Segue o canal do youtube do zerozero.pt

Error message here!

Error message here!

Esqueceu-se password?

Perdeu a password? Introduza o seu endereço de email. Irá receber um link para criar uma nova password.

Error message here!

Voltar ao login

Liga Portuguesa
Crónica
Sporting vence Desportivo das Aves na estreia de Marcel Keizer

Nervos da estreia acabaram em goleada

2018/12/09 22:12
Texto por Hugo Filipe Martins

Uma estreia atribulada com o resultado desejado. No primeiro jogo de Marcel Keizer em Alvalade, o Sporting goleou o Desportivo das Aves por 4x1, mas o resultado não conta aquilo que se passou na partida, em especial no primeiro tempo.

Com os avenses em vantagem, uma grande penalidade acabou por atirar por terra a estratégia montada por José Mota, que acabou expulso, tal como Acuña. Bruno Fernandes, com três assistências, acabou por ser o homem da partida, num jogo que começou com o golo de Defendi e que acabou com um de Diaby. Pelo meio, Bas Dost marcou dois e Nani também fez o gosto ao pé. Apesar do sofrimento, Keizer vai superando obstáculos.

VAR acabou com a estratégia perfeita de José Mota

Havia uma enorme expectativa para ver o Sporting de Marcel Keizer em Alvalade (a reação dos adeptos foi esta). O técnico holandês tinha transformado a equipa nos primeiros três jogos, todos fora de casa, e sentia-se um novo ambiente em Alvalade. Havia confiança, mas Keizer ainda não tinha encontrado ninguém como José Mota.

O treinador do Desportivo das Aves tem muitos anos de futebol português e muita experiência em equipas a jogar com o estatuto de outsider. Uma espécie de zona de conforto para o treinador avense, que começou por fazer a sua própria apresentação a Marcel Keizer.

Os avenses montaram uma equipa completamente virada para a transição, com jogadores rápidos e um meio-campo forte a recuperar e a lançar os avançados. Durante 40 minutos a partida foi dominada pela estratégia de uma velha raposa do futebol português. Keizer parecia nem perceber o que lhe tinha acabado de acontecer, mas eis que aos 17 minutos o Desportivo das Aves já vencia, com um golo de Defendi na sequência de um livre lateral.

Por mais análises táticas que se façam, a primeira parte foi uma espécie de anarquia. Os jogadores do Sporting sentiam a forte pressão do Desportivo das Aves (e dos próprios adeptos?) e foram falhando passes simples de forma constante. Era irreconhecível o Sporting de Keizer e a equipa de José Mota tinha o jogo como queria.

Controlado, a conseguir ter bola e a enervar cada vez mais os jogadores do Sporting. Keizer não encontrava a estratégia para ultrapassar a sabedoria de José Mota, mas eis que no espaço de cinco minutos tudo ruiu para os avenses. Vítor Costa cometeu um erro crasso, o VAR ajuizou bem e Bas Dost igualou a contenda de grande penalidade.

Os nervos que os jogadores leoninos sentiam passaram para José Mota, que perante tantos protestos para com a equipa de arbitragem acabou expulso. Com o treinador no balneário, os jogadores avenses perderam aquela aura que tinha estado presente nos primeiros 40 minutos e Nani acabou por dar um golpe forte nas ambições da formação da Vila das Aves. Um remate de fora da área que acabou desviado e que deixou o Sporting em vantagem ao intervalo. Uma primeira parte atípica e que a Keizer só podia agradar pelo resultado.

Leão ao ataque no momento certo

Acabar bem, recomeçar ainda melhor. Um golo a acabar a primeira parte é sempre benéfico para a equipa que o marca, não só pelo golo em si mas também pelo impacto moral no adversário. Os golos de Dost e Nani tinham aparecido no momento certo e o terceiro não tardou.

A segunda parte abriu praticamente com o segundo golo de Bas Dost (belo cruzamento de Bruno Fernandes) e o Sporting, que tinha passado por uma primeira parte desconfortável, ganhou maior conforto.

A equipa de Keizer estava a acertar nas redes de André Ferreira nos momentos certos e perante um Desportivo das Aves sem a energia da primeira parte, a expulsão de Acuña, por duplo amarelo, podia ter funcionado como uma bebida energética para os avenses, mas tal não aconteceu. Isto porque os leões mostraram uma organização que não se tinha visto na primeira parte e voltaram a marcar no momento certo, desta vez por Diaby.

Com mais um jogador, o Aves não deixou de procurar a baliza de Renan e teve boas oportunidades para marcar, mas a segurança leonina, mesmo com menos um, era outra. O Sporting de Keizer voltou a passar um teste, este de enorme pressão e com muitos condimentos.

U Domingo, 09 Dezembro 2018 - 20:00
Estádio José Alvalade
Vítor Ferreira
4-1
Bas Dost 40' (g.p.) 48'
Nani 45'
Abdoulay Diaby 59'
Rodrigo Defendi 17'
Estádio José Alvalade
Lotação50 095
Medidas105 x 68 m
Inauguração2003
FaseCampeonato
JornadaJornada 12
Lances Capitais
17´
GOLO Desp. Aves!
Rodrigo Defendi marca
Rodrigo Defendi marca o seu 2º golo na prova (8 jogos)
40´
GOLO Sporting
Bas Dost marca de grande penalidade!
Bas Dost marca o seu 7º golo na prova (7 jogos)
45´
+1
GOLO Sporting!
Nani marca
Nani marca o seu 6º golo na prova (11 jogos)
48´
GOLO Sporting!
Bas Dost marca
Bas Dost marca o seu 8º golo na prova (7 jogos)
59´
GOLO Sporting!
Abdoulay Diaby marca
Abdoulay Diaby marca o seu 1º golo na prova (8 jogos)
A Chave
Penálti sobre Diaby: O momento que acabou com a estratégia de José Mota. O Sporting igualou e pouco depois viria mesmo a fazer a reviravolta muito perto do intervalo. Timing perfeito.
O Árbitro
Não foi nada fácil a partida para Vítor Ferreira, em parte por culpa própria. A partida esteve a um ritmo intenso e com pressão de parte a parte, algo com o qual o árbitro da partida não soube lidar. Faltou controlo no jogo, o amarelo a Vítor Costa foi completamente escusado e depois acabou por ser compensado no lance do penálti. Com tão poucas faltas, estranham-se as quantidades de amarelos. 
O Melhor
Momento dos golos
A partida não foi fácil para os comandados de Marcel Keizer, mas a altura dos golos ajudou a resolver a partida. Dois perto do intervalo, um a abrir a segunda parte e outro depois da expulsão. Melhor era difícil.
O Pior
Anarquia tática
Futebol de pouca qualidade na primeira parte. O Desportivo das Aves procurou o seu jogo e fê-lo bem. Pelo contrário, o Sporting não se encontrou e cometeu erros incompreensíveis que podiam ter sido mais penalizadores. 
Forma
Sporting
2018/2019
21J
15V
2E
4D
45-20G
Desp. Aves
2018/2019
18J
6V
3E
9D
26-28G
Fotografias(5)
Sporting x Desp. Aves - Liga NOS 2018/19 - Campeonato Jornada 12
Sporting x Desp. Aves - Liga NOS 2018/19 - Campeonato Jornada 12
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
SPORTING
X
DESP. AVES
Comentários (81)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Sporting e o único reforço
2018-12-10 16h04m por 10A
Eu sempre que vejo o Sporting só vejo mesmo a necessidade de 1 reforço e 1 regresso.
Coentrão e Geraldes.
O Geraldes será o grande inimigo do Wendel naquela posição e o Coentrão será dono da lateral esquerda, de resto está tudo muito bom e é só mesmo o Keizer acertar estas falhas que são normais acontecerem quando se está a aprender um novo sistema táctico.


O 11 perfeito seria
Renan
Ristovski - Coates - Mathieu - Coentrão
Gudelj
ler comentário completo »
JM
Liga Europa
2018-12-10 14h26m por JMCLSCP
Segue-se um jogo contra o Vorslka Poltava em Alvalade, em que o apuramento para os 16/final está garantido e não há a possibilidade de sonhar com o primeiro lugar do grupo. Keizer deverá promover alguma rotação, sem comprometer a consolidação de processos da equipa

Os jogadores que gostaria de ver alinhar:

GR: Viviano
DC: Coates
DC: André Pinto
DD: Ristovski
DE: Lumor
MDF: Petrovic
MC: Wendel (se a lesão de ontem não for ...ler comentário completo »
Acuña
2018-12-10 10h25m por CR28
Já estava a precisar de ir para o olho da rua, é sempre a mesma treta, só reclama, pode ser que um jogo de fora o faça pensar nas suas atitudes e no quanto elas podem prejudicar a equipa. . . se isso não lhe acalmar nem um pouco então paguem-lhe umas sessões de ioga pelo amor de Deus!
AvesSempre
2018-12-10 10h09m por CR-7UGA
Ganhaste uma taça contra um Sporting destroçado, mas ontem foste goleado e as aves depenadas. A vingança estava escrita nas estrelas! Mas até jogaram bem na primeira parte, deram-nos um bom treino para quando depenarmos a passarada maior do outro lado da segunda circular. ;-)
AvesSempre
2018-12-10 10h04m por HGuima
o CR28 tem razão.
claro que custa ser a equipa que estava a ser melhor. o Sporting foi tremendamente eficaz. mas quantas vezes o oposto nao aconteceu ao Aves? o futebol é assim mesmo.

nos primeiros 35 min quem jogou futebol foi o Aves mas apenas marcou um.
depois do erro estupido do vitor costa o jogou mudou. o empate surgiu. . . o aves falhou outro lance de golo iminente. como se nao bastasse o vosso gr nao ficou mt bem na fotografia no golo do nani.
...ler comentário completo »
Que engraçado!
2018-12-10 09h54m por HGuima
vamos fazer o seguinte exercicio:
ora bem se o bruno gaspar fosse o maxi, o lance dos 15min era penalti. relembrar as diversas opinioes e discursos num recente chaves - porto.

se o coates fosse o felipe (ou o amilton fosse o bas dost), o lance sobre o amilton era penalti. relembrar as diversas opinioes e discursos num recente porto - belenenses ou outros lances similares sempre com o porto como interveniente.

são assim as opinioes à la carte!
ler comentário completo »
AvesSempre
2018-12-10 09h45m por CR28
Primeiro, foste melhor nos primeiros 30/35 min, não no resto, tiveste uma oportunidade de fazer o 0 a 2 e não conseguiste, o Sporting foi eficaz. Chegou lá e marcou, o resultado foi justo ao intervalo porque marcamos mais, não roubamos ninguém.
Depois só dizes que o Aves foi roubado, a tua grande análise é que foste roubado. . . gostava que me dissesses onde. . .
Passe do Bruno Fernandes
2018-12-10 05h11m por CR-7UGA
Para o golo do Daby. Que passe!!!! Valeu o bilhete.
A palhaçada do costume
2018-12-10 01h58m por AvesSempre
Para falar rapidamente do jogo, o Aves foi CLARAMENTE melhor que o Sporting nos primeiros 45 mins e foi uma tremenda injustiça o Sporting ir para o intervalo a ganhar. Grande jogo da nossa parte e um orgulho pelo jogo realizado.

Quanto aos lances. O penalti do Sporting é clarinho, nem vou discutir o óbvio.
Agora é a mesma coisa que tenho andado a dizer desde o início do campeonato. O Aves tem sido CONSTANTEMENTE roubado! CONSTANTEMENTE!!!
Porque é que o VAR...ler comentário completo »
LI
Benfiquistas
2018-12-10 01h30m por Lion-Heart
Alguns benfiquistas aqui no ZZ são simplesmente vergonhosos, envergonham o clube de uma maneira aberrante.

O Sporting não joga nada. . . . . . . . . . o Benfica joga zero, num campeonato minimamente normal andariam em 6º ou 7º.

É engraçado de constatar que, sempre que se fala em crise para os lados da luz, sempre que o Vieira vem a publico defender o treinador. . . SEMPRE, o Benfica começa a ganhar.
A ultima vez foi o 1º do JJ no Sporting, até o cham...ler comentário completo »
RE
Mota ou motoreta?
2018-12-10 01h22m por RemateAoPost
Alguém consegue explicar porque razão o jogador do Aves não leva o segundo cartão amarelo quando foi marcada a grande penalidade?
Soueu
2018-12-10 01h12m por tiagojml00
Bem a noite já está a ficar longa devias ir descansar pq estas a precisar dizeres que o Jonas é melhor que o nani e um crime já para não falar que o dost é superior ao Jonas e nisso acho que nem dúvidas existem
Johnny19_ElMari n
2018-12-10 00h24m por Chama__Portista
Melhor atrás do Maregod
Nani
2018-12-10 00h10m por Johnny19_ElMarin
8 golos e 6 assistências
"tá acabado"

de longe o melhor jogador da liga, nem há comparação
Centrais
2018-12-10 00h03m por SCP_SUPPORTER
Para mim há que perceber se estamos a falar da qualidade de um jogador quando antingir o seu top ou neste preciso momento. Agora:
Mathieu
Militão

Coates/Felipe/Dias talvez o 2 ligeiramente melhor
Jardel bem longe dos restantes
Claro que o Dias pode atingir níveis próximos do Mathieu e o Militão acho bem possível que inclusive o supere.
WU
Mika2000
2018-12-10 00h03m por wubanga
Sobre o marega. EPA o gajo é um cepo de todo o tamanho. A sua única qualidade é velocidade e força. Do resto fraquinho.
Não sabe rematar;
Não sabe cruzar;
Não sabe dominar;
Não sabe fintar.
Sou portista mas marega jogando titular no porto só demonstra que em termos ofensivos não temos soluções.
WU
Mika2000
2018-12-09 23h58m por wubanga
O Felipe é bom central a diferença para o Mathieu é mínima.
Mas o darox colocar o Coates muito a frente do Mathieu na lista, é algo que não concordo nem um bocadinho.
Obrigado!
2018-12-09 23h54m por SCP_SUPPORTER
Podia ter posto a semana passada mas quis esperar mais uma semana para que não houvesse dúvidas que estamos diante da pérola do dia.
"Pólvora!
2018-11-25 16h55m por henriquemagalhaes
O suportem descubriu a pólvora! Aposto com quem quiser que o spordemm não ganha o próximo jogo do campeonato!"
Mathieu
2018-12-09 23h52m por Darox
Este Mathieu não esta tão bom, longe do seu melhor, Felipe esta a jogar muito bem, analisem os números dos passes falhados / bolas recuperadas / confrontos físicos ganhos, (para não ser mais especifico, Golos sofridos pela equipa), e rapidamente percebem quem esta em melhor forma, se Mathieu ou o Felipe.
Sporting
2018-12-09 23h50m por SCP_SUPPORTER
Não adorei o jogo em si, mas acima de tudo na 1° parte. Achei que foram mais os jogadores desconcentrados do que outra coisa qualquer. Quanto à arbitragem acho que apesar de ter sido muito fraquinha no controlo do jogo até teve bem nos lances capitais. Para quem se queixa da dualidade de critérios lembro que o Wendel se lesiona depois de sofrer uma falta que impede um contra ataque e o árbitro nem falta dá.
RJ
. . .
2018-12-09 23h47m por RJAR8
Aíii que alguns acharam que isto hoje ia correr bem. . . mas acabou por correr mal para eles.
Pior jogo desde que o novo treinador chegou, mas mesmo assim espeta 4-1. . . e não foi mais porque o Acuna foi expulso.
Arbitragem positiva.
Boa primeira parte do Aves.
“Comentadeiros” da SPORTV ridículos. . . chego a ter pena.
O José Mota contra o SCP dá sempre tudo e fica tão revoltado. . . contra outros pia fininho.
SPORTING SEMPRE!
MI
Darox
2018-12-09 23h46m por Mika2000
Quando vejo que metes o Mathieu em 5 lugar e Felipe em segundo vejo que não percbes nada de futebol. . .
Mathieu é de longe melhor que o Felipe!
MI
wubanga
2018-12-09 23h44m por Mika2000
Trocava o Marega pelo o Aboubakar! Aboubakar acho que é o pior dessa lista!
Claro que isso é um problema mas tirando isso é um central mais completo desses todos, o Militão tem potencial para ser o mais completo desses todos mas ainda não o é! Prova disso é um lance que o Rochinha se isola por um erro grosseiro possicional em Bessa que nunca pode acontecer na vida, só não dá golo graças a um jogador que já não sei quem fez o corte!Ele tem corrigir essas falhas posicionais e o problema d...ler comentário completo »
DC (FCP + SCP + SLB + SCB)
2018-12-09 23h39m por Darox
1- Eder Militão
2- Felipe
3- Bruno Viana
4- Coates
5- Rambo Dias
6- J. Mathieu
7- Raul Silva
8- Jardel

Both teams to score
2018-12-09 23h38m por Chama__Portista
4º jogo seguido :p

Não vi o jogo mas um amigo sportinguista disse-me que não gostou muito. De qualquer forma espero que Porto e Sporting continuem nessa senda até o embate na penúltima ou última jornada da primeira volta :p
OUTRAS NOTÍCIAS
Taça da Liga
Playmaker
Será encontrado 1.º finalista da Taça da Liga
Clássico do futebol português em Braga, com Benfica e FC Porto a lutarem por um lugar na final da Taça da Liga. O zerozero apresenta-lhe as principais curiosidades do encontro.
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
PedroFCP_RockNRoll 22-01-2019, 13:10
mulscp 22-01-2019, 13:08
voltou_apito_dourado 22-01-2019, 13:06
HGuima 22-01-2019, 13:04
GO
Gomes1 22-01-2019, 13:03
da_ni82 22-01-2019, 13:01
da_ni82 22-01-2019, 12:57
PedroFCP_RockNRoll 22-01-2019, 12:57
PE
PERAMANCA 22-01-2019, 12:54
JO
jorslb3 22-01-2019, 12:53
BE
benfiquistaimparcial 22-01-2019, 12:53
bludouro 22-01-2019, 12:53
voltou_apito_dourado 22-01-2019, 12:51
da_ni82 22-01-2019, 12:50
BrunoMonteiro27 22-01-2019, 12:50
voltou_apito_dourado 22-01-2019, 12:49