placardpt
    Sporting vence na primeira jornada da Liga Europa

    Bastou afinar o motor de arranque

    O Sporting entrou da melhor forma na Liga Europa e venceu o Qarabag por 2x0. Numa partida completamente dominada pela equipa de José Peseiro, os leões não tiveram dificuldades para bater o conjunto azeri e mostraram que têm argumentos mais do que suficientes para passar o grupo. Raphinha e Jovane Cabral fizeram os golos do triunfo da equipa verde e branca, que continua sem perder esta época.

    Único representante português na Liga Europa, o Sporting arrancou a sua época europeia em casa. O adversário, o Qarabag, veio do longíquo Azerbaijão e caiu das pré-eliminatórias da Liga dos Campeões. Apesar de ser uma equipa pouco conhecida na Europa, o emblema azeri, pentacampeão nacional, veio a Alvalade com o objetivo de conseguir pontos para, em casa, sonhar com o apuramento. Organização e agressividade defensiva foram os argumentos apresentados por uma equipa que sabe ter bola e que, a espaços, procurou equilibrar a partida apesar das diferenças.

    Domínio a passo esbarrou em Guerrier

    Teórico favorito à vitória (e à passagem no grupo), o Sporting começou desde cedo a dominar o encontro. A equipa de Peseiro teve 15 minutos jogados a bom ritmo e com constantes trocas posicionais que iam complicando a tarefa defesiva do Qarabag. Enquanto Gudelj, em estreia no onze, era o elemento mais posicional do meio-campo, Bruno Fernandes e Battaglia iam fazendo movimentos de aproximação à baliza de Vágner, um conhecido do futebol português.

    Nani regressou ao onze e foi importante para o triunfo ©Carlos Alberto Costa

    A equipa leonina apareceu em Alvalade com a missão bem estudada e sabendo que o Qarabag é uma equipa que gosta de atacar pelo seu lado esquerdo, canalizou parte do seu jogo por esse lado, obrigando Zoubir e Guerrier, que gostam de atacar, a tarefas mais defensivas. A teoria era boa, mas em prática demorou a ter resultado. O lateral do Qarabag revelou-se intransponível e nem Raphinha, nem Bruno Fernandes estavam a conseguir criar perigo por esse lado.

    Depois de um bom período sportinguista, o ritmo começou a baixar e isso fez com que o Qarabag fosse aparecendo mais em jogo, ainda que sem criar perigo. Os leões continuaram a controlar, mas deixaram de conseguir encontrar espaços entre linhas na formação azeri, que mostrou organização e muita agressividade defensiva.

    Só foi preciso um pequeno esforço

    As diferenças entre as duas equipas tinham sido percetíveis na primeira parte. Com mais velocidade e um pouco mais de risco no passe ou no drible, sentia-se que os leões conseguiam superiorizar-se ainda mais ao Qarabag. E assim foi.

    Com nova atitude e uma ligeira troca - Nani na direita e Raphinha na esquerda - o Sporting não tardou a chegar ao golo. Numa movimentação que já tinha sido treinada na pré-época, Nani desequilibrou de um lado, curiosamente aquele onde Raphinha tinha tido dificuldades, e o extremo brasileiro surgiu ao segundo poste para encostar.

    Conforto leonino começou numa recuperação de Montero ©Carlos Alberto Costa

    Desbloqueada a partida, o Sporting voltou a baixar o ritmo mas a manter o controlo para não deixar o Qarabag criar perigo em transição. A equipa azeri tentou um último esforço para chegar ao empate, mas acabou por deixar espaço nas suas costas e os erros defensivos de que já tínhamos falado na análise a esta equipa vieram ao de cima. Guseynov deixou-se antecipar por Montero, que conseguiu deixar em Raphinha. O brasileiro colocou no recém-entrado Jovane e o jovem leão fez o resto e deu conforto à vitória leonina.

    O Sporting entra na fase de grupos da Liga Europa com um triunfo e mantém o registo de invencibilidade desta época. A exibição não foi de encher o olho, mas bastou para dominar uma equipa com boas intenções mas com limitações técnicas suficientes para que o conjunto português vença no Azerbaijão.

    U Quinta, 20 Setembro 2018 - 20:00
    Estádio José Alvalade
    François Letexier
    2-0
    Raphinha 54'
    Jovane Cabral 88'
    Estádio José Alvalade
    Lotação50 095
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseFase de Grupos
    GrupoGrupo E
    A Chave
    Subida de ritmo fez a diferença: O Sporting entrou com vontade de resolver cedo a partida, depois do nulo na primeira parte, e essa atitude levou os leões a bom porto, com o golo a surgir num lance de velocidade e de capacidade técnica.
    O Árbitro
    Um jogo sem casos e bem gerido pela equipa de arbitragem.
    O Melhor
    Jogo lateral
    A posição de lateral não é daquelas para onde se olhe com mais atenção, mas esta foi uma noite dos laterais. Do lado do Qarabag, Guerrier foi um dos grandes destaques, especialmente na primeira parte, e do lado do Sporting houve Ristovski a dar a habitual profundidade e Acuña a mostrar muito mais do que aquilo que Jefferson tinha apresentado neste início da época. Um bom lateral também pode fazer a diferença.
    O Pior
    Qualidade técnica azeri
    O Qarabag é uma equipa bem orientada e com bons princípios, mas não tem intervenientes à altura daquilo a que se propõe, pelo menos no futebol europeu. A equipa de Qurbanov não conseguiu criar perigo aos leões, mesmo em situações onde havia muito espaço.
    Forma
    Sporting
    2018/2019
    6J
    5V
    1E
    0D
    12-4G
    Karabakh
    2018/2019
    12J
    5V
    4E
    3D
    12-6G
    Sabia que...by playmaker stats
    Golos Sporting em 2018/19:
    3 Nani, Bruno Fernandes
    2 Bas Dost, Raphinha, Jovane Cabral
    27.º jogo consecutivo do Sporting sem perder em casa (todas as competições)
    Sporting qualificou-se sempre que venceu o 1.º jogo na Liga Europa (aconteceu 4 vezes)
    O Sporting continua invicto esta temporada, após 6 jogos (5 vitórias e um empate)
    Sporting soma a 3.ª vitória consecutiva
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    SPORTING
    EMPATE
    QARABAG

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    SA
    Acima de todas as expectativas
    2018-09-21 09h15m por sandocha
    Depois de tudo o que se passou com a Direcção, a Comissão de Gestão, a saída de toda a equipa técnica, um novo treinador, um novo Presidente, a saída de Rui Patrício, Bryan Ruiz, Gelson Martins, Rafael Leão, Fábio Coentrão, William Carvalho, Daniel Podence, Ruben Ribeiro, Piccini e Doumbia, o SCP tenha ganho todos os jogos e empatado na Luz.

    Melhor acho que era impossível.
    Porto
    2018-09-21 01h49m por Ultras-__FCP
    A porcaria de gestão das últimas épocas fez-nos perder o B Fernandes a época passada e o Raphinha nesta. . . jogadores que estando nós em condições normais perdíamos para o Sporting, vá lá que esta crise veio depois das chegadas do Danilo/Marega porque se fosse nesta altura possivelmente iriam para o Sporting.
    Extremos
    2018-09-21 01h44m por Ultras-__FCP
    Todos os mencionados estarão num curto/médio prazo em clubes top(com papéis importantes), o Gelson já está tecnicamente num grande mas ainda não tem a preponderância que(eventualmente) terá, Guedes, Bruma e R Lopes são já indiscutíveis em clubes de qualidade média/alta, será uma questão de tempo até cada um deles dar o passo seguinte, depois temos o Jeovane que terá o seu tempo de evoluir no Sporting.

    Menção honrosa a jogadores como Rafa(se atingir o nível com que termina a ...ler comentário completo »
    Jeovane
    2018-09-21 01h34m por Ultras-__FCP
    Nada a dizer, craque, futuro jogador de seleção e dessa forma temos as alas asseguradas com Bruma, Guedes, Gelson, Jeovane e R Lopes, com o último a poder fazer um papel mais central como o Bernardo.
    Ispeak
    2018-09-21 01h15m por jfs79
    É bom de saber que ainda há pessoas coerentes neste país, mas nenhuma equipa portuguesa tem calabouço para jogar na champions, na liga Europa ainda talvez. . .
    TI
    Jovane
    2018-09-20 23h49m por Tiago_Valente
    Este Jovane Cabral está se a tornar na arma secreta dos tempos do Varela na seleção do Paulo Bento
    j-f-uite
    2018-09-20 22h28m por ADrDEIMC1986
    Complicado fazer essas previsões (até tendo em conta as peripécias das temporadas dos grandes, torna ainda mais imprevisível).
    MA
    Sporting
    2018-09-20 22h27m por Mark24024
    Nao foi um jogo brilhante mas o suficiente para ganhar, se nota alguns traços de bom futebol, mas realmente temos jogado mais com a bola no chao, pormenor delicioso do montero, força Sporting ruge leao.
    j-f-uite
    2018-09-20 22h26m por RedEagle_1904
    O Benfica se ganha os 2 contra o AEK já é bom, 6 pontinhos e vamos para a Liga Europa, contra o Ajax não tenho grandes esperanças se o RV não entender que tem de mudar o estilo de jogo na Champions.
    Sporting
    2018-09-20 22h10m por ruipatricio
    A cumprir o que era de se esperar, até aqui resultados pensaveis e bons, empate na Alemanha, derrota com o Bayern e vitória em casa do Sporting.
    Espero que ganhem todos na jornada seguinte.
    SC
    Jogo
    2018-09-20 22h09m por Scpdp
    Podia ter sido melhor, com mais remates e com o Jovane Cabral e o Diaby a jogarem mais tempo, para além de que o Carlos Mané podia perfeitamente ter jogado mas enfim. . . .
    Neste jogo de negativo destaco mais uma vez o Bruno Fernandes ( fez 3 bons passes e de resto só fez porcaria) e de positivo o Raphinha que fez um bom jogo, onde ajudou muito a defesa e contribuiu muito a nível ofensivo e o muito bom jogo do Acuna.
    . . .
    2018-09-20 22h09m por andrerib
    So de pensar o que teria sido o SCP o ano passado. . . se o Raphinha tivesse vindo em janeiro (Raphinha-B. fernades-gelson)

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Processo disciplinar cessa suspensão
    Dado que Tiago Araújo não faz parte das contas para o duelo frente ao emblema minhoto por estar lesionado e não poder voltar ao relvado até ao final da temporada, os ...