placardpt
    FC Porto ganha com golo perto do fim

    Dragão sai por cima, venha o clássico!

    A lógica e a diferença de forças podia sugerir um jogo bem mais tranquilo, mas foi com muitas dificuldades na finalização e alguma sorte à mistura que o FC Porto ganhou a um Tondela que defendeu como pôde e quase nada conseguiu fazer na frente. Outra vez longe de muita qualidade futebolística, os dragões conseguiram o mais importante e somaram três pontos que os colocam à frente do Benfica em vésperas da ida à Luz.

    Hegemonia sem golo

    Cedo se começou a perceber que o FC Porto ia apresentar a sua versão mais acelerada para chegar rapidamente à vantagem. Cedo se percebeu que o Tondela ia sofrer e passar por grandes dificuldades. E cedo se percebeu que este seria daqueles jogos em que a ansiedade e o nervosismo dos adeptos iam ser postos à prova.

    Uma oportunidade por Brahimi, outra por Aboubakar, depois Marega, mais Aboubakar (escandalosa!), Sérgio Oliveira ao poste... A primeira parte, mesmo sem ser de sentido único, foi de exclusividade de perigo numa das balizas: a de Cláudio Ramos, o melhor em campo nesse período, a disfarçar as várias debilidades da sua defesa.

    Sérgio voltou ao onze, Danilo na bancada ©Catarina Morais / Kapta +
    É que o FC Porto nem precisou de ser muito dinâmico para ter o ascendente de jogo. Ou pelos venenosos cruzamentos de Alex Telles ou pelos passes compridos dos centrais e de Sérgio Oliveira à procura das incontáveis diagonais de Marega (que destrói fisicamente uma defesa sozinho), os dragões iam colecionando momentos para marcar e ganhar o embalo perfeito para um jogo à medida da gestão a pensar na Liga dos Campeões. Só que a bola não entrava...

    Por isso, foi preciso mais. Defrontar o Tondela não estava fácil no jogo interior - Brahimi e Otávio raramente fizeram os seus movimentos típicos e a equipa ressentiu-se disso - muito por causa da boa ação de Bruno Monteiro e Hélder Tavares. Se bem que, ofensivamente, os passes de rutura também não saíam aos beirões, razão para a noite tranquila de Casillas.

    Sérgio Conceição foi, portanto, ao banco à procura de novas soluções. Levou para o campo Corona, com a sua tendência vincada para o cruzamento na linha de fundo - e foi imediatamente isso que fez, para a cabeça de Aboubakar, que se lesionou no seguimento do choque com um adversário. Levou também Tiquinho Soares, num regresso saudado pelos adeptos, mas que pouco acrescentou.

    E, se na primeira parte o que faltou foi a eficácia ao FC Porto, no segundo tempo o andar do relógio fez com que a equipa se distanciasse da zona de finalização. O técnico correu riscos e partiu a equipa, que permitiu mais espaço ao Tondela para contra-atacar. O que não foi feito com grande sucesso, diga-se.

    No melhor pano cai a nódoa

    Única falha de Ramos foi fatal ©Catarina Morais / Kapta +
    O tempo a passar, a prenda dos 125 anos a tardar e o medo a pairar sobre um Dragão que esta época já viu uma derrota e um empate (Taça da Liga), sem que as ideias surgissem.

    Aconteceu, pois, com alguma sorte à mistura, com a insistência de Brahimi e a finalização de Soares, a aproveitar um erro de Cláudio Ramos, que tanto de bom tinha feito até então para a sua equipa.

    U Sexta, 28 Setembro 2018 - 20:30
    Estádio do Dragão
    Luís Godinho
    1-0
    Soares 85'
    Estádio do Dragão
    Lotação50 033
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 6
    A Chave
    O despertar do Dragão: não é uma substituição, uma mudança tática, uma dinâmica nova, mas funciona muitas vezes, como desta vez se viu. Depois de cerca de 70 minutos em que, exceção feita às claques, o estádio esteve adormecido e quase só se manifestou quando foi para assobiar as várias pausas do Tondela, houve um despertar coletivo para os últimos minutos que fez crescer a equipa e que serviu também de sirene de alerta para os três pontos. Um contágio que resultou.
    O Árbitro
    Arbitragem positiva no seu global e sem grandes percalços pela equipa de Luís Godinho.
    O Melhor
    Regresso de Soares
    Haverá melhor forma de regressar de lesão do que com um golo decisivo e numa hora vital? Tiquinho demonstrou toda a importância que tem e também o seu faro para o golo. Fica a questão, que agora é mais fácil de fazer do que há um mês, reconhecemos: terá mesmo sido inevitável deixá-lo de forma da lista da UEFA?
    O Pior
    Desperdício portista
    Completamente desnecessário tanto sofrimento para aquilo que a equipa de Sérgio Conceição conseguiu construir no primeiro tempo. Aboubakar foi o mais infeliz, numa equipa que tremeu em demasia e assim não pôde fazer uma gestão mais tranquila do jogo.
    Forma
    FC Porto
    2018/2019
    9J
    6V
    2E
    1D
    21-8G
    Tondela
    2018/2019
    8J
    2V
    2E
    4D
    8-8G
    Sabia que...by playmaker stats
    Na próxima jornada o FC Porto desloca-se à Luz à frente dos encarnados, o que não acontecia desde 2010/11
    O FC Porto não sofre golos há 3 jogos na Liga: não conseguia este registo há mais de um ano (agosto de 2017)
    FC Porto soma a 3.ª vitória consecutiva na Liga, sempre sem sofrer golos
    FC Porto só marcou um golo em casa em jogos da Liga: não acontecia desde janeiro, frente... ao Tondela
    Pela 1.ª vez neste campeonato, o FC Porto não marcou 2 + golos
    3.ª vitória consecutiva do FC Porto sobre o Tondela, sempre por 1x0

    Fotografias(30)

    Liga NOS: FC Porto x Tondela
    Liga NOS: FC Porto x Tondela
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    FC PORTO
    EMPATE
    CD TONDELA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    MO
    Felipe Vale Tudo
    2018-09-29 22h03m por Motociclo
    Mais uma sessão do Felipe Vale Tudo nesta Liga da Farsa.

    https://i. imgur. com/ORun2Qi. gif
    Savage
    2018-09-29 14h05m por jfs79
    Que tal usar o dicionário? Assim em vez de fazer figura triste com os comentários e o português, só fazia com os comentários!
    PO
    E é para ganhar!!!
    2018-09-29 13h21m por PORTOTUGA2
    Qual empatar qual quê!!!
    Por varios motivos:
    1-jogo no nosso salao de festas
    2-jogo contra o Rui Derrotas
    3-porque somos campeoes
    21_savage
    2018-09-29 13h18m por PedroFCP_RockNRoll
    Nem sei o que é pior, se é esse comentário ou se é esse comentário mas de facto é mesmo uma "Anédota" adeptos de um clube que teve uma expulsão bem ajuizada (embora o amarelo até se aceitava, a entrada do Cervi pelos pitons frente so Nacional ou o Rúben Dias contra o Aves na semana justificava-se mais o vermelho) com um carrinho e ainda um penalti contra por assinalar e lá vai o sonso do treinador fazer choradinho np final com as ameaças do costume (ir ter com o árbitro no fim e dizer que vai ...ler comentário completo »
    Destaque: Otávio
    2018-09-29 12h05m por PalancaFCP
    "Brahimi e Otávio raramente fizeram os seus movimentos típicos e a equipa ressentiu-se disso"

    Otávio esteve no campo todo, não se percebe essa análise. Foi simplesmente espectacular, o melhor em campo.

    Por outro lado, se Soares fizer o resto da época sem paragens, os nossos problemas com a finalização acabaram. Não só é um oportunista a frente da baliza, como cria muitos espaços para os colegas.
    Prenda do ano
    2018-09-29 12h03m por 21_savage
    Claudio ramos, deve ter conta bancario rechiado €€

    Futebol Portugues é Uma Anédota mesmo
    JS
    É normalmente desonesto
    2018-09-29 10h30m por jsilva77
    Estarem a crucificar o GR do Tondela pela derrota da sua equipa, quando . . . Os grandes fatores para o nulo até aos 85 minutos serem, primeiro . . . A falta de eficácia dos nossos jogadores e . . . A grande exibição do GR . . . Era ele contra o mundo, num jogo em que o FCPorto deve ter chegado à marca dos 30 remates e ter tido mais de uma dezena de ocasiões de golo . . .

    Acho que as pessoas aqui não querem ver futebol, querem milagres para que as suas equipas se mantenha...ler comentário completo »
    Cansado
    2018-09-29 02h31m por jfs79
    De ver as equipas adversárias com constantes perdas de tempo desde o 1° minuto, os árbitros tem de deixar de pactuar com este tipo de jogo, alguém tem de por mão nisto!
    Aboubakar horrível, Herrera muito mau (Oliver tem de jogar no lugar dele) Maxi está super lento, Brahimi está de novo num mau momento, agarra se à bola demasiado, Marega está lá mas está longe e porquê de o Teles ter de marcar todos os lances de bola parada?
    Tiquinho é o melhor PL do FCP a léguas dos outros.
    TH
    blue_army
    2018-09-29 01h00m por TheColorBlue
    Ele hoje. . . até não foi dos piores dias de substituições mais por quem entrou e não por quem saiu, pese embora aquela 3ª substituição claramente provocatória para se armar em ditador, pelo falatório sobre o Óliver.

    Mas nos restantes jogos, desculpa, esteve uma absoluta nódoa. Substituiu tarde para começar e depois sempre a tirar os que estavam melhor em detrimento de jogadores que muitas vezes nem 45 minutos deviam estar em campo e acabavam com 90. . .

    De ...ler comentário completo »
    TH
    Halibut
    2018-09-29 00h55m por TheColorBlue
    É a minha esperança também. Já que o Diogo é mais um que já foi queimado a meu ver.
    A ver vamos, oxalá que sim. E oxalá que o Bazoer consiga recuperar rapidamente da lesão, porque ali acredito que podemos ter muita qualidade mesmo. Nunca gosto de vaticinar futuros em reforços, tenham a qualidade que tiverem, mas oxalá que sim.
    BL
    TheColorBlue
    2018-09-29 00h47m por blue_army
    Numa coisa tenho de concordar cnt, tirando o primeiro jogo com o chaves temos estado horríveis (tirando agora tbm o jogo de hoje) e alguns jogadores que vieram no mercado de verão nunca deviam ter vindo mas a época acabou de começar e ele não esteve assim tao mal nas substituições em todos esses jogos (tbm olhas para o banco e quase da vontade de chorar isso é verdade) mas acredita que vamos começar a jogar melhor com o tempo e que esta falta de eficacia se vai resolver e quando isso acontecer ...ler comentário completo »
    HA
    TheColorBlue
    2018-09-29 00h46m por Halibut
    Vamos ver o que vale o Mbemba, se for jogador para titular o Militao é bem capaz de passar para a direita.
    TH
    blue_army
    2018-09-29 00h36m por TheColorBlue
    Este ano só tem feito [. . . ] , lamento. Defendi-o quando entendi que merecia defesa, mas estar há já 4-5 jogos a não jogar quase nada em termos de fio de jogo colectivo, é demasiado, sobretudo quando faz cada substituição que arre, parece que está a ver um jogo completamente diferente. É que não acerta substituições num jogo.

    Mais, hoje jogamos com intensidade, não posso dizer o contrário. Mas os outros jogos todos dos 4-5 que refiro, meteu dó o ritmo pachorrento. <...ler comentário completo »
    BL
    TheColorBlue
    2018-09-29 00h25m por blue_army
    todos os treinadores cometem erros, isso e normal . . . tbm me meteu um bocado de confusao por nao ter entrado o oliver mas o mister la deve ter as razoes dele, para mim e um grande treinador que devolveu o titulo de campeao nacional ao lugar onde esta bem!
    Porto x Tondela
    2018-09-29 00h18m por moreno07
    Na 1º parte tivemos muita ocasiões, o claudio ramos fez ótimas defesas, já disse para o porto estar atento. .
    Na 2º adormeçemos completamente na minha opinião, mas a vitória é claramente justa, pois o tondela fez muito pouco para quem queria empatar.
    Apesar de tudo foi o melhor jogo do porto este ano e é 1 pena o soares não estar inscrito na champions. . é definitivamente o nosso melhor PL
    TH
    Halibut
    2018-09-29 00h04m por TheColorBlue
    Coincidência ou não, foi desde o regresso do Marega que deixamos de jogar à bola, porque no início da época sem ele até estávamos a jogar. Mas quando um jogador tem que jogar à força. . .

    Mas não metia o Corona, não merece pelo que tem feito nas vezes que entra com opções ridículas 80% das vezes. Além de que às vezes, entrando fresco com cerca de 20-30 minutos para jogar, alheia-se do jogo, ou recebe a bola e mete um passe para trás ou uma lateralização. Não suporto isso...ler comentário completo »
    BL
    Chama__Portista
    2018-09-29 00h01m por blue_army
    ho percebo o que queres dizer mas repara no que fez a época passada com o plantel que tinha, se não foi milagre foi quase xD
    TH
    blue_army
    2018-09-28 23h59m por TheColorBlue
    Um grande treinador que faz consecutivamente substituições ridículas durante jogos a fio e consegue-me hoje meter 3 extremos em campo e deixar-me o médio criativo no banco para acumular mais um jogo no banco com 0 minutos para a ficha, para gozar com a cara dele.
    TH
    Ai Sérgio, ai fundamentalismo s de todos
    2018-09-28 23h57m por TheColorBlue
    Estás-me a dar uma enxaqueca por jogo esta época. É cada opção.
    Este jogo foi mesmo meter nojo ao Óliver. 3 extremos em campo a dada altura só mesmo para. . . não meter o Óliver. Meteu-me nojo a mim também. Devo ser um dos pseudo-portistas que o Sérgio se referia recentemente. Que vá mas é pro c***lho!

    Fundamentalism os e nóias de caca. Detesto este tipo de manias e pancas por parte dos treinadores. É como a panca de meter o Soares fora da Champions, porque afinal...ler comentário completo »
    HA
    Jogo
    2018-09-28 23h56m por Halibut
    Mais um jogo em que começo cada vez mais a achar que devíamos jogar com Corona a titular pelo menos até não termos outro extremo direito de grande qualidade, nota-se a diferença quando joga um extremo de raiz no lado direito e quando por lá anda o Marega, o Otávio neste momento está a jogar bem com médio ofensivo, é um crime tirá-lo dessa posição e do 11, para mim no jogo contra o Benfica jogávamos num 4-3-3 com Danilo, Herrera, Otávio e Brahimi, Corona, Aboubakar (se recuperar, senão e...ler comentário completo »
    BL
    imaginem . . .
    2018-09-28 23h32m por blue_army
    imaginem o Sergio conceição a treinar uma equipa com alex sandro, danilo , otamendi , moutinho, hulk, rames, falcao etc em vez de andar com maxi, herrera, sergio oliveira, hernani, aboubakar, marega etc . . . basicamente um GRANDE treinador como o sergio a treinar uma GRANDE equipa em condições . . . os estragos que podiam ser feitos mds
    FC Porto
    2018-09-28 23h25m por RQ7T
    Antes de mais parabéns ao FC Porto pelos 125 anos e que tenhamos muitos mais anos e de glória.
    Quanto ao jogo, na 1ª parte tivemos muito agressivos(no bom sentido), o nosso futebol fluiu e criamos muitas ocasiões só que surgiu o problema chamado eficácia.
    Na 2ª parte não tivemos tão bem, notou-se alguma ansiedade e algum desgaste físico mas felizmente conseguimos marcar pelo Soares que acredito que vá ser importante para que esta época seja de sucesso.
    FORÇA FCP
    Porto
    2018-09-28 23h19m por PORTOCAMPEAO20182019
    Primeira parte boa, segunda parte má. . . .
    Lá valeu a oferta do Ramos!!!

    Aboubakar é um jogador que me dá muita comichão. . . . na primeira epoca mal chegou fazia golos na champions de grande classe, tem um grande remate e muito raramente remata e se bem me lembro tem um numero de jogos/golos na champions bem absurdo (pelo lado bom).

    Está sempre mais preocupado com outras funções. . . nao é matador nenhum, luta muito mas pouco tem dado ao jogo.
    ...ler comentário completo »
    WU
    Militao
    2018-09-28 23h02m por wubanga
    É craque
    WU
    Tone bond
    2018-09-28 22h58m por wubanga
    Já tem 1 ano e 5 mês k eu não entro no site abola. Desde que o FJ Marques começou a divulgar os email e aquele jornal não fazia referência a nada
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Ataque Rápido
    com video
    Excerto do podcast do zerozero
    Este é um excerto do episódio 36 do Ataque Rápido, um podcast do zerozero que sai todas as terças-feiras e que aborda várias temáticas do futebol.