Segue o canal do youtube do zerozero.pt

Error message here!

Error message here!

Esqueceu-se password?

Perdeu a password? Introduza o seu endereço de email. Irá receber um link para criar uma nova password.

Error message here!

Voltar ao login

América do Sul
Crónica
River vence clássico argentino

Um dos jogos mais épicos da história e um novo Rei sul-americano: a Libertadores é do River Plate!

2018/12/09 22:09
Texto por Ricardo Lestre

O dia de todas as decisões. Não deu em Buenos Aires, deu em Madrid. A segunda mão da inédita final argentina da Libertadores decorreu na capital espanhola num ambiente de grande festa e confraternização entre dois eternos rivais. E nem as maiores estrelas do futebol mundial escaparam: Lionel Messi, Antoine Griezmann, James Rodríguez, Nico Gaitán... todos eles marcaram presença na capital espanhola. O brilho seria diferente no Monumental, é certo, mas o fatídico 24 de novembro desapareceu, por momentos, da mente de todos. Jogava-se um River Plate x Boca Juniors, El Superclásico, o jogo de todos. O jogo que parou o mundo.

Para que a conversa não se alongue muito, convém referir que a Taça Libertadores tem um novo dono. O River Plate conquistou a quarta da sua história e proclamou-se, uma vez mais, rei do futebol sul-americano.

Futebol argentino... o que dizer mais?

Se lhe falarmos em emoção, nervosismo e algum jogo feio pelo meio, a surpresa não será muita... até  porque a primeira parte teve tudo isso. E mais Boca, também. 

O River, de Gallardo, deixou amostras de grande sofrimento. A primeira fase de construção, levada a cabo por Enzo Pérez e Leonardo Ponzio praticamente não existiu. A disponibilidade era pouca e as movimentações limitadas de Pity Martínez e Palacios, os principais desiquilibradores, condicionaram, por completo, o jogo da equipa que só por uma ocasião - Nacho Fernandez à cabeça - ameaçou a baliza de Andrada.

A rivalidade espelhada numa fotografia ©Getty /
Ora, o Boca Juniors, depois de ultrapassados uns bons minutos de nervosismo e futebol mal jogado, revelou um maior ascendente. A pressão alta efetuada pela dupla Pablo Pérez-Nández no miolo funcionou na perfeição para um maior aproveitamento do espaço entre linhas e as oportunidades flagrantes foram surgindo com naturalidade. Maidana esteve perto de uma asneira grande aos 10', Pérez, por duas vezes, teve golo nos pés e Villa obrigou Armani a esticar-se. 

A insistência deu os seus frutos e adivinhe lá quem é que fez das suas. Dario Benedetto, pois claro. Uma sequência de más decisões dos Millonarios - aconteceu frequentemente durante o primeiro tempo - bastou para que se produzisse um contra-ataque letal. O camisola 18 tirou Maidana do caminho com tremenda classe... e fez o que tão bem sabe. A festa, ao intervalo, fez-se em tons de azul e amarelo.

Um outro River

Marcelo Gallardo identificou o problema no mecanismo e o River Plate reentrou com uma estratégia completamente distinta. Muito mais intensa, a formação branca e vermelha importunou o rival durante grande parte dos 45 minutos. Atrevido no ataque, procurando explorar as costas da linha defensiva xeneize, e bem mais equilibrado no setor mais recuado, o River assumiu o jogo e empurrou o Boca para trás. Uma espécie de inversão de papéis que deu frutos, não fosse a tremenda pressão efetuada já com Quintero em campo.

Aos 68 minutos, e através de um envolvimento coletivo sensacional, Lucas Pratto estabeleceu o empate e apimentou, ainda mais, a batalha. Até ao último suspiro, o nível continuou tão alto que a fadiga não deu tréguas. As pernas tremiam, as cãibras não paravam de surgir, mas o jogo prosseguiu para prolongamento.

¡Dios mío, Juanfer!

Quintero anotou um golaço ©Getty /
A poucos minutos do início do tempo suplementar, o Boca viu-se em apuros. Wilmar Barrios, com uma entrada dura, recebeu ordem de expulsão e abanou, por completo, os homens de Barros Schelotto. Um golpe profundo remendado por largos minutos. O Boca defendeu-se como um escudo. Sofreu com a pressão e aguentou o que pôde... menos com Juanfer Quintero (esse mesmo!) e Pity Martínez. O talentoso e incompreendido médio colombiano desenhou uma autêntica obra de arte e Martínez decidiu uma das finais mais épicas de sempre. 

Senhoras e senhores, a 59ª edição Libertadores é do River Plate. O museu do Monumental vai exibir, a partir de agora, a quarta peça de prata mais prestigiada da América do Sul.

jogos históricos
U Domingo, 09 Dezembro 2018 - 19:30
Santiago Bernabéu
Andrés Cunha
3-1
Lucas Pratto 68'
Juan Quintero 109'
Pity Martínez 120'
Darío Benedetto 44'
ESTÁDIO
Santiago Bernabéu
Lotação81 044
Medidas105x68
Inauguração1947
Positivo
Persistência branca e vermelha
A mudança de chip na segunda parte foi decisiva. O River Plate entrou de cara lavada e contornou - com muito sucesso, diga-se - a estratégia levada a cabo pelo Boca nos primeiros 45 minutos. No prolongamento, em superoridade numérica, a vitória acabou por surgir com alguma naturalidade. Aí, Quintero fez maravilhas.
Negativo
Expulsão de Barrios
Exagerada ou não, o certo é que a expulsão de Wilmar Barrios condicionou todo o jogo do Boca Juniors no prolongamento. O sofrimento foi imenso e custou caro, apesar das oportunidades flagrantes no momento de maior desespero.
Forma
River Plate
2018/2019
11J
5V
4E
2D
16-6G
Boca Juniors
2018/2019
13J
7V
3E
3D
17-10G
O Árbitro
Manter o pulso num encontro desta magnitude é de louvar. Nem todas as decisões foram tomadas corretamente, mas Andrés Cunha está de parabéns pela forma correta como aguentou o barco de início ao fim.
Fotografias(18)
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
RIVER PLATE
X
BOCA JUNIORS
Comentários (32)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
norbertofaria
2018-12-11 00h29m por PedroFCP_RockNRoll
Só agora é que reparei, queria escrever Boca mas escrevi River, acontece xD

Obg pela correcção!
NO
PedroFCP_RockNR oll
2018-12-10 15h55m por norbertofaria
O Benedeto é jogador do Boca. Foi ele quem marcou o golo!!!
Quintero
2018-12-10 15h32m por PedroFCP_RockNRoll
Está um grande jogador sem dúvida, pena ter tido pouca cabeça enquanto cá esteve porque qualidade está lá toda além de ter evoluído bastante como jogador até na seleção colombiana o tem demonstrado.

No entanto ontem estava a ver o jogo e tal como já dito em baixo houve um jogador que me encheu as medidas no lado do River, o Benedetto segundo o transfermarkt está avaliado em 10M eles devem até de pedir mais mas com o dinheiro já ganho com a Champions este ano não vejo nenhum pro...ler comentário completo »
bludouro
2018-12-10 14h42m por gulpigaio
ahahahah muito bom xD
JO
PsychBug
2018-12-10 10h08m por Josec78
". . . um pouco á imagem dos jogadores do Sporting naquele 20/05 no Jamor após derrota frente ao Aves. "

Verdade que houve muita gente que, através da comunicação social, pediu o adiamento da Final da Taça (alguns até pediam que a final não acontecesse), mas são casos completamente diferentes. O D. Aves não teve culpa nos incidentes de Alcochete, logo não tinha que levar por tabela. Se os jogadores do Sporting não quisessem jogar e a Federação o permitisse, então que entr...ler comentário completo »
Benedetto
2018-12-10 08h23m por bludouro
"Se vier para a Europa, não terá problemas no futebol italiano. " Bem, ao ajuizar pelo seu nome "bento", aparentemente não terá. . .
Jogo
2018-12-10 08h10m por gulpigaio
Acabou por ganhar a equipa que durante estas semanas todas teve sempre por cima da situação.
Parabéns ao River, embora goste mais do Boca, mas vamos ver no que vai dar ainda os processos a decorrer.
Se há jogador que gostaria de ter no meu Benfica seria o Benedetto! Que jogador e aquele golo. . . pura classe na forma como tira o defesa do caminho e pela frieza na finalização, mas após esta final o que não lhe deve faltar são pretendentes. Se vier para a Europa, não terá problemas no futebol italiano.
Soueu1932
2018-12-10 08h04m por gulpigaio
Também o teu comentário foi indiferente lol.
Planteis River - Boca
2018-12-10 00h42m por PsychBug
Jogadores que gostaria de ver no meu Sporting, embora saiba os preços impossíveis de alguns deles;

Enzo Pérez; Gonzalo Martínez; Lucas Pratto; Darío Benedetto; Cristian Pavón;
Nahitan Nández; e talvez Wilmar Barrios.
River
2018-12-10 00h41m por Johnny19_ElMarin
parabéns por ganharem a final mais vergonhosa da história da libertadores

Vamos Boca
River Plate - Vencedor Taça Libertadores
2018-12-10 00h32m por PsychBug
Infelizmente venceu a equipa que eu não queria, torcia pelo Boca Juniors desde aquele 24/11. Penso que este jogo de hoje poderia ter sido evitado e o Boca ter ganho a Libertadores na secretaria, não foi o que aconteceu, houve jogo e o River Plate acabou por ser superior. Fico triste pelo Boca Juniors, mas há que dar os parabéns aos jogadores do River Plate!! Imagino eu como Sportinguista como se devem sentir frágil emocionalmente os adeptos e principalmente os jogadores do Boca Juniors, d...ler comentário completo »
BM
Bom jogo. . .
2018-12-10 00h11m por bmgb_bmgb
mas claramente longe do nível que se vê numa semi-final da Liga dos Campeões ou num grande dérbi europeu (existem excepções, claro). Ainda assim, gostei do facto de ter sido uma partida com muitos momentos de futebol bem jogado, até porque esperava que isto fosse um daqueles jogos para raçudos com milhões de faltas e muita guerrilha no meio-campo. Dos jogadores que vi hoje gostei muito do Nández, acho que safava muito numa equipa italiana/espanhola, e do Quintero, que revelou grande inte...ler comentário completo »
Quanto ao vencedor
2018-12-10 00h07m por WeAreUnited
Ganhou a equipa com o melhor treinador de toda a America do Sul e isso fez toda a diferença ao longo da prova . Este Gallardo como estratega é qq coisa . Foi assim com o Racing nos quartos, foi assim com o Gremio nas meias e foi hoje ao intervalo com o seu braço direito .

River tambem teve ao longo da competição as decisoes extra campo todas do seu lado (2a mao da meia final e pre jogo de hoje) mas nao ha campeao sem sorte nem merito .

Boca claramente melhor pl...ler comentário completo »
Final a 2 maos
2018-12-10 00h01m por WeAreUnited
Ja acabou . Pro ano ja sera em campo neutro em Santiago, no Chile .
Libertadores
2018-12-09 23h58m por JHendrix
A rivalidade entre River e Boca atravessou o Atlântico, mas não perdeu a essência dentro de campo. Muita luta, duas equipas aguerridas, emoção, nervos. Pensei que o Boca ia levar a Taça, mas o River teve muita alma nos dois jogos e mereceu o troféu. Dia histórico e diferente na final da Libertadores. . .
JOGAÇO
2018-12-09 23h57m por EstorilSLBVBRM
Um dos melhores jogos que vi ate hoje sem duvida . . . .
TO
killer13414 e 333vezes2
2018-12-09 23h21m por tonefcp
A final disputa-se a duas mãos porque, vejam lá, o regulamento da prova, aprovado em 27 de novembro de 2017, assim o determina.

Na final (a duas mãos) os golos fora não contam, em caso de empate, porque, vejam lá, o regulamento da prova, aprovado em 27 de novembro de 2017, assim o determina.

Obviamente que a forma de desempate não poderia ser alterada só porque o local da disputa da 2ª mão da final foi alterado.

PS: pode ser que a final a...ler comentário completo »
@RQ7T
2018-12-09 23h14m por Haubert
Essa é também a minha ideia e é uma pena, mas agora está fora das nossas mãos, a não ser que exista para aí uma cláusula qualquer que nos permita fazê-lo regressar, pôr a jogar umas partidas e eventualmente vendê-lo, ou reemprestá-lo. Gostaria que o ver no comando do Sérgio, talvez o pusesse na linha com fez com outros. Tem ainda vinte e cinco anos e se esta situação é para continuar, será para se tornar um ícone na nas Américas, passando ao lado de uma carreira na alta roda do futebol Europeu. Ora, boa noite pessoal.
correção
2018-12-09 23h08m por RQ7T
* que anda
Haubert
2018-12-09 23h06m por RQ7T
Tens razão , desculpa pelo erro. A notícia não fala mas lembro-me que na altura falaram que essa opção de compra referia-se a apenas 50% do passe.
O Quintero entrou e mudou por completo o jogo, usando a sua visão de jogo conseguiu fazer o River Plate queimar linhas e ficar mais perto de marcar, depois no prolongamento fez aquele golaço e ainda começou a jogada do terceiro golo. Apesar da qualidade anda a mostrar tenho dúvidas que ele triunfe a alto nível na europa, têm pouca intensi...ler comentário completo »
@bludouro
2018-12-09 23h01m por Haubert
E tivemos aqui um fecho à estilo de jornalista. Lol.
River Campeão!
2018-12-09 22h58m por bludouro
Grande final no palco errado! Houve de tudo: ambos clubes estiveram em vantagem, mas no fim poderia haver apenas um vencedor. . . Cheguei a pensar que o título iria ser definido nos pênaltis mas a expulsão do colombiano Barrios (2 amarelos em 5 minutos!) ao início do prolongamento provou ser decisiva. . . Grande golo do outro colombiano - o Quintero - na retoma do prolongamento, e a partir daí o guardião Andrada do Boca assumiu funções no meio campo! A 10 segundos do fim do tempo suplementar...ler comentário completo »
@RQ7T
2018-12-09 22h57m por Haubert
Obrigado desde já pela resposta rápida. Eu estive aqui a confirmar pelas minhas fontes de relance e vi que o presidente do River pretende acionar a opção de compra do resto do passe por €3, 725M e não €5.

https://www. transfermarkt. pt/presidente-do-river-plate-p retende-acionar-opcao-de-compr a-por-quintero/view/news/30969 1

É muito bom jogador, mas falhou a sua aventura no futebol europeu e agora, enfim. . . Que seja feliz por lá, porque aqui no Porto também seria difícil entrar no esquema.
Lá está
2018-12-09 22h56m por iSMURF4
e quem é que decidiu o jogo. . . oh . . . . oh
Haubert
2018-12-09 22h41m por RQ7T
Está emprestado ao River com opção de compra de 5M por 50% do passe. A opção de compra é valida até ao final do ano.
12
OUTRAS NOTÍCIAS
Oficial
O Alavés oficializou esta quinta-feira a chegada do avançado japonês Takashi Inui, cedido pelo Bétis até ao fim da época. O internacional japonês de ...
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
ZeChouricas 24-01-2019, 13:16
JJCastro 24-01-2019, 13:15
RO
Rodrigos10 24-01-2019, 13:14
ZeChouricas 24-01-2019, 13:12
ZeChouricas 24-01-2019, 13:10
RO
Rodrigos10 24-01-2019, 13:06
SA
SabedoriaOutraVez 24-01-2019, 13:06
LE
Lewis80 24-01-2019, 13:04
otario007 24-01-2019, 13:03
_666_666 24-01-2019, 12:59
FairPlaydaTreta 24-01-2019, 12:57
BR
Braguilha___comedia 24-01-2019, 12:56
ispeakwiththetrue 24-01-2019, 12:55
da_ni82 24-01-2019, 12:52
da_ni82 24-01-2019, 12:48
BR
Braguilha___comedia 24-01-2019, 12:48