Portugal e Polónia empatam

Festa incompleta, mas... invictos!

2018/11/20 21:49
Texto por Igor Gonçalves

Era uma noite de festa, sem pressão por aí além, e Portugal fez o mínimo para assegurar o estatuto de única equipa invicta no primeiro escalão da Liga das Nações. As muitas mudanças no onze não impediram um arranque de jogo com vários pontos positivos e com um golo justificado, mas a Polónia cresceu e salvou o empate de penálti, ameaçando ainda a vitória com Portugal reduzido a dez jogadores. Não foi com exatidão a festa que se queria, mas haverá nova oportunidade daqui a pouco mais de meio ano. Até já, Guimarães, estes rapazes voltam em breve para lutar pelo troféu.

Sistema igual, caras diferentes

Algumas das mudanças foram forçadas - Mário Rui, Rúben Neves e Bernardo Silva estavam fora das contas -, outras deveram-se ao contexto do jogo, que nada alteraria na classificação. Beto foi para a baliza, Kévin Rodrigues assumiu a lateral-esquerda, Pepe voltou ao seu lugar, Danilo e Renato Sanches juntaram-se a William, Guerreiro e Rafa assumiram as alas.

©Kapta+ / Manuel Morais

As dinâmicas de meio-campo, desde logo, eram distintas, com confiança na capacidade de explosão de Renato Sanches que durante tanto tempo num passado mais ou menos recente andou adormecida. Parece estar mesmo de volta e muito facilitou a tarefa de subir no terreno desde cedo, com o 8 português a ter uma função na equipa que não se tem visto e que traz algumas (boas) memórias de França.

Foi dele a primeira ameaça no D. Afonso Henriques. Danilo entregou a bola e Renato fletiu para o centro antes de rematar contra Rafa. Aproximávamo-nos dos dez minutos, tínhamos o primeiro aviso de um lado e o primeiro susto do outro, com Beto a comprometer mas Portugal a salvar-se a custo. As rédeas eram portuguesas, o domínio da posse de bola também e apesar de Dragowski ter conseguido ameaçar Beto - grande defesa do guardião - não houve grande surpresa por o primeiro golo ser português, mesmo perante aparente dificuldade em fazer a bola chegar a zonas de finalização.

Não dava de bola corrida, foi de bola parada, com Renato Sanches a assumir a cobrança de um canto e a dar à bola um efeito exemplar que permitiu a André Silva desviar no alinhamento do primeiro poste, com um desvio que seria sempre difícil para Szczesny travar. Também de bola parada, a Polónia ameaçou ainda no primeiro tempo o empate, mas a trave da baliza de Beto negou o golo a Kedziora antes de o próprio guardião português voltar a destacar-se perante a ameaça de Frankowski.

Castigo a dobrar

A equipa polaca, já despromovida à Liga B, tinha ainda um objetivo a não ignorar: caso não perdesse, garantiria o estatuto de cabeça-de-série no próximo apuramento para o Europeu. Sem demonstrar mais talento do que Portugal - longe disso, até porque não havia Lewandowski - a Polónia parecia pelo menos demonstrar mais vontade no arranque do segundo tempo e depois de ameaças de Grosicki e Frankowski soube aproveitar um erro crasso português.

©Kapta+ / Manuel Morais

Um mau atraso de William Carvalho permitiu a Milik isolar-se e Danilo Pereira, em posição de desespero, travou o avançado polaco em falta. Vermelho direto mostrado pelo árbitro, que entendeu que o jogador seguia isolado para finalizar, e o penálti bem convertido por Milik, que até teve de o bater duas vezes por o árbitro ter anulado o primeiro remate.

A Polónia manteve a onda de crescimento para lá do golo, procurou aproveitar a vantagem numérica e aproximou-se do 1x2, mas Beto conseguiu pelo menos segurar o empate que permite a Portugal terminar a fase de grupos sem qualquer derrota

U Terça, 20 Novembro 2018 - 19:45
Estádio D. Afonso Henriques
Sergei Karasev
1-1
André Silva 34'
Arkadiusz Milik 66' (g.p.)
Estádio D. Afonso Henriques
Lotação30 000
Medidas105 x 68 m
Inauguração1965
FaseFase de Grupos
GrupoGrupo 3
VIDEOS
Lances Capitais
34´
GOLO Portugal!
André Silva marca
André Silva marca o seu 3º golo na prova (4 jogos)
66´
GOLO Polónia
Arkadiusz Milik marca de grande penalidade!
Arkadiusz Milik marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
A Chave
Minuto 64: o árbitro expulsa Danilo Pereira e aponta para a marca de grande penalidade, que valeria o 1x1. Em desvantagem numérica, Portugal teve dificuldades para procurar o triunfo.
O Árbitro
Na única decisão difícil, e apesar de Milik parecer forçar a falta, parece ter sido correto ao assinalar penálti, mas tendo em conta a recente atualização das regras e o fim do duplo castigo (com condicionantes) a expulsão de Danilo é pelo menos discutível.
O Melhor
Renato como no passado
Assumia-se como o homem mais ofensivo dos três do miolo que começaram no onze e demonstrou as qualidades que lhe vimos no passado e que andaram escondidas. Capacidade de progressão com bola, em força, e ainda um índice elevadíssimo de passes certos. Além disso, foi o elemento mais rematador no primeiro tempo.
O Pior
Mau atraso e expulsão
O erro de William Carvalho no atraso permitiu a Milik isolar-se e, assim, arrancar o penálti que viria a converter. Um momento infeliz num jogo que Portugal poderia bem ter vencido mesmo sem ser brilhante, porque o adversário também não o era.
Forma
Portugal
2018/2019
4J
2V
2E
0D
5-3G
Polónia
2018/2019
4J
0V
2E
2D
4-6G
Sabia que...by playmaker stats
1.º jogo em casa que Portugal não vence desde que Fernando Santos é o selecionador (competições oficiais), ao 10.º jogo
Portugal continua sem perder após o Mundial: 6 jogos, 4 3 vitórias, 3 empates
Termina o ano de 2018 para a Seleção: 15 jogos, 6 vitórias, 7 empates, 2 derrotas, 22 golos marcados, 17 sofridos
Com o empate, a Polónia é cabeça de série no sorteio da fase de qualificação para o Euro 2020, ?atirando? a Alemanha para o 2.º pote
Portugal termina a fase de grupos de forma invicta (2V 2E): única entre as 12 seleções da Liga A da Liga das Nações sem derrotas

Fotografias(30)

UEFA Nations League: Portugal x Polónia
UEFA Nations League: Portugal x Polónia
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
PORTUGAL
EMPATE
POLÓNIA
Comentários (11)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Portugal
2018-11-21 13h03m por estaramosold
Jogo fraquinho. Não entendi a colocação de William e Danilo juntos no 11.

Rafa Silva parecia central a bloquear os remates do Renato.

Nota mais para André Silva (pelo golo), Cancelo (titularidade assegurada), e Renato Sanches que foi o melhor em campo hoje, mais uma vez digo, tem limitações e aspectos a desenvolver claramente, mas não existe ninguém que ofereça ao jogo o que ele oferece.

AZ
Fernando Santos
2018-11-21 07h54m por azulado
Foi baralhado pelo treinador polaco. A tatica da seleccao parecia um livro aberto.
Pois é
2018-11-20 23h08m por gprof
Aqui se vê que o Danilo e melhor que o William (mas n é muito), pode não ter a qualidade de passe do william (e hoje notou se isso, alguns passes mal executados) mas é superior noutras coisas (+rápido e tem mais finalização).
O Beto ainda continua em forma, sempre o apreciei. Claro que não é nenhum fora de série mas cumpre.
bxtw
2018-11-20 23h02m por jfs79
Concordo contigo, mas a lei diz que, e foi isto que o árbitro usou, fazendo falta,
por exemplo empurrando ou puxando o adversário, não é considerado disputa mas sim anti jogo, a mim parece-me que ele mal toca no Milik com o braço, mas se fosse ao contrário se calhar concordava com o árbitro! Outra coisa que não entendo é um árbitro Russo num jogo com um pais com tantas ligações à Russia. . . de evitar da parte de quem manda. . . era quase como pôr um árbitro Brasileiro, Moçambicano ou Angolano num jogo de um mundial com Portugal!
RicardoFranco
2018-11-20 22h53m por jfs79
O william pode marcar hat tricks todos os jogos, é jogador que nunca me vai encher as medidas, é lento, na velocidade e na definição, e vejam bem o lance, pois o R. Sanches passou a bola para outra zona. . . custa-me ver o William jogar. . . fico cansado. . . e não é por ser do zbording ou do unidos ao garrafão, não gosto do homem, ponto. Gostei muito do jogo do Sanches e do R. Dias e são do carnide, mas aqui são de Portugal, e clubites à parte. . .
De vez em quando também ...ler comentário completo »
bxtw
2018-11-20 22h40m por jfs79
A lei da dupla penalização é quando o jogador faz a falta a tentar disputar a bola, ou seja se Danilo faz um carrinho ali era amarelo, como usou os braços é vermelho! Eu ainda tenho dúvida se é mesmo penalty, mas o árbitro entendeu assim. . . pena porque manchou uma boa exibição do Danilo, e o Willento que fez borrada o jogo todo lá ficou. . . Bom jogo do R. Sanches e o Ruben Dias não fica cá mais que mês e meio. . . está um senhor central! Rafa na seleção é anedota. . .
Injusto
2018-11-20 22h37m por RicardoFranco
Atribuírem a culpa do golo da Polónia ao William quando foi uma brincadeira do Renato Sanches q pôs o William e o Danilo naquela posição, esperem o jogo estar completo no YB e vão lá rever quem é que brincou quando não devia. . . Continua com muita falta de critério o Renato, exige-se mais de um jogador profissional, acabou quase sempre por definir mal e alguma dessas vezes provocou contra-ataques perigosos da Polónia, fez coisas boas como a assistência e os remates de golo que o Rafa (pior ...ler comentário completo »
ZI
Passe do Renato Sanches
2018-11-20 22h14m por zimbras
O passe do Renato Sanches nem era para o William Carvalho mas sim para o Kevin Rodrigues
LE
Danilo-TheBeast
2018-11-20 22h12m por Leon9999999999
Só há uma contradição. . . Um foi campeão europeu no campo e o outro foi no banco mas são coisas da vida.
AN
Obrigado WC
2018-11-20 21h53m por angryagain
A brilhar:
William - excelente assistência, melhor em campo (para os polacos)
Rafa - jogo soberbo (ironia claro)

No bolso:
André Silva - marcou o golo da seleção. Vejam lá, a tentar destoar dos colegas!
Danilo - Se não fosse tentar corrigir a borrada do outro, não tinha feito penalty nem deixado Portugal com 1 a menos. Para quê esforçar-se tanto? Não se compreende!
Melhor jogador de Portugal
2018-11-20 21h51m por iSMURF4
Foi o melhor central da Polónia!!!

RAFA SILVA!

:D
OUTRAS NOTÍCIAS
Euro
Antevisão
Portugal defronta líder Ucrânia em Kiev
4 mil km. É a distância entre Lisboa e Kiev. A distância que separa a capital portuguesa da cidade que recebe um jogo muito importante para a definição do primeiro ...
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
ruipatricio 14-10-2019, 09:04
ruipatricio 14-10-2019, 09:01
JFreitas90 14-10-2019, 08:57
LE
LegendaryRedEagle 14-10-2019, 08:57
petitor 14-10-2019, 08:43
PO
PortoDragao 14-10-2019, 08:42
PO
PortoDragao 14-10-2019, 08:40
petitor 14-10-2019, 08:39
JS
jsilva77 14-10-2019, 08:06
PO
PortoDragao 14-10-2019, 07:01
PO
PortoDragao 14-10-2019, 06:54
kropotkin 14-10-2019, 06:48
PO
PortoDragao 14-10-2019, 06:45
luisfilipe517 14-10-2019, 05:17
luisfilipe517 14-10-2019, 05:00
FIFAforever_returns2 14-10-2019, 04:41