placardpt
      FC Porto derrota Leixões

      Resgate de última hora em alto-Mar

      2019/01/15 22:16
      Gaspar Castro

      Não se esperavam estas dificuldades para o campeão nacional, não se esperava um Leixões tão perto das meias-finais da Taça de Portugal... mas esta noite nem se viu a diferença de escalões entre as equipas. Um Leixões aguerrido, com qualidade de jogo, decidido a chocar o país, caiu nos quartos-de-final quando já avistava a lotaria das grandes penalidades. Sobrevive um dragão desinspirado, com Hernâni a ser o herói improvável que já tinha sido esta época no Bessa.

      No dia em que Pepe se (re-)estreou de dragão ao peito e em que Fernando Andrade teve a primeira oportunidade a titular, o habitué Héctor Herrera marcou cedo, mas a resposta leixonense foi corajosa e eficaz e a equipa da casa forçou o prolongamento que acabaria por sorrir aos favoritos visitantes.

      Águas agitaram cedo

      O ambiente de Taça - bem visível num estádio com mais de 6 mil adeptos, a maioria dos quais leixonenses - trouxe, no plano desportivo, a oportunidade para mudanças e caras menos habituais, em particular do lado portista. Conceição encostou Mbemba ao lado direito, com Pepe e Felipe no centro da defesa, e promoveu uma revolução em zona ofensiva, com as despesas do ataque entregues a André Pereira e Fernando Andrade, com Adrián e Corona nas alas.

      A meio, Óliver juntava-se a Herrera e foi em linha quase reta traçada na faixa central que o marcador mexeu cedo. Depois de trabalho inicial de Corona, Óliver picou a bola de forma deliciosa para um Herrera que surgia lá à frente, juntando o estado de homem livre ao de finalizador. Com dois toques, um com o pé direito e um com o esquerdo, abriu-se o marcador em castelhano.

      Vizinho mais pobre agigantou-se

      Um escalão separa FC Porto e Leixões, e a equipa de Matosinhos nem está tão bem assim na Ledman LigaPro, mas as diferenças esbateram-se ao longo do encontro, mesmo com esse golo inicial. A formação de Jorge Casquilha procurava responder à desilusão precoce, e depois de Fernando Andrade não ter conseguido aproveitar ocasiões para aumentar a vantagem os leixonenses intensificaram a luta pela igualdade. Nos duelos a meio-campo e na construção, mostravam capacidade para tal, mas passar por uma defesa portista com Telles, Felipe, Pepe e Mbemba era outra história. 

      O futebol imprevisível de Lawrence Ofori no meio-campo e a visão de Bernardo Martins a partir da ala esquerda deixavam o dragão de sobressalto, mas melhor ou pior a linha defensiva azul-e-branca ia resolvendo, permitindo que lá à frente se avistasse, mesmo que a espaços, um possível segundo golo... que Fernando Andrade continuava a não conseguir agarrar (e André Pereira ia vendo jogar).

      E se já a primeira parte tinha mostrado em alguns momentos que o Leixões não estava no jogo para ver jogar, na segundo isso ainda mais evidente se tornou. A equipa de Casquilha condicionava o momento de construção dos dragões, conseguia ter bola e mesmo sem se conseguir aproximar da baliza de Fabiano com a frequência desejada mostrava que nada estava perdido. E com um golpe do treinador, viria mesmo o empate: depois de Militão ter entrado do outro lado, fixando-se no meio-campo, Zé Paulo entrou na equipa leixonense e alguns minutos depois viu espaço para atirar às portas da grande área para o fundo da baliza portista.

      Um golo que deixava boa parte do estádio em delírio e que forçaria meia hora extra.

      Horas extra que o Leixões mereceu

      Forçado a fazer mais 30 minutos de jogo contra um adversário claramente mais disposto a tal, o FC Porto tentava, pelo menos, evitar a lotaria das grandes penalidades, sabendo que o impulso motivacional que segurar o campeão nacional trazia poderia vir a ser decisivo para os da casa.

      Assim, ainda na primeira metade do tempo adicional, o FC Porto aproveitou uma bola parada de Alex Telles, uma das grandes armas da equipa, para saltar para a frente do marcador... só que João Capela disse que não. Na sequência de um livre, Soares encostou para o fundo das redes mas a equipa de arbitragem viu um fora-de-jogo que não existiu. Sem VAR à disposição, a decisão manteve-se.

      Contra um adversário que se fechava muito a tentar levar a decisão para as grandes penalidades, o FC Porto intensificava a pressão mas não conseguia voltar a acertar na baliza de Luís Ribeiro... até que Hernâni voltou a ser o herói improvável, servido por Adrián. Meias-finais à vista para o dragão, que terá o Braga pela frente.

      U Terça, 15 Janeiro 2019 - 19:30
      Estádio do Mar
      João Capela
      1-2
      a.p.
      Zé Paulo 77'
      Héctor Herrera 10'
      Hernâni 117'
      Estádio do Mar
      Estádio do Mar
      Portugal
      Matosinhos
      Lotação9 821
      Medidas105 x 68 m
      Inauguração1964
      FaseQuartos-de-Final
      VIDEOS
      Lances Capitais
      10´
      GOLO FC Porto!
      Héctor Herrera marca
      Héctor Herrera marca o seu 1º golo na prova (4 jogos)
      77´
      GOLO Leixões!
      Zé Paulo marca
      Zé Paulo marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
      100´
      GOLO INVALIDADO ao FC Porto
      117´
      GOLO FC Porto!
      Hernâni marca
      Hernâni marca o seu 2º golo na prova (2 jogos)
      A Chave
      Minuto 118: Já se avistavam os penáltis quando Hernâni fez o setor dedicado aos adeptos portistas explodir. O 7 dos dragões voltou a ser herói e leva o FC Porto para a próxima fase.
      O Árbitro
      Falta de critério de João Capela em vários momentos no capitulo disciplinar. No que toca a lances capitais, o golo de Soares foi mal anulado e o VAR, ainda indisponível na Taça, fez muita falta.
      O Melhor
      Leixões de primeira
      Notável jogo da equipa de Jorge Casquilha, a condicionar o jogo do super-favorito FC Porto e a manter-se na luta pelo apuramento até ao fim. 
      O Pior
      Atacantes portistas
      Em particular, os titulares. André Pereira mal se viu e não fez falta quando saiu, Fernando Andrade esteve perdulário. A ineficácia na frente fez com que a incapacidade de dominar o jogo se tornasse mais grave.
      Forma
      Leixões
      2018/2019
      24J
      9V
      5E
      10D
      27-25G
      FC Porto
      2018/2019
      31J
      26V
      3E
      2D
      73-25G
      Sabia que...by playmaker stats
      FC Porto não vencia no prolongamento da Taça de Portugal desde 2005/06 (1x2 ao Marítimo)
      2.ª época consecutiva que o FC Porto atinge as meias-finais da Taça de Portugal
      FC Porto nas meias-finais da Taça de Portugal: vai defrontar o SC Braga nesta fase da prova, numa eliminatória a duas mãos

      Fotografias(21)

      Taça de Portugal: Leixões x FC Porto
      Taça de Portugal: Leixões x FC Porto
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      LEIXÕES
      EMPATE
      FC PORTO
      Comentários (56)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      HA
      Jogo
      2019-01-16 17h11m por Halibut
      Com muitas alterações e para mim ficaram algumas por acontecer. . .

      Telles devia ter sido poupado e podiamos ter lançado de inicio Jorge (Se o Jorge não serve para as taças e contra equipas mais pequenas então precisamos de outro lateral esquerdo urgentemente porque se calha o Telles lesionar-se estamos muito mal. . . )

      Sérgio Oliveira podia ter começado de inicio em vez do CEPO do André Pereira (é muito limitado para jogar no Porto, estou farto de dizer)
      <...ler comentário completo »
      AN
      Fc Porto
      2019-01-16 17h05m por andre2894
      O ano passado era o fim do mundo porque nao iamos ter laterais e o grande Marcano saia a custo zero.

      Agora o problema é que para o ano vai tudo com o catano porque saem meia duzia de jogadores. . . Os portistas muito gostam de deitar tudo abaixo.

      Estamos em todas as competiçoes no campeonato estamos a 5 pontos do 2 e fizemos uma Champions incrivel.
      Como nao ha nada a dizer dos resultados desta época, toca a agoirar a próxima. . . Mas vocês estao bem? S...ler comentário completo »
      pessoal por amor de deus
      2019-01-16 16h26m por brahimi
      vocês veem um jogo de um tone do leixoes ja o querem no fcp? por amor de deus
      equipa
      2019-01-16 16h22m por brahimi
      é evidente que a equipa precisa de reforços ! André Pereira não pode jogar no fcp , adrian lopez tambem só sabe fazer passes para trás jogador muito limitado! Médio e extremo são posições que precisam de ser reforçadas urgentemente ou a equipa pode abanar e esta vantagem pontual pode ir por água baixo
      Chaves
      2019-01-16 16h22m por PedroFCP_RockNRoll
      A defesa espero que a partir de ontem e daqui para a frente se aposte em Militão na direita e Pepe no centro, o meio-campo é que será a questão mais preocupante tanto Herrera como Oliver fizeram os 120 minutos e podem estar arrebentados assim como Telles que era o jogo ideal para o descansar já que daqui para a frente será mais difícil e mais uma vez faz o jogo todo, espero estar enganado mas lá para Fevereiro pode já estar todo arrebentado e no ataque deve ser Marega e Tiquinho (quer gostem q...ler comentário completo »
      pimentafcp
      2019-01-16 16h05m por FCPorto_8916
      Gostava que o Hernâni renovasse e fosse uma aposta forte na próxima temporada, um jogador com as suas características tem de ser aproveitado ! Sinto que é injusto as oportunidades de André Pereira e Adrián, comparadas com as de Hernani. . . Ele raramente é titular na taça, e nos poucos minutos que joga desequilibra sempre, sempre
      PI
      2018/19
      2019-01-16 15h59m por pimentafcp
      Continuação. . . Bazoer, Adrian Lopez , Fabiano, Hernani , Maxi e Militao quase de certeza absoluta ou seja são quase 10 saidas de um plantel de 24/25
      jogadores. Obvio que nem todos tem muito importância , mas fazem parte do grupo que têm estado sempre unido e com espírito de equipa.
      É muita gente a sair . . . espero que os dirigentes pensem muito bem.
      PI
      2018/19
      2019-01-16 15h50m por pimentafcp
      Este ano temos um Porto diferente e com dinâmicas diferentes.
      Este ano não conseguimos controlar um jogo, o nosso meio campo com Danilo e Herrera deixa de ser criativo. . futebol direto como se tem visto nos últimos jogos.
      É difícil encontrar uma jogada com mais de 5/6 passes.
      Agora com a lesão de Danilo vamos ver quem vai jogar naquele meio campo ( S. Oliveira / Oliver ).
      Vamos ver se o Oliveira aproveita a oportunidade como na época passada onde tão bem jog...ler comentário completo »
      FairPlaydaTreta
      2019-01-16 15h26m por FCPorto_8916
      Estou contigo, Baró merecia uma oportunidade na equipa principal e tenho a certeza que não iria desapontar. Igualmente Marius, que naõ tenho qualquer dúvida, daria muito mais dinâmica que André Pereira, este avançado do Chade parece uma imitação do Marega
      Andreas Pereira
      2019-01-16 14h54m por FCPorto_8916
      Vi à pouco que este Brasileiro termina contrato com o M. U em junho, bem a custo zero (nunca é totalmente), poderia estar aqui um substituto de excelência tanto para Herrera como para Brahimi, já que em Valência jogava nas alas e no clubes ingles como médio. Uma aposta interessante, espero que o meu Porto não esteja a dormir. . .
      FairPlaydaTreta
      2019-01-16 14h52m por FCPorto_8916
      Não falei por lapso de Marega, que creio ser unânime, melhor que todos juntos
      FairPlaydaTreta
      2019-01-16 14h50m por FCPorto_8916
      Vamos ser sinceros, com todos os defeitos, Soares é mil vezes superior a André Pereira, a Adrián, a Fernando Andrande e por isso tem de ser titular. O único que lhe faz frente, e quanto a mim até é ligeiramente superior, está no estaleiro, Aboubakar. Gostava que o Porto contratasse Rochez, esse sim seria uma mais valia e certamente por um valor reduzido, vejam os jogos deste homem pelo Nacional e farta-se de Marcar !
      FairPlay
      2019-01-16 14h46m por JN1933
      De momento é o que temos, se queremos jogar em 442 tem de ser com Marega e Soares na frente
      10Valdo
      2019-01-16 13h56m por PedroFCP_RockNRoll
      Na minha opinião acho que era só para amarelo mas pronto é o que eu penso nem sei porque causa tanto alarido por ex. o golo anulado ao Soares e o penalti por marcar deixam ainda menos dúvidas.

      Só é pena é que a esmagadora maioria dos adeptos benfiquistas que aqui debitam a sua opinião só saibam ver para um lado e distorcem a realidade como bem lhes apetece e como lhes dá mais jeito, fossem todos assim e o ambiente neste site seria muito melhor.
      10
      Da_ni82
      2019-01-16 13h38m por 10Valdo
      Para mim era vermelho, talvez tenha exagerado um pouco no primeiro comentário, mas entrada a pés juntos e é algo dura. Não se trata de ser o Pepe ou o Filipe e diria o mesmo se fosse o Ruben Dias. Não tenho problemas em dizer que o Porto ontem foi prejudicado , assim que me lembre, no lance do Soares que e mal anulado, agora dizer que a entrada do Pepe é mais viril roça a dimensão de uma desculpa esfarrapada para justificar uma falta a uma aula.
      10Valdo
      2019-01-16 13h33m por da_ni82
      Sendo honesto, se o árbitro tivesse mostrado vermelho não me tinha escandalizado, mas tendo mostrado amarelo devo dizer que acho ajustado. É daqueles lances "amarelo alaranjado".
      Roby_O_Analista
      2019-01-16 13h12m por moreno07
      És 1 vergonha. . então não falas do golo mal invalidado, do pénalti por assinalar e és como os lampiões que arranjam sempre 1 coisinha para que o porto não vença esquecendo o quanto fomos prejudicados hoje. .
      10
      PedroFCP
      2019-01-16 13h04m por 10Valdo
      Então aos 87 o Pepe não tem uma entrada a pés juntos?
      O Jonas foi bem expulso frente ao Portimonense, tenta jogar a bola tudo bem, mas acerta no GR qual e a questão disso? E já tendo amarelo acaba por ser bem expulso. É a primeira vez que comentou esse lance , além do comentário abaixo.
      10Valdo
      2019-01-16 13h00m por PedroFCP_RockNRoll
      Até te tenho em boa consideração mas agora uma entrada viril em que o jogador joga a bola e corta-a e só depois acerta no jogador no carrinho é para vermelho? Se assim fosse então viam-se muitas expulsões por aí fora.


      E sobre o lance do Jonas também tenta jogar a bola e acaba por acertar na cara do GR do Portimonense, no máximo também acho que era para amarelo mas mesmo levando amarelo iria para a rua à mesma e para veres bem o cúmulo na semana passada um user do zz post...ler comentário completo »
      10
      felixxsofia
      2019-01-16 12h58m por 10Valdo
      Então entrar a pés juntos daquela maneira não e para vermelho? Eu já li que o Benfica foi beneficiado ontem, não há VAR na taça. . . Sinceramente nem vi a 2 parte do jogo e creio não ter perdido nada.
      10
      Da_ni82
      2019-01-16 12h55m por 10Valdo
      Então entrar a pés juntos daquela maneira não é para vermelho?
      Eu nunca comentei o lance do Jonas e só por tentar jogar a bola não quer dizer que não haja falta, já se viu No exemplos desses. Lembro-me do Mané com o Ederson na época passada em que o brasileiro foi para o hospital
      Tugão
      2019-01-16 12h52m por da_ni82
      Pepe tem uma entrada mais viril, joga a bola e o jogador ao nível do chão: Vermelho directo em qualquer parte do mundo.

      Jonas salta no ar e eleva-se todo para jogar a bola, e acerta na cabeça do redes depois: tenho que ver bem se é falta, ele joga a bola. . .

      10
      Porto
      2019-01-16 12h38m por 10Valdo
      Verdade que teve um golo mal anulado, mas aquela entrada do Pepe é vermelho direto em qualquer pais, mundo e galáxia.
      ispeak
      2019-01-16 12h27m por PedroFCP_RockNRoll
      "sabendo q temos visto centrais do Benfica a ser expulsos por dá cá aquela palha"


      Isto vindo de quem tem um Rambo Dias na equipa que dá cacete e sai sempre impune é preciso uma lata (ou melhor um LATÃO) embora desde que foi expulso na Champions amansou um bocado.
      BL
      otamendi30
      2019-01-16 12h23m por BlueTupperware
      Concordo totalmente com esses dois onzes, de certeza que o hernani vai justificar a aposta se for titular. Ainda por cima depois do que fizeram ontem ao vitória, na sexta vão entrar a matar como se fosse o último jogo da vida deles. . .
      OUTRAS NOTÍCIAS
      Futebol Espanhol
      Estalou a paciência do na Andaluzia. O Sevilha fartou-se da falta de zelo profissional de Joris Gnagnon e tenciona avançar para a rescisão contratual com o central ...
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      PE
      PedroF8 21-09-2021, 12:57
      MI
      mikev 21-09-2021, 12:55
      DANNI10MM 21-09-2021, 12:49
      Inform_Gilbertao 21-09-2021, 12:44
      Inform_Gilbertao 21-09-2021, 12:44
      EN
      EnormeSCB 21-09-2021, 12:43
      inspiringd9 21-09-2021, 12:35
      RA
      razga 21-09-2021, 12:35
      Pedro23Cuc 21-09-2021, 12:32
      LI
      lisandroo 21-09-2021, 12:17
      Inform_Gilbertao 21-09-2021, 12:12
      ES
      Estatisticamente 21-09-2021, 12:05
      ES
      Estatisticamente 21-09-2021, 11:58
      ES
      Estatisticamente 21-09-2021, 11:57
      F0nslayer 21-09-2021, 11:56
      SCB1375 21-09-2021, 11:48