Crónica
Portugal empata sem golos em Bruxelas

Anulados mas fortalecidos

2018/06/02 21:43
Texto por Jorge Ferreira Fernandes

Empatar a duas bolas com a Tunísia, em casa, depois de estar com uma vantagem de dois golos, não deixa boa imagem a ninguém, muito menos para um campeão da Europa. Desta vez, o adversário era mais forte e Portugal tinha a obrigação de criar outra sensação. Ela chegou, apesar do jogo ter terminado sem qualquer golo para ambas as formações. 

O início foi complicado, a seleção belga demonstrou a sua força, mas nem por isso a turma de Fernando Santos se acanhou. A nota acabou francamente positiva, com fórmulas distintas de atacar o adversário e uma sólida e consistente postura lá atrás. 

De menos a uma espécie de bom mais

Com uma autêntica constelação de estrelas nas suas fileiras, a Bélgica entrou na partida a mandar, como uma forma de demonstrar, porventura, diante do campeão europeu em título, que vai á Rússia para fazer bem mais do que turismo. Muita mobilidade, muita qualidade técnica - quem tem Hazard, De Bruyne, Mertens pode ferir a mais perfeita das organizações - e muito caudal ofensivo, com Portugal a responder como podia e a tentar (sem sucesso) algumas combinações ofensivas. 

Mas o pior foi passando...Com o decorrer do primeiro tempo, a seleção nacional começou a roubar o domínio territorial ao adversário, que se remeteu a uma postura de menor proatividade. A equipa de Fernando Santos, com muita mobilidade na frente - as trocas posicionais entre Gelson e Bernardo foram uma constante -, construiu uma série de lances e combinações ofensivas, que nunca tiveram o fim desejado. 

Vertonghen homenageado
Antes da partida, houve direito a parabenização para o central do Tottenham, que cumpriu a internacionalização número 100 na partida diante de Portugal - é o mais internacional de sempre

Bernardo Silva, Gelson Martins e Gonçalo Guedes até criaram oportunidades flagrantes, mas a finalização não quis nada com a equipa das Quinas. Uma primeira parte de menos a mais, que mostrou várias caras da seleção nacional, com a última a exaltar uma equipa capaz de deixar boas sensações nos relvados czares. Faltava o golo para dar corpo às oportunidades. 

Menos intensidade, a mesma história

Mesmo sem demonstrar o mesmo caudal e pujança ofensiva, a seleção belga voltou a entrar mais forte no segundo tempo. Com quatro unidades diferentes, a equipa de Martínez nunca conseguiu, ainda assim, descobrir os melhores caminhos para travar a organização competente do campeão da Europa. Para além do mais, a turma caseira sofreu ainda um forte e preocupante revés: Kompany queixou-se e saiu antes do equador da etapa complementar. Dores de cabeça, poucos dias antes do início do mais importante dos certames.

Portugal não criou os mesmos lances de perigo no segundo tempo, mas a turma de Fernando Santos não perdeu, ainda com algumas mudanças, o sentido coletivo e de organização. Com segurança atrás e criatividade e inteligência de movimentos na frente, a seleção nacional continuou no segundo tempo, com menos fulgor, é certo, com boas ideias e fórmulas para ferir o adversário, que, diga-se, poucas vezes foi na cantiga - aquando da perda de bola, a seleção belga recuava e dava poucos espaços. 

O ritmo baixo passou a ritmo de treino à medida que o minuto 90 se foi aproximando e nem mesmo os quatro minutos de compensação resultaram em grandes oportunidades até ao final. Segue-se a Argélia, na Luz, antes da viagem para a terra dos czares. 

U Sábado, 02 Junho 2018 - 19:45
Stade Roi Baudouin
Viktor Kassai
0-0
Stade Roi Baudouin
Lotação50 122
Medidas106x66
Inauguração1930
FaseJogos Amigáveis
VIDEOS
A Chave

A salvação pós início de jogo

Com mais dificuldades nos primeiros minutos, a seleção nacional sobreviveu à entrada forte dos belgas, conseguindo partir para uma exibição de qualidade e, essencialmente, consistente. 

O Árbitro
O experiente Viktor Kassai dirigiu o jogo sem grandes problemas. 
O Melhor
Sentido coletivo à campeão
Depois de muitos particulares cinzentos, com exibições irregulares problemas defensivos que criaram mau estar em Fernando Santos (o próprio admitiu problemas atrás), Portugal voltou a dar muito boa imagem de si própria. Uma equipa segura, consistente e com ideias no momento de ter a bola. Sensações que favorecem uma equipa que chega à Russia com responsabilidades acrescidas. À campeão. 
O Pior
Entrada tremida
Portugal sai do amigável de Bruxelas com nota claramente positiva, mas os primeiros 20 minutos devem ter dado umas valentes dores de cabeça a Fernando Santos. A seleção nacional entrou mal na partida, deu o domínio ao adversário, que teve espaço para quase tudo...faltando apenas o golo. Algumas desorientações que não mancharam uma exibição globalmente positiva. 
Forma
Bélgica
2017/2018
1J
1V
0E
0D
4-0G
Portugal
2017/2018
3J
1V
1E
1D
4-6G
Sabia que...by playmaker stats
7.º empate entre Portugal e Bélgica, é o resultado mais típico entre as duas seleções:
6 vitórias Portugal
7 empates
5 vitórias Bélgica
7 meses depois Portugal volta a não sofrer golos num jogo:
E 0-0 Bélgica
V 3-0 Arábia Saudita
Foram 4 jogos consecutivos a encaixar golos [Estados Unidos, Egito, Holanda e Tunísia]
Portugal só venceu um, com reviravolta nos descontos, dos últimos 5 encontros:
E 0-0 Bélgica
E 2-2 Tunísia
D 0-3 Holanda
V 2-1 Egito
E 1-1 Estados Unidos

Fotografias(18)

Bélgica x Portugal - Jogos Amigáveis 2018 - Jogos Amigáveis 
Bélgica x Portugal - Jogos Amigáveis 2018 - Jogos Amigáveis 
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
BÉLGICA
EMPATE
PORTUGAL
Comentários (32)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Bélgica- Portugal
2018-06-07 09h41m por moumu
Depois do mau jogo contra a Tunisia acho que Portugal jogou melhor neste jogo.
RS
Portugal_no_Mun dial
2018-06-03 13h44m por Rsoares67
Boa análise, gostei de ler.
portistas
2018-06-03 13h37m por slb_pride
O Ricardo tem de ser titular, o ruben neves ou o sergio oliveira tinham q ser convocados, enfim só os vossos (ou formados no porto) é que são bons. Sinceramente Ricardo à esquerda havendo Raphael é para rir. Sergio Oliveira?? Tipo o que é que acrescenta à equipa? É um jogador banalissimo, não chega ter vontade, é preciso mais. O ruben neves admito que podia ter sido convocado, mas sergio oliveira por favor. . .
PO
O melhor Portugal
2018-06-03 11h53m por Portugal_no_Mundial
Ontem fizemos um bom jogo a defender e esse deve ser o plano do FS. No centro da defesa acho que o Fonte agarrou o lugar ao lado do Pepe. E também ficou bem claro que Cédric é um defesa, enquanto que o Ricardo é um lateral/ala direito. Na esquerda o Raphael Guerreiro está claramente a precisar de jogar para recuperar forma e apesar de não ter estado tão bem como os restantes, deve ser ele o preferido do FS (e o meu também). Do meio campo para a frente, tirando o William, o Bernardo Silva...ler comentário completo »
PE
11 para o Mundial
2018-06-03 11h13m por PedroFCP_Returns
GR: Patrício
DD: Ricardo
DC: Pepe
DC: Fonte
DE: Guerreiro
MDF: William
MC: Moutinho
MCO: João Mário
ED: Bernardo
EE: Ronaldo
PL: André Silva
O 11 de Portugal no Mundial
2018-06-03 09h38m por TheFCPorto
Irá tem que ser:
Rui Patrício
Ricardo Pereira
Pepe
Fonte
Gu erreiro
William
Moutinho /Manuel Fernandes
Bernardo Silva
João Mário
Cr7
André Silva
Os-ANJOS - Concordo
2018-06-03 03h52m por FinalFantasy
Que hoje fez um grande jogo.
Bem melhor que no anterior.
Aqui neste não comprometeu em 2 golos.
:)
OS
Ruben Dias
2018-06-03 02h22m por Os-ANJOS
Obrigatoriamente titular. Hoje fez um belissimo jogo.
Jogo fraco
2018-06-03 00h43m por Triper
que só tive pena ser estragado pelas lesões do lado dos Belgas.

A meu ver vai ser preciso chamar o Rúben Neves (a meu ver já deveria lá estar, tem muita qualidade!) porque com o Adrien com problemas e o William neste estado miserável, como já tinha frisado antes ao ponto de o achar nem sequer em condições para ir ao Mundial, vamos precisar de mais alguém naquele meio-campo.

E não sei porquê mas gostei mais de ver o Gélson hoje em campo que no Sporting. Parece ...ler comentário completo »
AN
Notas curtas
2018-06-03 00h12m por angryagain
Minha avaliação:

Beto - Bom (mas falhou uma saída perigosa)
Cedric - regular, algumas dificuldades a defender às vezes, a atacar fez pouco
Pepe - Muito bom
Fonte - Bom
Raphael - Bem, mas falhou muitos passes na 1ª parte
William - Mediano, sobretudo pq foi muito lento a acompanhar os médios belgas que entravam pelo centro
Moutinho - Muito bom, taticamente perfeito, é o pêndulo da seleção
João Mário - Boa técnica mas sinto que f...ler comentário completo »
litoslima, deadline dos 23 escolhidos
2018-06-02 23h55m por Darth_Kenobi
É a FIFA que define as datas limite, mas os selecionadores podem tomar a decisão mais cedo:

2018-Maio-14 - data limite para lista de 35 pré-selecionados, que não precisa de ser pública.

2018-Junho-4 - data limite para decidir, e publicar, os 23 escolhidos para o Mundial.

Fernando Santos preferiu definir o grupo primeiro, e ter os jogos de preparação depois, dando confiança aos selecionados e focando-os na preparação, em vez de os ter nervosos a disputarem um lugar, e na dúvida sobre se teriam ou não um lugar.
Portuguescomorg ulho1
2018-06-02 23h43m por Darth_Kenobi
O chip do Rui Patrício já estava bom antes, tinha era um bug (BdC) no software (SCP), e só precisava era de mudar de ares para voltar aos 100%.

Deixou de haver problema assim que acabou a época. Não volta à Academia "Al-Qaeda" de Alcochete (peço desculpa aos afegãos pela comparação. . . ), saiu do país, livrou-se do Bruno "Kim Jong-Un" Carvalho (peço desculpa ao norte-coreano pela comparação. . . ), vai assinar o contrato da sua vida, não volta a ter de levar com a Juventu...ler comentário completo »
Bel x Arg (comparação)
2018-06-02 23h34m por PalancaFCP
Quanto a Argentina, vi um comentário abaixo comparando-os com a Bélgica. Nada a ver! Basta ter em conta o último mundial ou copa América. Foram claramente superiores a Alemanha que brindou o Brasil em casa por 1-7 e contra o Chile não venceram a final nos pênaltis. Então não vejo mesmo termo de comparação com a Bélgica.
Lapso na preparação
2018-06-02 23h32m por Darth_Kenobi
Lapso na preparação é o que tenho a chamar à opção de dar apenas 5 minutos de jogo ao Bruno Fernandes.

Boa notícia é a não utilização de Bruno Alves. Será 4º central, e espero que nunca venha a ser necessário.

2º jogo de preparação, 2ª vez a jogar com trinco, 2ºs 90 minutos de William Carvalho. Confirma-se o erro de casting que foi não levar dois nºs 6 ao Mundial, nomeadamente o Rúben Neves no lugar do lesionado Danilo Pereira.

A seleção volt...ler comentário completo »
PT
2018-06-02 23h31m por PalancaFCP
Não é de hoje que Portugal joga melhor contra selecções do mesmo nível ou superiores. Temos um bom conjunto, individual e colectivamente, ao contrário da Bélgica que é boa apenas individualmente.
Jogo
2018-06-02 23h02m por Tiago_Valente
Viram-se alguns rasgos dos 3 homens da frente mas não têm ainda maturidade e demoram muito tempo a decidir.
Hoje o Pepe jogou o jogo todo e isso notou-se na defesa não sofremos nenhum golo apesar do Beto ter se saído muito mal dos postes talvez a única fraqueza dele, a saida dos postes.
LI
Portugal
2018-06-02 22h39m por litoslima
Quem decide a data a que se tem de decidir a convocatória? Não era mal pensado decidir os 23 mais tarde, gostava de ver jogadores da pré-convocatória a ser testados nestes amigáveis. Paulinho, Sérgio Oliveira e Rúben Neves principalmente.

Quanto ao jogo, bastantes melhorias. O José Fonte ganhou bastante pontos a titular, Moutinho também, William a estar em grande forma. No ataque faltou um ponta de lança (por isso falar no Paulinho), mas no Mundial vamos jogar com o Rona...ler comentário completo »
Ah uma Nota. . .
2018-06-02 22h39m por DoLB1
. . . para a Belgica: à uns 4 anos disse que esta seleçao poderia ser um quebra cabeças dado à qualidade do plantel que apresenta. Os jogadores estão lá mas de facto nao jogam mt bem em equipa. . . tinham qualidade (a meu ver) de causar grandes problemas a qualquer seleçao hoje em dia. Parece-me outra Argentina, grandes jogadores mas depois nos momentos importantes nao se mostram. Vamos la ver se nao estou enganado
Portugal
2018-06-02 22h37m por DoLB1
Ja no ultimo jogo gostei de ver alguns ataques, boas trocas de bola, seguras, sem grandes riscos. . . no entanto falta qq coisa no ataque! A ida do André Silva acho q será escassa, devia ter ido mais um PL e abdicar de alguem no meio campo.

No entanto gostei de ver a forma como defendemos.

Eu nao sou treinador e ao longo deste tempo todo a ver bola continuo sem perceber a intençao de, em jogos amigaveis, se fazer substituiçoes a partir dos 80 minutos. Par...ler comentário completo »
lil_BITW
2018-06-02 22h34m por FIFAforever_returns2
" so nao dao golo pq nng da belgica chega a bola. . . "
É como digo, parece que nem se esforcam! em muitos momentos do jogo foi visível isso. . . tanto na defesa como no meio campo como no ataque. . . não sei se é ego a mais, se é da tactica que saiu furada e uma coisa levou a outra, mas e apesar de nos primeiros 25 minutos terem encostado Portuga às cordas, e tive aí sim tive muito medo que Portugal sofresse um golo cedo e levasse consequente cabaz. . . mas depois da primeira mei...ler comentário completo »
A continuar assim a empatar. . .
2018-06-02 22h30m por Raen
. . . ganhamos o Mundial!!
notas para o futuro
2018-06-02 22h26m por FIFAforever_returns2
Beto neste momento claramente o 2do melhor guarda redes. . . defesa titular contra grandes equipas: raphael guerreiro/pepe/fonte/cedric. . . (para defender melhor). . . contra Marrocos e irao: raphaeç guerreiro/pepe/ricardo dias/ricardo. . . (para dar mais velocidade). . . meio campo titular: joao Moutinho/Adrien/Bernardo Silva/Gelson
(william é bom a defender, mas é mt lento, e em alta competição isso paga-se caro. . . perferia Danilo, mas não ah Danilo). . . ataque: Ronaldo e Andre Silva.
Grande jogo de Portugal !!
2018-06-02 22h20m por FIFAforever_returns2
Muito bom! admito que nunca pensei que Portugal saísse "vivo" desta partida! estava certo que iriamos perder, e temia uma possível goleada que poderia afetar a confiança dos nossos jogadores em si próprios para o Mundial. . . mas felizmente isso não aconteceu, e tal como no Europeu Portugal a mostrar que quando quer defender com unhas e dentes dificilmente sofre.
Nota negativa para a Bélgica, que comprovou um ditado ja antigo. . . uma coisa é ter um conjunto de jogadores muito bons, ...ler comentário completo »
Portugal
2018-06-02 22h08m por RN123
Gostei deste jogo, principalmente a nível defensivo.
Parece que Pepe e José Fonte continuam a dar garantias na defesa.
Com Ronaldo no ataque, o desfecho seria outro. . .
No próximo jogo é para ganhar com uma boa exibição, frente à Argélia.
PE
Quanto ao jogo
2018-06-02 22h06m por PedroFCP_Returns
gostei, entrámos mal em ambas as partes mas depois conseguimos estabilizar e criar várias oportunidades para marcar. Melhores foram Bernardo, João Mário e Guedes (apesar de ter entrado mal mas depois acrescentou e fez jogar) e Gelson definiu mal muitos lances na hora de finalizar e a defesa muito melhor em relação ao último jogo embora o Guerreiro continue muito macio a defender mas já me pareceu com mais ritmo tal como o William.


E aquelas substituições perto do fim pouco ou nada acrescentaram.
12
OUTRAS NOTÍCIAS
VSC 1-0 PSC em direto!
GOLO V. Guimarães! Léo Bonatini marca Acompanhe aqui o V. Guimarães x Portimonense em direto e ao minuto, com todas as estatísticas e as curiosidades mais interessantes.
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
PE
PERAMANCA 08-12-2019, 15:07
VE
velho_do_restelo 08-12-2019, 15:05
Porto1985 08-12-2019, 14:58
PE
PO
PortoDragao 08-12-2019, 14:51
VE
velho_do_restelo 08-12-2019, 14:45
PE
PERAMANCA 08-12-2019, 14:38
Samir17 08-12-2019, 14:38
BlankSpace 08-12-2019, 14:35
PO
PortoDragao 08-12-2019, 14:31
FIFAforever_returns2 08-12-2019, 14:26
Samir17 08-12-2019, 14:26
Daniele 08-12-2019, 14:24
FIFAforever_returns2 08-12-2019, 14:24
FIFAforever_returns2 08-12-2019, 14:19
PE
PERAMANCA 08-12-2019, 14:15