
      2019-02-13 15h20m por jorslb3
      Ja so falam do passado, ve-se mesmo que estao em crise.

      Filipe a discutir com SC em campo

      https://maisfuteb ol. iol. pt/videos/5c6355900cf28438fc4d a2f3/felipe-a-falar-com-concei cao-de-dedo-em-riste
      Para o Setúbal
      2019-02-13 14h53m por PedroFCP_RockNRoll
      Casillas; Maxi; Militão; Pepe; Manafa (também pode fazer a esquerda); Danilo; Oliver; Corona; Hernani; Otávio (a 10 atrás do PL ou até mesmo Adrian encaixaria bem nessa posição mais centrada); Soares


      Um 4-2-3-1 que penso que seja mais adeuqado para os jogadores que temos disponíveis de momento. Jogo ideal para alguns jogadores descansarem (e sem precisar de fazer uma mudança bruta no 11 até porque o Setúbal deverá ir com 5 autocarros à frente da baliza como de costume) já...ler comentário completo »
      CA
      Porto
      2019-02-13 14h21m por Carago10
      Mais uma vez, jogo muito lento. Mais preocupado em não sofrer do que em marcar (ainda por cima a jogar fora em que marcar golos é mt mt importante).
      Só em desvantagem é que acordam. Ao menos vamos para o Dragão com a obrigatoriedade de jogar para a frente e isso deixa-me de certa forma descansado.

      Herrera está mt cansado, a precisar claramente de uns jogos no banco para recuperar fôlego (é um jogador importantíssimo e mais vale uns jogos no banco e recuperar do que fa...ler comentário completo »
      da_ni82
      2019-02-13 14h21m por PedroFCP_RockNRoll
      Desse lance que falas no jogo contra o Santa Clara nem tinha conhecimento fala-se tanto nas decisões desfavoráveis ao Porto que esse lance ficou esquecido e supostamente esse foi um dos jogos de "VAR aberto".


      Se por aqui há 2 users isentos slb já é muito já que El-Magos, GatosNoirs, ispeaks, zhars, jorslb, bitws, etc. andam por aí aos montes.
      rn123
      2019-02-13 13h52m por felisbertocosta
      São grandes defesas do Casillas, porque os italianos chutaram á baliza. Já os nossos, apenas Herrera teve coragem de rematar fora da área e quase que ia sendo feliz! Mas este mal não é só do FC PORTO, é do futebol português em geral! Tirando o Bruno Fernandes do Sporting, de vez em quando o Corna, não há golos fora de-área em Portugal.
      Jogo
      2019-02-13 13h43m por RN123
      Foi pena o Porto não ter conseguido, no mínimo, um empate.
      Faltou alguma eficácia.
      Espero que no Dragão, os azuis consigam levar de vencida esta Roma.
      Deste jogo, resultou uma baixa, falo do mago argelino, Brahimi.
      Veremos qual é a gravidade da lesão. . .
      Destaco neste jogo as grandes defesas de Casillas e o miúdo italiano Zaniolo.
      Foi um péssimo negócio o Inter ter envolvido este jovem na contratação de Nainggolan. . .
      PedroFCP_RockNR oll
      2019-02-13 13h16m por da_ni82
      Falar de arbitragens com essa gente já se sabe no que dá. . . Isso que me enerva, são incapazes de chegar e falar dum lance que seja que tenhamos sido prejudicados. . . Já o contrário vêm às carradas berrar "escândalo". . . Falaram do lance do Militão, mas no jogo nos Açores há um lance bem pior com o Corona e o Candé e ninguém fala, nem sequer o resumo ao jogo do ZZ faz menção a esse lance. . . Tira-me do sério ver essa discrepância no tratamento aos lances que é feito em Portugal. . Co...ler comentário completo »
      fanaticobenfica 23
      2019-02-13 12h47m por felisbertocosta
      Isso sim, são comentários dignos de rival. Obrigado por ser. . . corajoso!
      jorslb
      2019-02-13 12h45m por felisbertocosta
      O nosso adversário levou 7-1 do 10º classificado. Não fomos nós, foi a Roma. Já vocês levaram 7 a ZERO de um equipa que 2 anos depois desceu de divisão. . .
      O ano passado então era a famosa Champions 5. Era aos 5 de cada vez perante colossos como o basileia. . .
      A memória é curtissima quando se quer ser sacana!
      JO
      Crise
      2019-02-13 11h39m por jorslb3
      Apesar da crise, acho que o clube do Apito VARzul vai passar esta equipa que ha quatro jogos levou 7-1 do 10º classificado e que passou o jogo a substituir gajos para defender o resultado. A certa altura estavam a jogar em 541.
      da_ni82
      2019-02-13 11h05m por PedroFCP_RockNRoll
      Já para não falar contra o Moreirense em que o Soares é agarrado e puxado pelo braço e nada é assinalado ou o lance entre o Haliche e o André Pereira em que este é completamente abalroado numa falta que se dá ainda fora da área mas termina dentro e nada também é assinalado e isto vindo de adeptos que qualquer contacto de um jogador do Porto sobre outro pedem falta a torto e a direito mas disto já não falam e depois o lance do Militão já vêm. Contra o Guimarães o Hernani também é agarrado e nada...ler comentário completo »
      GatoNoir
      2019-02-13 10h22m por da_ni82
      Colinho do VAR? Adeptos obtusos que reclamam de um fora de jogo por centímetros e falam desse lance de difícil análise mas quando é ao contrário remetem-se ao silêncio. . . Adeptos que encontram escândalos a cada lance cuja decisão seja favorável ao rival mas esquecem todos os outros onde as decisões foram em seu prejuízo. . . Se fôssemos o Benfica estaríamos até hoje a chorar pela derrota em Guimarães, o Benfica ainda hoje chora o golo anulado no fim da primeira parte da meia final da taça d...ler comentário completo »
      Atitute
      2019-02-13 10h07m por FanecasMad
      Gostei muito da atitude da equipa, nunca se encolheu e tentou fazer o jogo pelo jogo, com as armas que tinha. Vi muitas equipas do Porto com jogadores melhores a ter atitudes vergonhosas em jogos deste tipo. O treinador mexeu sempre em tracção à frente, mesmo quando ainda não estava a perder. Os jogadores deram o que tinham e estão comprometidos. Não tenho dúvidas que continuaremos a ser competitivos e, como já eu próprio disse e outros também, o Porto está a sair de um ciclo terrível o...ler comentário completo »
      ROMA VS PORTO
      2019-02-13 09h50m por fanaticobenfica23
      Não foi um grande jogo, tendo melhorado na segunda-parte. Esta Roma está a jogar muito pouco. Penso sinceramente que o Porto tem hipóteses de passar, apesar de achar que o Porto também efectuo um jogo fraco. Lembrar que na Roma não estiveram Olsen, Perroti, Under e Shick e no Porto Marega, Corona e Aboubakar ( apesar desta epoca não contar a muito tempo ). Posto isto, vejo uma segunda mão em aberto. O Porto também fez uma exibição fraca e o que já vem de alguns jogos a esta parte.
      ROMA VS PORTO
      2019-02-13 09h49m por fanaticobenfica23
      Não foi um grande jogo, tendo melhorado na segunda-parte. Esta Roma está muito pouco. Penso sinceramente que o Porto tem hipóteses de passar, apesar de achar que o Porto também efectuo um jogo fraco. Lembrar que na Roma não estiveram Olsen, Perroti, Under e Shick e no Porto Marega, Corona e Aboubakar ( apesar desta epoca não contar a muito tempo ). Posto isto, vejo uma segunda mão em aberto. O Porto também fez uma exibição fraca e o que já vem de alguns jogos a esta parte.
      PedroFCP_RockNR oll
      2019-02-13 09h35m por GatoNoir
      Bom se queres falar dos jogos desde o inicio da época, esqueceste-te de falar do colinho do VAR, que permitiu pelo menos uns bons 11 pontos. Porque o fcp deveria estar a lutar pelo 3 lugar, juntamente com o scp e o Guimarães. . .
      Crise?
      2019-02-13 09h30m por PedroFCP_RockNRoll
      Ora vejamos os jogos que o Porto já teve desde o início do ano:


      03/01/2019: Desp. Aves 0-1 FC Porto
      07/01/2019: FC Porto 3-1 Nacional
      12/01/2019: Sporting 0-0 FC Porto
      15/01/2019: Leixões 1-2 FC Porto
      18/01/2019: Chaves 1-4 FC Porto
      22/01/2019: Benfica 1-3 FC Porto
      26/01/2019: FC Porto 1-1 Sporting
      30/01/2019: FC Porto 3-0 Belenenses
      03/02/2019: V. Guimarães 0-0 FC Porto
      08/02/2019: Moreirense 1-1 FC Portoler comentário completo »
      Roma vs Porto
      2019-02-13 09h26m por estaramosold
      Bom jogo do Porto, mas, deu para perceber as limitações do plantel, as ausências dos titulares lá na frente prejudicaram a estrategia do Porto.

      Esta Roma é claramente uma equipa instável psicológicamente e, no Dragão julgo que vai pagar por isso, a ganhar 2-0 começa a descer linhas e a deixar o Porto subir e criar perigo, um Porto já sem Brahimi em campo sequer.

      Dá para perceber que levaram 7 á pouco tempo de uma Fiorentina, claramente confiança em baixo. ...ler comentário completo »
      PO
      Vamos ser serios nos coments. . .
      2019-02-13 09h06m por PORTOTUGA2
      O Fcp perdeu pontos em Guimaraes onde com tantas oportunidades falhadas dava para goleada. . .
      Perdeu pontos em Conegos por burrice do SC(sim, tambem erra. . . So os do slb nao erram)
      Perdeu agora em Roma. . .
      Mas, as lesoes têm impedido a consistencia. . .
      No entanto, ou muito me engano, a partir do momento que Marega, Aboubakar estejam prontos, vamos ter um Fcp a arrasar nos meses de Março, Abril, Maio. . .
      Esperem para ver. . . E este slb perdendo no Dragao como reza a historia. . . Byebye slb. . .
      Porto
      2019-02-13 08h58m por dragaoazul_18
      Infelizmente chegamos a Roma no pior momento da época , a equipa apresenta uma tremedeira defensiva inaceitável neste momento da época mas mesmo assim saímos de Roma vivos e com tudo em aberto . Na primeira parte houve equilíbrio onde as duas equipas se conheciam uma a outra sendo que na parte final da mesma o Roma carregou e o Porto tremeu . Na segunda em 6 minutos o Roma faz dois golos curiosamente quando o Porto já estava por cima do jogo . 2 erros clamorosos dos centrais que estavam a d...ler comentário completo »
      GatoNoir
      2019-02-13 08h45m por aldantrop
      Caro(a) gato(a), o que te move para estares constantemente a despejar estupidez e provocação? Se pensas que serves o interesse do teu clube, estás enganado: não há clube nenhum que tenha falta de adeptos que façam da estupidez a sua arma de combate.
      Bem. . .
      2019-02-13 08h27m por GatoNoir
      Porque razão o VAR não ajuda o fcp na Europa?

      O porsche do primata não pode ir a Roma?



      OUTRAS NOTÍCIAS
      NEDxUKR em direto!
      Já há onzes oficiais! Acompanhe aqui o Holanda x Ucrânia em direto e ao minuto, com todas as estat?ticas e as curiosidades mais interessantes.
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      Erling9Haland 13-06-2021, 19:34
      AlexisS17_Arshavin10 13-06-2021, 19:33
      19Rick_and_Morty04 13-06-2021, 19:32
      AlexisS17_Arshavin10 13-06-2021, 19:31
      LU
      Lufegu 13-06-2021, 19:25
      Rocha20 13-06-2021, 19:24
      GatoPreto 13-06-2021, 19:24
      ReturnoftheEagle 13-06-2021, 19:22
      TomPen94 13-06-2021, 19:22
      TomPen94 13-06-2021, 19:20
      Dragunners 13-06-2021, 19:19
      ReturnoftheEagle 13-06-2021, 19:18
      DabidBTV 13-06-2021, 19:17
      unsub 13-06-2021, 19:16
      SchmeichelChampion 13-06-2021, 19:15
      redlegion 13-06-2021, 19:15