betclicpt
      Crónica
      Portugal eliminado do Mundial

      Caído dos céus de Cavani

      2018/06/30 21:10
      Texto por Jorge Ferreira Fernandes

      Não se pode propriamente falar numa questão de sorte ou azar, mas a partida entre Portugal e Uruguai voltou a provar que um maior caudal ofensivo não é, propriamente, sinónimo de mais golos. Portugal despede-se do Mundial depois de ter realizado uma exibição mais condizente com o seu valor, sendo, ainda assim, castigado por dois golos de Cavani contra apenas um de Pepe. 

      Numa partida quezilenta e de muita luta, destaque para os grandes momentos individuais de Cavani, que nem sequer precisou de acabar a partida para ser decisivo no seu desfecho. Portugal teve mais bola, correu mais riscos, mas não foi tão incisivo no último momento, aquele que decide embates tão equilibrados. 

      Muito jogo e pouca uva

      Contra qualquer cuidado excessivo presumível com a organização, Portugal entrou na partida com mais vontade de ter bola e de correr riscos. A ala direita foi renovada, com Bernardo Silva e Ricardo Pereira, mas foi Cristiano Ronaldo o primeiro a criar perigo, através de um remate de meia-distância. O Uruguai, como já se sabia, não precisa de muito para chegar ao golo, e Suárez e Cavani fizeram questão de provar isso mesmo, com uma combinação entre os dois que só acabou com um cabeceamento (meio com o ombro) fulminante do dianteiro do PSG. 

      Em vantagem, os uruguaios, que já se apresentavam numa postura de maior expetativa, tiveram a desculpa ideal para recuar no terreno e jogar no erro luso. Com mais posse de bola e maior domínio territorial do que nas anteriores ocasiões neste Mundial, faltou sempre, contudo, um Portugal mais incisivo no último terço, com Muslera a ter uma tarde mais ou menos tranquila. 

      Patrício acabou na frente
      Numa partida que contou com emoção até ao final, destaque para o lance de Patrício na área uruguaia. Pediu-se penálti, mas a mão do guardião português...

      O plano de jogo da turma de Tabárez era claro: recuar linhas, retirar espaço ao ataque mais ou menos previsível português e ter um meio-campo combativo que fosse um bom complemento à profundidade de Cavani e Suárez. Mais do que muita bola da equipa de Fernando Santos, o que se assistia era a um Portugal sem soluções e monótono no último terço. Era preciso mais para sujar, sequer, o equipamento de Muslera...

      Pepe foi grande, Cavani foi gigante

      Numa outra estrutura atacante, com Ronaldo móvel na frente e Bernardo Silva no apoio, Portugal entrou no segundo tempo mais rápido e objetivo no último terço. Se o campeão da Europa já tinha mais bola e domínio, com a nova fórmula teve, além disso, maior objetividade e mais certezas no seu jogo atacante. Na sequência de um belo cruzamento de Raphael Guerreiro, Pepe subiu ao quarto andar e empatou a contenda. 

      Só que do outro lado estava um oponente pronto a ferir a qualquer momento... Sete minutos passados desde o empate e Cavani decidiu construir uma obra de arte desde a meia esquerda do ataque celeste, com Patrício imponente (e mal colocado, quiçá) na baliza. Era o castigo máximo para uma seleção que não foi premiada, nesse momento, pela sua superioridade...momentânea. 

      Depois de ter sido figura na partida, Cavani saiu por lesão, com direito a gesto de companheirismo de Cristiano Ronaldo ©Getty /

      Tal como aconteceu no primeiro tempo, com o golo, a seleção uruguaia voltou a recuar no terreno e a renunciar, de forma quase total, ao jogo atacante. Pior ainda ficou quando Cavani, o melhor da equipa, foi obrigado a sair por lesão. O resultado foi um crescente de domínio luso, mas também uma crescente complicação no jogo atacante, com a equipa a usar e a abusar dos cruzamentos de Quaresma - Godín e Giménez estão nas sete quintas. 

      Os campeões lutaram até ao fim, deixaram tudo no relvado, mas o resultado não se alterou, depois de uma partida (e de uma fase final) jogada com muito coração e nem sempre com a melhor cabeça. A culpa também foi do Cavani...

      U Sábado, 30 Junho 2018 - 19:00
      Fisht Olympic Stadium
      César Ramos
      2-1
      Edinson Cavani 7' 62'
      Pepe 55'
      Fisht Olympic Stadium
      Lotação47 659
      Medidas105x68m
      Inauguração2013
      FaseOitavos-de-Final
      VIDEOS
      Lances Capitais
      GOLO Uruguai!
      Edinson Cavani marca
      Edinson Cavani marca o seu 2º golo na prova (4 jogos)
      55´
      GOLO Portugal!
      Pepe marca
      Pepe marca o seu 1º golo na prova (4 jogos)
      62´
      GOLO Uruguai!
      Edinson Cavani marca
      Edinson Cavani marca o seu 3º golo na prova (4 jogos)
      A Chave

      Segundo golo de Cavani

      Que grande momento do avançado uruguaio! Portugal tinha acabado de empatar, estava por cima no início da segunda parte, mas o dianteiro do PSG decidiu aparecer no momento certo para carimbar, de forma quase definitiva, a passagem uruguaia. 

      O Árbitro
      César Ramos dirigiu o jogo sem grandes problemas, apesar da agressividade patenteada por ambas as formações. 
      O Melhor
      Os golos de Cavani
      Num jogo não muito espetacular do ponto de vista estético, foi a raça uruguaia a fazer a diferença no confronto com Portugal. Para além de toda a capacidade competitiva, a seleção de Tabárez teve em Cavani um elemento decisivo, com dois grandes momentos. Pese embora a lesão, foi o melhor de um jogo demasiado quezilento. 
      O Pior
      Muita luta...demasiada até
      Com tanto talento em campo, esperava-se mais desta partida, que teve compromisso, mas poucas ideias. Houve luta, raça, muito jogo físico, competitividade, mas faltou sempre qualquer coisa. Salvaram-se os golos de Cavani e a boa entrada na segunda parte por parte de Portugal. 
      Forma
      Uruguai
      2018
      7J
      7V
      0E
      0D
      13-1G
      Portugal
      2018/2019
      Sabia que...by playmaker stats
      Uruguai vence Portugal pela 1.ª vez, ao 3.º jogo
      Portugal perde em fases finais de grandes competições depois de 17 jogos invicto
      Uruguai nos quartos de final do Mundial:
      1954
      1966
      1970
      2010
      2018
      Uruguai nos quartos de final pela 5.ª vez na história

      Fotografias(10)

      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      URUGUAI
      EMPATE
      PORTUGAL
      Comentários (104)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      Portugal
      2018-07-01 15h13m por CR28
      Ricardo Pereira fez BOLA, espero que aqueles que sempre insistiram nele pelo lugar do melhor lateral direito português (Cédric) tenham ficado contentes, foi dos piores em campo.
      Depois o incompetente do selecionador devia querer ir para casa, pois continuou a apostar no Guedes, quando toda a gente via que era um falhanço.
      Enfim, muito longe daquela equipa do EURO 2016. A cena é que depois da fase de grupos do EURO, o incompetente acertou na equipa, no Mundial continuou a ...ler comentário completo »
      NE
      Portugal no Mundial 2018
      2018-07-01 14h11m por Newpor
      Talvez o jogo de ontem tenha sido a melhor prestaçao portuguesa neste mundial, a sorte desta vez teve do lado do Uruguay como uns días antes esteve do lado portugués no jogo com Marrocos ou na última jogada de ataque do Irão que bem podía ter mandado a Portugal para casa na fase de grupos. Desde o Euro 2016 até ontem Portugal contou com o factor sorte do seu lado em momentos cruciais, o qual tem disfarçado o jogo cinzento da selecção. Há orden e rigor tático mas falta mais velocidade de circ...ler comentário completo »
      Milagres não duram para sempre
      2018-07-01 13h46m por AsCo
      Desde o primeiro jogo da selecção que era esperado isto, se bem que se fez a melhor exibição neste jogo, foi curto. A selecção deixou uma péssima imagem pelo futebol medíocre praticado, e neste jogo o CR7, passou completamente ao lado, não deu uma para a caixa
      PI
      Jogo
      2018-07-01 12h54m por Pinho352
      A diferença esteve na agressividade do meio campo, na eficácia no ataque e na segurança defensiva. Em três pequenos grandes aspectos do jogo os uruguaios foram superiores, aliás nem se preocuparam em renunciar ao ataque nos últimos 30 minutos e jogando quase com 10 (Cristian Rodriguez jogou?), se bem que é jogo que a maioria dos espectadores não gosta, mas perante a inoperância e previsibilidade ofensiva de Portugal, só um golo "caído do céu" daria o empate depois do 1-2.
      Ganharam...ler comentário completo »
      Jogo
      2018-07-01 12h43m por boixos_nois
      Uruguai, mais forte e mais competente o seu tipo de jogo, não é por dar bola a Portugal que significa que seja uma equipa fraca, antes pelo contrário, sabem jogar com bola e sem ela. As duas vezes que tiveram o jogo empatado, colocaram-se na liderança rapidamente. Muito fortes tacticamente, um conjunto que não será fácil para equipa nenhuma, levar de vencido. De salientar na minha opinião, grande jogo de William, contrastando com Adrien que sempre disse e digo, como é possível jogar...ler comentário completo »
      PE
      sofintas
      2018-07-01 12h19m por PERAMANCA
      Deixa-o a falar sozinho meu caro é o melhor que fazes , há anos que não lhe respondo , ele bem tenta , mas não tem hipótese , o meu nivel não é para users como ele .
      Desde sempre que tenho dito por aqui que ninguém leva nada as costas “ ninguém “e o tempo tem me dado toda a razão Mbappe ontem fez mais um jogao , mas teve de ter uma equipa por detrás, Maradona ganhou um mundial , mas teve uma equipa por de traz ou alguém pensa que Maradona levou as costas Burruchaga, Valdano , Sergio bat...ler comentário completo »
      SA
      FS
      2018-07-01 12h02m por sandocha
      Abdicou do tampão do lado direito a pedido de muita gente. Lixou se.

      Para além do mais foi absolutamente injusto quando o Cedric a par do William tinga sido o melhor contra Marrocos
      SA
      Sem Cedric já sabia
      2018-07-01 11h59m por sandocha
      Tunisia 2 Suécia 2 Holanda 4. . . . golos sofridos sem Cedric

      Agora mais 2 contra o Uruguay. . . . 1 tem início na direita e o outro é o Ricardo todo desposicionado

      Qd vi o line up disse logo que iamos perder.
      Estou como JJ no futebol é preciso saber ver.
      Portugal no Mundial 2018
      2018-07-01 11h15m por bludouro
      Portugal ontem fez o seu melhor jogo deste Mundial - simplesmente porque era obrigatório o fazer! Foi inquestionavelmente e estatisticamente superior ao seu adversário mas taticamente inferior, a não ser que Cavani não se tivesse desmarcado com êxito na sua primeira "visita" à baliza lusa em cada uma das partes do desafio. E por falar em táctica, julgo que o 4-4-2 concebido por Fernando Santos era de facto o mais propício para este encontro, assim como fez bem em fazer entrar Quaresma entrar...ler comentário completo »
      FR
      Portugal
      2018-07-01 10h38m por Freamunde1933
      Caímos cedo de mais, mas por culpa própria.
      Neste jogo, sabendo que jogávamos contra, provavelmente, a melhor dupla de centrais do mundo, colocar Gonçalo Guedes foi um rebuçado para o adversário; depois mexemos tarde e mal; João Mário devia ter saído na vez de Adrien e Bruno Fernandes devia ter entrado, já que os cruzamentos não estavam a resultar, a meia distância de Bruno Fernandes podia resultar.
      Quanto ao jogar bem, acho que fomos melhores do que nos últimos jogos, m...ler comentário completo »
      SA
      ruipatricio
      2018-07-01 10h34m por Saraiva313
      Eu referi que o Uruguai tambem é um pais pequeno que faz muito. Parabens para eles.
      Eu pessoalmente vejo a seleção, porque é a equipa que mais gosto, ainda mais que o meu clube, se ganharmos ou não isso é um extra para mim.
      Sem contar que o futebol se tornou ultra elitista, onde só as equipas populares importam, por isso a seleção permite combater um pouco isso, apesar de não sermos levados a serio na mesma em seleções.
      Selecção Portuguesa
      2018-07-01 10h22m por batuko
      Neste mundial não tivemos a sorte que acompanhou-nos no Euro 2016, gostava que Portugal tivesse passado, mas Fernando Santos não fez as escolhas mais correctas.
      Gonçalo Guedes - falha muito, e alguns golos eram fáceis
      João Mário - uma arrastadeira em campo
      Guerreiro - veio de uma lesão complicada e é titular, em vez de pôr o Mário Rui que foi titularíssimo na sua equipa.

      Vejam a diferença de entrega dos jogadores do Uruguai e de Portugal, os de urugua...ler comentário completo »
      Darth_Kenobi
      2018-07-01 09h43m por da_ni82
      https://goalpoint. pt/os-melhores-da-liga-nos-201 7-18_58707/2

      ". . eu não vou em ilusões, eu vou a factos e estatísticas: "

      Aí tem a estatística que diz que o lateral direito de meio de tabela afinal foi dos melhores da Europa. Lateral direito de meio de tabela que afinal foi campeão incontestável em Portugal. Mas aqui tanto se defende que na selecção não há clubismos, mas isto é tudo muito bonito para se justificar não se levar jogadores do Porto.
      Em...ler comentário completo »
      Cavani
      2018-07-01 08h49m por rafaelborges99
      Trocava o Ronaldo pelo cavani de olhos fechados. . . Que espírito combativo, a lesão é resultado da entrega que fez pela honra do seu pais, atacava, vinha atrás, sem palavras. O Ronaldo deve pensar que a equipa joga para ele. . . Enfim, sempre à espera que a bola caia à frente dele para fazer um golito. Ah e tal "melhor do mundo". . . .
      AZ
      Mais uma miséria!
      2018-07-01 08h24m por azulado
      Em primeiro, o Fernando Santos mostrou que não tem a minima ideia de tácticas de futebol ou de estudar as outras seleções.
      Em segundo, excepto a Ronaldo, o resto da seleção são uns simples pseudo- estrelas. . . não sabem lutar, passar a bola, sem qualidade. . . pareciam estátuas de porcelana.
      A única a fazer, é limpar a selecção: todos os jogadores com mais de 25 anos não deviam ser selecionados pra reconstruir e certamente, o Fernando Santos ganhou alguma coisa porque tinha o Ronaldo.
      Jogo mau do lado Português
      2018-07-01 07h07m por Triper
      O pior erro desde logo foi começar com William e Guerreiro a titulares. Ambos já tinham dito que estavam a jogar mal e precisavam de ser outros nos seus lugares mas o homem decidiu mexer noutros. . .

      Depois é como aqui dizem e eu farto-me de frisar - jogar para o Ronaldo é mata jogo no nosso lado.

      A equipa perde tanto tempo a pensar em focar-se nele que esquece-se do resto.

      O que mais me meteu impressão foi que ele ainda por cima parecia que tinha...ler comentário completo »
      SL
      Manuel Fernandes
      2018-07-01 03h57m por SLB_PFAA
      O pior é ver gente a enxovalhar o Manuel Fernandes, o gajo nem teve oportunidade de jogar e hoje entrou para jogar 5 minutos e esteve bem. E depois é simplesmente triste ver gente que coloca os clubes à frente da seleção.
      SO
      Fifaforever_ret urns
      2018-07-01 03h19m por sofintas
      e dizias: "mas isto não vai durar para sempre, este ritmo, a mae natureza, não permite!

      O Peramanca alguma vez disse isso?! Humm. . . não creio. Nem essas palavras nem nada com semelhante significância, estou convicto. Desde logo, porque isso não é uma coisa encaixável na realidade. Não estarás, mais uma vez, a faltar à verdade (como é teu apanágio)? Esta hipótese sim, é mais verosímil.

      E "o ritmo da mãe natureza" (aspas em relação ao que dizes, não...ler comentário completo »
      Bigshaq
      2018-07-01 02h50m por FIFAforever_returns2
      " Também nunca ajudou o facto da imprensa portuguesa fazer dele o que nunca foi. Dizer diariamente "o melhor do mundo fez umas corridas e trabalho de ginásio"; "o melhor do mundo respondeu ás perguntas dos jornalistas"; "o melhor do mundo foi á casa de banho ás 18:13 da tarde e demorou 7 minutos"; "cristiano, cristiano, cristiano, cristiano, cristiano (antes de cada livre direto)"; porque isso é falso, não é por dizer muitas vezes que passa a ser verdade srs. jornalistas.
      LOOOOOO...ler comentário completo »
      PERAMANCA
      2018-07-01 02h45m por FIFAforever_returns2
      Ahah, deve-te saber mesmo bem finalmente poderes dizer isso. . . andaste anos a aziar, porque o Ronaldo enquanto teve força e velocidade era imparável, e durante muitas épocas tu andaste aziado, e dizias: "mas isto não vai durar para sempre, este ritmo, a mae natureza, não permite! " basicamente esperaste que ele ficasse velho para agora vires dizer isso. . . do ele não carrega, tem que ser servido, agora sim é verdade. . . já Messi sempre dependeu dos colegas, e quando eles não aparecem em jogos de elevado grau, ardeu. . .
      Selecção
      2018-07-01 02h01m por da_ni82
      Vejo todos a cascar no Ricardo, a suspirar pelo Cedric. . . até parece que o nunca sofremos golos do flanco direito com ele. Cria-se os mitos e depois é repetir até à exaustão. No primeiro golo ele não conseguiu evitar o centro e no segundo tinha ido ao centro cobrir a subida do Pepe. Erro erro foi quando se deixou comer pelo Cavani na bola longa mas aí não deu golo. E ajudou no ataque várias vezes e terá sido dos que mais cruzou.

      Quanto à selecção Não era difícil de espera...ler comentário completo »
      PE
      Bla Bla bla bla bla
      2018-07-01 01h27m por PERAMANCA
      A verdade meus caros é que ninguém leva nada as costas , a imprensa é que cria estes mitos , Cristiano leva o real as costas e bla bla bla bla e depois vimos este ano por exemplo uma meia final e uma final da champions onde Cristiano não apareceu , mas os seus colegas la estavam , Cristiano e grande mas não leva nada as costas !
      Cristiano é um brutal goleador , mas precisa de ser servido, hoje vi ele na área a desmarcar como so ele sabe e como o vejo tantas e tantas vezes no real so qu...ler comentário completo »
      PE
      IkerCasillas_FC P
      2018-07-01 01h08m por PedroFCP_Returns
      100% de acordo.
      Responsabilidad e 100% F. S.
      2018-07-01 00h36m por JAOF
      Correcção. . .
      "hoje encontramos uma EQUIPA"
      Pergunta ao F. S.
      2018-07-01 00h33m por JAOF
      Tanta coisa havia para falar, desde o esquema táctico e os jogadores escolhidos para ele, tal como o papel dado à cada um. . .

      . . . mas posso ser mais breve e passar a ideia do desnorte da Seleção:
      Porquê que os laterais têm medo de ir a linha de fundo, e quando lá vão, não cruzam, mesmo com 3 ou 4 colegas na área, e preferem parar e voltar para trás com a bola. . . até mesmo quando a perder é nos últimos minutos de jogo!?

      PS:
      É que nos clubes não jogam assim. . . apenas quando chegam à Selecção
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      Andrei_Arshavin_10 11-07-2020, 05:02
      TG
      TGQ08 11-07-2020, 04:12
      TG
      TGQ08 11-07-2020, 04:08
      Gilista1924 11-07-2020, 03:51
      Gilista1924 11-07-2020, 03:40
      Gilista1924 11-07-2020, 03:36
      JustaCausa 11-07-2020, 03:36
      Gilista1924 11-07-2020, 03:22
      MI
      Mika2000 11-07-2020, 03:14
      FE
      Fernandinho 11-07-2020, 03:12
      vnlf 11-07-2020, 03:01
      Conquistador17 11-07-2020, 02:57
      vnlf 11-07-2020, 02:48
      ReturnoftheEagle 11-07-2020, 02:42
      vnlf 11-07-2020, 02:35
      vnlf 11-07-2020, 02:33