placardpt
    Benfica vence Aves na Luz

    Águia sem ressaca voou mais alto

    Quatro dias depois da derrota caseira na Liga dos Campeões, o Benfica reencontrou o caminho das vitórias. As águias venceram o Desportivo das Aves (2x0), em encontro da 5.ª jornada da Liga NOS, com João Félix e Franco Cervi a apontarem os golos do triunfo encarnado. Por outro lado, o Aves continua mais uma jornada sem vencer. A equipa de José Mota é lanterna vermelha com apenas um ponto.

    Aves sem pedalada para o carrossel encarnado

    João Félix e Gabriel. Apenas duas alterações face ao que tem sido habitual no onze escolhido por Rui Vitória neste arranque de temporada, numa máquina cada vez mais afinada. Depois da derrota a meio da semana com o poderoso Bayern Munique (0x2), o Benfica procurava reerguer-se na Luz e tinha no Aves, equipa que ainda não tinha vencido na Liga, uma oportunidade ideal para retomar o caminho das vitórias.

    As intenções dos encarnados – o Aves equipou de azul esta noite – ficaram patentes desde muito cedo, quando João Félix, em posição irregular, dava um primeiro sinal daquilo que viria a acontecer na Luz: primeira parte com ascendente total para o vice-campeão, que saiu para o intervalo a vencer pela margem mínima, apesar das inúmeras oportunidades junto à baliza do inspirado Beunardeau.

    Ora na direita, através de Toto Salvio, ora na esquerda, por intermédio do irreverente João Félix, e com dois pulmões no meio (Pizzi e Gabriel), o carrossel do Benfica andou a um ritmo alucinante, sem que o Aves tivesse capacidade para travar o movimento.

    Depois de tanto ameaçar com triangulações constantes e movimentos de ruptura, que desconcertaram os homens de José Mota, o Benfica chegou ao golo à passagem do minuto 34, através do miúdo João Félix, que aproveitou um passe sensacional do comandante Pizzi para colocar as águias em vantagem.

    O golo teve um efeito (ainda mais) reativo nos da casa e as oportunidades surgiram em catadupa. Destaque para o remate de Salvio ao poste. Pouco antes do intervalo, o Aves teve a sua primeira e única oportunidade de restabelecer a igualdade, com Odysseas a brilhar no remate traiçoeiro de Hamdou.

    Salvio bem tentou, mas não conseguiu marcar esta noite na Luz ©Carlos Alberto Costa

    Aves melhor, mas insuficiente...

    No regresso dos balneários, o Aves apresentou uma postura mais agressiva. Embora sem conseguir tirar o domínio ao Benfica, a equipa de José Mota esteve mais atrevida e conseguiu alguns lances interessantes em zona de perigo.

    Rodrigo (46'), que atirou de livre para defesa sensacional de Odysseas, Mama Baldé (56'), Derley (68') e Issam El Adoua (71') justificaram o melhor momento dos avenses, mas, ainda assim, insuficiente, reforce-se, para contrariar a força do Benfica, que dilatou a vantagem para 2x0.

    Franco Cervi precisou apenas de nove minutos em campo para festejar o segundo do Benfica, depois de ter entrado para o lugar do azarado João Félix, que, em noite de estreia a titular, foi forçado a deixar o relvado com visíveis limitações físicas.

    O internacional argentino viu o seu remate desviar em Carlos Ponck antes de trair Beunardeau. Até ao final, espaço ainda para o regresso de Jonas à competição (não competia desde 13 de maio de 2018) e um cabeceamento de Jardel à barra.

    Com este triunfo, o Benfica ascende à liderança da Liga NOS, enquanto o Aves segue na última posição, com apenas um ponto conquistado em 15 possíveis.

    U Domingo, 23 Setembro 2018 - 18:30
    Estádio do Sport Lisboa e Benfica
    Rui Costa
    2-0
    João Félix 34'
    Franco Cervi 62'
    Estádio do Sport Lisboa e Benfica
    Lotação64 642
    Medidas105x68m
    Inauguração2003
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 5
    Lances Capitais
    GOLO INVALIDADO Benfica
    João Félix marca, mas o lance é invalidado por fora de jogo. Decisão correta
    34´
    GOLO Benfica!
    João Félix marca
    João Félix marca o seu 2º golo na prova (4 jogos)
    62´
    GOLO Benfica!
    Franco Cervi marca
    Franco Cervi marca o seu 1º golo na prova (5 jogos)
    A Chave
    Minuto 62: André Almeida surge na direita com espaço e cruza, mas rasteiro e para trás, onde aparece Cervi a rematar para a baliza, com a bola a desviar em Ponck e a trair Beunardeau.
    O Árbitro

    Rúben Dias recebeu um cartão amarelo, aos 87 minutos, mas a decisão de Rui Costa deveria ter sido mais pesada. O jovem central português atinge o adversário com uma cotovelada completamente desnecessária e não seria nada descabido que o cartão fosse vermelho. Um dos únicos pontos mais negativos do trabalho da equipa de arbitragem.

    O Melhor
    Regresso de Jonas
    Quatro meses depois, eis Jonas. O avançado brasileiro regressou à competição e volta a dar à equipa a hipótese de jogar em 4x4x2. Uma peça muito útil para Rui Vitória, sem dúvida.
    O Pior
    Lesões
    Não foi uma tarde/noite muito feliz para João Félix e Grimaldo. Apesar do triunfo dos encarnados, o jovem atacante e o lateral saíram lesionados do encontro. Mais duas dores de cabeça para o treinador do Benfica.
    Forma
    Benfica
    2018/2019
    11J
    7V
    3E
    1D
    21-9G
    Desp. Aves
    2018/2019
    8J
    0V
    3E
    5D
    6-15G
    Sabia que...by playmaker stats
    Benfica regressa às vitórias em casa na Liga Portuguesa (V. Guimarães, 10 Agosto e Desp. Aves 23 Setembro).

    Juntando todas as competições, foi a 4.ª vitória em 7 jogos (4V, 2E,1D)
    É o 2.º pior arranque da história do Desp. Aves (com participação na Liga):
    2005/06 - 9 primeiros jogos sem vencer (2E, 7D)
    2018/19 - 8 primeiros jogos sem vencer (3E, 5D)
    1985/86 - 7 primeiros jogos sem vencer (2E, 5D)
    Benfica à 5.ª jornada da Liga está com o mesmo registo da época transata:
    4 vitórias, 1 empate, 0 derrotas; 12 golos marcados e apenas 3 sofridos

    É o melhor registo de Rui Vitória no Benfica à 5.ª jornada do campeonato.
    Foi o 4.º jogo consecutivo (4 vitórias) do Benfica frente ao Desp. Aves, na Luz, sem sofrer golos

    Fotografias(28)

    Benfica x Desp. Aves - Liga NOS 2018/19 - Campeonato Jornada 5
    Benfica x Desp. Aves - Liga NOS 2018/19 - Campeonato Jornada 5
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    BENFICA
    EMPATE
    CD AVES

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    JO
    Football Manager
    2018-09-25 10h29m por Joao20
    Adoro ver treinadores de bancada armados em especialistas na tática lol
    São tão benfiquistas, ainda por cima, que acham que está tudo mal.
    El-Mago-10
    2018-09-24 16h54m por MisticaEncarnada
    Disseste tudo, falta intensidade, objectividade, ambição. O Benfica parece que joga com um calmante. Mesmo o Gabriel, o Gedson ou o João Félix têm de batalhar e trabalhar no duro se querem chegar a algum lado e sair de lá o quanto antes porque se se deixarem levar pelo "cházinho" que os que já lá estão tomam há 3 anos passam ao lado de uma carreira desportiva em condições.
    É preciso garra e irreverência e o mais triste é que no Benfica isso não é transmitido pelos que lá estão porq...ler comentário completo »
    cffc1991
    2018-09-24 16h48m por MisticaEncarnada
    Fui buscar dois jogadores que não estão lá para dar um exemplo de um meio campo a 2 que funcionava bem e para te explicar que com os médios que temos agora não dá para jogar com dois médios porque não há um médio defensivo que goste de ter bola e que apareça nos momentos ofensivos como o Danilo do Porto aparece, por exemplo.
    Depois, concordo com o que disseste, falta acima de tudo agressividade e querer ganhar jogos. O Pizzi é jogador sem agressividade nenhuma, dos avançados, talv...ler comentário completo »
    CF
    MisticaEncarnad a
    2018-09-24 13h42m por cffc1991
    Isso tudo tem a ver com os jogadores e não com as taticas ou o treinador. Para explicares a maneira que gostavas que o Benfica jogasse, foste buscar jogadores que não existem no plantel. Matic era melhor 6 que todos os outros medios juntos que chegaram a seguir a ele. E sim incluo o Fejsa, ao contrario de toda a gente (já sei que me vão bater) eu não gosto do Fejsa, nem sequer acho que sirva para o nosso clube, isto claro tendo em conta jogos grandes e Champions, porque se for para os ou...ler comentário completo »
    cffc1991
    2018-09-24 12h10m por MisticaEncarnada
    Eu acho que estás a vez um bocado mal as coisas, mas opiniões todos temos e respeito isso. Eu defendo o 4-3-3 e espero que não mude, mas há um ponto importante: o sistema táctico não define a estratégia da equipa. Eu sou um dos adeptos que não queria o 4-4-2 mas era o 4-4-2 daquela maneira porque com Fejsa e Pizzi apenas, o Benfica tinha uma autoestrada no meio campo enquanto com Matic e Enzo não tínhamos, por exemplo, ou seja, para aquilo que tínhamos no ano passado tínhamos de mudar por...ler comentário completo »
    GO
    Gabriel
    2018-09-24 11h06m por gotballs
    penso que ontem ja começou a demonstrar o porquê do investimento,

    deve estar a 70% fisicamente, vai ganhar mais duelos e recuperações de bola,

    ontem ja foi o melhor jogador a mudar o ritmo e o lado para atacar, tem a melhor colocação de bola! vamos ver o que mais pode dar !
    GO
    Benfica Local
    2018-09-24 10h31m por gotballs
    excelente Vitoria,
    jogamos tudo aquilo que nao conseguimos jogar contra o Bayer, e em toda champions da epoca passada!

    o jogo contra o Porto vai determinar o destino da Equipa
    CF
    Rui Vitória
    2018-09-24 08h59m por cffc1991
    Rui Vitória é o saco de boxe preferido dos Benfiquistas. Vejamos, o Rui Vitória foi Bi-Campeão a jogar em 4-4-2 (sistema sempre usado no Benfica), mas toda a gente lhe batia e que tinha que mudar, alterar para 4-3-3. Resultado disso e de outras coisas, o Benfica perdeu o campeonato. Este ano, que até acho que está a correr bem melhor que o ano passado (ainda longe do excelente), já estão todos a crucificar o Homem porque devia jogar no modelo que jogava antes e que toda a gente o crucif...ler comentário completo »
    Benfica - Aves
    2018-09-24 01h24m por MisticaEncarnada
    Pontos positivos: vitória, 3 pontos, ver o João Félix a jogar e a marcar o golo, ver Gabriel em jogo (só lhe falta algum entrosamento), gostei de o ver rematar sem medo (basicamente foi o único, de resto para ver um remate de fora de área só quando cai o carmo a trindade. Gostei do jogo de Fejsa, como sempre não está mal quando é preciso. Gostei da abordagem do Aves, tentou pontuar, deu algum trabalho ao Vachodimos e disputou bem a maior parte dos lances a meio campo.
    Pontos ne...ler comentário completo »
    Zerozero comentário infeliz
    2018-09-24 00h35m por joaogalo
    O responsável pelo comentário à arbitragem nesta reportagem foi alguém do Zerozero, que mais parece um comentário do Portocanal. . . então porque não falou dos 2 lances para cartão vermelho do Filipe-vale-tudo do "fcp"???
    RA
    polnarado
    2018-09-23 23h27m por razga
    Percebo a tua insatisfação mas a culpa não é da tática, mas sim do treinador a meu ver, e na minha opinião a melhor tática é o 442, mas o Rui Vitória só sabe trabalhar o 433 (mal trabalhado) e a ideia de jogar com um duplo pivot defensivo eu percebo a tua ideia, mas isso tiraria um jogador de ataque e para isso acontecer terias de jogar com extremos rápidos e com um bom PL de área para jogarmos no contra-ataque, e teríamos sempre que jogar nesse caso com 3 médios, se não a equipa ficaria m...ler comentário completo »
    SA
    Mais uma Impunidade
    2018-09-23 22h51m por sandocha
    Ruben Dias o que tem de fazer mais para ser expulso?

    Este Rambo Dias é totalmente impune. Soco, pontapé, cotovelada, carrinho a pés juntos, empurrões. . . . de tudo já se viu neste impetuoso defesa. Quando vê um amarelo?

    Qual o acordo do VAR com o Rambo Dias? Discoteca, camisolas, Hotel, promoção?

    Isto tem de acabar.
    razga
    2018-09-23 22h18m por polnarado
    Claro que a tática atual dá resultados em Portugal, lá fora é que não! Contra o bayern jogaram mal. Duplo pivot na champions devia ser obrigatório para as equipas portuguesas.
    Tens razão em relação ao jota, 4-2-3-1 seria melhor. Jota a extremo esquerdo, a ideia é jogares apenas com o jota a extremo. Tiras o extremo direito (rafa ou salvio) e jogas em duplo pivot com alfa semedo e fejsa. Em relação ao corchia é so mesmo por não gostar do andre almeida, ele é horrivel!
    RA
    polnarado
    2018-09-23 22h04m por razga
    Essa teu onze é um pouco sem nexo. 1º Nunca se vai tirar um jogador que é titular para se meter outro que vem de uma lesão e nunca jogou (Corchia). 2º Não faz sentido nenhum jogarmos com 2 trincos, só nos tira quantidade no ataque. 3º Não faz sentido optar por 2 médios centro no lugar de 2 extremos, ficaríamos sem largura nenhuma, isso significaria os laterais terem de andar a fazer os corredores todos sozinhos. 4º Jota é extremo e não Pl, porque haveríamos de adaptar um extremo a PL, t...ler comentário completo »
    João Félix
    2018-09-23 22h00m por ruipatricio
    Cuidado, craque á vista.
    Vitória normal.
    JO
    Bxtw
    2018-09-23 21h57m por josebrito123
    Logo as primeiras 4/5 vezes q teve a bola falhou os passes todos, mas depois melhorou.
    O salvio teve azar mas houve momentos que podia e devia ter passado mas preferiu tentar rematar, mas mais vale rematar e falhar doq fazer oq ele costuma fazer, tentar fazer 82 fintas e perder smp a bola.
    JO
    Bxtw
    2018-09-23 21h47m por josebrito123
    O pizzi nos primeiros 20 minutos nao acertou um unico passe.
    Depois lá foi ao sitio, mas foi um inicio de jogo horrivel.
    O salvio fez uns 10 remates e conseguiu falhar todos, mais valia passar a bola. . . dizem q resulta passar aos colegas de equipa.
    Mas nem foi um mau jogo dos dois.
    Mas concordo com o polnarado que o gabriel tem de ser titularissimo.
    JO
    Fernandos santos
    2018-09-23 21h39m por josebrito123
    O polnarado é o fernando santos do zerozero!
    Dá para fazer o XI so com medios!
    LU
    benfica vs Aves
    2018-09-23 21h34m por luxus
    acho que foi uma vitoria injusta porque o Benfica teve muitas oportunidades podia ter marcado uns 5 golos no outro lado houve um Aves que da pena o Aves so nao levou 5 na primeira porque o Guarda Redes coitado .
    A equipa do aves tinha 10 jogadores dentro de campo ver o benfica a jogar e o Guarda redes a defender
    Jogo
    2018-09-23 21h33m por polnarado
    Pizzi e salvio cepos! Gabriel titularissimo na minha opinião! Salientar o regresso do jonas, os adversários até tremem! Meu novo onze com base nos ultimos acontecimentos

    Vlachodi mos
    Corchia - Ruben Dias - Jardel - Grimaldo
    Alfa Semedo - Fejsa - Gabriel - Krovinovic
    Jonas - Jota

    Isto claro se a lesão do grimaldo for apenas algo rapido
    JOAO FELIX
    2018-09-23 21h29m por polnarado
    A confirmar-se uma paragem prolongada, significa que chegou a hora do Jota (joao filipe). Que esta lesão acabe por ser uma boa surpresa e se descubra outro craque para vender por milhoes!
    lol
    2018-09-23 21h19m por voltou_apito_dourado
    Os comentários dos fruteiros até dão pena. Se fosse no ladrão era uma primeira parte de gala
    Depois na champions
    2018-09-23 21h10m por brunoclemente
    Ficam admirados, por o resultado ser negativo. O campeonato português é uma anedota.
    Aves fraquissimo
    2018-09-23 21h08m por brunoclemente
    Uma equipa pode ser pequena e dar trabalho. Não foi o caso, davam imenso espaço aos jogadores do Benfica e a pressão era insistente. No primeiro golo estão 4v4 e para piorar mal posicionados. O aves consegue fazer menos faltas que o Benfica, não havia reação à perda de bola. Quem viu o jogo do Setúbal e o deste aves fica a pensar. . . O aves ganhou uma taça de Portugal há 3 meses. . Como? A jogar assim? Com esta passividade? Não, jogou com intensidade e agressividade nos vários momentos de jogo. Resumindo, foi à luz passear.
    Portistas
    2018-09-23 21h05m por RedEagle_1904
    É engraçado ver gajos a chamarem arruaceiro e caceteiro ao Rúben Dias, quando têm um 1000x pior no clube deles e esse nem amarelos leva mas pronto. . .
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Italiano
    Vitória da Lazio foi insuficiente
    A Lazio foi letal na finalização e tudo apontava para que o jogo fosse a prolongamento, mas a Juventus, que tanto tinha insistido ao longo do jogo, marcou nos minutos finais, por Milik, ...