placardpt
    Vai integrar equipa técnica do Dibba Al-Hisn

    Jornada de Gabriel Pinto prossegue nos Emirados Árabes Unidos: «Projeto ambicioso»

    qSinto-me confortável na função de treinador adjunto porque as principais tarefas da função enquadram-se totalmente naquilo em que me sinto útil e competente. Neste momento não penso em assumir um projeto como treinador principal
    Gabriel Pinto, adjunto do Dibba Al-Hisn
    Gabriel Pinto está prestes a iniciar um novo capítulo na sua vida profissional. Aos 28 anos, o jovem treinador vai abraçar um desafio no Dibba Al-Hisn, dos Emirados Árabes Unidos, depois de na temporada passada ter regressado a Portugal para ser adjunto de António Conceição no Penafiel. Para trás, estão ainda experiências em Chipre e na Índia.

    Mas nada como começar pelo... início. Onde e como surgiu a paixão de Gabriel por um desporto que projeta o nome do nosso país além-fronteiras? Ninguém melhor que o próprio para fazer esta viagem com o zerozero.

    «A paixão pelo futebol é algo que vem desde que me recordo, creio que surgiu bem cedo. A paixão pela área técnica foi algo que foi surgindo gradualmente, ainda quando jogava. Sempre senti uma vontade diferente de perceber o jogo, o seu sentido e sobretudo a forma metódica como este se organiza e processa. A partir daí senti a necessidade de estudar e aprender mais sobre o fenómeno», recorda Gabriel, em conversa com o nosso portal.

    Estudou e teve a primeira experiência como técnico nas camadas jovens do Luso Morense, clube da cidade natal, e no União de Montemor, ainda antes de partir para a primeira aventura no estrangeiro, com apenas 25 anos, imagine-se, no Sporting de Goa, na Índia, onde foi treinador dos sub-18 e adjunto da equipa principal.

    Gabriel trabalhou um ano no Sporting de Goa, na Índia ©Arquivo Pessoal
    «Depois de alguns anos por Portugal senti vontade de abraçar um projeto diferente e sobretudo que me conseguisse dar algo diferente. Achei que a Índia poderia ser uma oportunidade que me completasse nesse sentido. Hoje recordo como uma experiência muito enriquecedora, principalmente a nível pessoal, numa cultura totalmente diferente a todos os níveis. Cultural, social e desportivo também», descreve.

    Após a viagem para o continente asiático, seguiu-se o regresso à Europa. O Nea Salamis, de Chipre, foi o passo seguinte.

    «O Chipre social e culturalmente é um país próximo daquilo que temos no nosso país. O futebol é vivido também com uma paixão intensa. Pessoalmente, sendo a minha primeira experiência numa primeira liga europeia, um dos objetivos por mim definidos anteriormente, as recordações são muito positivas. Desportivamente, os objetivos foram atingidos com sucesso e no fundo, esse foi o indicador mais positivo», analisa.

    A 'pontinha de sorte' que faltou em Penafiel

    Na temporada passada, Gabriel Pinto aceitou o convite para acompanhar António Conceição no Penafiel. O jovem técnico (ainda) tem dificuldades em digerir a forma como tudo aconteceu no emblema penafidelense. 

    Gabriel Pinto foi adjunto de António Conceição no Penafiel ©FC Penafiel
    «O convite surgiu através do mister António Conceição, com quem tinha estado a trabalhar no Chipre, juntamente com o mister Luís Baltazar. Pessoalmente, falar da época no Penafiel ainda é complicado para mim. Iniciámos muito bem. Na pré-época tivemos excelentes indicadores em jogos contra o Sporting de Braga ou Moreirense, por exemplo», recorda.

    «A equipa praticava um futebol positivo, agradável. No entanto no início do campeonato tivemos algumas contrariedades, tivemos também a falta de uma pontinha de sorte, nomeadamente quando sofremos o empate na Choupana, frente ao Nacional ao minuto 89, empate caseiro frente ao Famalicão com um golo sofrido aos 92, que abalou a confiança e a crença da equipa e depois de alguns resultados menos conseguidos, acabámos por terminar prematuramente a ligação ao Penafiel», prossegue.

    «O Penafiel é um histórico do futebol português. Um clube humilde, de gente humilde mas genuína, com valores muito próprios com os quais me identifico. Foi sem dúvida um orgulho ter representado o clube», remata.

    O regresso ao estrangeiro

    O próximo passo passa pelo regresso ao estrangeiro. Dibba Al-Hisn será a casa de Gabriel Pinto na próxima época.

    Gabriel Pinto
    Dibba Al-Hisn
    2018/2019

    0 Jogos
    Vitórias
    Empates
    Derrotas

    Golos
    Golos sofridos

    ver mais »
    «O convite surgiu através do Ricardo Derriça Pinto que trabalha há algum tempo no mercado local, que já trabalhou com o treinador atual do clube e que foi incumbido de encontrar alguns elementos-chave que dotassem o staff técnico de outra capacidade ao nível do processo de treino. O clube tem as expectativas altas, com o objetivo bem definido de ficar nos lugares cimeiros da tabela classificativa, ambição essa que me motivou a escutar e a decidir pelo projeto», explica.

    Com larga experiência como treinador adjunto, apesar dos seus 28 anos, impõe-se a pergunta: para quando uma aventura como treinador principal?

    «Sinto-me confortável na função de treinador adjunto porque as principais tarefas da função enquadram-se totalmente naquilo em que me sinto útil e competente. Portanto neste momento não penso de todo em assumir um projeto como treinador principal», justifica.

    Portugal
    Gabriel Pinto
    NomeGabriel Pinto
    Nascimento/Idade1990-03-16(34 anos)
    Nacionalidade
    Portugal
    Portugal
    FunçãoCoordenador de Scouting

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Sul-Americano
    Abel, Artur Jorge e Caixinha em ação
    A última madrugada foi de muita ação nas competições internacionais da CONMEBOL. Três treinadores portugueses estiveram em ação na Libertadores ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    Vic-54 25-04-2024, 09:04
    AS
    asa_scouting 25-04-2024, 08:44
    moumu 25-04-2024, 08:23
    moumu 25-04-2024, 08:21
    moumu 25-04-2024, 08:14
    moumu 25-04-2024, 08:13
    MA
    machete 25-04-2024, 07:39
    Alvite10 25-04-2024, 07:37
    Vic-54 25-04-2024, 06:41
    moumu 25-04-2024, 04:24
    moumu 25-04-2024, 04:20
    Mikhal18 25-04-2024, 04:19
    moumu 25-04-2024, 04:17
    moumu 25-04-2024, 04:15
    moumu 25-04-2024, 04:13
    moumu 25-04-2024, 04:11