placardpt
    Analisámos o holandês no primeiro jogo

    Keizer ao pormenor: os comportamentos, o jogador preferido e os aplausos dos quais fugiu

    O jogo do Sporting no Fontelo foi um momento especial e memorável para o clube de Viseu, mas foi igualmente marcante para os leões, que viram a primeira versão da equipa com Marcel Keizer no comando. Durante 90 minutos, o zerozero observou com pormenor o treinador holandês e traçou-lhe um raio-x.

    Desde logo, salta à vista que Marcel Keizer é homem de poucas palavras, de curta expressão e sorriso ausente. Até na conferência de imprensa se percebeu facilmente que o holandês não prima por grandes subterfúgios, antes é simples e direto. Introvertido, fechado, mas sempre ligado, o técnico de 49 anos apresentou ainda vários sinais de enfrentar um mundo novo, para o qual ainda precisa de algum caminho até chegar à fase de transmitir confiança para fora. Não foi o caso, visto ter sido a sua primeira aparição.

    Começo foi sobretudo assim ©Vítor Parente / Kapta+
    A barreira linguística é, por agora, ainda um problema. Muitas das vezes, viu-se Keizer com o impulso de dar uma indicação a algum jogador, mas a ficar-se pelo começo do gesto. As palavras raramente saíram e Keizer foi, acima de tudo, um espectador ativo no jogo, com uma direção quase exclusiva para conversa: o adjunto Roy Hendriksen, seu homem de confiança. Conversaram muitas vezes os dois, quando Keizer recolhia ao banco, o que aconteceu inúmeras vezes. Pontualmente, Rodolfo Correia também era chamado à conversa, de forma fugaz.

    E houve, no campo, um jogador mais solicitado do que qualquer outro: Nemanja Gudelj, homem mais recuado do meio-campo, foi o jogador que o técnico preferiu para dar indicações, quer após o mau começo, quer depois do 1x2. E o facto é que tal coincidiu com melhorias na equipa.

    Várias posturas de pé ©Vítor Parente / Kapta+
    Gritos... zero. Desde o nosso ponto de reportagem, não foi visível qualquer apontamento quanto a críticas ou dedos apontados aos seus jogadores. Aplaudiu Nani num mau passe, questionou a arbitragem quando Mathieu perdeu a bola para um adversário e assim enfrentou os momentos negativos. Na hora do golo sofrido, eis a descrição nos nossos apontamentos: «Manteve-se no banco no golo do Lusitano, pausou e depois levantou-se, de mãos nas ancas, mas sem falar à equipa».

    Cronologia dos factos

    Keizer começou sentado, mas foi um verdadeiro trampolim a sua prestação no banco. Aos 1:07 saiu pela primeira vez do lugar e foi em frente. Pouco depois, mandava imediatamente Jovane para aquecimento quando Dost caiu no relvado, mas logo depois hesitou e o 77 ficou de pé, sem direção, até se voltar a sentar.

    Teve impulsos para se expressar, mas travou várias vezes ©Vítor Parente / Kapta+
    O primeiro quarto de hora de jogo, que foi o pior período do Sporting no jogo, foi a altura em que Keizer mais se refugiou no banco e em que mais tempo esteve sentado, quase sempre a conversar com o adjunto. Só que as inquietudes do jogo levaram-no a sair com regularidade. Olhos sempre no jogo ou no relvado, nenhum discurso para os suplentes e raríssimo olhar para a bancada. Três posturas típicas: mãos nos bolsos, mãos nas ancas e mãos atrás das costas.

    Na meia hora seguinte, esteve bastante tempo de pé, mas sem interagir quase nada com os jogadores. Protestou uma vez ou outra, inclinou-se para trás de braços abertos quando Nani atirou por cima uma recarga após remate de Bruno Fernandes que Ruca defendeu, passeou pela sua área técnica sem exuberância ou mudanças radicais de comportamento.

    Semblante pouco foi mudando ©Vítor Parente / Kapta+
    As celebrações, quer do golo na primeira, quer dos que chegaram na segunda, aconteceram sempre, mas de forma moderada. Ou seja, Keizer nunca ficou com o mesmo semblante com os golos, se bem que também não mostrou grandes sentimentos, como alívio ou euforia. A percentagem de sobriedade do técnico saltou à vista.

    O holandês interagiu com os jogadores que entraram no decorrer da segunda parte, mas sempre de forma fugaz, já depois das indicações serem dadas pelos adjuntos.

    O isolamento como ato contínuo

    Num jogo onde, quando entrou, não mostrou grande expressão emocional para com as bancadas, tal também não se viu no fim e esse é um aspeto a reter.

    Postura no aquecimento repetiu-se noutros momentos ©Vítor Parente / Kapta+
    Porém, realçamos também o intervalo. Na ida para os balneários, acelerou o passo e seguiu sozinho, cabisbaixo e muito pensativo. No regresso, o mesmo isolamento, se bem que mais com a cabeça mais erguida e andar confiante, após a conversa com os jogadores. Percebeu-se, até pela boa reentrada em jogo.

    O fim trouxe os habituais cumprimentos [ver com detalhe no vídeo acima]. O banco foi de uma ponta à outra, depois a ida para o relvado, onde o holandês se dirigiu à equipa de arbitragem com a mão estendida e ainda a Rogério Sousa, treinador adversário. Em seguida, rumou aos balneários, enquanto os jogadores se dirigiram aos adeptos. Uma situação que rompe com o comportamento standardizado, mas que se entende pelo que Keizer mostrou na forma de encarar o jogo. Até porque, na conferência de imprensa, houve espaço para agradecer à plateia e também para mostrar surpresa e satisfação com o forte apoio num jogo fora de casa.

    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    LUSITANO VILDEMOINHOS
    EMPATE
    SPORTING

    Fotografias

    Taça de Portugal: Lusitano x Sporting
    Taça de Portugal: Lusitano x Sporting

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Bruno Fernandes
    2018-11-25 10h39m por ZZTUGA
    O golo marcado pelo Bruno Fernandes é pura classe.

    *aplausos*
    jogos históricos
    U Sábado, 24 Novembro 2018 - 15:00
    Estádio dos Trambelos
    António Nobre
    1-4
    Diogo Braz 44'
    Bas Dost 42' 71'
    Bruno Fernandes 64'
    Abdoulay Diaby 73'

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Processo disciplinar cessa suspensão
    Dado que Tiago Araújo não faz parte das contas para o duelo frente ao emblema minhoto por estar lesionado e não poder voltar ao relvado até ao final da temporada, os ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    moumu 25-04-2024, 04:24
    moumu 25-04-2024, 04:20
    Mikhal18 25-04-2024, 04:19
    moumu 25-04-2024, 04:17
    moumu 25-04-2024, 04:15
    moumu 25-04-2024, 04:13
    moumu 25-04-2024, 04:11
    moumu 25-04-2024, 04:08
    AU
    Aurelio_Carvalho 25-04-2024, 02:13
    FC
    Fcpflaw2506 25-04-2024, 02:09
    FC
    Fcpflaw2506 25-04-2024, 02:05
    FL
    fllcortez 25-04-2024, 01:22
    RI
    RicardoHGoat21 25-04-2024, 01:06
    Sir_jaof 25-04-2024, 00:46
    bmgb_bmgb 25-04-2024, 00:41
    Ronaldinho-gaucho 25-04-2024, 00:36