placardpt
    FC Porto vence Supertaça

    Pré-época demorou a acabar, mas quando acabou viu-se o campeão

    Foi um FC Porto sempre em crescendo aquele que venceu a Supertaça Cândido de Oliveira, no Estádio Municipal de Aveiro. Perante um Desportivo das Aves com bons princípios e a fazer uma boa primeira parte, viu-se um dragão ainda sem a chama da temporada passada, mas viu-se uma equipa inteligente taticamente. A vitória por 3x1 reflete o que se passou em Aveiro e deixa uma imagem de uma equipa que ainda tem muito para crescer, mas que já está a um bom nível.

    Sérgio Conceição não tinha Marega e no seu lugar colocou André Pereira. Um avançado que tentou ser móvel e que, mesmo sem ter brilhado, mostrou que pode ser solução. Já a equipa de José Mota apostou naquilo que melhor sabe fazer: Meio-campo intenso e velocidade no ataque.

    Golo serviu de despertador ao campeão

    ©Catarina Morais / Kapta +
    É verdade que ainda estamos na fase inicial da temporada, mas a entrada do FC Porto em campo nesta Supertaça foi demasiado má. Os primeiros 20 minutos foram de sucessivos passes falhados, sendo que uma grande percentagem deles vieram dos pés de Sérgio Oliveira. Apesar disso, até foi o campeão nacional o primeiro a criar perigo por Aboubakar, após combinação com o irrequieto André Pereira.

    Só que a má entrada do FC Porto ia-se agravando, sendo que o Desportivo das Aves soube bem aproveitar a falta de acerto azul e branco. Com três jogadores no meio-campo muito intensos e com os dois extremos bem abertos, o Aves foi conseguindo sempre encontrar espaços e momentos para ter os seus ataques. Acabou por não ser uma total surpresa quando a equipa da Vila das Aves chegou ao golo. Uma insistência após um canto, uma bola perdida à entrada da área e uma bomba de Falcão que bateu Casillas.

    O golo foi uma espécie de toque de despertador para a equipa de Sérgio Conceição. Otávio deixou de ser o extremo direito que não é e passou a dar a profundidade na direita a Maxi Pereira e a André Pereira. Isso deu ao FC Porto mais capacidade de ter bola no meio e depois apareceu Brahimi. Ao seu estilo, o argelino inventou o golo do empate, juntamente com Aboubakar.

    A mudança na estratégia estava a funcionar e mesmo com a contínua desinspiração de Sérgio Oliveira, o FC Porto não tirava o pé do acelerador. O Aves mantinha a capacidade de jogar perto da área dos dragões e até teve uma grande oportunidade apenas negada por Casillas,  mas os portistas eram senhores do jogo. A saída de Brahimi por lesão retirou alguma força na reta final da primeira parte, mas já perto do final Felipe teve tudo para fazer o 2x1.

    Outro Dragão

    ©Catarina Morais / Kapta +
    A segunda parte foi bem mais à imagem daquilo que o FC Porto mostrou na temporada passada. Ainda faltou capacidade de esmagar o adversário, mas o acerto defensivo foi bem melhor. O Desportivo das Aves viu os seus pontos fortes completamente anulados e até ao fim teve apenas um lance de perigo. 

    Os extremos da equipa da Vila das Aves praticamente não se viram e o FC Porto foi sempre capaz de controlar o jogo com bola. Mesmo depois da expulsão de Sérgio Conceição (protestou uma falta clara sobre Herrera à entrada da área), os dragões souberam manter a organização e o controlo do jogo.

    Do lado esquerdo não havia Brahimi, mas do lado direito apareceu Otávio e especialmente Maxi Pereira. Foi por esse flanco que surgiram os lances dos dois golos portistas. O primeiro por Maxi Pereira, após uma grande jogada entre o lateral, Otávio e Sérgio Oliveira, e depois o 3x1 por Corona, com Óliver a abrir da direita para o meio de onde o extremo fez um grande golo. 

    Cedo na segunda parte se percebeu que o Desportivo das Aves dificilmente teria capacidade para incomodar Iker Casillas e os golos foram o confirmar de uma boa segunda parte do campeão nacional e de uma vitória que acabou por ser natural. 

    Este não foi o FC Porto da temporada passada, especialmente no ataque, mas foi um FC Porto capaz de dominar na segunda parte. A defesa do título começa para a semana.

    U Sábado, 04 Agosto 2018 - 20:45
    Estádio Municipal de Aveiro
    Luís Godinho
    3-1
    Yacine Brahimi 25'
    Maxi Pereira 67'
    Jesús Corona 84'
    Cláudio Falcão 14'
    Estádio Municipal de Aveiro
    Lotação30 127
    Medidas105x68m
    Inauguração2003

    GALERIAS

    Supertaca: FC Porto x Desp. Aves
    Supertaça Cândido de Oliveira
    Lances Capitais
    14´
    GOLO Desp. Aves!
    Cláudio Falcão marca
    Cláudio Falcão marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
    25´
    GOLO FC Porto!
    Yacine Brahimi marca
    Yacine Brahimi marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
    67´
    GOLO FC Porto!
    Maxi Pereira marca
    Maxi Pereira marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
    84´
    GOLO FC Porto!
    Jesús Corona marca
    Jesús Corona marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
    A Chave
    O FC Porto entrou bem na segunda parte e o golo de Maxi Pereira veio atirar o Desportivo das Aves para fora da discussão do jogo. 
    O Árbitro
    Luís Godinho errou no lance que motivou a expulsão de Sérgio Conceição. Era falta de João Felipe sobre Herrera. Foi o principal erro de uma arbitragem com altos de baixos.
    O Melhor
    Maxi Pereira
    Escolhemos Maxi Pereira talvez não por ter sido o melhor em campo, mas por ser um jogador que novamente volta a ser importante no FC Porto. Perdeu a titularidade na temporada passada, mas não se deixou perder na insatisfação e volta a ser o titular da ala direita. Marcou um golo e fez uma boa partida.
    O Pior
    Má entrada portista
    Quando se podia esperar uma entrada muito forte do FC Porto, viu-se o contrário. Os campeões nacionais iniciaram o jogo com muitos passes falhados, com erros de posicionamento e ainda combinações simples a serem perdidas. O golo do Aves acordou a equipa de Sérgio Conceição.
    Forma
    FC Porto
    2018/2019
    1J
    1V
    0E
    0D
    3-1G
    Desp. Aves
    2018/2019
    2J
    0V
    1E
    1D
    3-5G
    Sabia que...by playmaker stats
    Ganharam a Supertaça como jogadores e treinadores:
    António Oliveira
    Manuel Fernandes
    Rui Barros
    Paulo Bento
    SÉRGIO CONCEIÇÃO
    Desde que a final da Supertaça é disputada a uma mão (2000/01), esta é a 1.ª vez que uma equipa vence com reviravolta no marcador
    Pela 21.ª vez consecutiva, a Supertaça é conquistada por um dos chamados três grandes do futebol português (FC Porto, Benfica, Sporting)
    Títulos da Supertaça:
    21 FC PORTO
    8 Sporting
    7 Benfica
    3 Boavista
    1 V. Guimarães
    Em 40 edições da Supertaça, o FC Porto conquistou 21
    5 anos depois, o FC Porto volta a conquistar a Supertaça

    Fotografias(55)

    Supertaca: FC Porto x Desp. Aves
    Supertaca: FC Porto x Desp. Aves
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    FC PORTO
    EMPATE
    CD AVES

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Porto
    2018-08-06 00h33m por dragaoazul_18
    Péssimo inicio de jogo.

    Sergio Oliveira e Otávio claramente a condicionar o jogo do Porto com passes constantemente errados. André Pereira sentiu-se um corpo estranho pois não é Marega mas foi lhe encutido que fosse. Mas não tem estrutura fisica nem pulmão para fazer do Maliano.

    2 Parte bem melhor, com o meio campo a entrar mais no seu estado "natural" mas SO fez um jogo pessimo assim como Otávio. Diogo Leite apesar de demonstrar alguma maturidade o Porto res...ler comentário completo »
    Mister zz
    2018-08-05 16h03m por PORTOCAMPEAO20182019
    E dinheiro??

    É que para levar esses 3 eles tinham que desembolsar pelo menos 110 milhões. Fora ordenados aliciantes.

    30M Marega
    60M danilo so pela cláusula!
    20M brahimi.
    FJ
    ALVI NEGRO
    2018-08-05 15h39m por fjpinto
    concordo com o jogadores que enumeraste como craques! Mas comparar sergio e otavio a lica e josue? é como comparar preto e branco! E há que ter sempre em conta quem é o treinador! Não sei a tua opinião mas com o NES ninguem dava um tostão por abou e marega e agora são dois bons jogadores. o sergio oliveira caso nao te lembres foi vice campeao eurpoeu de sub21 e fez grande campeonato, por exemplo!
    Por isso acho que é um exagero dizer que nao tem lugar para o porto!
    FCP
    2018-08-05 14h29m por EEElectro
    desde já acredito que o Porto vai ao mercado mas primeiro tem de resolver alguns dos casos, Mikel, Janko, Adrian Lopez e por ai fora. . .

    no meu ponto de vista precisamos de um concorrente para Alex Telles e um EXT direito, com a saida de Marega talvez um PL

    GR- Iker Casillas, Vana, Jose Sa/Diogo Costa
    DD- Maxi, Joao Pedro,
    DE- Alex Telles, (Jerome Roussillon, Douglas Santos)
    DC- Felipe, D. Leite, Mbemba, Militao,
    M- D...ler comentário completo »
    FJ
    drogas!?
    2018-08-05 14h18m por fjpinto
    mas anda tudo drogado ou quê? otavio nao subiu de rendimento com o passar do tempo. Sergio oliveira foi normal, boas recuperações bons passes, falhou alguns é certo mas jogou bem. andré pereira entrou muitissimo bem, foi perdendo gás até porque estava a jogar descaído para a esquerda. mas é um jogador com qualidade.
    Muita gente aqui ou anda em drogas ou então não sei (é uma piada, respeito as opiniões!)
    de resto abou é o melhor avançado que o porto tem, é o mais completo! ...ler comentário completo »
    luis_henrique
    2018-08-05 13h41m por Redfoo_16
    Ridículo. O melhor marcador da época passada ainda com uma idade interessante ser vendido por 20M€.
    Acima de 30M€.
    LU
    Redfoo
    2018-08-05 13h13m por luis_henrique
    Eu aceitava 20 e pouco pelo Aboubakar
    LU
    Valdo
    2018-08-05 13h11m por luis_henrique
    Não me viste a desculpar a expulsão do Sérgio. Agora se há motivos para críticar a arbitragem, há.

    Voces gostam muito de dizer "então ainda agora começou e já choram", "ganharam e estão a chorar porque?". Já a meio da época passada era "então mas vocês estão em primeiro lugar e ainda choram".

    "Choramos" porque tivemos motivos para tal, motivos que não eram os nossos resultados. No vosso clube se perdem culpam sempre o árbitro (os fanáticos). No Porto criti...ler comentário completo »
    Adrian
    2018-08-05 12h40m por maninblue
    Era despachar já!

    No último ano de contrato, é que se vai esforçar para o contrato, não é admissível.

    Para o ano vamos ter o outro espanhol que também acaba contrato no plantel principal. Passamos a contratar jogadores só para o último ano de contrato.
    Para isso façam-lhes só um ano.
    Extremo direito
    2018-08-05 12h37m por maninblue
    O problema do FCP, é a falta que faz um extremo direito de qualidade, seja destro ou canhoto.

    Essa solução, seria um enorme upgrade para o plantel e daria um lugar no onze para o Oliver/ Otávio na posição melhor dos dois. A jogar com igual qualidade nas duas alas e com um cérebro a distribuir jogo, seríamos mais imprevisíveis.
    Lewis e AlviNegro
    2018-08-05 12h32m por Redfoo_16
    Eu continuo com a mesma opinião, mas respeito a vossa.
    Ponta de Lança
    2018-08-05 12h27m por Redfoo_16
    Tem se falado muito nesta questão, de o Abou e o Soares não estarem a fazer golos. Eu pessoalmente acho-os uns excelentes avançados apesar de não na sua melhor forma. E admito que pela necessidade de reforçar outros setores que eu acima de 30M€ (falar em 20 é só ridículo) eu vendia o Abou. Então 40M€ nem pensava duas vezes, até pelos problemas físicos que atravessa. Mas eu acredito que eles vão voltar à sua melhor forma e vão voltar a fazer golos.
    Veremos o que se vai passar até ao...ler comentário completo »
    Halibut
    2018-08-05 12h08m por Redfoo_16
    Prefiro o Adrian ao André Pereira. O André devia ser emprestado, não compreendo o porquê de ele ficar. Eu pessoalmente acho que o Adrian pode render. É um avançado diferente, trabalha e assiste muito a equipa, dá aquele último toque, não tem o instinto matador mas trata bem a bola e decide bem. Para 4º avançado.
    Injustos com o Otávio
    2018-08-05 12h05m por Redfoo_16
    Não percebo como criticam tanto o jogador. Joga em 4 posições no campo, sacrifica-se ao jogar pelo lado direito onde ele não é o melhor. Ele jogou na ala direita porque combinava muito bem com o Marega, pois muitas vezes trocavam de papel no campo e ele podia vir para dentro e dar a profundidade ao Marega e ao lateral. Trabalha muito para a equipa e não consegue expôr o melhor do seu futebol em virtude do papel que tem em campo. Um extremo direito é muito, muito necessário.
    HA
    plantel próxima época
    2018-08-05 11h57m por Halibut
    Vamos ver, saindo o Marega e entrando dinheiro é investir num extremo direito e goleador, despachar o Adrian.

    O problema é que parece que não querem gastar, o mercado acaba este mês.
    HA
    plantel próxima época
    2018-08-05 11h48m por Halibut
    Números do Jackson, sempre bem

    2014/15 Portugal FC Porto 42 32
    2013/14 Portuga l FC Porto 51 29
    2012/13 Portuga l FC Porto 43 31

    Foi o último ponta de lança que tivemos que conseguia sempre bons registos, era um jogador regular, mesmo não marcando trabalhava muito para a equipa. . .

    Quem veio para o lugar do Jackson foi Aboubakar que para mim nunca foi superior ao Jackson, ou seja desde ai que tivemos menos qualidade na grande área,...ler comentário completo »
    10
    Luis Henrique
    2018-08-05 11h37m por 10Valdo
    Entao um gajo usa um erro do arbitro para desculpar a expulsão do Conceicao e vais dizer que isso e correto?
    Alem disso, e mentira o que disse? Ja andam a descacar na arbitragem
    HA
    jogo
    2018-08-05 11h27m por Halibut
    Jogo não exuberante mas conseguimos o objectivo, para mim é simples, falta claramente um extremo direito, porque se na esquerda o Brahimi é dono e senhor do lugar já na direita andamos sempre a trocar, mas será que Sérgio Conceição não vê isso? não pede um jogador para ali? Ou não lhe dão ou está convencido que dentro do plantel tem soluções que bastem. . . Já na frente Aboubakar e Soares embora bons jogadores, falta-lhes qualquer coisa, jogadores como Falcao, Jackson só para falar nos ú...ler comentário completo »
    PE
    maninblue
    2018-08-05 11h13m por PedroFCP_Returns
    Ok obg então assim deverá ser Corona/Otávio na direita e Brahimi na esquerda.

    Sim ainda joguei durante alguns anos, tempos em que o pessoal reunia-se para jogar à bola e convivia hoje em dia até os miúdos passam mais tempo em frente a um ecrã e quando está com os amigos estão agarrados ao telemóvel. Não sou contra associar jogadores, também jogo FM e FIFA às vezes quando posso e faço várias dream teams mas como disseste isto não é a consola é a realidade!
    Bravo 👏
    2018-08-05 11h12m por Loki
    O comentário do Tutaemeia é simplesmente fantástico. . . Do melhor.
    PedroFCP_Return s
    2018-08-05 11h06m por maninblue
    O Soares não joga na primeira jornada!

    O Brahimi, em princípio deverá ser só uma lesão traumática, deve jogar.

    Quanto ao pessoal que passa a vida a sugerir nomes e a fazer planteis, não têm nada para fazer.
    Uma coisa é fazer uma análise às necessidades do plantel e apontar falhas, outra é apontar jogadores e valores, para mim tem pouco nexo. Quando eu jogava CM, era giro, mas a realidade é outra.
    PE
    maninblue
    2018-08-05 11h02m por PedroFCP_Returns
    Eu já. Porquê?
    PedroFCP_Return s
    2018-08-05 11h01m por maninblue
    Alguma vez jogas-te futebol?
    A sério, não é só com os amigos.
    PE
    Jacksonfcporto
    2018-08-05 10h50m por PedroFCP_Returns
    Mesmo e temos que estar sempre a levar com estes users todos os Verões a associar qualquer jogador e a fazer planteis com esses jogadores!

    O que vale é que já não falta muito para o mercado acabar, depois só voltam em Janeiro!!
    PE
    maninblue e fcp-12
    2018-08-05 10h45m por PedroFCP_Returns
    Ainda não se sabe qual a gravidade das lesões dos dois e se estarão aptos ou não frente ao Chaves mas se não estiverem é simples Otávio na direita, Corona na esquerda e Aboubakar na frente com Oliver no meio-campo agora claro que com Marega e Brahimi seria muito diferente mas mesmo assim e com todo o respeito não há desculpas para não ganharmos ao Chaves ainda para mais jogando em casa.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Países Baixos
    Goleada contra o Heerenveen
    Com uma vantagem de +30 para o Feyenoord na diferença de golos, o PSV tornou-se esta quinta-feira virtualmente campeão da Eredivisie. O conjunto de Eindhoven foi dominador na visita ao ...