placardpt
    Avançado despediu-se dos merengues

    A carta de despedida de Cristiano Ronaldo: «Peço que, por favor, me compreendam»

    2018/07/10 17:38

    Nove anos depois da chegada ao Santiago Bernabéu, Cristiano Ronaldo colocou um ponto final num ciclo. Segue-se a Juventus, mas antes da partida o avançado português deixou uma mensagem de despedida.

    O jogador português apontou os anos passados em Madrid como «os mais felizes» da sua vida e explicou que, ainda assim, «chegou o momento de começar uma nova etapa», confirmando ter pedido ao clube para aceitar a sua transferência. O jogador pede também a compreensão dos adeptos.

    Ronaldo recordou também todos os trabalhadores do Real Madrid e ainda os adversários na Liga espanhola, garantindo por fim que continuará a ter como seus «a camisola, o escudo e o Santiago Bernabéu».

    A carta na íntegra:

    «Estes anos no Real Madrid, e nesta cidade de Madrid, foram possivelmente os mais felizes da minha vida.

    Só tenho sentimentos de enorme gratidão para com este clube, estes adeptos e esta cidade. Só posso agradecer a todos pelo carinho e afeto que recebi.

    Ainda assim, creio que chegou o momento de começar uma nova etapa na minha vida e por isso pedi ao clube para aceitar transferir-me. Sinto as coisas assim e peço a todos, e muito especialmente aos nossos seguidores, que por favor me compreendam.

    Foram nove anos absolutamente maravilhosos. Foram nove anos únicos. Para mim foi um tempo emocionante, repleto de consideração, ainda que também duro, porque o Real Madrid é de uma altíssima exigência, mas sei muito bem que nunca poderei esquecer que aqui desfrutei o futebol de uma maneira única.

    Tive em campo e no vestiário companheiros fabulosos, senti o calor de adeptos incríveis e juntos conquistámos três Champions seguidas e quatro Champions em cinco anos. E junto com eles também, a nível individual, tenho a satisfação de ter ganho quatro Bolas de Ouro e três Botas de Ouro. Tudo durante a minha etapa neste clube imenso e extraordinário.

    O Real Madrid conquistou o meu coração e o da minha família, e por isso mais do que nunca quero dizer obrigado: obrigado ao clube, ao Presidente, aos dirigentes, aos meus companheiros, a todos os técnicos, médicos, fisioterapeutas e trabalhadores incríveis que fazem com que tudo funcione e que estão pendentes de cada detalhe incansavelmente.

    Obrigado infinito, uma vez mais, aos nossos seguidores e obrigado também ao futebol espanhol. Durante estes nove anos apaixonantes defrontei enormes jogadores. O meu respeito e o meu reconhecimento para todos eles.

    Refleti muito e sei que chegou o momento de um novo ciclo. Vou partir, mas continuarei sempre a sentir como meus esta camisola, este escudo e o Santiago Bernabéu, esteja onde estiver.

    Obrigado a todos e, naturalmente, como eu disse pela primeira vez no nosso estádio há nove anos: Hala Madrid!»

    Portugal
    Cristiano Ronaldo
    NomeCristiano Ronaldo dos Santos Aveiro
    Nascimento/Idade1985-02-05(39 anos)
    Nacionalidade
    Portugal
    Portugal
    PosiçãoAvançado (Ponta de Lança)

    Fotografias(100)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    FIFAforever_ret urns2
    2018-07-12 12h33m por marco_reus
    Novamente. . .
    Eu disse que ele falhava passes, e falha definitivamente. não disse que falhava muitos passes. vês a diferença que faz a palavra "muitos" em uma frase?
    Comparado a Messi, que é raro falhar um passe e dos quais os seus vão para zonas muito mais arriscadas no terreno.
    PERAMANCA
    2018-07-12 12h25m por marco_reus
    Eu sei que vês futebol, portanto deves saber mais que ninguém que NENHUM jogador é decisivo em todos os jogos.
    Lá por dizer que o Ronaldo é dos jogadores mais decisivos que já vi, não quer dizer que seja decisivo todas as vezes. Não tentes deturpar o que eu disse.
    SA
    sofintas
    2018-07-11 15h30m por Saraiva313
    Por acaso o rapaz é um excelente jogador, apesar de não ser o meu tipo de jogador em termos de querer ver jogar. No final de contas, quando és produtivo (não me limito a golos) é sinal que jogas bem. Mas tambem eu não sou propriamente dos maiores apreciadores destes jogadores mais populares, por isso tambem nao tenho uma amostra muito grande do Dybala. Vi umas dezenas de jogos dele ao longo dos anos, mas como tambem não é meu habito ver um jogo so para me focar num dos jogadores, por iss...ler comentário completo »
    SO
    FIFAforever
    2018-07-11 15h28m por sofintas
    Teve esse acerto contra a Espanha, já não o teve nos outros jogos. Acresce que os passes de CR são quase sempre horizontais (dizer para o lado) ou verticais invertidos (dizer para trás), ambos curtos (centrais também têm grande percentagem de acerto. . . ). Mas vá lá que desde que concluiu que não dava para mais e adoptou esse tipo de jogo, começou a perder bem menos bolas (e refiro-me mais até aos jogos no Real). Mas se o espaço aperta um bocadinho e ele quer fazer qualquer coisa. . . ler comentário completo »
    SO
    Sobre Dybala
    2018-07-11 15h16m por sofintas
    Confesso que não vi muitos jogos inteiros dele. Terei visto entre seis a oito, sendo que um deles foi o Juventus - Barcelona (e outro o Barcelona - Juventus - aliás, neste jogo teve várias situações para contra-ataque e não conseguia sair, perdeu quase sempre a bola), de 2016/2017. Posso ter tido azar, mas nunca vi Dybala jogar muito. Registei que é um óptimo rematador, com boa eficácia e grande plasticidade no seu tipo de remate (com a parte de dentro do pé).

    Para ver ...ler comentário completo »
    Cristiano Ronaldo
    2018-07-11 09h35m por AfonsoMSLB
    Um dos melhores de todos os tempos. Influência total nas equipas onde joga, números estratosféricos. Saiu do United onde era lenda e respeitado para vingar no clube mais difícil do Mundo e daquela forma. Agora na Serie A vai continuar a brilhar
    sofintas
    2018-07-11 09h32m por AfonsoMSLB
    Reseito o teu comentário pois toda a malta tem direito a ter uma opinião. . . mas Dybala não joga muito? Vemos os mesmos jogos? Crucial entre linhas, agitador do ataque, super dinâmico. O melhor da Serie A até agora. E digo mais: Ronaldo Dybala e Mandzukic farão uma tripla incrível e com muito golo. Mas veremos.
    PE
    sofintas
    2018-07-11 02h49m por PedroFCP_Returns
    "Reafirmo que Dybala não joga muito (embora jogue um bocadinho mais do que CR - também mau era. . )"

    Isto devia dar crime a não ser que te baseie na seleção onde só não calça porque o seleccionador prefere jogadores como Meza, Salvio, Acuna ou Enzo Perez em detrimento dele no 11 e por aí se viu o resultado.
    Quanto ao Real Madrid
    2018-07-11 02h20m por marco_reus
    Perde economicamente imenso, mas em termos desportivos também, mas talvez não tanto se o Real agir bem no mercado.
    É verdade que CR7 falha passes, remates e comete disparates como qualquer atleta MAS ele tem o melhor atributo que um atleta deve ter: SER DECISIVO.
    Para mim, Ronaldo é um dos jogadores mais decisivos que já vi! É isso que o torna um dos melhores jogadores da história deste desporto.
    Boa sorte a ele nesta etapa, mas em Itália desejo imenso que os clubes ...ler comentário completo »
    sofintas
    2018-07-11 02h14m por marco_reus
    Dybala não joga muito? Dybala é o Melhor jogador da Juve, de LONGE! Carregou a equipa às costas nos últimos dois anos na liga italiana e acabou com o Barça na Champions há 2 anos.
    Dybala não calça na Seleção Argentina por um simples motivo: estupidez do treinador.
    Jogadores como este nunca se mete no banco, NUNCA! Qualquer equipa, se quer ganhar algo, tem que se potencializar sempre ao máximo os seus jogadores e a Argentina este ano nem sequer conseguiu potencializar ao máximo um dos melhores jogadores da história do Futebol.
    Ronaldo Juventus
    2018-07-11 01h23m por JHendrix
    É muito bom ver o Cristiano na Juventus. Quem sabe volte a atrair grandes nomes a Itália. É uma pena que a Série A não seja como era há 20 anos.

    Onde quase todos os clubes principais estavam muito nivelados e todos com grandes craques. Juve, Milan, Inter, Parma, Fiorentina, Lázio, Roma, Udine, Samp, Bologna, Brescia etc. . .
    HA
    Ronaldo
    2018-07-11 00h36m por Halibut
    Em Itália não ligam tanto para a idade, o jogo é diferente e existem vários casos de jogadores com idade já avançada que ainda jogavam muito bem pelos seus clubes, 100 milhões parece muito, mas o Ronaldo não é só futebol, é uma marca e só isso paga bem este dinheiro, espero eu também que não tenha lesões e que jogue mais 3 ou 4 anos pela Juventus num nível alto.

    Espero também que a Juventus não deixe sair ninguém, pois ai sim ainda ficavam melhores pois também já entraram Cancelo e Emre Can.
    AN
    Ronaldo
    2018-07-11 00h10m por Anti_Communists
    Fez muito bem em sair do Real Madrid onde nunca foi devidamente valorizado até mesmo pela própria afición. Apesar de tudo, foi uma transferência astronómica para os merengues por um jogador dos 33 anos onde a tendência com o passar dos anos seria entrar no crepúsculo dos seus recursos. Quanto ao melhor do mundo ex aequo com Messi, gosta de novos desafios e nada melhor que a Juve para acumular troféus domésticos e ser um fator decisivo nas duradouras pretensões do clube de turim em levantar a...ler comentário completo »
    SO
    Tarik10
    2018-07-11 00h05m por sofintas
    Sim. . . e o Quaresma da primeira passagem no Porto jogava muito, muito, foi o melhor Quaresma de sempre. Mas nunca foi um batedor de livres directos com percentagem aceitável (já agora, os livres laterais - cruzando - eram muito bons).
    SO
    PERAMANCA
    2018-07-10 23h54m por sofintas
    A máquina trabalha sempre bem. Muito profissional. Marketing com poder, marketing polvo.
    SO
    Tarik10
    2018-07-10 23h52m por sofintas
    Na última época, acho que foi mesmo essa a quantidade. Um. (talvez umas 70 tentativas)
    SO
    SchmeicheEm_All
    2018-07-10 23h49m por sofintas
    Estava à espera dessa - fosse de quem fosse -, e hesitei em escrever sobre Dybala por saber o que viria (não por falta de argumentos, por não ser rebatível, sim porque seria preciso tempo para os expor bem - e não o vou fazer agora).

    Reafirmo que Dybala não joga muito (embora jogue um bocadinho mais do que CR - também mau era. . ), e tem de ser o protagonista (ou, pelo menos, o segundo protagonista, sem outro que o condicione psicologicamente) na equipa para poder mostrar...ler comentário completo »
    SO
    Dybala
    2018-07-10 23h17m por sofintas
    Ciao, livres directos. E marcará menos um terço dos golos que vinha marcando (se CR jogar quase sempre).

    Ou seja. . . ciao, Dybala, uma vez que fica inibido, condicionado, coarctado naquilo que faz melhor: fazer golos. É que Dybala não joga muito e tirando-lhe a possibilidade de bater livres, de chutar à entrada da área como gosta. . . de poder errar sem reprimendas. . . lá se vai Dybala.
    SO
    PERAMANCA
    2018-07-10 23h08m por sofintas
    Concordo que não sentirá a falta, mas durante algum tempo (até ao possível despedimento) parecerá que está a sentir. É que o Real Madrid tem um treinador muito fraco. Fraco nas questões técnicas, do jogo, e com um tipo de liderança que, provavelmente, não cairá bem naqueles egos. E que sorte CR ter saído. Aquilo ia dar faísca quase de certeza.
    SO
    FIFAforever
    2018-07-10 23h03m por sofintas
    Série A na Sportv para quê? A esmagadora maioria dos portugueses não viam os jogos dele no Real (os da La Liga, inteiros), vão agora ver na Juve. . . ?! Talvez os dois primeiros jogos, mas vêem que é mais do mesmo (ou pior - mesmo futebol de CR mas menos golos), e voltam ao de sempre: ver os resumos (aí não aparecem as bolas perdidas, dribles (?!) falhados) e ler propaganda dos media .

    E até quem supostamente vê jogos inteiros (melhor, está em frente à tv), fá-lo com os o...ler comentário completo »
    Cristiano Ronaldo /Real Madrid /Juventus
    2018-07-10 22h12m por UK-SPORTING10
    Fim de uma ERA em Espanha. Fim de um ciclo no Real Madrid, onde durou 9 bonitos anos. Quase uma década a carregar um clube que, nos momentos mais complicados, não o soube apoiar. Mas não quero entrar por aí. . .

    Achei que a sua ida para o Barnabéu seria um passo atrás, uma vez que era o cemitério de treinadores e jogadores que por lá passavam na altura, os resultados não eram bons e havia um super-Barcelona.
    Ele estava em Inglaterra, era a estrela da Liga e do ...ler comentário completo »
    DR
    CR7
    2018-07-10 20h22m por DRAKOFCP
    toda a gente sabe que esta carta foi uma exigência de Florentino que quer lavar as mãos feito "Pilatos".

    Foi o maior erro do Real Madrid não o ter apoiado na sua luta contra o fisco espanhol e não ter colocado lá em cima onde ele merece estar. Florentino quis foi vender antes que o homem nada valha ou seja olhou para o bilhete de identidade foi o que foi. Vamos ver se vai ganhar mais Champions
    IN
    Noctis_Sama
    2018-07-10 19h56m por inspiring
    o Borussia Dortmund? Plastic fans? vê-se mesmo que não conheces o Dortmund eles têm só dos melhores adeptos do mundo senão mesmo os melhores
    Jube
    2018-07-10 19h28m por iSMURF4
    E com isto a Juve passa a ter muitos mais adeptos.

    lool
    Grande Cristiano Ronaldo
    2018-07-10 17h53m por tcb9277
    Dos melhores jogadores de sempre, senão o melhor de sempre mesmo.

    Incrível como consegue manter-se ao mais alto nível durante tantos anos.

    Vamos a ver como irá jogar na Juventus, muito sinceramente, eu acredito que irá continuar a fazer boas exibições e a ser decisivo. Não acredito que consiga manter a média de golos que tinha no Real Madrid (superior a 1 golo por jogo), mas acredito que irá surpreender muita gente e irá ao mundial 2022 e será titular por Por...ler comentário completo »
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Processo disciplinar cessa suspensão
    Dado que Tiago Araújo não faz parte das contas para o duelo frente ao emblema minhoto por estar lesionado e não poder voltar ao relvado até ao final da temporada, os ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    moumu 25-04-2024, 04:24
    moumu 25-04-2024, 04:20
    Mikhal18 25-04-2024, 04:19
    moumu 25-04-2024, 04:17
    moumu 25-04-2024, 04:15
    moumu 25-04-2024, 04:13
    moumu 25-04-2024, 04:11
    moumu 25-04-2024, 04:08
    AU
    Aurelio_Carvalho 25-04-2024, 02:13
    FC
    Fcpflaw2506 25-04-2024, 02:09
    FC
    Fcpflaw2506 25-04-2024, 02:05
    FL
    fllcortez 25-04-2024, 01:22
    RI
    RicardoHGoat21 25-04-2024, 01:06
    Sir_jaof 25-04-2024, 00:46
    bmgb_bmgb 25-04-2024, 00:41
    Ronaldinho-gaucho 25-04-2024, 00:36