placardpt
    Mude para o zerozero Basquetebol. Tudo sobre o Basquetebol aqui!
    Treinador pretende continuar senda de crescimento

    O novo desafio de Daniel Brandão ao serviço do Galitos Barreiro

    2018/09/10 18:14
    E0

    Um dos mais jovens treinadores na alta-roda do basquetebol português, Daniel Brandão terá aos 31 anos um novo desafio na sua carreira, assumindo o comando do Galitos Barreiro. Em entrevista ao zerozero, o técnico recordou o seu percurso nas últimas temporadas ao serviço do Terceira Basket, deixando um agradecimento ao clube açoriano.

    «Partiu de mim a decisão de não continuar como treinador principal do Terceira Basket. Apesar de considerar muito positiva a minha passagem pelo clube e de estar extremamente agradecido pela oportunidade que me deu para crescer como treinador, entendi que com o final da temporada passada terminou o meu ciclo no clube. Um ciclo de êxitos com a conquista de títulos nacionais, tendo o plantel nessa altura 50 por cento de atletas que cresceram comigo nos escalões de formação, além da posterior estabilização da equipa principal na Liga Placard. Desejo tudo de bom e muito sucesso desportivo ao clube, mas entendi que necessitava de um desafio diferente na minha carreira. Por vezes a mudança pode assustar, mas sinto-me completamente preparado para este novo desafio», confessou.

    Daniel Brandão conquistou a Proliga 2016/17, ao serviço do Terceira Basket ©Federação Portuguesa de Basquetebol

    Questionado sobre as razões que o levaram a aceitar esta mudança, o técnico natural de Oliveira do Bairro destacou o projeto que lhe foi apresentado pelos responsáveis do Galitos Barreiro, mostrando-se motivado para a época 2018/19.

    «O projeto desportivo que me foi apresentado pela direção, assim como o desafio de poder continuar a trabalhar ao mais alto nível no basquetebol em Portugal foram essenciais para a minha decisão. A direção do clube apresentou-me um projeto sério, sustentado e ambicioso que pretende levar o clube a afirmar-se ao mais alto nível em Portugal. Além disso, senti-me muito desejado e esse fator foi fundamental para a minha decisão. Encontrei no Galitos Barreiro um grupo de pessoas que vivem o clube com paixão e que dão tudo de si para que treinadores e jogadores tenham as melhores condições de desenvolverem o seu trabalho. Parto para esta temporada com muita ambição e ilusão», afirmou.

    A temporada 2017/18 acabou por ser positiva para o Galitos Barreiro, com a presença nos play-offs da Liga Placard (boa réplica nos dois primeiros jogos frente ao Benfica), e nas meias-finais da Taça de Portugal, caindo no prolongamento frente ao vencedor Illiabum. Para a nova campanha, os objetivos do clube serão estabelecidos entre a equipa técnica e o plantel, com Daniel Brandão a deixar elogios ao trabalho realizado anteriormente por André Martins.

    «É justo da minha parte elogiar o trabalho do meu antecessor André Martins, que nas últimas três temporadas permitiu elevar o clube a um patamar de destaque na Liga Placard e na Taça de Portugal. Apesar de o orçamento ter sido reduzido para esta temporada, acredito que com o plantel que construímos podemos ser competitivos em todos os jogos e dar continuidade a esse crescimento. Relativamente a objetivos, os mesmos serão definidos pela equipa técnica em conjunto com os jogadores nas próximas semanas. Parece-me a decisão certa envolver a equipa na definição dos objetivos, pois acredito que desta forma o grau de compromisso de todos será maior. Para a próxima temporada pretendo promover uma maior aposta nos atletas formados no clube, com o intuito de aumentar a sua preponderância na equipa principal. Nada lhes será oferecido, mas este desafio foi-lhes lançado por mim antes do início da temporada», referiu.

    Novos reforços e aposta na formação

    Para a nova época, o Galitos Barreiro já garantiu a contratação de três jogadores norte-americanos (Malcolm Walters, Evan Maxwell, Arbry Butler), além do regresso à competição do histórico Heshimu Evans, aos 43 anos de idade. O treinador realçou a versatilidade dos reforços da sua equipa, admitindo que o Galitos Barreiro ainda procura um jogador para as posições interiores.

    «O primeiro critério utilizado na construção do plantel foi esgotar as hipóteses para renovar os contratos dos jogadores nacionais mais preponderantes na equipa da época transata. Em seguida, identificar as carências do plantel e, face ao orçamento disponível, recrutar para cada posição o melhor jogador possível. Procurei jogadores versáteis, que pudessem fazer mais que uma posição, e cujas referências pessoais e comportamentais possam acrescentar foco e compromisso à equipa. As conversas que tive com o Heshimu Evans foram fundamentais para perceber que apesar dos seus 43 anos, estará em perfeitas condições para ajudar a equipa. Tenho a certeza que será um jogador que criará um impacto positivo no campeonato durante a época. Procuramos ainda no mercado nacional, para fechar o plantel, mais um jogador interior», explicou.

    Na opinião de Daniel Brandão, a próxima edição da Liga Placard promete bastante competitividade, com o técnico a deixar também elogios ao atual modelo da competição, com duas fases antes dos play-offs.

    Após a saída de André Martins, o técnico Daniel Brandão assumiu o comando do Galitos Barreiro ©Arquivo Pessoal do Treinador

    «A edição 2017/18 da Liga Placard foi a mais competitiva dos últimos anos. O facto da UD Oliveirense e do Illiabum terem arrecadado os dois principais títulos nacionais obrigou a que os clubes tradicionalmente favoritos procurassem elevar a fasquia para esta temporada, com os investimentos que fizeram nos seus plantéis. Julgo que esta bola de neve irá fazer com que a Liga seja ainda mais competitiva, o que é excelente para a modalidade. Quanto ao modelo competitivo, agrada-me que se jogue mais. Este facto, aliado a um recente aumento da visibilidade da modalidade fez, na minha opinião, com que a Liga se tornasse mais apelativa para os patrocinadores e público em geral. No entanto, penso que sem o profissionalismo de jogadores, treinadores e dirigentes, dificilmente se dará o salto qualitativo necessário para tornar o nosso basquetebol ainda mais competitivo, principalmente a nível internacional», declarou o técnico, que espera continuar a evoluir como técnico ao serviço da sua nova equipa.

    «A curto prazo pretendo vestir a camisola do Galitos Barreiro e dar tudo de mim para que o nosso projeto desportivo tenha o máximo de sucesso possível em todas as competições. Pretendo aprender ainda mais, adquirir mais conhecimento, tornando-me melhor treinador, podendo evoluir em todas as vertentes do ensino do jogo. A longo prazo, como qualquer treinador, pretendo lutar por títulos, se possível ao serviço do Galitos Barreiro. Gostava ainda de ter a experiência de poder trabalhar com seleções nacionais e de treinar no estrangeiro, em países como Espanha ou EUA», concluiu.

    Com a pré-época já em andamento, o primeiro compromisso do Galitos Barreiro na próxima temporada está marcado para o dia 7 de outubro, frente ao Vitória SC, em encontro a contar para a primeira jornada da Liga Placard.



    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Ataque Rápido
    com video
    Excerto do podcast do zerozero
    Este é um excerto do episódio 36 do Ataque Rápido, um podcast do zerozero que sai todas as terças-feiras e que aborda várias temáticas do futebol.

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    PedroBorgas 24-04-2024, 00:55
    AL
    Alvibranco 24-04-2024, 00:31
    AL
    Alvibranco 24-04-2024, 00:25
    RV
    RVL22 24-04-2024, 00:08
    AS
    asa_scouting 23-04-2024, 23:45
    pedrinho_dgl 23-04-2024, 23:37
    pedrinho_dgl 23-04-2024, 23:32
    zlatan_21 23-04-2024, 22:53
    Tobin 23-04-2024, 22:46
    ZH
    zhar 23-04-2024, 22:30
    ER
    eric7hag 23-04-2024, 22:12
    Koemanout 23-04-2024, 22:11
    Riba21 23-04-2024, 22:09
    Riba21 23-04-2024, 22:03
    Riba21 23-04-2024, 22:00
    Sir_jaof 23-04-2024, 21:54