placardpt
    Croácia com lugar marcado para Moscovo

    Estes têm final da cabeça aos pés

    2018/07/11 21:46

    Está cumprido o sonho de pouco mais de quatro milhões de pessoas. A Croácia, depois do quase em 1998, garantiu o maior feito da história do seu futebol, ao bater, por 2x1, a seleção inglesa. A turma de Modric voltou a não conseguir resolver nos 90 minutos, mas o prolongamento apenas confirmou uma realidade de boa parte do jogo: esta Croácia teve sempre mais pés e, sobretudo, cabeça para garantir um lugar em Moscovo. 

    Para a Inglaterra, fica a quarta meia-final perdida de forma consecutiva após a glória de 1966. O futebol também regressará a casa, depois de uma participação britânica que surpreendeu tudo e todos. Faltou o quase, ficou o orgulho. 

    Na gaveta, Trippier

    Talvez por estar mais fresca do que o próprio adversário, que foi obrigado a dois desempates por grandes penalidades, a Inglaterra entrou na partida com outra fluidez de jogo, demonstrando mais qualidade na posse e uma capacidade poucas vezes anulada pelos croatas em acelerar o jogo no último terço. Apesar do domínio territorial, a sorte grande voltou a sair na bola parada, com Trippier a colocar a bola na gaveta de Subasic. 

    Em desvantagem no marcador, a Croácia demorou algum tempo a esboçar qualquer tipo de reação, demonstrando alguns problemas na construção do seu jogo ofensivo. Perisic ainda tentou um par de remates, que não chegaram a assustar Pickford, mas a Inglaterra, além de se apresentar mais confortável em todos os momentos do jogo, era uma ameaça sempre que colocava velocidade no último terço, com Sterling a surgir perigoso e sempre pronto a surpreender a organização croata. 

    A realizar um Mundial bem acima das expetativas, a Inglaterra tem estado em destaque nos lances de bola parada, com nove golos marcados ©Getty /

    Até ao final da etapa inicial do jogo as fragilidades croatas vieram ao de cima, com mérito inglês. A turma de Southgate voltou a mostrar-se sólida em todos os setores, não permitindo que os maiores talentos da seleção de Leste pudessem explanar as suas ideias - Modric teve bola, mas só nas zonas ditadas pela pressão britânica. Kane ainda atirou ao poste, num lance anulado pelo auxiliar, mas o intervalo chegou sem mais nada a acrescentar. Um coletivo inglês a secar (quase) tudo. 

    Croácia foi mesmo ao 80

    Depois de uma primeira parte em que as coisas não correram francamente bem, a Croácia iniciou a etapa complementar com outra capacidade no processo ofensivo. É certo que a Inglaterra, e em particular Walker (pelo defesa do City não passou rigorosamente nada), controlavam o domínio croata até um certo ponto, mas pressentia-se que a capacidade criativa dos britânicos ia decrescendo. Um risco, portanto, tendo em conta o marcador. 

    E o risco provou-se fatal para os comandados de Southgate...Sem grande controlo da bola e, consequentemente, do jogo, os ingleses recuaram no terreno e permitiram que o carrossel croata funcionasse. Com espaço, a equipa de Modric tem talento para muito, e foi Perisic o protagonista dessa avalanche croata, com um golo de belo efeito a coroar a reação. Pouco depois, tremideira britânica a vir ao de cima e o mesmo jogador, com menos sorte - só o poste parecia evitar males maiores. 

    Pilhas que duram
    Independentemente de tudo, esta Croácia já fez história. Passar todas as eliminatórias depois dos noventa regulamentares não é para qualquer um

    Os lances de ataque da Croácia funcionaram como um trauma  para os ingleses, que voltaram a subir linhas e a pressionar alto o início de construção croata. O resultado não foi particularmente pujante, com os britânicos a denotarem muita precipitação na mais simples das ações. Rashford agitou, é certo, mas nem o talento do jovem red devil foi o suficiente para evitar mais um tempo extra. 

    Cansaço? Nem de perto

    Com mais um prolongamento nas pernas, a Croácia fintou a lógica e apresentou-se como a melhor equipa (com alguma distância) nos 30 minutos finais. Com Modric e Rakitic a guardarem a bola no bolso, os croatas forçaram o segundo golo de uma forma mais inteligente, pertencendo a Mandzukic o papel de herói, depois do adormecimento geral da defensiva britânica. 

    Depois disso, o costume: algumas paragens, muito coração daqueles que procuravam de forma desesperada o empate e uma Croácia sempre mais inteligente, mais criativa, mais equipa. Suker e companhia, independentemente do resultado do próximo domingo, têm já uns mais do que dignos sucessores...

    U Quarta, 11 Julho 2018 - 19:00
    Luzhniki Stadium
    Cuneyt Cakir
    2-1
    a.p.
    Ivan Perisic 68'
    Mario Mandzukic 109'
    Kieran Trippier 5'
    Luzhniki Stadium
    Lotação80 000
    Medidas-
    Inauguração1956
    FaseMeias-Finais
    Lances Capitais
    GOLO Inglaterra!
    Kieran Trippier marca
    Kieran Trippier marca o seu 1º golo na prova (5 jogos)
    68´
    GOLO Croácia!
    Ivan Perisic marca
    Ivan Perisic marca o seu 2º golo na prova (6 jogos)
    109´
    GOLO Croácia!
    Mario Mandzukic marca
    Mario Mandzukic marca o seu 2º golo na prova (5 jogos)
    A Chave

    Golo de Mandzukic

    Depois de 45 minutos iniciais com muitas dificuldades, a Croácia esteve quase sempre por cima no restante da partida. Perisic marcou, atirou ao poste, mas o grande momento aconteceu já no prolongamento, com o avançado da Juventus a dar corpo à superioridade croata. 

    O Árbitro
    Cüneyt Çakir dirigiu o jogo sem grandes problemas, apesar do erro do auxiliar no lance em que Harry Kane esteve muito perto de marcar. 
    O Melhor
    Perisic foi um diabo
    Esta Croácia vale pelo seu todo. Modric e Rakitic têm brilhado na zona intermediária, mas, lá mais para a frente, há um autêntico diabo à solto pronto a intrometer-se nas lutas pelos melhores dos relvados russos. Perisic marcou um golo, fez uma assistência, atirou uma bola ao poste e construiu um sem número de lances perigosos, sempre com requinte técnico. Enorme!
    O Pior
    Leões que não duram noventa
    Não há volta a dar, esta Inglaterra merece todos os elogios pelo percurso. Ainda assim, se há algo a apontar a esta equipa é a pouca resistência ao longo dos 90 minutos que denotou nos três jogos a eliminar. Diante de uma equipa criativa, os três leões baixaram linhas e não conseguiram ter estabilidade no seu jogo, permitindo o crescimento e o golo croata...com naturalidade.
    Forma
    Croácia
    2018/2019
    Inglaterra
    2018/2019
    Sabia que...by playmaker stats
    HISTÓRICO!!! Está garantida a melhor posição de sempre da Croácia em Mundiais [3.º lugar em 1998]

    15 Julho 2018 - França x Croácia [Final]
    A Croácia iguala o seu melhor ataque de sempre em Campeonatos do Mundo:
    11 golos em 2018 [2 Modric e Perisic - melhores marcadores]
    11 golos em 1998 [6 Suker - melhor marcador]
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    CROÁCIA
    EMPATE
    INGLATERRA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    ispeakwiththetr ue
    2018-07-12 16h58m por Mateus_diz
    Pelo visto até agora não compreendeu o que eu disse naquele post, mas pronto. . .
    Fantástico!!!
    2018-07-12 12h01m por guizinho
    Grande equipa, grandes jogadores, grande entrega!!! Esta Croácia é fortíssima. Tem grandes jogadores que jogam muito em equipa.
    Portugal pode ter um extraterrestre, mas não tem a quantidade de jogadores de topo que esta Croácia tem, o que mais valoriza o nosso percurso no Euro 2016. Já há dois anos eles tinham muito melhor equipa que nós, além de terem mais dias de descanso. Mas nesse dia nós fomos melhores. Cai por terra aquela conversa que Portugal só apanhou equipas fracas at...ler comentário completo »
    MA
    Grande Croácia!!
    2018-07-12 11h37m por Markes88
    Desde que Portugal foi de vela, e já aqui tinha dito, era a minha favorita das equipas do torneio.

    Pessoalmente, acho que a selecção mais forte é mesmo a França, têm mais equilíbrio a todos os níveis, e talvez seja agora que a Croácia tenha mesmo de pagar a fatura de ter tido já 3 eliminatórias para lá dos 90min. . . . .

    Outro factor poderá ser o Mandzukic ter saído com queixas na perna. . . Mas acredito que a Croácia possa levar o caneco!
    Croácia
    2018-07-12 11h01m por ruipatricio
    Ganhem o Mundial por favor.
    A par da Bélgica era quem eu queria que levantasse o troféu.
    Vamos xadrez dos Bálcãs.
    Croácia 2-1 Inglaterra
    2018-07-12 09h23m por moumu
    Acho que foi um justo vencedor pois pratica um bom futebol e foi superior à Inglaterra quer em jogo jogado quer em oportunidades. Espero uma final emocionante e que no fim levantem o troféu os franceses.
    AZ
    FS e reformados
    2018-07-12 06h40m por azulado
    Espero que o Fernando Santos continue a ver estes jogos e a aprender. . . acreditar sempre, uniao de equipa e esforco enorme.
    Mas como e' dificil ensinar burros velhos, nao me convenco que mudara' de jogo.
    A Selecao precisa urgentemente de ideas novas, mas com outro treinador.
    Alias, a maior parte dos selecionados tambem tem de ser reformados obrigatoriamente.
    ispeakwiththetr ue
    2018-07-12 04h58m por Lusitania_16
    Ao contrário de Portugal a Croácia cresceu como equipa.
    Portugal tentou manter a mesma postura que teve no Euro, só que ao contrário do Euro calhou nas eliminatórias dos abutres! E caiu logo à 1ª nos oitavos! Se tem ganho o grupo teria a vida mais facilitada e talvez hoje estaríamos ainda gritar por Portugal! Mas a prestação de Portugal foi muito fraquinha por isso viemos para casa muito mais cedo!
    O Engenheiro não soube escolher os melhores e também não teve as melhores decisões durante os jogos. Por isso viemos logo para casa!
    FORÇA CROÁCIA!!!!
    2018-07-12 04h43m por Lusitania_16
    Tenho de confessar que a Croácia para mim sempre foi uma das favoritas!
    E espero que consigam ganhar aos arrogantes gauleses porque não os suporto!
    FORÇA CROÁCIA!!!!
    Bola de Ouro
    2018-07-12 02h56m por Rui_Malheiro1998
    Bola de ouro/The best é um prémio que já perdeu a credibilidade há muito. Sim, Ronaldo e Messi foram os dois melhores jogadores durante uma década mas não tiveram sempre a melhor temporada. Em 2010 o Inter ganha o triplete, a Holanda chega chega à final do mundial com o Wesley Sneijder a marcar cinco golos e ganhar quatro prémios de homem do jogo e nem no top 3 ficou. . . ANEDOTA. Em 2013 Bayern imperial ganha o campeonato com mais de 30 pontos de avanço e completa um triplete mas Ribery f...ler comentário completo »
    Croácia
    2018-07-12 01h48m por gvg177
    Parabéns a esta equipa da Croácia! Foi mais que merecida esta passagem à final e agora gostava que ganhassem, seria um feito histórico!
    Depois de três jogos seguidos a passarem no prolongamento é de salientar a entrega dos jogadores, vamos ver se conseguem fazer o mesmo com a França.
    LO
    ispeakwiththetr ue
    2018-07-12 00h21m por LolmacaEoS
    Que doido! Jogamos um futebol horrível, bem pior do que no Euro. O milagre foi ter passado o grupo
    Kalinic
    2018-07-11 23h58m por napecarvalho
    Se a Croácia ganhar o mundial aquela dor de costas vai sair cara xD
    Supondo que a tal dor tenha sido mesmo desculpa para não querer entrar no jogo contra a Nigéria
    BE
    O FIM DA MALDIÇÃO 56 ANOS DEPOIS!!!!!!!!
    2018-07-11 23h39m por benficaeterno
    Depois da Checoslováquia finalmente uma equipa chega à final de um Mundial sem ser uma potência.

    De 1966 até 2014 só Brasil, Argentina, Espanha, França, Inglaterra, Itália, Alemanha e Holanda chegaram à Final.

    Este é o futebol em estado puro.

    Ganha quem trabalha mais. Ganha que produz melhor.

    Nas seleções não se compra o mérito do trabalho dos outros.

    Os meus parabéns ao povo croata, que é excepcional, receb...ler comentário completo »
    CROÁCIA! CROÁCIA! CROÁCIA!
    2018-07-11 23h08m por JHendrix
    Até fiquei de lágrimas nos olhos.
    Que alegria!
    A fibra e a raça desta equipa é incrível!

    Modric, Rakitic, Rebic, Mandzukic, Perisic etc. . .

    Depois de 98 o Suker, Boban, Prosinecki, Stanic, Jarni, Vlaovic, Boksic, os terem feito sonhar com o Mundial em crianças, agora é a vez deles tentarem tornar o sonho em realidade!

    Um último esforço desta geração de ouro do futebol croata!

    Força! O sonho comanda a vida!
    Portugal e Croácia
    2018-07-11 22h57m por RQ7T
    Deixa a pensar o facto da Croácia ter uma seleção do mesmo nível conseguir chegar a uma final do Mundial algo que nunca conseguimos. Portugal infelizmente não conseguiu fazer as suas individualidades renderem como as da Croácia quer a nível coletivo quer a nível tático.
    AN
    Troca Def. Esq.
    2018-07-11 22h50m por angryagain
    Agora o treinador da Croácia tem de meter o Pivaric no lugar do Strinic, é bem melhor e mais rápido também (não esquecer que o Mbappé joga desse lado).
    IN
    Bola de Ouro
    2018-07-11 22h35m por inspiring
    Esqueçam lá isso do Modric ganhar a bola de ouro os 3 finalistas vão se Ronaldo Messi e Salah
    Melhores em campo
    2018-07-11 22h31m por RQ7T
    Perisic foi para mim o melhor em campo, marcou o golo do empate quando parecia estar difícil e trouxe uma grande força anímica à equipa, mandou ainda uma bola ao poste, fez assistência para o golo e foi incansável no ataque. Nos croatas destaco ainda o Vrsaljko
    e o Mandzukic pelo golo histórico.
    Na Inglaterra ninguém se destacou muito mas o Kane fez um bom jogo apesar de não ter marcado e o Trippier fez um bom golo(o Subasic podia ter feito melhor).
    IkerCasillas_FC P
    2018-07-11 22h19m por iSMURF4
    Sim mas isso é irrelevante enquanto houver Ronaldo e Messi.

    Falaram aí do Modric marcar o golo decisivo na final, mas o Iniesta foi bem decisivo em 2010 tbm a nível de seleção e o Sneidjer a nível de clube e no entanto nenhum dos 2 ganhou.

    Tbm queres ver que se França ganhar o mundial o Griezmann (+ Europa League) ou Mbappe ganhariam a bola de ouro? era bom era. .
    PE
    avintes_31
    2018-07-11 22h18m por PedroFCP_Returns
    Para além de que é o único PL de raíz que lá têm a par do Mandzukic.
    Croácia 2-1 Inglaterra
    2018-07-11 22h18m por RQ7T
    Não foi um jogo extraordinário mas também não foi mau.
    A Croácia acaba por ser uma justa vencedora já que tirando a primeira dominou o jogo e acabou por ser a equipa mais perigosa aproveitando os espaços que a Inglaterra foi deixando para a equipa da Croácia jogar.
    avintes_31
    2018-07-11 22h15m por iSMURF4
    ah ok. . n9 xd

    Kramaric
    2018-07-11 22h14m por avintes_31
    Não sei mas é o nmr 9
    avintes_31
    2018-07-11 22h10m por iSMURF4
    Kramaric está longe de ser um eder. .
    IkerCasillas_FC P
    2018-07-11 22h09m por iSMURF4
    O Khedira teve esse feito em 2014.

    Ninguém falou dele.
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    SCUTxLEI em direto!
    Já há onze do Torreense: Vágner, Nuno Campos, Marvin Elimbi, João Afonso, Keffel Resende, Carlos Rentería, Benny, Juan Balanta, Jorge Correa, André Rodrigues, Patrick Fernandes Acompanhe aqui o ...