placardpt
    Belenenses SAD e Tondela empatam na 18.ª jornada

    Empate no lamaçal do Jamor

    Bom jogo de futebol, duas boas equipas, muita chuva, emoção até ao final e um relvado péssimo. Eis um breve resumo daquilo que foi o empate a duas bolas entre Belenenses SAD e Tondela no Estádio Nacional. Um jogo que podia ter sido ainda melhor não fosse o estado do relvado.

    Marcar cedo e desaparecer… cedo

    Numa tarde de muita chuva no Estádio Nacional, que deixou o terreno de jogo num estado lastimável, o Belenenses SAD não podia ter pedido melhor arranque. O avançado Henrique Almeida colocou o conjunto de Silas em vantagem logo aos 2 minutos, na recarga a um primeiro remate de Nuno Coelho defendido por Cláudio Ramos.

    Pese o golo madrugador e um tapete que se pensava que iria trazer muitas dificuldades para as equipas, sobretudo para o emblema beirão, em desvantagem no marcador desde muito cedo, a verdade é que o Tondela reagiu muito bem ao 1x0 e anulou completamente o Belenenses SAD nos minutos que se seguiram ao golo de Henrique.

    ©Vítor Parente / Kapta+
    Assentes numa defesa muito sólida, com Jorge Fernandes – ocupou a vaga do capitão Ricardo Costa – e Ricardo Alves bem entrosados, um meio-campo eficaz nas suas ações e um ataque bafejado pela irreverência de Xavier, o emblema beirão encostou o adversário às cordas e conseguiu sair para o intervalo com o resultado a seu favor.

    Bruno Monteiro restabeleceu a igualdade, aos 33 minutos, aproveitando uma bola na ressaca de um remate de Juan Delgado à barra da baliza belenenses, e Tomané consumou a reviravolta, em cima do apito para o intervalo, tirando o melhor partido de um passe soberbo de Peña.

    Azuis revigorados no segundo tempo

    A pálida imagem deixada pelo Belenenses SAD no primeiro tempo contrastou em absoluto com a postura apresentada na segunda parte. Muito mais perigoso e confiante, a equipa lisboeta – e Henrique Almeida – voltaram a ter um arranque de sonho, com o bis do avançado brasileiro a surgir aos 48 minutos.

    ©Vítor Parente / Kapta+
    Seguiram-se momentos de algum aperto para a defensiva tondelense, muitos deles com origem no corredor direito do ataque dos azuis, onde Diogo Viana foi servindo várias bolas de qualidade, que não foram aproveitadas pelos homens mais adiantados – Licá, Henrique e Fredy.

    Aos 84 minutos, Fredy teve nos pés uma oportunidade de ouro para oferecer o triunfo ao Belenenses SAD, só que teve no relvado o seu pior inimigo. Na marca dos onze metros, o camisola 16 atirou… ao lado da baliza de Cláudio Ramos. Uma mostra clara da influência negativa do relvado.

    Até ao final, mais um par de ocasiões para os homens da casa, sem a eficácia necessária para desatar o 2x2 final.

    Com este empate, o Belenenses SAD mantém provisoriamente o 5.º lugar, com 29 pontos, enquanto o Tondela segue na 12.ª posição, com 19.

    jogos históricos
    U Sábado, 19 Janeiro 2019 - 15:30
    Estádio Nacional do Jamor
    Carlos Xistra
    2-2
    Henrique Almeida 2' 48'
    Bruno Monteiro 33'
    Tomané 45'

    ESTÁDIO

    Estádio Nacional do Jamor
    Lotação37 593
    Medidas105x68
    Inauguração1944
    Lances Capitais
    GOLO Belenenses SAD!
    Henrique Almeida marca
    Henrique Almeida marca o seu 4º golo na prova (12 jogos)
    33´
    GOLO Tondela!
    Bruno Monteiro marca
    Bruno Monteiro marca o seu 2º golo na prova (16 jogos)
    45´
    +2
    GOLO Tondela!
    Tomané marca
    Tomané marca o seu 7º golo na prova (16 jogos)
    48´
    GOLO Belenenses SAD!
    Henrique Almeida marca
    Henrique Almeida marca o seu 5º golo na prova (12 jogos)
    81´
    Fredy (Belenenses SAD) falha a grande penalidade!
    Positivo
    Superação das equipas
    Perante todas as condicionantes e mudanças no marcador, as duas equipas mostraram um grau de superação muito interessante e que deu emoção à partida. Resposta fantástica do Tondela ao golo madrugador do Belenenses SAD e excelente resposta dos azuis à desvantagem ao intervalo.
    Negativo
    Relvado
    Num bom jogo de futebol, com duas equipas sempre à procura dos três pontos, em que houve mais Tondela na primeira parte e Belenenses SAD na segunda, o relvado foi o elemento mais negativo do encontro. A muita chuva que caiu no Estádio Nacional acabou por deixar o terreno num estado lastimável.
    Forma
    Belenenses SAD
    2018/2019
    24J
    9V
    8E
    7D
    32-29G
    Tondela
    2018/2019
    25J
    9V
    6E
    10D
    40-34G
    O Árbitro
    Tarde difícil para Carlos Xistra, que teve de consultar o vídeo-árbitro (VAR) em dois lances com influência direta no marcador. No primeiro lance, marcado pelo golo de Tomané, o VAR acabou por corrigir a decisão do auxiliar, enquanto que no segundo, que dá origem ao 2x2, ficam algumas dúvidas sobre a legalidade do lance, mesmo depois do recurso à tecnologia. Algumas más decisões também no capítulo disciplinar.
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    B SAD
    EMPATE
    CD TONDELA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Estado do relvado
    2019-01-19 21h03m por we0ron
    Lamentavel. . . so deixam passar por que se trata do SAD FC, fosse um Nacional, Tondela, Santa Clara. . . ja estava tudo a cair em cima dos clubes.

    Se o estadio nao tem condições nao se joga, ainda por cima naquela zona o que nao faltam são alternativas a meros km de distancia (o Estoril jogou fora por exemplo, logo tinha o estadio livre). Teimosia e ignorancia da nisso, muito bem FPF.

    Inves de investir na manutenção das suas infrasturas, andam mais preo...ler comentário completo »
    FairPlaydaTreta
    2019-01-19 20h17m por ZZTUGA
    Não te enganes nem tentes enganar os outros.


    Codecity
    2019-01-19 19h11m por ZZTUGA
    A SAD da Cruz Quebrada "joga o género de futebol" onde mais gosta: NA LAMA!

    Fazendo justiça às palavras do Pepa, depois do árbitro validar o lance da mão do Fredy que precedeu um dos golos:

    «COMO É POSSÍVEL? COMO É QUE ISTO É POSSÍVEL?!?»
    GE
    Liga Portuguesa
    2019-01-19 19h03m por genial_25
    Mais uma vez no seu melhor.
    É ridículo, mas ridículo mesmo, que um jogo de futebol profissional se realize num relvado destes. É assim que vamos atrair investidores? É assim que se vão levar as pessoas aos estádios? Um jogo com 2 equipas que jogam um bom futebol ser assim desvalorizado por incompetência.
    E concordando com o Tomané no final do jogo, quero ver se se fosse algum dos 3, o jogo se teria realizado.
    TRISTES.
    IsaiasAB94
    2019-01-19 19h00m por Torinha
    Nem é preciso ladrar ao Estado. A FPF por si só é rica o suficiente para renovar este estádio emblemático. Estive lá esta época e as casas de banho continuam nos anos 50. O estádio parece mais uma ruína romana. É o palco da final da Taça todos os anos, merecia melhor tratamento.
    jogo não devia ter acontecido
    2019-01-19 18h55m por voltou_apito_dourado
    se fosse um jogo para a taça de uma equipa de escalão inferior ninguém permitiria este jogo, mas como é a code city sad fecha-se os olhos
    Relvado
    2019-01-19 18h22m por farpas
    Que vergonha de relvado! imagino um potencial investidor ou patrocinador da liga a ver este jogo. . . É uma vergonha, numa liga profissional, de um país que ainda há pouco foi campeão da Europa. . .
    É pena. E lamentável.
    2019-01-19 18h21m por IsaiasAB94
    Não consigo perceber como é que o Estádio Nacional tem pouca ou quase nenhuma intervenção do estado ou mesmo entidades privadas.

    Está a precisar de uma grandes reparações, e manutenção do estádio é necessário.
    Não podemos deixar que o Estádio envelhece assim.

    É uma obra de arte! É parte de Portugal. É Portugal.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga Europa
    Declarações de Gian Piero Gasperini
    Depois do histórico triunfo em Anfield na primeira mão (0-3), a Atalanta conseguiu agarrar-se à vantagem na segunda mão e fez a proeza de eliminar o Liverpool, que era um ...