placardpt
    Golo de Marega deu três pontos ao FC Porto

    Não foi de «Gala», mas serviu

    Não foi o «futebol champanhe», mas chegou e sobrou para garantir uma vitória importante na Liga dos Campeões. Um triunfo por 1x0 contra o Galatasaray, num jogo em que os dragões mostraram uma grande competência, um grande entendimento do adversário e que sabem ser uma equipa europeia. Marega foi o marcador do golo e mesmo com uma exibição que deixou claras as suas debilidades técnicas, o maliano vai mostrando que é essencial para Sérgio Conceição.

    Sem Soares e sem Aboubakar, Sérgio Conceição optou, como era de prever, por um sistema de três médios, com Corona a jogar a extremo direito. Isso deu mais capacidade de combate e de ter bola aos portistas, ainda que, em alguns momentos, se tenha notado falta de presença no ataque. 

    Do lado do Galatasaray, a ausência de Derdiyok no ataque obrigou a que Fatih Therim a apostar  num ataque mais móvel e sem a mesma agressividade. 

    Erros e falta de poder de fogo

    ©Catarina Morais / Kapta +
    Estranhamente até foi o FC Porto a entrar, aparentemente, mais nervoso. Felipe teve um dos seus quatro/cinco erros logo no primeiro minuto e deu à equipa turca a possibilidade de arrancar o jogo bem perto da área azul e branca. Demorou alguns minutos para que Danilo Pereira dissesse «basta» e passasse a assumir a bola. Depois disso, tudo melhorou nos dragões e apesar de faltar alguma acutilância no ataque, ia tendo os melhores lances.

    As duas equipas apresentavam-se num inicial 4x3x3, mas com algumas diferenças. O Galatasaray jogava fixo nessa tática e a equipa estava com pouca largura na frente. Os três homens do ataque jogavam muito por dentro e exploravam bem o espaço entre lateral e central na defesa portista, mais visivelmente pelo lado esquerdo de Alex Telles. Já o FC Porto tinha um 4x3x3 muito dinâmico. Alternava de força rápida e positiva para o 4x2x3x1 ou para o 4x4x2, com Otávio ao lado de Marega.

    E é sobre Marega que temos de falar, pela negativa, na primeira parte. Por mais do que uma vez se notou que o avançado não pode (ou deve) jogar sozinho na frente. Falta-lhe técnica e alguma «espertice». O lance mais visível deu-se quando foi lançado por Brahimi e, isolado, foi-se atrapalhando até tentar servir um colega de forma deficiente. Por outro lado, Corona ia dando vida ao ataque azul e branco e no melhor lance da primeira parte fintou vários adversários para servir Brahimi. Valeu ao Galatasaray o guarda-redes Fernando Muslera. 

    Apesar do maior controlo, o FC Porto acabou a primeira parte a sofrer e a agradecer o facto de Iker Casillas ter ficado mais um ano. Negou aos isolados Nagatomo e Sinan Gumus (este último isolou-se após um erro de Otávio) e manteve o 0x0 até ao intervalo. 

    Tinha de ser de bola parada

    ©Catarina Morais / Kapta +
    A segunda parte começou da melhor maneira e claramente da única forma que Marega tinha para marcar nesta partida. Canto na esquerda, Alex Telles a bater de forma perfeita e Marega completamente sozinho a marcar de cabeça. Era o momento que o FC Porto precisava para fazer valer a sua melhor organização e para controlar o jogo.

    O Galatasaray nunca conseguiu reagir de uma forma constante à vantagem do portista. Teve alguns lances de perigo, especialmente em bolas paradas e em alguns espaços que Garry Rodrigues encontrava nas costas da defesa. Apesar de alguns sustos, via-se que o FC Porto estava minimamente confortável no partida.

    Vamos reservar mais um paragráfo para Marega. O avançado saiu do jogo como o homem destaque, ao apontar o golo da vitória, mas já perto do fim voltou a mostar que tem debilidades que não lhe permitem ser o único ponta de lança do FC Porto. André Pereira isolou-o e o maliano atrapalhou-se na hora do remate e não conseguiu marcar. Seja como for, Marega terá o mérito do golo e continua a ser mestre na exploração da velocidade e dos espaços nas costas das defesas.

    A deslumbrar ou não, o certo é que o FC Porto já lidera o grupo da Liga dos Campeões e cumpriu o que tinha de cumprir em casa. Arrecadou milhões, dedicou a vitória a Aboubakar e somou pontos. Em suma, uma noite totalmente positiva na Europa.

    U Quarta, 03 Outubro 2018 - 20:00
    Estádio do Dragão
    Michael Oliver
    1-0
    Moussa Marega 49'
    Estádio do Dragão
    Lotação50 033
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseFase de Grupos
    JornadaGrupo DJornada 2
    A Chave
    Num dos últimos lances da primeira parte brilhou Iker Casillas. O guada-redes negou o golo a Gumus num lance onde o avançado estava isolado. Impediu que o FC Porto fosse para o intervalo a perder e deu força à equipa no segundo tempo.
    O Árbitro
    Michael Oliver teve uma arbitragem à inglesa. Deixou sempre jogar, mostrou autoridade e não cometeu grandes erros.
    O Melhor
    Capacidade tática do FC Porto
    As mudanças táticas do FC Porto foram constantes na partida e eram feitas de uma forma muito boa e até impressionante. Grande trabalho de Sérgio Conceição na preparação desta partida e na forma como deu as armas aos seus jogadores para estarem quase sempre por cima do adversário.
    O Pior
    Os pés de Marega
    Marcou de cabeça e por isso acabamos por poder usar esta expressão. Na primeira parte tudo lhe saiu mal e durante todo o jogo sempre que teve apareceu com espaço acabou por se atrapalhar. Foi essencial e é essencial para Sérgio Conceição, mas se tivesse mais acerto e calma o FC Porto podia golear nesta partida e em várias.
    Forma
    FC Porto
    2018/2019
    10J
    7V
    2E
    1D
    22-8G
    Galatasaray
    2018/2019
    10J
    6V
    1E
    3D
    19-11G
    Sabia que...by playmaker stats
    FC Porto chega às 75 vitórias na UEFA Champions League (desde 1992) e ultrapassou o AC Milan, no 8.º posto, nas equipas com mais vitórias
    Três anos depois o FC Porto venceu o primeiro jogo em casa na UEFA Champions League:

    Out. 2018 vs 1-0 Galatasaray
    Set. 2015 vs 2-1 Chelsea
    Oitava época consecutiva (em que participou), o FC Porto soma pelo menos 4 pontos na fase de grupos.

    Os dragões com pelo menos 4 pontos passaram aos 1/8 de final em 57% das vezes (4 ocasiões em 7)
    FC Porto não sofre golos há 3 jogos consecutivos (V. Setúbal, Tondela e Galatasaray).

    A última série de 3+ jogos sem sofrer golos tinha sido em Janeiro (Tondela, Sporting e Moreirense)

    Fotografias(35)

    Champions League: FC Porto x Galatasaray
    Champions League: FC Porto x Galatasaray
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    FC PORTO
    EMPATE
    GALATASARAY

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Ultras-__FCP
    2018-10-04 15h22m por PedroFCP_RockNRoll
    Esse vosso fetiche pelo Dyego já é demais, acho que maior fetiche só mesmo o Borja.

    Sobre o Dyego como já foi dito em baixo é um jogador que falha imensas oportunidades até de baliza aberta seja com o pé ou com a cabeça e eu vi vários jogos dele o ano passado e confirmo, agora este ano está sem dúvida em melhor forma em 8 jogos já leva 6 golos é o melhor marcador de momento e também o jogador com mais assistências (já leva 3) mas mesmo assim continuo a achar Paulinho melhor jog...ler comentário completo »
    HA
    Porto
    2018-10-04 10h15m por Halibut
    Ganhando os outros 2 jogos em nossa casa e passamos o grupo, se passarmos é bom que em Janeiro chegue um Homem golo para a frente e mais um extremo direito/esquerdo como deve ser.
    Bom jogo
    2018-10-04 09h31m por DanielMarques88
    Isto de ter sorte é para quem tem palas no olhos.

    O FC Porto sempre foi mas equipa que estes kebabs.

    FCP fica em primeiro do grupo "au calme" (teve sorte no sorteio, melhor para o ranking e para eles)
    Chama_Portista
    2018-10-04 04h32m por Ultras-__FCP
    Eu não digo jogar pó empate, aquilo que eu disse foi entrar na 1 parte na expectativa, segurar o jogo e no 2 tempo acabar com eles. . . se Brahimi, Corona, Otavio, Marega e Soares estiverem no seu melhor a dupla de centrais deles não vai aguentar.
    _DaniloTheBeast _
    2018-10-04 04h28m por Ultras-__FCP
    Mas o Paulinho é um jogador com 25 anos, o Dyego tem 29, é totalmente diferente, aliás o Dyego atualmente está a tapar o Paulinho que é um ativo mais valioso devido à idade e potencialidade de chegar a internacional tuga.

    Honestamente 5/6M, o valor mais ou menos que vai entrar do Quintero mais o A Pereira, acredito que fosse suficiente e uma coisa te garanto, o Dyego no Porto ia partir tudo.
    HA
    Equipa!
    2018-10-04 02h00m por Halibut
    O Maxi na nossa liga ainda aguenta, mas num nível mais alto já se faz notar que não tem o mesmo andamento. . . Espero que o Mbemba seja mesmo bom e então ai passa o Militao para a direita, ou então que o João Pedro comece a mostrar alguma coisa. . .
    _DaniloTheBeast _
    2018-10-04 01h23m por Ultras-__FCP
    Quanto à Champions, parece-me que temos toda a obrigação de ganhar os próximos 2 jogos e em casa aos alemães. . . só isso garante-nos a passagem e o 1 lugar do grupo, juntamente com muito dinheiro que eu espero que seja bem usado em Janeiro.

    Dyego Sousa do Braga seria um REFORÇO de PESO, um jogador que só não deu mais a época passada graças ao absurdo castigo que teve.

    Estamos a falar de um ponta que atualmente é o melhor marcador da liga e como se isso não bastasse, ainda é o homem com mais assistências para golo.
    _DaniloTheBeast _
    2018-10-04 01h20m por Ultras-__FCP
    Não podes ir à Luz com Otávio, Óliver, Corona, Brahimi e Marega, ainda por cima quando tens um dd que não oferece segurança total. . . o meio campo do Benfica engolia-nos.

    Na Luz a melhor forma, para ganhar o meio campo e posteriormente o jogo, o melhor meio campo possível é Danilo, Herrera e SO, com Brahimi, Otávio e Marega.

    Depois tens vários trunfos para lançar a partir do banco, desde Oli, a Corona ao próprio Tiquinho. . . não nos vamos esquecer que...ler comentário completo »
    _DaniloTheBeast _
    2018-10-04 01h08m por Ultras-__FCP
    E tiras aquele que tem sido o nosso melhor jogador quer criativamente, quer nos equilíbrios taticos(Otavio) ?
    tcb9277
    2018-10-04 00h18m por Ultras-__FCP
    A realidade é que mesmo a jogar mal levava 4 golos em 6 jogos. . . temos dois 9 fantásticos(Abou e Tiquinho), pena as lesões do brasileiro, porque quando está em forma é uma besta, mostrou-o quando chegou ao Porto e voltou a mostrá-lo a época passada quando fez 11 golos em 9 jogos antes de se voltar a lesionar.

    Espero, aliás, rezo, para que até Janeiro não se lesione e que possamos contar com o melhor Soares. . . o resto não tem nada que se lhe diga, os dividendos da Champ...ler comentário completo »
    Comentários abaixo
    2018-10-03 23h54m por Rubro_Negros
    Penso que só leram metade do meu comentário.

    Não leram a outra parte que dizia que no clássico ganhava o menos mau pois essa é a realidade. O Benfica ganha sabe lá como e o Porto ganha à semelhança. O Benfica joga contra uma equipa mais fraca mas com menos um e desorganizado mas o Porto ganha 11:11 mas a jogar um mau futebol.

    Estou a dizer mentiras? É que se sim corrijam por favor.

    Boa noite
    Falam mal do Aboubakar
    2018-10-03 23h47m por tcb9277
    O que é certo é que é o melhor ponta-de-lança que o FC Porto teve desde o Jackson Martinez.

    O resto é letra.

    Podia estar a atravessar um mau momento de forma, mas não deixa de ser o melhor no período pós-Jackson no cômputo geral.
    MA
    rubros
    2018-10-03 23h44m por marante96
    De facto e muito melhor empatar com o Chaves a dominar a segunda parte (antes da expulsao), e ganhar ninguem sabe muito bem como a um AEK que ca estava no maximo a lutar pelo 5 lugar. . .

    Isso e que e Champanhe! ;)
    NA
    Confusão
    2018-10-03 23h34m por NapsFCP
    Pelo titulo da noticia e pelas criticas que vejo até parece que o clube português perdeu.
    Portistas mesquinhos
    2018-10-03 23h30m por Rubro_Negros
    É impressionante como ganharam mas só falam do título da notícia e inventam histórias.

    Porto a jogar futebol de tasca e o futebol de champanhe desapareceu. O clássico vai ser entre duas equipas fracas sem dúvida ganhará a menos má
    Reforços
    2018-10-03 23h19m por Ultras-__FCP
    Com o $$$ que vai entrar da Champions mais a venda do Quintero(o River já assumiu que vai exercer a opção de compra), exige-se a chegada de um extremo e um avançado de QUALIDADE, dois REFORÇOS, não duas contratações.

    Nomes? Nem precisávamos de ir muito longe, em Braga moram D Sousa e R Horta que seriam reforços fabulosos. . . usar jogadores como Hernani, Adrian ou A Pereira para facilitar o negócio e o baixar para valores que a SAD possa pagar. . . contratando 2 jogadores d...ler comentário completo »
    Jogo
    2018-10-03 23h15m por Ultras-__FCP
    Vitória fulcral. . . o Lokomotiv já mostrou que não tem andamento para isto, temos obrigação de fazer 6 pontos nos próximos 2 jogos, depois disso recebemos os alemães no Dragão num jogo que espero, seja para carimbar o 1 lugar.
    Militão
    2018-10-03 23h14m por Ultras-__FCP
    Sem Militão: 5 jogos, 7 golos sofridos!

    Com Militão: 5 jogos, 1 golo sofrido!

    Palavras para que? Recupera rápido Mbemba para podermos finalmente encostar o Maxi e ficar com uma defesa de luxo. . . Iker, Telles, Mbemba, Filipe, Militão e Danilão. . . fantástico.
    zerozero
    2018-10-03 22h51m por PedroFCP_RockNRoll
    Quem vir o título da notícia e quem não tenha visto o jogo pensa que o Galatasaray dominou o jogo todo e que o Porto só teve uma oportunidade em 90 minutos. E têm sempre que ter um "alvo" tem vindo a ser o Otávio mas hoje parece que é o Marega que até fez um jogo razoável. Já com outros foi só notícias de ânimo para dar a volta ao ciclo negativo.

    Siga, já estamos habituados a esta diferença de tratamento.
    AJ
    Porto
    2018-10-03 22h43m por AJcompsHD2
    Excelente vitória contra uma equipa que acredito que esteja ao mesmo nível do Benfica. . . Nem sempre conseguimos controlar o adversário, muito por culpa da enorme qualidade ofensiva dos 3 homens da frente, especialmente o Garry Rodrigues (craque, craque, craque!!!!) e do Onyekuru que é rapidissimo e um jogador que já foi associado a Arsenal, Barcelona e United antes de ter assinado pelo Everton. . No entanto o jogo estava minimamente controlado, com uma ou outra falha devido á enorme pres...ler comentário completo »
    Porto-Galatasar ay
    2018-10-03 22h42m por PedroFCP_RockNRoll
    Como já era previsto jogo muito equilibrado.

    Na 1ª parte muito mal defensivamente (principalmente Maxi e Felipe que sempre se mostraram muito anjinhos quando os turcos exploravam a velocidade e tentavama sair em contragolpe) assim como o meio-campo (nomeadamente aquele lance em cima do intervalo em que o Gumus cavalga pelo nosso meio-campo e Otávio em vez de passar a bola perde-a de forma rídicula, felizmente que não deu em golo e que lá estava o Casillas que fez uma grande defe...ler comentário completo »
    DR
    FC Porto
    2018-10-03 22h38m por dragaodebancada
    Lá vai valendo o São Casillas. Muito falha o FC Porto . . impressionante. 4 ptos preciosos. Se vencermos o Lokomotiv na próxima jornada, temos tudo para nos apurarmos. Mas este Porto está muito limitado. Não há Aboubakar. . Soares e Mbemba não estão inscritos. . Não temos soluções de banco. . enfim. . . Numa competição como a champions não há muitos milagres que se consigam fazer. .
    cont.
    2018-10-03 22h24m por RQ7T
    . . . marcar o golo desta vitória importante. O resultado acaba por ser justo pela segunda parte que fizemos e de resto podiamos ter marcado o segundo. Se na primeira parte tivemos Corona e Otávio, na segunda tivemos o Brahimi e o Oliver(inportante a sua entrada para a circulação da bola ) em destaque.
    FC Porto
    2018-10-03 22h20m por RQ7T
    Num grupo equilibrado é importante ganhar em casa e fazer pontos fora e temos con seguido fazer isso.
    A exibição não foi brilhante, principalmente a nivel defensivo, onde os defesas(em especial o Maxi e o Felipe) foram anjinhos em relação ás movimentações adversárias, valeudo o Casillas. No ataque tivemos melhor com o Corona e o OTávio a desiquilibrar e o Marega a ser Marega e a conseguir
    LA
    Porto
    2018-10-03 22h20m por larix_fcp
    Boa Vitória!! Nesta altura interessa . . . vencer e somar pontos!!! Força Porto!
    12