placardpt
    Braga segue em frente na Taça

    Batalha para os sadinos, guerra para os guerreiros

    Uma autêntica guerra conquistada para lá do tempo. O Sporting de Braga está apurado para os quartos de final da Taça de Portugal, depois de vencer o Vitória FC, no Bonfim, por 0x1. Sem golos nos noventa minutos, a partida acabou por ser decidida com um golo solitário de Pablo, num jogo de emoções e no qual os sadinos venceram muitas batalhas, acabando por perder a guerra.

    Mais do que futebol

    Futebol. Um desporto onde jogam 11 contra 11 e ganha quem marca mais golos, não é? Parece simples, mas e se lhe dissermos que o futebol é muito mais do que isso? Que o futebol pode e deve ser muito mais do isso?

    Não, não falamos de polémicas, de erros de arbitragem ou de títulos. Falamos da capacidade de união que o futebol pode e deve ter mais vezes. Não somos contra rivalidades, pelo contrário. Apreciamos cânticos motivadores, coreografias que metem respeito e, por vezes, uns insultos com algumas asneiras, porque não? Mas apreciamos ainda mais momentos como aquele que se passou ao minuto 21, no Estádio do Bonfim.

    Como já deve saber, Nuno Pinto, jogador do Vitória FC, foi diagnosticado com um linfoma e viu-se obrigado a suspender a carreira. A onda de apoio ao esquerdino tem sido impressionante, mas o minuto 21, com todos os adeptos, de Vitória FC e Sporting de Braga, a aplaudirem Nuno Pinto, é daqueles que merece destaque e que, mesmo não aparecendo nos museus, merece ser lembrado pela forma como o futebol se transcende a si próprio. 

    ©zerozero.pt

    E, de facto, o minuto 21, fez mesmo transcender uma equipa que deixou de lado as suas fragilidades e que, depois de uma fase em que o Sporting de Braga foi superior, com Horta e Fransérgio a darem nas vistas e a mostrarem alguns dos pontos fortes deste candidato ao título, conseguiu ser superior à equipa de Abel e fazer das tripas coração.

    No Bonfim não houve muitos momentos de brilhantismo (Paulinho tentou ser exceção com um pontapé de bicicleta que quase deu golo), mas a intensidade, a vontade e o coração estiveram nos limites. Sentia-se, nas bancadas, um clima de crença que segurou os sadinos nos momentos mais difíceis e, mesmo quando era difícil acreditar - que falhanço foi aquele, Cádiz! -, os ares do Sado equilibraram a balança deste jogo de Guerreiros.

    Ao intervalo, os arsenalistas pisaram o relvado cinco minutos antes dos sadinos. Lito Vidigal terá ficado a levantar ainda mais a moral das suas tropas, porque do outro lado estava um Sporting de Braga com capacidade de decidir a partida numa nesga de espaço.

    Na zona defensiva, os defesas sadinos ganhavam as batalhas, no ataque os avançados foram dando o corpo às balas e procuraram sempre a baliza de Marafona. O domínio era sadino, mas este Sporting de Braga também sabe ser pragmático e nesses momentos voltou a ser a crença a manter o Vitória FC na eliminatória. Wilson teve uma perdida tão ou mais incrível do que a de Cádiz, mas foi ao minuto 86 que surgiu a oportunidade de ouro para evitar o prolongamento.

    Mais uma batalha antes de perder a guerra

    Penálti sobre Palhinha e Dyego Sousa contra Cristiano. Pelo menos é assim que é suposto, mas não. Não esta noite. O melhor marcador do campeonato acertou na barra da baliza sadina e logo a seguir Raúl Silva foi expulso. De um momento para o outro, a formação de Lito Vidigal ganhava superioridade na partida e partia para o prolongamento, novamente, com o espírito renovado. Havia mais meia hora de guerra no Bonfim e ninguém pensava em fazer tréguas!

    Raúl Silva foi expulso, Pablo entrou e decidiu ©Vítor Parente / Kapta+

    Se ao intervalo do tempo regulamentar tinham sido os sadinos a chegarem atrasados, antes de começar o prolongamento foi o Sporting de Braga a imitar a estratégia da equipa da casa. Abel reuniu os seus guerreiros e depois de muitas batalhas perdidas pediu-lhes para ganharem a guerra. E assim foi.

    Aquilo que tinha parecido difícil durante 90 minutos demorou apenas sete minutos a acontecer. Pablo, de cabeça, ultrapassou a defesa sadina, que até então tinha construído um muralha que parecia intransponível, só que não foi.

    Em desvantagem, os sadinos nunca viraram a cara à luta e já sem energia para criar jogadas de envolvimento puxaram novamente da crença para chegar ao empate. As oportunidades até apareceram, mas a pontinha de sorte acabou aos 90 minutos. Os sadinos lutaram muito, mas acabaram mesmo por perder a guerra e estão fora da Taça de Portugal.

    jogos históricos
    U Terça, 18 Dezembro 2018 - 19:00
    Estádio do Bonfim
    Luís Godinho
    0-1
    a.p.
    Pablo Santos 96'

    ESTÁDIO

    Estádio do Bonfim
    Lotação18 642
    Medidas105x68
    Inauguração1962
    Positivo
    Minuto 21
    Mencionamos este momento na crónica, fizemos artigo com vídeo, mas não há volta a dar. O apoio a Nuno Pinto foi mesmo o momento do jogo.
    Negativo
    Intensidade sim, qualidade não
    Foi um jogo interessante de seguir pela intensidade colocada em campo por ambas as equipas, mas em termos estéticos esta não foi uma partida para admirar. Nas palavras de Lito Vidigal, foi um jogo «de machos».
    Forma
    V. Setúbal
    2018/2019
    18J
    7V
    3E
    8D
    25-23G
    Braga
    2018/2019
    20J
    14V
    5E
    1D
    40-15G
    O Árbitro
    Nota negativa de Luís Godinho. Nunca mostrou critério disciplinar e mostrou mesmo alguns amarelos discutíveis. No lance da grande penalidade acabou por cometer uma boa decisão, das poucas em que acertou.
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    VITÓRIA FC
    EMPATE
    SC BRAGA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Mais do mesmo
    2018-12-19 11h31m por Sirius_13
    Acredito que se Dyego marca o penalty, já não havia expulsão. Porque o jogo seria diferente e estava no fim. Mas era falta para amarelo? Não. Agora uns vão dizer que o jogador fez de propósito, outros o arbrito. . .

    Na minha opinião Raul já não ia jogador na Luz. Acho que ainda não tem condição física para isso. . . Mas que dá que pensar, isso dá. No final, que ganhe o Braga.
    Sem nível para mais
    2018-12-18 23h38m por Torinha
    Jogamos com mais um durante meia hora e a estratégia resume-se a cruzamentos mal tirados pelos defesas, e quando lá saía um bem feito o Cadiz logo tratava de aliviar a defesa bracarense. Não temos capacidade para mais que isto, somos machos maus, porcos e feios, e o Braga é melhor e mais bonito mesmo quando joga mal e as coisas não lhes correm de feição.
    Mérito aos minhotos, boa sorte nos quartos, e obrigado pela homenagem ao N. Pinto. Só desaprovo o Marafona a queimar tempo. ...ler comentário completo »
    Luis Godinho
    2018-12-18 23h04m por macroBIONIC
    Dá 5' de conpensação no prol. e termina o jogo aos 124'! [. . . ] ?
    KI
    Roby_o_Analista
    2018-12-18 23h00m por killer13414
    Os vermelhos passam para o campeonato?

    Realmente dava jeito essa expulsao

    OUTRAS NOTÍCIAS

    FCP 2-2 MIL em direto!
    Martim Fernandes converteu com sucesso a grande penalidade! Acompanhe aqui o FC Porto x Milan em direto e ao minuto, com todas as estat?ticas e as curiosidades mais interessantes.