placardpt
    Sporting vence Desportivo das Aves na estreia de Marcel Keizer

    Nervos da estreia acabaram em goleada

    Uma estreia atribulada com o resultado desejado. No primeiro jogo de Marcel Keizer em Alvalade, o Sporting goleou o Desportivo das Aves por 4x1, mas o resultado não conta aquilo que se passou na partida, em especial no primeiro tempo.

    Com os avenses em vantagem, uma grande penalidade acabou por atirar por terra a estratégia montada por José Mota, que acabou expulso, tal como Acuña. Bruno Fernandes, com três assistências, acabou por ser o homem da partida, num jogo que começou com o golo de Defendi e que acabou com um de Diaby. Pelo meio, Bas Dost marcou dois e Nani também fez o gosto ao pé. Apesar do sofrimento, Keizer vai superando obstáculos.

    VAR acabou com a estratégia perfeita de José Mota

    Havia uma enorme expectativa para ver o Sporting de Marcel Keizer em Alvalade (a reação dos adeptos foi esta). O técnico holandês tinha transformado a equipa nos primeiros três jogos, todos fora de casa, e sentia-se um novo ambiente em Alvalade. Havia confiança, mas Keizer ainda não tinha encontrado ninguém como José Mota.

    O treinador do Desportivo das Aves tem muitos anos de futebol português e muita experiência em equipas a jogar com o estatuto de outsider. Uma espécie de zona de conforto para o treinador avense, que começou por fazer a sua própria apresentação a Marcel Keizer.

    Os avenses montaram uma equipa completamente virada para a transição, com jogadores rápidos e um meio-campo forte a recuperar e a lançar os avançados. Durante 40 minutos a partida foi dominada pela estratégia de uma velha raposa do futebol português. Keizer parecia nem perceber o que lhe tinha acabado de acontecer, mas eis que aos 17 minutos o Desportivo das Aves já vencia, com um golo de Defendi na sequência de um livre lateral.

    Por mais análises táticas que se façam, a primeira parte foi uma espécie de anarquia. Os jogadores do Sporting sentiam a forte pressão do Desportivo das Aves (e dos próprios adeptos?) e foram falhando passes simples de forma constante. Era irreconhecível o Sporting de Keizer e a equipa de José Mota tinha o jogo como queria.

    Controlado, a conseguir ter bola e a enervar cada vez mais os jogadores do Sporting. Keizer não encontrava a estratégia para ultrapassar a sabedoria de José Mota, mas eis que no espaço de cinco minutos tudo ruiu para os avenses. Vítor Costa cometeu um erro crasso, o VAR ajuizou bem e Bas Dost igualou a contenda de grande penalidade.

    Os nervos que os jogadores leoninos sentiam passaram para José Mota, que perante tantos protestos para com a equipa de arbitragem acabou expulso. Com o treinador no balneário, os jogadores avenses perderam aquela aura que tinha estado presente nos primeiros 40 minutos e Nani acabou por dar um golpe forte nas ambições da formação da Vila das Aves. Um remate de fora da área que acabou desviado e que deixou o Sporting em vantagem ao intervalo. Uma primeira parte atípica e que a Keizer só podia agradar pelo resultado.

    Leão ao ataque no momento certo

    Acabar bem, recomeçar ainda melhor. Um golo a acabar a primeira parte é sempre benéfico para a equipa que o marca, não só pelo golo em si mas também pelo impacto moral no adversário. Os golos de Dost e Nani tinham aparecido no momento certo e o terceiro não tardou.

    A segunda parte abriu praticamente com o segundo golo de Bas Dost (belo cruzamento de Bruno Fernandes) e o Sporting, que tinha passado por uma primeira parte desconfortável, ganhou maior conforto.

    A equipa de Keizer estava a acertar nas redes de André Ferreira nos momentos certos e perante um Desportivo das Aves sem a energia da primeira parte, a expulsão de Acuña, por duplo amarelo, podia ter funcionado como uma bebida energética para os avenses, mas tal não aconteceu. Isto porque os leões mostraram uma organização que não se tinha visto na primeira parte e voltaram a marcar no momento certo, desta vez por Diaby.

    Com mais um jogador, o Aves não deixou de procurar a baliza de Renan e teve boas oportunidades para marcar, mas a segurança leonina, mesmo com menos um, era outra. O Sporting de Keizer voltou a passar um teste, este de enorme pressão e com muitos condimentos.

    U Domingo, 09 Dezembro 2018 - 20:00
    Estádio José Alvalade
    Vítor Ferreira
    4-1
    Bas Dost 40' (g.p.) 48'
    Nani 45'
    Abdoulay Diaby 59'
    Rodrigo Defendi 17'
    Estádio José Alvalade
    Lotação50 095
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 12
    Lances Capitais
    17´
    GOLO Desp. Aves!
    Rodrigo Defendi marca
    Rodrigo Defendi marca o seu 2º golo na prova (8 jogos)
    40´
    GOLO Sporting
    Bas Dost marca de grande penalidade!
    Bas Dost marca o seu 7º golo na prova (7 jogos)
    45´
    +1
    GOLO Sporting!
    Nani marca
    Nani marca o seu 6º golo na prova (11 jogos)
    48´
    GOLO Sporting!
    Bas Dost marca
    Bas Dost marca o seu 8º golo na prova (7 jogos)
    59´
    GOLO Sporting!
    Abdoulay Diaby marca
    Abdoulay Diaby marca o seu 1º golo na prova (8 jogos)
    A Chave
    Penálti sobre Diaby: O momento que acabou com a estratégia de José Mota. O Sporting igualou e pouco depois viria mesmo a fazer a reviravolta muito perto do intervalo. Timing perfeito.
    O Árbitro
    Não foi nada fácil a partida para Vítor Ferreira, em parte por culpa própria. A partida esteve a um ritmo intenso e com pressão de parte a parte, algo com o qual o árbitro da partida não soube lidar. Faltou controlo no jogo, o amarelo a Vítor Costa foi completamente escusado e depois acabou por ser compensado no lance do penálti. Com tão poucas faltas, estranham-se as quantidades de amarelos. 
    O Melhor
    Momento dos golos
    A partida não foi fácil para os comandados de Marcel Keizer, mas a altura dos golos ajudou a resolver a partida. Dois perto do intervalo, um a abrir a segunda parte e outro depois da expulsão. Melhor era difícil.
    O Pior
    Anarquia tática
    Futebol de pouca qualidade na primeira parte. O Desportivo das Aves procurou o seu jogo e fê-lo bem. Pelo contrário, o Sporting não se encontrou e cometeu erros incompreensíveis que podiam ter sido mais penalizadores. 
    Forma
    Sporting
    2018/2019
    21J
    15V
    2E
    4D
    45-20G
    Desp. Aves
    2018/2019
    18J
    6V
    3E
    9D
    26-28G

    Fotografias(5)

    Sporting x Desp. Aves - Liga NOS 2018/19 - Campeonato Jornada 12
    Sporting x Desp. Aves - Liga NOS 2018/19 - Campeonato Jornada 12
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    SPORTING
    EMPATE
    CD AVES

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Sporting e o único reforço
    2018-12-10 16h04m por 10A
    Eu sempre que vejo o Sporting só vejo mesmo a necessidade de 1 reforço e 1 regresso.
    Coentrão e Geraldes.
    O Geraldes será o grande inimigo do Wendel naquela posição e o Coentrão será dono da lateral esquerda, de resto está tudo muito bom e é só mesmo o Keizer acertar estas falhas que são normais acontecerem quando se está a aprender um novo sistema táctico.


    O 11 perfeito seria
    Renan
    Ristovski - Coates - Mathieu - Coentrão
    Gudelj
    ler comentário completo »
    JM
    Liga Europa
    2018-12-10 14h26m por JMCLSCP
    Segue-se um jogo contra o Vorslka Poltava em Alvalade, em que o apuramento para os 16/final está garantido e não há a possibilidade de sonhar com o primeiro lugar do grupo. Keizer deverá promover alguma rotação, sem comprometer a consolidação de processos da equipa

    Os jogadores que gostaria de ver alinhar:

    GR: Viviano
    DC: Coates
    DC: André Pinto
    DD: Ristovski
    DE: Lumor
    MDF: Petrovic
    MC: Wendel (se a lesão de ontem não for ...ler comentário completo »
    AvesSempre
    2018-12-10 10h09m por CR-7UGA
    Ganhaste uma taça contra um Sporting destroçado, mas ontem foste goleado e as aves depenadas. A vingança estava escrita nas estrelas! Mas até jogaram bem na primeira parte, deram-nos um bom treino para quando depenarmos a passarada maior do outro lado da segunda circular. ;-)
    Passe do Bruno Fernandes
    2018-12-10 05h11m por CR-7UGA
    Para o golo do Daby. Que passe!!!! Valeu o bilhete.
    Mota ou motoreta?
    2018-12-10 01h22m por RemateAoPost
    Alguém consegue explicar porque razão o jogador do Aves não leva o segundo cartão amarelo quando foi marcada a grande penalidade?
    TI
    Soueu
    2018-12-10 01h12m por tiagojml00
    Bem a noite já está a ficar longa devias ir descansar pq estas a precisar dizeres que o Jonas é melhor que o nani e um crime já para não falar que o dost é superior ao Jonas e nisso acho que nem dúvidas existem
    WU
    Mika2000
    2018-12-10 00h03m por wubanga
    Sobre o marega. EPA o gajo é um cepo de todo o tamanho. A sua única qualidade é velocidade e força. Do resto fraquinho.
    Não sabe rematar;
    Não sabe cruzar;
    Não sabe dominar;
    Não sabe fintar.
    Sou portista mas marega jogando titular no porto só demonstra que em termos ofensivos não temos soluções.
    WU
    Mika2000
    2018-12-09 23h58m por wubanga
    O Felipe é bom central a diferença para o Mathieu é mínima.
    Mas o darox colocar o Coates muito a frente do Mathieu na lista, é algo que não concordo nem um bocadinho.
    Mathieu
    2018-12-09 23h52m por Darox
    Este Mathieu não esta tão bom, longe do seu melhor, Felipe esta a jogar muito bem, analisem os números dos passes falhados / bolas recuperadas / confrontos físicos ganhos, (para não ser mais especifico, Golos sofridos pela equipa), e rapidamente percebem quem esta em melhor forma, se Mathieu ou o Felipe.
    RJ
    . . .
    2018-12-09 23h47m por RJAR8
    Aíii que alguns acharam que isto hoje ia correr bem. . . mas acabou por correr mal para eles.
    Pior jogo desde que o novo treinador chegou, mas mesmo assim espeta 4-1. . . e não foi mais porque o Acuna foi expulso.
    Arbitragem positiva.
    Boa primeira parte do Aves.
    “Comentadeiros” da SPORTV ridículos. . . chego a ter pena.
    O José Mota contra o SCP dá sempre tudo e fica tão revoltado. . . contra outros pia fininho.
    SPORTING SEMPRE!
    DC (FCP + SCP + SLB + SCB)
    2018-12-09 23h39m por Darox
    1- Eder Militão
    2- Felipe
    3- Bruno Viana
    4- Coates
    5- Rambo Dias
    6- J. Mathieu
    7- Raul Silva
    8- Jardel

    WU
    Já em termos de avançados
    2018-12-09 23h37m por wubanga
    1- Jonas
    2- dost
    3- Soares
    4- aboubakar
    5- seferovic
    6- Montero
    ** Ferreira e castillo nunca os Vi a jogar o suficiente para serem avaliados
    WU
    Mika2000
    2018-12-09 23h33m por wubanga
    Concordo que o Mathieu é um grande central, mas fisicamente e devido as lesões não pode ser considerado melhor central porque lesiona muito e por isso não é regular. Mas ve-se claramente que tem classe.
    A minha lista é sem clubite mesmo que coloquei os 2 centrais da minha equipa nas duas primeiras posições.
    MA
    track194
    2018-12-09 23h27m por Markes88
    É verdade, então enganei-me, sabia que tinha sido 2001, mas afinal foi época 2001/2002 e não a 2000/2001, essa então foi o Boavista. . . .

    De qualquer forma, é um valor parecido. Obviamente quero acreditar que o Benfica voltará à boa forma, mas de momento porto, braga e sporting estão melhores e merecem o lugar que ocupam. . . .
    MA
    Pzero
    2018-12-09 23h22m por Markes88
    Num fórum é bom existir capacidade de encaixe para aceitar certas picardias, não foi escrito nada de especial tendo em conta muita coisa que se lê aqui às vezes. . .

    O problema é que a grande maioria da malta aqui não aceita nadinha e prefere partir para a biqueirada no teclado. . . talvez seja por isso que o futebol português no geral mete nojo, há demasiado fanatismo dos adeptos, dirigentes, treinadores etc. . . .

    Na prática eu aproveitei uma piada antiga p...ler comentário completo »
    Markes88
    2018-12-09 23h12m por track194
    Pelo que sei ainda só estão 17 anos.
    Foi em 2002 que o Sporting foi Campeão, esta época acaba em 2019. . .
    Mais uma goleada
    2018-12-09 23h06m por batenarede
    Nem respondendo aos trolls que andam aqui a dier que o Aves foi "muito superior", apesar de levar 4 batatas e a jogar com mais 1 fez 0, acho que foi um desafio importante para Keizer. Mais uma vez a demonstrar que o entrosamento ofensivo é fantástico (4 jogos 17 golos!) mas não pode usar sempre a mesma equipa em todos os jogos. A novidade vai passar e Keizer vai ter de arrnjar rotinas alternativas, especialmente contra este tipo de equipas que fazem uma pressão desproporcional a capacidade ...ler comentário completo »
    MA
    Cometa sporting. . .
    2018-12-09 23h01m por Markes88
    . . . há essa piada há já uns anos valentes, e pelo que parece, 18 anos é o número ideal para o scp aparecer com equipa realmente decente para ganhar o título.

    Jogaram bastante bem na 2parte, o Aves foi abaixo nessa mesma parte. . .

    Há algo que se nota no scp que não existiu no tempo do Peseiro: Bas Dost. Ele só regressou a pouquíssimos jogos dele ir embora, e verdade seja dita, é mesmo o abono de família do scp, sem ele o scp perde 75% dos golos que pode m...ler comentário completo »
    JMCLSCP
    2018-12-09 22h57m por Pedro3KSCP
    Pra eles nao caem do ceu, vêm debaixo de terra
    Jogo estranho
    2018-12-09 22h57m por CDAvesSempre
    Dos jogos mais estranhos que vi nos últimos tempos. De qualquer maneira, os meus parabéns ao Sporting, porque foi eficaz e por isso ganhou bem. No entanto, grande ovação ao enorme jogo que o Desportivo das Aves realizou, e espero que seja para continuar a jogar desta maneira.

    Um Sporting (que da maneira que jogou ainda deve estar abalado pelos acontecimentos de Maio em Alcochete) totalmente vulgarizado pelo Aves (que não tem jogado um chaveco), mas sofreu de uma eficácia t...ler comentário completo »
    JM
    Jogo
    2018-12-09 22h55m por JMCLSCP
    Má primeira parte do Sporting, o Aves para além do golo tem duas situações para golo: um contra ataque de Amilton em que Renan faz bem a mancha e uma oportunidade de golo que nasce de um mau atraso de Coates para o GR e que não foi bem aproveitada. O Sporting também tem duas boas oportunidades, nomeadamente dois remates já dentro da área de Diaby e Gudelj. O penalty surge no momento certo e é bem assinalado, Diaby antecipa-se ao jogador adversário e é derrubado, sem margem para dúvidas. O...ler comentário completo »
    TI
    Bxtw
    2018-12-09 22h55m por tiagojml00
    És tão triste kkk o Coates é mau fg quem der a muitos ter jogador onde ele jogou (tendo ou não assim tanto sucesso nessa passagem). Mas o ponck aquele central que nng conhece já é bom kkk
    HE
    rmrfernandes
    2018-12-09 22h54m por helder2002
    De contraditorio tem 0. Falava da mentalidade desportiva em Portugal e não lancei qualquer suspeição sobre o treinador do Montalegre so constatei um facto! Nao esta em causa o profissionalismo como é obvio. So acho é engraçado as pessoas nao gostarem de centralismo mas depois nem conseguem defender a bandeira da sua regiao, nada mais!
    BXTW
    2018-12-09 22h52m por Pedro3KSCP
    Claro que o ponck é bom central foi formado na super academia seixal!!!
    Angryagain
    2018-12-09 22h51m por Pedro3KSCP
    Nem compares, o do Danilo foi quase de raspão este foi certeiro, aceito que tivessem marcado o do Danilo mas este é mais penalty
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Espanhol
    Oficial
    Técnico renovou até 2025
    Um dia depois das surpreendentes declarações de Rafael Yuste, vice-presidente do FC Barcelona, relativamente à continuidade de Xavi Hernandez como treinador do clube ...