placardpt
      FC Porto mantém liderança invencível

      A 13ª é dos avançados...e de Sérgio Conceição

      2018/12/15 22:29
      Igor Gonçalves

      Numa série de 13 vitórias é normal que existam pessoas mais responsáveis por um ou outro triunfo. O 13º, nos Açores contra o Santa Clara, é de Sérgio Conceição. A equipa não termina bem a segunda parte e uma mudança tática e de jogadores acabou por valer uma vitória suada e a certeza que a liderança isolada está garantida.

      A equipa entrou em campo mais em 4x3x3 e isso apenas resultou nos primeiros minutos. A equipa de João Henriques voltou a mostrar que tem bom futebol e aproveitou a clara menor capacidade física de vários jogadores portistas para ter alguns momentos de alguma superioridade.

      A vitória é justa e é novamente de uma equipa que vai mostrando argumentos e soluções para as fases menos boas e para os jogos menos bons.

      Depois de perceber, Santa Clara não precisou de «só aguentar»

      ©Catarina Morais / Kapta +
      Com Marega a começar pela direita, mas sempre com olho nas diagonais entre Mamadu Candé e Fábio Cardoso, o FC Porto entrou mandão no jogo. A defesa do Santa Clara permitia que a bola entrasse facilmente em jogadores portistas que estavam dentro da sua área e isso levou a 10/15 minutos de aflição açoriana. 

      Com isso, os dragões iam tendo lances de perigo, especialmente nas bolas paradas. Marco Pereira negou cedo o golo a Marega e depois foi Candé a cortar um remate de Brahimi, novamente num pontapé de canto. O mesmo Candé que minutos depois falhou um corte fácil e permitiu a Marega um novo duelo perdido com Marco (acabou por sair lesionado). 

      O Santa Clara demorou quase 15 minutos a pedir a Osama Rashid para abrir um pouco mais na esquerda e assim ficar no espaço que estava a ser usado para lançar Marega. Depois disso, o jogo mudou quase radicalmente. A equipa orientada por João Henriques passou a conseguir anular e, ao mesmo tempo, passou a ter a organização certa para sair, quase sempre pela direita. Era pela direita porque era nesse flanco estava o problema portista, chamado Alex Telles. O brasileiro apresentou-se com dificuldades físicas e o Santa Clara aproveitou.

      A equipa vermelha passou então a ter oportunidades e chegou ao golo aos 38 minutos, pouco depois de Militão ter salvo o FC Porto com um corte em cima da linha a remate de Patrick, num lance de contra-ataque. Mas nada pôde ser feito numa das melhores jogadas do encontro e que terminou com um golo de cabeça de Zé Manuel, após grande cruzamento de Martin Chrien.

      O FC Porto ainda reagiu na primeira parte, mas foi até um pouco «caído do céu», naquela que era a pior fase portista nos primeiros 45 minutos. Novamente numa bola parada, Serginho ainda negou o golo a Óliver, mas, na recarga, Marega cruzou para o golo de Soares.

      Uma mudança e mais futebol

      ©Catarina Morais / Kapta +
      A segunda parte trouxe uma mudança importante para o FC Porto. O desinspirado Óliver deixou a batuta do jogo portista e cedeu o lugar a Ótavio. Os dragões passavam assim a ter mais em cunha Marega e Soares, com o médio brasileiro a ficar na direita.

      Isso deu mais poder de fogo ao ataque portista e o golo aparece por isso. Espaço, remate de Soares e Marega, novamente em recarga, a marcar o segundo golo portista. Foi um daqueles golos que surge por uma razão muito simples: Mais gente na frente, maior probabilidade para aproveitar.

      Depois do 1x2, o jogo ficou mais partido, mas sempre com sinal mais do FC Porto, claramente mais confortável no 4x4x2 e, talvez por isso, Sérgio Conceição não tenha caído logo na tentação de recolocar a equipa com três médios.

      Até ao final, o dragão ainda passou por alguns sustos, mas entre Casillas, o gigante Militão e algum desacerto dos avançados do Santa Clara, os portistas seguraram bem mais um triunfo suado e onde se notou que alguns jogadores precisam de ser geridos fisicamente.

      Sérgio Conceição não gosta de números e de séries, mas não poderá negar que quando se está a duas vitórias de igualar a melhor série de sempre, (Artur Jorge, com 15) se comece a olhar para ele como o obreiro de algo especial. Nem todos os jogos foram fáceis e este foi um deles, mas a certeza é que este FC Porto é a «equipa a bater».

      U Sábado, 15 Dezembro 2018 - 20:30
      Estádio de São Miguel
      Luís Godinho
      1-2
      Zé Manuel 38'
      Tiquinho Soares 45'
      Moussa Marega 56'
      Estádio de São Miguel
      Lotação12 500
      Medidas105x70
      Inauguração1930
      FaseCampeonato
      JornadaJornada 13
      VIDEOS
      Lances Capitais
      27´
      GOLO INVALIDADO : Soares coloca a bola no fundo da baliza do Santa Clara, mas o lance é prontamente anulado ao avançado portista, por pretenso fora de jogo
      38´
      GOLO Santa Clara!
      Zé Manuel marca
      Zé Manuel marca o seu 4º golo na prova (11 jogos)
      45´
      +1
      GOLO FC Porto!
      Tiquinho Soares marca
      Tiquinho Soares marca o seu 4º golo na prova (8 jogos)
      56´
      GOLO FC Porto!
      Moussa Marega marca
      Moussa Marega marca o seu 6º golo na prova (11 jogos)
      A Chave
      A mudança tática que falamos em cima acaba por ser determinante, mas há um lance que também o é (para além dos golos). Logo após 1x2, o Santa Clara podia ter anulado a desvantagem por Fernando Andrade, mas Casillas brilhou e garantiu que a vantagem era portista.
      O Árbitro
      Luís Godinho teve um lance complicado por volta dos 20 minutos. Herrera parece sofrer grande penalidade, mas antes há uma falta de Brahimi bem assinalada com recurso ao VAR. Ficam algumas dúvidas no lance do segundo golo portista por uma eventual falta de Soares sobre Patrick, mas aceita-se a decisão.
      O Melhor
      FC Porto com soluções
      O 4x3x3 não estava a funcionar e a equipa mudou. Brahimi e Alex Telles não estiveram bem e aquipa procurou outras soluções. O FC Porto voltou a mostrar que tem soluções e opções para todas as situações que o jogo oferece. 
      O Pior
      Relvado
      O relvado do estádio do Santa Clara voltou a prejudicar o espetáculo. Diversos lances foram estragados pelo facto de a bola estar a saltar à frente dos jogadores. É certo que não é uma coisa fácil de resolver, mas o Santa Clara terá de o fazer.
      Forma
      Santa Clara
      2018/2019
      16J
      6V
      3E
      7D
      26-26G
      FC Porto
      2018/2019
      24J
      20V
      2E
      2D
      59-18G
      Sabia que...by playmaker stats
      Segunda vitória consecutiva do FC Porto, na Liga, com reviravolta no marcador.

      Desde 02/2016 que os dragões não venciam 2 jogos consecutivos, na Liga, com reviravolta no marcador:
      2018 Portimonense [V 4-1], Santa Clara [V 1-2]
      2016 Benfica [V 1-2], Moreirense [V 3-2]
      Segunda época consecutiva com o FC Porto a somar 33 pontos à 13.ª jornada:
      18-19: Pontos 33, 11V, 2D | Golos 28-8 [+20] Sérgio Conceição
      17-18: Pontos 33, 10V, 3E | Golos 31-5 [+26] Sérgio Conceição

      Fotografias(30)

      Liga NOS: Santa Clara x FC Porto
      Liga NOS: Santa Clara x FC Porto
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      SANTA CLARA
      EMPATE
      FC PORTO
      Comentários (70)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      DaniloTheBeast
      2018-12-16 14h37m por PedroFCP_RockNRoll
      Já para não falar no jogo frente ao Feirense em que logo aos 2 minutos há um lance anulado por falta inexistente do Marega que dificilmente não daria golo e 2 golos bem anulados ao Porto e 1 ao Feirense e ainda um lance em que o Danilo é agarrado e que poderia ser penalti e uma entrada dura do Vitor Bruno sobre o Corona que só deu em amarelo mas como o 1º golo do Porto foi marcado no limite transformam-no num jogo em que fomos escandalosamente beneficiados, ainda o jogo frente ao Braga em que h...ler comentário completo »
      invicta porque. . . pequeno copy paste
      2018-12-16 14h35m por vai_a_linha_e_cruza
      "Sabe porque chamam Invicta à cidade do Porto? Em 1111, D. Teresa, mãe do futuro primeiro rei de Portugal, concedeu ao bispo D. Hugo o couto do Porto. Das armas da cidade faz parte a imagem de Nossa Senhora. Daí o facto de o Porto ser também conhecido por “cidade da Virgem”, epítetos a que se devem juntar os de Antiga, Mui Nobre, Sempre Leal e Invicta, que lhe foram sendo atribuídos ao longo dos séculos e na sequência de feitos valorosos dos seus habitantes, e que foram ratificados p...ler comentário completo »
      camionistapt
      2018-12-16 14h30m por vai_a_linha_e_cruza
      quando o califado ocupa a Península Ibérica não se vai manter muito a norte. Chega lá, ocupa mas não se aguenta. Alias, é das 1s regiões perdidas (clima não atractivo com terreno irregular que dificulta a normal movimentação de tropas). Tudo o que esta do centro para sul mantém-se "mouro" por muitos mais anos e os territórios conquistados posteriormente nas campanhas de Afonso levaram a conversão desses mesmos mouros - os "cristãos novos".

      Espero que perceba agora que não é...ler comentário completo »
      VARgonha
      2018-12-16 13h51m por da_ni82
      Vergonha nacional. . . Falta caríssima no segundo golo, toda a gente sabe que um jogador de azul e branco não pode tocar no adversário. . . compreendo totalmente a falta de uma repetição onde parem a imagem no momento do passe na direita (no lance do golo do Santa Clara) pois o jogador está claramente em jogo, nem há dúvidas.

      E já agora o guarda redes devia ser demitido por sofrer dois golos de frangos, como é que o guarda redes defende para o lado as bolas? Estava comprado...ler comentário completo »
      Benfiquistas
      2018-12-16 13h36m por Avalanche27
      Essas cabeças nem nas portas passam hoje, coitados, o campeão voltou!
      WU
      Voltou o apito
      2018-12-16 13h02m por wubanga
      Esta frase acho que 98% das pessoas não a compreenderam. O SERGIO ao dizer isso esta a mandar um "direta" ao gabinete de crise e ao rui vitoria que disseram que sem os erros do var a classificação seria diferente.
      ispeakwiththetr ue
      2018-12-16 12h58m por voltou_apito_dourado
      desta vez até o 4º amarelo por anti-jogo ao casillas foi poupado
      moreno007
      2018-12-16 12h53m por 10A
      A questão é que os erros não podem ser vistos de forma cumulativa como as pessoas fazem.
      O jogo deixa de ser "limpo" a partir do momento em que há o 1º erro, entendes? Porque isso vai alterar todo o rumo dos acontecimentos.
      Não sei em que altura do jogo ocorreram o erros que falas e nem sei se são ou não erros porque honestamente não tenho memória temporal dos jogos do Porto, mas não é isso que está em causa, por exemplo no Portimonense sei que era o 2-0 sem resposta (se o pen...ler comentário completo »
      MA
      ispeakwiththeli e
      2018-12-16 12h46m por marante96
      Como ja disse a outro user, e so usar Vaselina, doi menos ;)
      Danilo-TheBeast
      2018-12-16 12h30m por moreno07
      O gabinete de crise está ''on fire'' e a comunicação social mais 1 vez pretende esqueçer o roubo que temos tido nas últimas jornadas nomeadamente com :
      Santa clara 1 - 2 porto , O golo do santa clara está fora de jogo
      Boavista 0 - 1 Porto, penalti por assinalar sobre soares quando ainda estava 0-0
      Porto 4 - 1 Portimonense, penalti por assinalar sobre brahimi
      Isto não tira o facto apesar de tudo de ter ficado por marcar 1 pénalti por assinalar a favor do portimonense, mas o resto não concordo.
      tonefcp
      2018-12-16 12h08m por 10A
      O Video-Arbitro disse que era penalti, mas para ter cuidado com a falta anterior que obviamente anulava o penalti. O árbitro principal foi ver se a tal falta existe, notou que sim e pronto.
      Eu entendo a tua ideia, se era P. de Baliza, ele podia ter deixado ficar em vez de alterar para a falta, mas isso deve ter sido uma ideia do próprio árbitro para explicar aos adeptos a sua decisão.
      Imagina que ele deixava seguir como P. de Baliza, as pessoas ficavam a pensar que não...ler comentário completo »
      uma frase que diz tudo
      2018-12-16 11h41m por voltou_apito_dourado
      em portugal não há ninguém acima de nós
      antigamente era o vale tudo na defesa, mas agora já se estendeu ao ataque
      até a equipa b já está a ter empurrões para sair da lanterna vermelha
      vamos esperar para ver o que vitor catão tem para dizer
      TO
      VAR
      2018-12-16 11h05m por tonefcp
      Alguém me sabe explicar porque houve a intervenção do VAR no lance do possível penalty sobre Herrera. Que me tenha apercebido o árbitro não marcou grande-penalidade, não foi golo e supostamente o árbitro do VAR só se pronunciou sobre a suposta falta do Brahimi pois é a imagem que é mostrada ao árbitro do jogo.

      Neste caso em que não é assinalada grande-penalidade e sim pontapé de baliza qual a razão para mostrar o início da jogada? Novas ordens?
      CA
      jfs79
      2018-12-16 10h15m por camionistapt
      O Porto é a cidade invicta porque aguentou o cerco das tropas de D. Miguel na guerra civil de 1832-34. Julgo que não tem nada a ver com mouros, alias todo o território nacional (continental) já foi ocupado por árabes. Tomaram Lisboa em 714 e o Porto em 715. Nunca percebi essa vossa obsessão por chamar a tudo o que está a sul de mouros. . .
      JS
      Cá está o escândalo do costume
      2018-12-16 08h30m por jsilva77
      Nos jogos do FCPorto, mas mais importante que isso fica uma vitória que tem tanto de suada como de importante, tendo em conta que o FCPorto não se dá muito bem com os ares das ilhas

      A meu ver, já muito jogadores evidenciam sinais de cansaço . . . Alex Telles . . . Oliver não aguenta tantos jogos seguido com esta intensidade . . . Brahimi . . . Enfim, só para enumerar alguns . . . Outra coisa que eu não percebo é o fétiche que o SC tem pelo Corona a lateral direito. Tend...ler comentário completo »
      Golo Sta Clara fora-de-jogo!?
      2018-12-16 05h34m por JAOF
      O golo do Santa Clara nasce num fora-de-jogo!?

      Nas imagens mostradas pela SportTV, surge o avançado a frente da linha defensiva do FCP, mas a bola já tinha sido passada, falta o frame de 1/2 segundo antes, quando a bola é passada. . .
      . . . porque é que o lance não foi repetido e não mostraram o posicionamento no momento do passe!?

      Há. . . lembrei, pela mesma razão que agora todos os golos do FCP são revistos pelo árbitro de campo, ou possíveis grand...ler comentário completo »
      ED
      rravv
      2018-12-16 04h03m por eduscp11
      Não percebeste que o Marshmallow estava a ser irônico. Eu disse que na minha opinião o segundo golo do porto foi falta e ele respondeu me com ironia. Vê o meu primeiro comentário e logo em cima está o do Marshmallow e vais perceber.
      ED
      Marshmallow
      2018-12-16 03h56m por eduscp11
      Tu próprio dizes que ele afasta-o com o braço. E porquê é que eu estou a ser fanático e tu não ? Se em vez do Soares fosse o Jonas ou o Bas Dost tu também dizias que era falta.
      Joao20
      2018-12-16 03h29m por rravv
      Não é excesso de confiança. É um treinador que faz alterações e a equipa mantem o rendimento, muda o sistema tactico e mantem o rendimento. É muito trabalho e conhecimento. E mais, é também não ter medo de arriscar e sempre com olhos na baliza.
      E há também muita humildade. Lembro-me do SC dizer que o porto jogou mal contra o belenenses (parte do jogo) jogou mal contra o guimarães. lembro-me perfeitamente quando reconheceu a vitória do benfica na luz.
      não anda a enganar-se ...ler comentário completo »
      Marshmallow
      2018-12-16 03h20m por rravv
      Falta clarissima?
      Então não sabes que quando dois jogadores se agarram não é coniderada falta? nos lances de bola parada vês isso a toda a hora. e isso não é de hoje. desde que me lembro de ver futebol, quando dois jogadores se estão a agarrar o arbitro deixa sempre seguir.

      mas como deu golo, já é falta, já se tem de falar. O Patrick devia era ter tido mais cabedal e não teve. foi ao chão. O resto é conversa
      Eu pergunto-me
      2018-12-16 02h35m por vai_a_linha_e_cruza
      Se em jogos (exemplo) com o Santa Clara, existem mais adeptos da equipa da casa ou Benfiquistas. Isto de haver filiais é do caraças.
      O que é certo é que levamos mais amarelos que a equipa da casa e o Alex Teles por cúmulo ainda leva dois safanões na cara que passam ao lado. O Herrera leva amarelo quando corta a bola na linha de saída antes de tocar no adversário.
      Mas o Soares é que foi mau ao receber e dominar a bola sem falta na disputa.
      Realmente, Soares é fixe. De...ler comentário completo »
      Santa Clara e Joao
      2018-12-16 02h16m por jfs79
      Notasse o ódio santa clara aka Benfica, todas a equipas são melhores que o FCP:D joao: aqui não há egos insuflados, isso é mesmo o vosso melão que não pára de crescer, com o vosso ódio podemos nós muito bem! Continuem a dissecar todos os lances de golo do FCP, já agora aprendam um pouco a jogar futebol! 13!!!! Vitórias consecutivas, tudo com lances duvidosos, golos oferecidos por adversários, pênaltis, avarias do VAR. . . ohh wait: perdemos esse jogo. . . assim como na champions somos ...ler comentário completo »
      SA
      jogo
      2018-12-16 01h57m por SantaClaraPD
      fui ver o jogo ao estádio e sinceramente esperava mais do porto, só para terem uma noção até o sporting jogou melhor do que o porto, em relação ao 2º golo como a tripeirada diz "não é nada ele simplesmente meteu a mão para o afastar" o que diz tudo se mete a mão para afasta-lo é falta. . . . . típica desculpa de tripeiros.
      Em relação ao relvado não sei porque foi dada nota negativa nem vi bolas a saltar nem nada do género e foi regado ao intervalo.
      JO
      Excesso de confiança?
      2018-12-16 01h50m por Joao20
      Adoro este balão insuflado de ego dos portistas. Vejam lá se caem aí de cima aos trambulhões. A procissão ainda vai no adro e ainda falta muito campeonato pela frente. Falam de boca cheia como se estivessem a praticar um futebol de encher o olho. São a equipa com mais penalties a favor na Liga dos Campeões, juntamente com o Liverpool, que é uma equipa altamente ofensiva (4 em 6 jornadas lol) e no campeonato nacional é o que é. Apagões repentinos do VAR aberto, invasões ao Centro de Treinos da Maia, etc.
      MA
      eduscp11
      2018-12-16 01h21m por Marshmallow
      Obvio que sim! Falta claríssima! O defesa do S. Clara vai ao encontro do avançado, tenta agarrar-lhe a camisola e impedi-lo de dominar a bola, o avançado reage afastando-o com o braço e marca-se falta ofensiva. Claro que sim! E porquê? Pelo simples facto do avançado equipar de azul às riscas. Coerente. . . Quando o fanatismo ofusca, não se vê um boi num corredor. . .
      OUTRAS NOTÍCIAS
      Taça de Portugal
      com video
      Rio Ave com noite épica
      A análise do treinador do Rio Ave à robusta vitória sobre o Boavista, que colocou os axadrezados na próxima eliminatória da Taça de Portugal
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      moumu 18-10-2021, 03:12
      moumu 18-10-2021, 03:09
      DepoisPago 18-10-2021, 03:09
      moumu 18-10-2021, 03:07
      DepoisPago 18-10-2021, 01:59
      DepoisPago 18-10-2021, 01:52
      The_Kop_End 18-10-2021, 01:16
      yellow_ledbetter 18-10-2021, 00:14
      yellow_ledbetter 18-10-2021, 00:08
      Maxaqueen 18-10-2021, 00:00
      Maxaqueen 17-10-2021, 23:57
      Maxaqueen 17-10-2021, 23:55
      jorge1995martins 17-10-2021, 23:52
      MisticaEncarnada 17-10-2021, 23:38
      Arshavin_Gunner_23 17-10-2021, 23:33
      ReturnoftheEagle 17-10-2021, 23:27