placardpt
      FC Porto bate Rio Ave no Dragão

      Azul e branco é o Natal

      2018/12/23 17:08
      Luís Rocha Rodrigues

      15! 15 vitórias seguidas da equipa de Sérgio Conceição. Mesmo que tenha acontecido num jogo onde os dragões foram muito sofredores e não tão competentes como nos jogos mais recentes, a turma portista segue para a quadra natalícia com a certeza de que os outros continuarão a olhar para cima na classificação.

      Num jogo em que a equipa teve alguns percalços e incapacidade para dar uma tarde tranquila aos adeptos, nota para um belíssimo comportamento do Rio Ave e para um Dragão cheio e em comunhão total com os jogadores e o treinador.

      Mais uma para a contagem

      Sendo o Natal sinónimo de tradição, a equipa de Sérgio Conceição quis manter a tradição recente de sofrer e depois ir à procura da reviravolta. Tudo feito numa parte, qual dose extra de dificuldade, perante um Dragão repleto e em plena harmonia com uma equipa embalada de forma inesgotável para o trilho das vitórias.

      Rio Ave marcou primeiro ©Manuel Morais / Kapta+
      Foi um Rio Ave com bastante personalidade e convém frisá-lo. A equipa de Gama quis ter bola, a ganhar ou a perder, e conseguiu-o: com Dala em campo, mais em vertigem, altura em que Carlos Vinícius marcou; depois da lesão do angolano, em ataque continuado, com Coentrão a deambular pelo campo à procura de dar linhas de passe e de encontrar espaços abertos.

      Numa vertente e na outra, porém, o FC Porto foi mais competente. A equipa portista foi mais serena, soube ser criativa e objetiva diversas vezes e, acima de tudo, foi bem mais sábia a explorar a defesa contrária. Foi na competência defensiva que esteve, diga-se, a grande diferença: de um lado, Militão como expoente máximo de qualidade, na antecipação e nas dobras; do outro lado, um quarteto hesitante e muitas vezes macio na forma como se deixou comer pelo quarteto ofensivo azul e branco.

      Os golos de Brahimi e de Marega foram exemplos perfeitos disso, mas não casos únicos de uma passividade prejudicial à estratégia coletiva.

      Incerto até ao fim

      É que o Rio Ave teve qualidade e arrojo crescente. A forma como se apresentou no segundo tempo foi exemplo disso, num desenho tático em que Coentrão era o 10, Gabrielzinho dava largura na esquerda e Tarantini fechava o lado direito a defender.

      Só que a muita posse, mesmo alguma dela no último terço, deu em muito pouco. Um canto ali (corte fantástico de Telles), outro acolá, raríssimo remate e um FC Porto em sentido, mas com aparente controlo.

      Jogo de contacto e de duelos constantes ©Manuel Morais / Kapta+
      Ainda assim, os adeptos não estavam deslumbrados, nem lá perto, e pressentiam o perigo. Alguma falta de bola no chão teve o devido assobio de uma plateia que quer qualidade constante.

      Daí que Óliver Torres tenha entrado, para dar mais soluções e para a equipa ter mais bola e assim poder respirar. Não que a mudança tenha sido drástica, mas foi a suficiente para que Casillas visse a bola a uma maior distância.

      Sem encantar, mas com tarefa cumprida, o FC Porto vai para a quadra natalícia confortável e em grande.

      U Domingo, 23 Dezembro 2018 - 15:00
      Estádio do Dragão
      Tiago Martins
      2-1
      Yacine Brahimi 16'
      Moussa Marega 25'
      Carlos Vinícius 11'
      Estádio do Dragão
      Lotação50 033
      Medidas105 x 68 m
      Inauguração2003
      FaseCampeonato
      JornadaJornada 14
      VIDEOS
      Lances Capitais
      11´
      GOLO Rio Ave!
      Carlos Vinícius marca
      Carlos Vinícius marca o seu 7º golo na prova (10 jogos)
      16´
      GOLO FC Porto!
      Yacine Brahimi marca
      Yacine Brahimi marca o seu 4º golo na prova (14 jogos)
      25´
      GOLO FC Porto!
      Moussa Marega marca
      Moussa Marega marca o seu 7º golo na prova (12 jogos)
      A Chave
      Entrada de Óliver: Não que tenha estado soberbo, mas foi um indicador claro à equipa para ter mais bola e ser mais tranquila. Herrera cresceu com isso e, tirando um calafrio, a bola manteve-se mais distante da área portista.
      O Árbitro
      Arbitragem bem conseguida de Tiago Martins, sem ceder a fitas dos jogadores ou a pressão vinda de fora, em termos de lances capitais. Menos bem no capítulo disciplinar, onde ficaram vários cartões por mostrar.
      O Melhor
      Postura de certeza
      Tínhamos escrito na antevisão que o Rio Ave era um barco cheio de dúvidas, por tudo o que rodeou a semana que culminou na saída de José Gomes para Inglaterra, mas o jogo trouxe várias certezas: uma delas é que a equipa não perdeu a sua identidade e que conseguiu, com grande mérito, assustar o Dragão durante a segunda parte.
      O Pior
      Incapacidade para estar por cima
      Há mérito do Rio Ave, mas um estranho demérito azul e branco. A equipa esteve intranquila muitas vezes na segunda parte, foram várias as ocasiões em que abdicou de critério desde traz e optou pelo chuto para a frente e parcas as alturas em que o setor intermédio conseguiu impor a sua superioridade.
      Forma
      FC Porto
      2018/2019
      26J
      22V
      2E
      2D
      65-22G
      Rio Ave
      2018/2019
      22J
      8V
      5E
      9D
      44-39G

      Fotografias(25)

      Liga NOS: FC Porto x Rio Ave
      Liga NOS: FC Porto x Rio Ave
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      FC PORTO
      EMPATE
      RIO AVE
      Comentários (47)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      HA
      ka_ra_go2012
      2018-12-24 11h50m por Halibut
      Com CORONA, CAIO E ONUACHU a roerem os calcanhares aos titulares.
      HA
      ka_ra_go2012
      2018-12-24 11h50m por Halibut
      Não me importava nada que viesse o Pepe, até porque Militao a jogar desta forma 50 milhões é possível que saia já na próxima época, além disso o Pepe ocupava a zona central com Felipe e Militao podia jogar na direita onde sobe e desce quando quer, resolviamos já o problema presente e futuro caso Militao saisse ainda ficava o Pepe. . .

      Mas devíamos também pensar num Extremo e um Goleador. . . Gostei de 2 nomes que já se tem falado por aqui Caio e Onuachu, emprestava o André P...ler comentário completo »
      Jogo intenso
      2018-12-24 10h36m por Tubaraoportista
      Por parte do Porto. Nota-se alguma fadiga em alguns jogadores e baixa de forma noutros. Precisamos de alguns reforços: um lateral direito, um extremo e um finalisador seriam uma otima prenda de natal para o Conceição.
      BR
      ERWINSANCHEZ
      2018-12-24 09h33m por Braguilha___comedia
      Mas penalti onde? Um gajo corta a bola e é penalti? Meu deus, tanta azia. Relaxa.
      Boas jogadas/Penalty s contra grandes
      2018-12-24 03h12m por erwinsanchezfreking
      No golo do Rio Ave, grande passe do Gelson Dala e finalização de classe do Vinicius e também gostei da arrancada fulgorante do Brahimi no golo do empate a iniciar a jogada e a finalizar.
      O golo do Marega também é uma boa incursão pela direita embora o lateral do Rio Ave foi um bocado azelha ao dar tanto espaço à locomotiva Marega.
      O Porto acaba por ganhar bem, mas a segunda parte foi muito fraca, e em relação ao lance do Soares na área com o Nadjack, apesar de ele cortar a bo...ler comentário completo »
      Segunda parte tremida do Porto
      2018-12-24 02h03m por erwinsanchezfreking
      E o habitual penalti por marcar, desta vez Soares derruba de carrinho dentro da área e siga o jogo, não se passa nada.
      FC
      Bouna Sarr
      2018-12-24 00h08m por fcp88
      Outra boa opção era este jogador, visto que como o Marselha já não está nas competições europeias tem o plantel desvalorizado tirando o facto de ele ter perdido a titularidade, o que poderia ajudar a fazer um bom negócio
      FC
      Alvi Negro
      2018-12-24 00h06m por fcp88
      Acho que a melhor opção para a nossa lateral direita seria o Kenny Lala do Strasbourg, um grande lateral muito rápido já experiente, cruza muito bem, bate bem bolas paradas, inclusive penaltis, que é algo que também precisamos e melhor de tudo, está em final de contrato o que facilitaria com que o negócio se fizesse por um preço bom
      petitor
      2018-12-23 23h00m por Ultras-__FCP
      Não temos que compensar o R Ave com nada, o Napoli tem uma cláusula para trazer o jogador de volta em Janeiro.
      Porto
      2018-12-23 22h35m por petitor
      Ia buscar este Vinícius contrastava ao Nápoles e compensava o Rio ave com André Pereira.
      Testava o Joao Pedro para lateral 3 jogos para ver o que dava senão contratava um lateral direito e trazia o Caio, o Porto está em primeiro mas precisa de reforços.
      LM
      Porto sempre por cima
      2018-12-23 22h26m por lmanuel
      Comentário muito pouco realista. O Porto teve sempre por cima no jogo e o Rio Ave rematou uma vez com perigo (no golo).
      Há cansaço na equipa, mas a garra compensou os erros a que isso levou.
      Má arbitragem, nos primeiros 5 minutos deixa o Rio Ave dar 3 porradas épicas nos jogadores do Porto. . . até ao intervalo foram mais 3. Nem um amarelo! E 4 minutos de desconto porque houve muita assistência a jogadores do Porto.
      Cómica a falta marcada contra o Porto quando o Dala...ler comentário completo »
      Halibut
      2018-12-23 21h49m por Ultras-__FCP
      Um DD é fundamental, não podemos atacar a segunda metade só com Maxi e andar a estragar o Corona, então na Champions esquece não cola.
      RE
      Lol
      2018-12-23 21h04m por renatodt87
      As toupeiras são conhecidas pela sua péssima visão, por isso mesmo eu consigo entender o fanatismo. . . É que eles devem ter mesmo uma profunda convicção de que o benfica não está em primeiro por culpa da arbitragem. . .
      HA
      REFORÇOS
      2018-12-23 20h20m por Halibut
      Devíamos tentar 2 reforços ofensivos, Caio do Al Ain e Onuachu do Midtjylland. . .

      Extremo para concorrer com Brahimi e Corona no 11 e Ponta de lança com golo para concorrer com Soares. . . André Pereira não o acho mau jogador mas não tem nível para concorrer com Soares que nem é nenhum grande ponta de lança, Adrián é 2º avançado/ala nem conta para tal. . .

      Na lateral direita beneficiava o Porto que com mais um extremo, Corona podia por vezes ocupar o lugar em certos jogos, pois Maxi perde na velocidade embora defenda melhor.
      Apito dourado ainda mexe. . .
      2018-12-23 20h17m por joaogalo
      Mais uma arbitragem vergonhosa a favorecer os "tripeiros", continuamos no campeonato "vale-tudo". . . e já lá vão 9 pontos sem saber ler nem escrever. . . Oh tempo volta para trás.
      HA
      jogo
      2018-12-23 20h15m por Halibut
      Tirado a ferros, vale a nossa defesa que é boa, o meio campo teve muitas dificuldades e isso notou-se a levarmos constantes ataques e depois não dávamos a devida consistência a atacar, um 4-3-3 pintava melhor neste Porto, principalmente em jogos a doer, DANILO, HERRERA, OLIVER é um trio de qualidade, BRAHIMI E MAREGA ninguém lhes tira o lugar, sobram Soares e Corona (É escolher um)
      SA
      tripeirada
      2018-12-23 19h23m por SantaClaraPD
      aziada como sempre a uma semana diziam o benfica vai ser goleado 1 ou 2 horas antes do jogo diziam ah o braga vai abrir as pernas o benfica matou o braga completamente falta de respeito que voces tem perante a equipa de braga, percebam benfica tem melhor plantel do que o porto, basta olhar resultado do benfica frente porto e benfica frente ao braga tirem as vossas conclusões o que vos vão safando é a arbitragem.
      Adeptos do Sporting Clube de Braga. . .
      2018-12-23 19h17m por mafraFCP
      Meus caros amigos adeptos do Braga. . . vocês não têm vergonha do vosso clube? Não cobravam da equipa e direcção após essa vergonha e descaramento total? Mostrem que sentem realmente o clube e corram com esse Salvador das toupeiras.
      Psychbug
      2018-12-23 19h14m por mafraFCP
      Para mim este clube dos vendidos morreu. Descida com eles.
      Para todos os que participaram no concur
      2018-12-23 18h58m por daniel_fcporto
      Do Tottenham vs Everton, ninguém viu que o primeiro golo tinha sido marcado pelo Fábio Espinho? XD
      Gprof
      2018-12-23 18h42m por mafraFCP
      Pelo menos disfarçassem melhor, 3 a zero antes da meia hora de jogo isto é um grande descaramento, realmente começa a ter algum apreço pelo futebol do Braga, mas com isto não a minha consideração acabou, seu belos vendidos.
      Gprof
      2018-12-23 18h32m por Pedro3KSCP
      E o Maxi?? Dos jogadores mais porcos do nosso campeonato, mudou de clube mas nao mudou de atitude, "bem feito"? foi provocado e antes disso o Maxi ja lhe tinha posto a mao na cara, e o centrão leva amarelo e o maxi nao, ta certo. . .
      SCP_SUPPORTER
      2018-12-23 18h19m por PedroFCP_RockNRoll
      Foi uma arbitragem que errou para ambos os lados sendo que até admito que o Maxi deveria ter levado vermelho, por momentos fez-me lembrar o Maxi do Benfica que agredia e saia sem um único amarelo, quanto ao vermelho para o Coentrão nada a contestar para ver se tem mais juízo e de resto não houve assim nada de especial sendo que não sei a que lances te referes especificamente talvez um contacto normal no futebol.

      E depois vens falar que os portistas não têm argumentos quando diz...ler comentário completo »
      Off- topic
      2018-12-23 18h07m por mafraFCP
      Aí meu lindo Braga com o Porto até comiam a relva, já com a equipa mãe não se reconhece a mesma equipa. . . Benfica é mesmo grande. . .
      SCP_SUPPORTER
      2018-12-23 18h05m por da_ni82
      Primeiro, não há penaltis nenhum. Os jogadores do Porto cortam a bola, e depois o contacto é inevitável. Isso não justifica falta.

      Depois o Porto ganhar 2-1 e o Sporting ganhar 5-1 nunca na vida é significativo de superioridade do Sporting em relação ao Porto, são jogos diferentes, resultados diferentes. . .

      Depois tentar justificar uma condição meritória do Sporting ao primeiro lugar baseado nos últimos jogos é uma falácia, o campeonato começou haja algun...ler comentário completo »
      12
      OUTRAS NOTÍCIAS
      Oficial
      Dia de renovações para os jovens guardiões do Dragão. O FC Porto chegou a acordo com Francisco Meixedo e Ricardo Silva para o prolongamento do vínculo de ambos ...
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      JeSuisBurundi 15-04-2021, 19:01
      joaopedroferreira97 15-04-2021, 18:59
      ES
      Estatisticamente 15-04-2021, 18:59
      Dragunners 15-04-2021, 18:59
      Drifter00 15-04-2021, 18:58
      Drifter00 15-04-2021, 18:56
      Arshavin_Russia 15-04-2021, 18:55
      ReturnoftheEagle 15-04-2021, 18:54
      joaopedroferreira97 15-04-2021, 18:52
      inform_again 15-04-2021, 18:50
      Arshavin_Russia 15-04-2021, 18:43
      The_Kop_End 15-04-2021, 18:39
      yousandro 15-04-2021, 18:37
      CA
      callofjohn 15-04-2021, 18:36
      ReturnoftheEagle 15-04-2021, 18:36
      JeSuisBurundi 15-04-2021, 18:34