placardpt
    Portugal ganha na Madeira e fica em segundo

    Brilho de uma geração deu para o playoff, para já

    Portugal ficou no segundo lugar do grupo 8 de qualificação para o Europeu de 2019 e vai agora jogar o playoff. No jogo decisivo, houve alguns sustos, mas muita qualidade de uma equipa que respondeu afirmativamente quando a responsabilidade lhe tocou. Uma grande segunda parte acabou com as dúvidas.

    Bomba para descansar ansiedade

    Quando a seleção de Rui Jorge entrou em campo, já sabia (tal como a Bósnia, é bom dizê-lo) que ganhar era suficiente para seguir para o playoff e foi no decorrer da primeira parte que se foi percebendo que o empate também daria algumas hipóteses desse sucesso secundário - já que o primeiro lugar era uma miragem.

    Joel voltou à titularidade, mas tremeu ©Vítor Parente / Kapta+
    Não foi, contudo, uma entrada totalmente afirmativa. Houve uma intenção de pegar no jogo e de desenhar triangulações com futebol apoiado na zona intermédia, só que algumas falhas defensivas deram brindes que os bósnios não aproveitaram no primeiro quarto de hora.

    Aos poucos, a equipa cresceu, embora com alguma precipitação que se deixou de ver a partir do momento em que, depois de algumas investidas finalizadas dentro de área, André Horta descobriu o caminho do golo pela meia distância. Uma receita que já tinha resultado no País de Gales e que voltou a chegar em boa hora para dar confiança à equipa e alegria às preenchidas bancadas dos Barreiros.

    Um entrave que se resolveu com dupla forma

    O resto da primeira parte poderia ter sido de domínio total, até porque os bósnios acusaram muito o golo e tiveram grandes dificuldades para se reerguerem. Antes do intervalo, o cheiro a golo que se sentia no estádio era todo português, só que uma sobra para Demirovic fez com que o avançado empatasse a partida.

    Um balde de água fria que podia ter abalado a estratégia portuguesa, devido à questão mental, mas que não se verificou.

    Dalot saiu lesionado ©Vítor Parente / Kapta+
    O segundo tempo até começou com a lesão do azarado Diogo Dalot, mas a altura era de decisão, Portugal não queria estar dependente de outros e por isso foi à procura do golo, que chegou de duas maneiras: primeiro, num lance de esforço, insistência e alguma sorte à mistura, que João Félix concretizou; depois, numa excelente jogada que Diogo Gonçalves, entretanto em campo a jogar a defesa direito, finalizou com classe, ele que foi o melhor marcador português nesta fase de qualificação.

    Com dois golos de avanço, não deu para tudo, mas deu para muito e deu sobretudo para controlar e evitar sustos. E deu ainda para um momento brilhante de João Filipe, no quarto e último golo da partida.

    Segue-se o playoff, a derradeira etapa antes do Europeu de Itália.

    U Terça, 16 Outubro 2018 - 19:00
    Estádio do Marítimo
    4-2
    André Horta 20'
    João Félix 53'
    Diogo Gonçalves 63'
    João Filipe 90'
    Ermedin Demirovic 42'
    Aldin Turkes 90'
    Estádio do Marítimo
    Lotação10 565
    Medidas105x68
    Inauguração1957
    FaseFase de Grupos
    GrupoGrupo 8
    Lances Capitais
    20´
    GOLO Portugal!
    André Horta marca
    André Horta marca o seu 3º golo na prova (3 jogos)
    42´
    GOLO Bósnia e Herzegovina!
    Ermedin Demirovic marca
    Ermedin Demirovic marca o seu 4º golo na prova (8 jogos)
    53´
    GOLO Portugal!
    João Félix marca
    João Félix marca o seu 4º golo na prova (7 jogos)
    63´
    GOLO Portugal!
    Diogo Gonçalves marca
    Diogo Gonçalves marca o seu 7º golo na prova (10 jogos)
    90´
    +1
    GOLO Portugal!
    João Filipe marca
    João Filipe marca o seu 2º golo na prova (4 jogos)
    90´
    +3
    GOLO Bósnia e Herzegovina!
    Aldin Turkes marca
    Aldin Turkes marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
    A Chave
    Terceiro golo: antes que a Bósnia pudesse ter uma verdadeira reação, Diogo Gonçalves situou o resultado em dois golos de diferença e, a partir daí, as dúvidas não voltaram.
    O Árbitro
    Arbitragem bem conseguida, mesmo nos lances de maior dúvida. Alterou o critério rígido que estava a ter na primeira hora de jogo e tornou-o mais amplo, mas foi coerente para os dois lados.
    O Melhor
    Entrada decidida
    Depois de algumas precipitações e momentos de ansiedade na primeira parte, a seleção portuguesa veio convicta e sabedora do que tinha de fazer para ganhar o jogo e conseguiu-o. As substituições também foram bem feitas por Rui Jorge.
    O Pior
    Lesão de Dalot
    Uma pena, pois estava a ser dos melhores e continua a ter azar nas questões musculares. Teve de sair ao início da segunda parte, ficou desolado e vai ter de voltar a parar, numa altura em que tentava mostrar-se a Mourinho. Uma pena, até porque é dos mais talentosos deste grupo.
    Forma
    Portugal
    2018/2019
    0J
    0V
    0E
    0D
    0-0G
    Bósnia
    2018/2019
    0J
    0V
    0E
    0D
    0-0G
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    PORTUGAL
    EMPATE
    BÓSNIA E HERZEGOVINA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    mais uma boa geração. . .
    2018-10-17 09h50m por jpar
    De realçar que fomos a selecção que mais golos marcamos nesta fase, 33 golos a par com a Alemanha, o estranho foi termos de esperar para o play-off para ver se vamos ao europeu.
    Com tão boa gente do meio para a frente, o que falta a esta selecção é uma boa defesa e o bom guarda redes.
    A defesa portuguesa meteu agua em todos os jogos de grau mais elevado, com a Roménia e com a Bosnia. Falta classe e altura na linha defensiva.
    Adversário no Playoff
    2018-10-17 09h10m por ZZTUGA
    Respondendo à questão do bludouro, qual seria o adversário ideal para Portugal: Áustria, Grécia ou Polónia?

    Por aquilo que (não) vi do futebol da Polónia, diria que podem ser o adversário mais "acessível".
    FU
    Portugal
    2018-10-17 02h41m por Furiosovp
    Gostei da vitoria mas acho que o Rui Jorge que para mim é um treinador de grande, falhou em alguns pontos:

    - entrámos com um ataque muito movel mas com pouca presença , o que fez que houvesse muita criatividade e pouca objetividade!
    - no meio campo como se diz e com razão, temos três unidades pouco agressivas e enérgicas, mas para mim Carvalho e o Pêpê são fulcrais na circulação e por isso trocava o horta pelo Eustáquio!
    - Na defesa temos três que não me agradam ...ler comentário completo »
    MO
    Há algum problema em jogarem outros?
    2018-10-17 00h35m por MonstroBolachas
    Acho engraçado como se perde tanto tempo a comparar quantos jogadores têm FCP, SLB, e SCP em cada uma das selecções portuguesas.
    Mas deixo a seguinte pergunta: há algum problema em jogarem jogadores de outros clubes na selecção portuguesa???

    Eustáquio é titular do Chaves na 1ª Liga. É constantemente considerado um dos melhores jogadores em campo nos vários jogos.
    Porque é que não joga? Não é suficientemente bom para os sub-21? Pêpê é melhor neste momento?
    ...ler comentário completo »
    bludouro
    2018-10-16 23h47m por polnarado
    Sao todas fracas. Qualquer uma serve
    vitoriallways
    2018-10-16 23h29m por polnarado
    sei bem quem é o vinagre mas esse é que é o grande substituto do yuri? ficas na mesma, a lateral esquerda continua a ser uma debilidade.
    JAOF
    2018-10-16 22h38m por polnarado
    E quem é que metias como alternativa ao yuri? Não se vê ninguem com qualidade
    Portugal
    2018-10-16 22h27m por GbassaySessay
    Dá gosto ver esta equipa jogar, tambem pelas fortíssimas individualidades que possui. O Andre Horta é intelegentissimo, o Jota é o tipo de jogador que faz os adeptos ir ao estádio e o Dalot é um tratado de qualidade em todos os momentos do jogo. Sendo que hoje nem deu para ver o João Félix(para mim o melhor jogador desta equipa talvez a par do Horta) que não jogou a 100 por cento ou o Diogo Jota, que pareceu alheado do jogo. Do meio-campo para trás é que reside o problema: o GR é fraquíssim...ler comentário completo »
    MO
    Nota-se bem quem não joga
    2018-10-16 22h20m por MonstroBolachas
    Por mta qualidade que possam ter, fica bem à vista a falta de ritmo competitivo que Yuri Ribeiro e Pêpê têm neste momento.
    Já se tinha visto no jogo com o País de Gales e mais uma vez se viu hoje.

    O que não se entende é a insistência em jogadores que não estão a render nesta altura. Até Pedro Amaral (Benfica b) está em melhores condições de jogar do que Yuri (e se nem um Benfiquista consegue ver isto. . . ).

    Há vários jogadores que não deviam ser convoca...ler comentário completo »
    Portugal
    2018-10-16 22h07m por bmgb_bmgb
    Uma selecção sub-21 muito forte, mas que na minha opinião não está à altura das mais recentes selecções sub-21 portuguesas que vi jogar. O que falta, na minha opinião, é alguma maturidade (por mais paradoxal que pareça) no 11; Dalot, João Carvalho e Jorge Fernandes (pelo menos no jogo de hoje) foram os únicos que vi jogar de forma crescida. De resto viu-se muita individualidade e pouca inteligência, com Diogo Jota e André Horta a fazerem um jogo muito desinspirado. Sim, mesmo contando c...ler comentário completo »
    Portugal sub 21
    2018-10-16 21h32m por ZZTUGA
    Apesar duma primeira parte que ficou aquém das expectativas, no cômputo geral a equipa portuguesa cumpriu o objectivo principal que era ganhar e marcar golos.

    É preciso melhorar a articulação/concentração do nosso GR e dos centrais, mas o que também ficou evidente na segunda parte foi a qualidade individual de alguns dos nossos jogadores. Prevaleceu o talento. E agora que venham de lá os gregos, polacos ou austríacos.

    Gostei das declarações do Rui Jorge no ...ler comentário completo »

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Processo disciplinar cessa suspensão
    Dado que Tiago Araújo não faz parte das contas para o duelo frente ao emblema minhoto por estar lesionado e não poder voltar ao relvado até ao final da temporada, os ...