placardpt
      Resultados da Ledman LigaPro

      Académico acaba em terceiro; União desce nos descontos; Benfica ganha clássico

      Está praticamente terminada a Ledman Liga Pro (falta o jogo da consagração do campeão Nacional) e as contas feitas depois dos jogos desta manhã ditaram algumas inversões.

      Desde logo, no topo da classificação. Já promovido no segundo lugar, o Santa Clara foi a Viseu fazer a festa e acabou por ver o adversário celebrar o terceiro lugar, fruto de uma vitória por 2x1 (bis de Sandro Lima) que pode ser importante atendendo à hipótese de perda de pontos dos açorianos.

      A subida na classificação aconteceu porque a Académica perdeu na Póvoa por 1x0 (golo de Rúben Macedo) e porque o Penafiel só conseguiu empatar (1x1) na ida à Covilhã, graças ao golo de Fábio Fortes em cima do minuto 90.

      Mais em baixo na classificação, houve clássico em equipas B e o Benfica superiorizou-se ao FC Porto B. Ola John abriu o ativo no seu regresso (leia aqui), Gedson e Heriberto ampliaram para o 3x0 final.

      Em Alcochete, o Braga B foi derrotado por 1x0, com Paulinho a fazer o único golo do Sporting, e esteve muito perto de descer.

      Tal só não aconteceu porque, nos descontos, o Cova da Piedade fez o 3x2 contra o União da Madeira, que tinha recuperado de dois golos de desvantagem e que assim caiu para o Campeonato de Portugal.


      Quadro completo (Jornada 38):


      Ledman LigaPro 2017/2018: veja aqui tudo sobre a edição

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      hc_aavik
      2018-05-12 16h43m por slbgdp
      Pois, é aí que está o absurdo.

      O problema não é o facto de haver duas série na Elite da AF Porto e depois apuramento de campeão. O problema é fazerem uma final entre os vencedores das séries em campo neutro, darem um título de campeão ao Leça e depois o Leça pode ficar a arder ficando em 3º ou 4º na liguilha. Nessas condições absurdas, que se dane o título de campeão, o que interessa mesmo é subir.
      slbgdp - Leça campeão mas. . .
      2018-05-12 16h40m por hc_aavik
      Está na moda inventar modelos competitivos diversos.

      De facto, o Leça é campeão, mas pode não subir se ficar em segundo (previsivelmente terceiro devido a tal vaga do Sporting B) no playoff (miniliga de 6 jornadas, com as quatro equipas).

      hc_aavik
      2018-05-12 16h36m por slbgdp
      Aparentemente, sim, é isso. Não consigo perceber porque é que a AF Porto fez um jogo de apuramento de campeão distrital entre o Leça e o Aliados de Lordelo e agora há uma liguilha a 4 para a subida ao CP. Quer dizer, se há liguilha, a final serve para quê?

      Aproveitando a boleia, se eventualmente o Marítimo B for chamado para a Segunda Liga para preencher a vaga de alguma equipa B desistente, a FPF haverá de chamar outro 2º classificado dos distritais para o CP (aqui já não sei se será o 2º da AF Braga ou o 2º da AF Lisboa).
      Vaga Sporting B - Leça, Paredes, Lordelo
      2018-05-12 16h30m por hc_aavik
      Bom, então sendo, a vaga seria destinada ao finalista derrotado do playoff da AF Porto, jogado entre Leça, Valadares, e as duas equipas do município de Paredes, Aliados Lordelo e Paredes.
      SantaClaraPD
      2018-05-12 16h18m por dgc98
      O problema não está tanto na parte do treinador ter nivel IV, mas sim em o Sta. Clara ter jogado três jogos em que não respeitou o regulamento da liga em relação a inscrever o número de jogadores sub-23 mínimo na ficha técnica de jogo.
      we0ron
      2018-05-12 16h18m por slbgdp
      De nada ;)

      Julgo que a diferença tem que ver com o "salto" do Campeonato de Portugal/II Div. B para a Segunda Liga, os clubes têm que fazer grandes mudanças na estrutura (criação de SAD/SDUQ) e obedecer a certos critérios de condições nos estádios, etc.

      A FPF não tem esse problema, sendo assim privilegia os segundos dos distritais em detrimento de equipas que desceram "em campo".
      hc_aavik / we0ron / carlos_batuta
      2018-05-12 16h14m por slbgdp
      4º Para a próxima época, o Campeonato de Portugal contará 3 equipas despromovidas (União, Gil Vicente e Real), 48 equipas que se mantiveram, 20 campeões distritais/regionais e mais 1 equipa para tapar o buraco do Sporting B (presumivelmente será o segundo classificado da AF Porto, tendo em conta o critério habitual de seleccionar a maior AF);

      5º Ao carlos_batuta, que mencionou certos clubes, isso aconteceu principalmente em 2012, antes da época 2012/13, última antes da cr...ler comentário completo »
      slbgdp
      2018-05-12 16h06m por we0ron
      Obrigado pelo esclarecimento, interessante notar a dualidade de criterios entre a federaçao e a liga em relação as repescagens.
      hc_aavik / we0ron
      2018-05-12 16h01m por slbgdp
      Há já algum tempo que não fazia login aqui mas vendo aqui algumas dúvidas sobre subidas, descidas e repescagens, achei por bem ajudar:

      1º Na Segunda Liga descem União, Sporting B, Gil Vicente e Real. O Sporting já fez saber que vai acabar com a equipa B, portanto na prática descem três equipas;

      2º As outras 4 equipas B da Segunda Liga conseguiram a manutenção. Se alguma delas for extinta, o Marítimo B será "promovido", uma vez que já fez a inscrição na Liga...ler comentário completo »
      we0ron - Marinhense vs Santa Iria
      2018-05-12 16h00m por hc_aavik
      A questão é que os campeonatos já terminaram, ou estão quase a terminar. Não haverá tempo para esse playoff.
      Vaga do Boavista no CNS
      2018-05-12 15h59m por hc_aavik
      No ano do Boavista, julgo que foi convidado o Perafita da AF Porto. Mas houve um ano em que foi convidado o Camacha da AF Madeira, devido a desistência do Cruzado, também da AF Madeira. Por este exemplo, seria convidado o Santa Iria, atual segundo classificado da AF Lisboa.
      carlos_batuta
      2018-05-12 15h49m por we0ron
      Muito obrigado pela a infomação.

      Penso que neste caso sera a AF Porto a premiada.
      hc_aavik
      2018-05-12 15h46m por we0ron
      Façam um play off semelhante ao da subida

      8 equipas despromovidas, 1 boia de salvação.

      Como foi quando o Boavista subiu do CPP? Desceu menos uma equipa da serie do Boavista?

      Penso que é o unico precedente semelhante. . .

      A vaga do Spoting deveria sempre ser ocupada por uma equipa do CPP, nunca das distritais na minha opiniao.

      Ou entao façam um playoff entre o Marinhense e o St Iria (tipo o Paços vs Aves).
      Vaga do Sporting B
      2018-05-12 15h45m por carlos_batuta
      Em anos anteriores, o preenchimento de vagas na 3ªdivisão/2ª divisão B/CNS/CPP foi feita repescando clubes dos distritais, em detrimento das equipas que tinham acabado de ser despromovidas.

      A repescagem começa pelo 2 classificado da Associação de Futebol Distrital com melhor "ranking" - habitualmente era a AFPorto, depois a AFLisboa, AFBraga. . . por aí fora.

      O ranking é determinado pelo nr de clubes nos campeonatos nacionais.
      Houve anos em que, se u...ler comentário completo »
      we0ron - Marinhense, Canelas ou Stª Iria
      2018-05-12 15h41m por hc_aavik
      Visto os regulamentos serem a trapalhada que são, e para que houvesse o menos confusão possível, manter-se-ia o Marinhense, por melhor diferença de golos. Talvez seja injusto, visto que o Canelas está numa série aparente mais forte.

      Mas qualquer outro critério geraria mais barracada, quer fosse o Canelas o escolhido, quer fosse uma equipa do nível 4, visto que há 20 associações de futebol espalhadas pelo país, e todas reclamariam por uma vaga.

      Acredito ...ler comentário completo »
      ispeakwiththetr ue - Marítimo B
      2018-05-12 15h34m por hc_aavik
      O que diz o regulamento é que para cada equipa B que desista, em primeiro lugar, é aceite uma inscrição de uma outra equipa B. No caso, o Marítimo B, como única presente no CPP substituiría a tal equipa B que desistisse. Provavelmente a seguir ao Marítimo B, seriam prioritárias as candidaturas de Chaves B e Boavista B, por estarem ambas a disputar a primeira distirtal, sendo o critéiro de seleção, a classificação da equipa principal.

      Se faz sentido ou não, talvez não....ler comentário completo »
      ispeakwithtrue
      2018-05-12 14h47m por we0ron
      Concordo completamente, isso de existir um campeonato à parte é muito injusto.

      Entao se mais equipas B's desistirem, vao buscar o Boavista B, Chaves B, Aves B?

      Exceionalmente foram permitidas entrarem na II Liga as equipas B, apenas 6 clubes aceitaram o convite. A execçao nao deve virar regra.
      hc_aavik
      2018-05-12 14h39m por we0ron
      Obrigado por mais alguem ter notado nesse facto.

      Ando ha meses a perguntar como seria decidida a vaga do Sporting B.

      o critério será quem fez mais pontos, dos despromovidos? Canelas vs Marinhense?
      o critério será da serie da zona do Sporting B? Pero Pinheiro? Estrela de Vendas Novas?

      Há 5 equipas (pelo menos) com legitimas esperanças de ficarem com essa vaga, visto que o regulamento (mais uma vez) nao preve esta situação.

      luso 8 - Decidas e Subidas
      2018-05-12 14h32m por hc_aavik
      No caso da deistência do Sporting B, haverá mais uma vaga livre no CPP. Não tem nada que ver com a segunda Liga. Porvavelmente será o Marinhense a ocupar essa vaga, por ser a equipa despromovida com mais pontos.

      E no caso de desistência de alguma equipa B que conseguiu a permanência na Segunda Liga, seria o Marítimo B a ocupar essa vaga, tendo já confirmado a inscrição, e não o União da Madeira ou outra equipa do CPP. Mas parece que nem Braga nem Benfica B, nem Vitória B vão abdicar da participação na Segunda Liga.
      Santa Clara
      2018-05-12 14h29m por we0ron
      Sinceramente, que se faça justiça. . . seja ela para quem for. Senao subirem por causa disto, revela um amadorismo que nao merece ser premiado com a I Liga.

      Talvez se comece a investir noutros clubes açorianos, que tem sido esquecidos de forma a tentar subir o santa clara a todo o custo. So para se ver, enquanto o Santa Clara recebeu 1 milhao em patrocionios (so pelo nome Açores), o Gualdalupe do CPP, apenas uma divisao a baixo, recebeu 0. Repito 0 euros.

      E ter o Ac Viseu na I Liga, seria bem vindo.
      Academica e o Santa Clara
      2018-05-12 14h21m por we0ron
      Já o ano passado fizeram uma coisa pareecida quando perderam em casa, quando o Costinha ainda treinava a Briosa. Não deu em nada. . .

      A Academica devia começar por tentar nao perder os jogos, e depois talvez reclamar. . digo eu.

      Ao menos o Ac Viseu, ficou em 3. º, até percebo a motivação.
      dgc98
      2018-05-12 14h18m por we0ron
      Não acredito sinceramente. . . ninguem no Santa Clara parece muito preocupado. Parecce-me mais um burburinho da internet, emendas de ultima hora de quem nao subiu. Acontece todos os anos

      E ha muita desinformaçao por ai, como ja se viu nos comentarios. Parece-me que a situaçao nao é assim tao grave.

      Caso nao subam, e Ac Viseu seria interessante de ver na I Liga. So espero que nao seja preciso a secretaria.
      LC
      w0ron
      2018-05-12 14h16m por lcr
      É claro que o Carlos Pinto esteve no Banco não foi para a china, mas até podia ter ido; desde que o seu adjunto que tem nível IV estivesse no Banco e pelos visto falhou alguns jogos. Daí a reclamação feita pela Académica. . .
      Descidas
      2018-05-12 14h11m por luso08
      Resta saber se com a desistência do Sporting B na próxima época, se desce outro clube da Segunda Liga (nesta caso seria o Braga B) ou se sobe mais um do Campeonato de Portugal.
      we0ron
      2018-05-12 14h10m por dgc98
      Mas pelo que eu percebi apesar da perda de pontos apenas ocorrer na segunda admoestação, não implica que o sta. clara não seja castigado com a perda desse jogo, sendo que se voltasse a recorrer na mesma infração aí sim poderia ser punido com a perda de pontos para além da perda desse jogo.
      12

      OUTRAS NOTÍCIAS

      FC Porto
      Destaque
      Local de construção da Academia do FC Porto
      A quatro dias das eleições que decidem o futuro do clube, Pinto da Costa esteve na Maia, numa visita aos terrenos onde será construída a nova Academia do FC Porto

      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

      mikev 23-04-2024, 12:35
      NM
      nmprongs 23-04-2024, 12:28
      NM
      nmprongs 23-04-2024, 12:23
      Cefalo 23-04-2024, 12:15
      ET
      etico 23-04-2024, 12:06
      FC
      Fcpflaw2506 23-04-2024, 12:01
      NM
      nmprongs 23-04-2024, 12:00
      zlatan_21 23-04-2024, 11:57
      sexydriver 23-04-2024, 11:42
      FC
      Fcpflaw2506 23-04-2024, 11:42
      Triper 23-04-2024, 11:38
      PedroBorgas 23-04-2024, 11:36
      zirel 23-04-2024, 11:36
      LadyBug 23-04-2024, 11:34
      Tobin 23-04-2024, 11:32