placardpt
    Leões derrotam Boavista pela margem mínima

    Dost para VARiar

    O Sporting somou a quinta vitória consecutiva para todas as provas ao derrotar o Boavista pela margem mínima. Um golo de Bas Dost, de grande penalidade, foi decisivo para os leões continuarem na perseguição ao Benfica e ainda com esperanças de chegar ao primeiro lugar. Os leões tiveram uma primeira parte positiva, mas quebraram bastante no segundo tempo e acabaram por deixar o resultado em aberto até final.

    Ainda assim, o Boavista sentiu em demasia a ausência de David Simão e apresentou muito pouco ofensivamente, só conseguindo aparecer no momento em que os jogadores do Sporting ficaram sem forças. Os axadrezados não vencem há cinco jornadas e vão ficando cada vez mais distantes do quinto lugar.

    Meia hora à direita agitou o Leão

    «É o fim da tempestade». Foi desta forma que Jorge Jesus apelidou o encontro com o Boavista que marca o final da sequência de jogos dos leões de três em três dias. Antes de ultrapassar a tempestade, o técnico leonino pediu aos seus jogadores para ultrapassar o Boavista e só assim se explica a presença de alguns elementos que se encontravam em dúvida por problemas físicos. Piccini foi o único a ficar de fora, o que é demonstrativo da forma como os leões vão abordar todas as partidas até ao jogo 60, o último da temporada, no Jamor.

    Jorge Simão sentiu a falta de David Simão ©Carlos Alberto Costa
    Da parte boavisteira, Jorge Simão tinha alguns ausentes, mas a falta de David Simão era a mais notória. Idris regressou e Fábio Espinho assumiu o papel do médio ausente, ficando a prova da importância do reforço de inverno dos axadrezados. Não há como ele no plantel e a influência do médio notou-se na maneira de jogar do conjunto boavisteiro.

    Sem o homem que habitualmente faz a ligação entre setores e fornece qualidade de passe, o Boavista sentiu algumas dificuldades no momento de sair com bola controlada e as tentativas de criar perigo em contra-ataque foram quase sempre intercetadas pelo posicionamento da defensiva leonina. Após quinze minutos de equilíbrio e pouca velocidade imprimida no jogo, o Sporting partiu para o domínio da partida. O flanco direito esteve sempre em maior evidência.

    Com Ristovski a dar enorme profundidade e velocidade ao setor atacante dos leões, o futebol da equipa de Jorge Jesus cresceu a partir da direita, por onde Bruno Fernandes apareceu quase sempre bem. O médio português foi combinando com Gelson e com o lateral macedónio e a defesa boavisteira não conseguiu encontrar forma de lidar com a dinâmica dos leões. 

    Ristovski esteve em destaque na primeira parte leonina ©Carlos Alberto Costa
    E foi precisamente da direita que surgiu o primeiro golo do encontro. O cruzamento de Bruno Fernandes encontrou o braço de Robson e depois de mais de três minutos com o jogo parado devido ao VAR, Fábio Veríssimo apontou para a marca de grande penalidade. Bas Dost não desperdiçou na cara de Vágner e expressou o domínio dos leões em golo.

    Segunda parte pobre e de quebras...físicas e de ritmo

    Catapultado por esse momento e sempre com dinâmica do lado direito, foram várias as situações criadas pelos leões. Bruno Fernandes esteve envolvido em praticamente todas, mas tanto Bas Dost como Gelson Martins encontraram em Vágner um guarda-redes inspirado. O brasileiro manteve o Boavista na partida até ao intervalo e os axadrezados regressaram com vontade de dar outra imagem, aparecendo mais agressivos.

    Gelson pareceu sempre em dificuldades físicas mas mostrou enorme espírito de sacríficio ©Carlos Alberto Costa
    Ainda assim, continuou a ser Vágner o elemento em maior evidência na equipa de Jorge Simão, que tentou sempre encontrar formas de melhorar o futebol da sua equipa, algo que aconteceu no momento da entrada de Tahar. O médio veio dar a qualidade de passe que faltava ao Boavista e libertou Fábio Espinho para espaços mais ofensivos e sem tantas preocupações defensivas. Foram dez minutos em que o Sporting pouco se viu ofensivamente e em que as suas maiores figuras até então desapareceram.

    Foi notória a quebra física na equipa leonina, mas ainda assim o Boavista não aproveitou essa quebra de ritmo e continuou sem criar perigo junto da baliza de Rui Patrício. Os leões podiam até ter sentenciado a partida caso conseguissem aproveitar a desconcentração na defesa axadrezada, mas o cansaço levou alguns jogadores a tomar decisões precipitadas e foi o golo de Bas Dost a fazer a diferença no final da partida. 

    Foi uma vitória de sacrifício e de muito suor por parte do Sporting que, como ficou demonstrado na segunda parte, está a precisar de repor energias. Ainda assim, os leões seguem numa boa sequência de vitórias e voltaram a sair de Alvalade sem sofrer golos, algo que aconteceu pela 14ª partida consecutiva.

    U Domingo, 22 Abril 2018 - 20:15
    Estádio José Alvalade
    Fábio Veríssimo
    1-0
    Bas Dost 26' (g.p.)
    Estádio José Alvalade
    Lotação50 095
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 31
    A Chave
    Minuto 26: O golo de Bas Dost foi decisivo para os leões somarem mais três pontos no campeonato.
    O Árbitro
    Sem erros graves de Fábio Veríssimo, a verdade é que o VAR pareceu desnecessário. A mão de Robson foi clara e não eram necessários mais de três minutos para perceber isso.
    O Melhor
    Meia hora a alto nível
    Depois de quinze minutos em que Boavista e Sporting tiveram pouca velocidade de jogo, os leões tiveram meia hora muito interessante. Com o flanco direito em plano de destaque, a equipa de Jorge Jesus criou várias situações de perigo, mas Vágner esteve em grande.
    O Pior
    Segunda parte com pouca história
    Depois de uma primeira parte interessante e com o Sporting em melhor plano, os segundos 45 minutos foram francamente pobres. Pouco futebol, pouca velocidade e poucas ocasiões de golo. A quebra física dos leões justifica essa tentativa de descansar, mas ainda assim acabou por pouco o futebol apresentado pelas duas equipas na segunda metade do encontro.
    Forma
    Sporting
    2017/2018
    56J
    35V
    12E
    9D
    104-45G
    Boavista
    2017/2018
    33J
    11V
    5E
    17D
    33-46G
    Sabia que...by playmaker stats
    HISTÓRICO!!! Nunca o Boavista tinha fica 7 jogos consecutivos, fora de casa, sem marcar na Liga Portuguesa
    Sporting 2017/18 reforça o recorde de jogos consecutivos (14) sem sofrer golos em Alvalade em provas nacionais.

    Guarda-redes: mesmo que Patrício não sofra golos no dérbi (o último em casa), ficará a 1 jogo de igualar o recorde do clube Botelho (11 jogos sem sofrer)

    Fotografias(25)

    Liga NOS: Sporting x Boavista
    Liga NOS: Sporting x Boavista
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    SPORTING
    EMPATE
    BOAVISTA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Lion_Fan - Não rte chamei burro
    2018-04-23 14h33m por FinalFantasy
    ive esse cuidado.
    Aliás, até te elogiei, pois dá para ver que tens um QI, pelo menos, normal ( o mesmo que dizer que poderá estar acima do normal )
    Se isto é chamar-te burro. .

    Picuinhas, sim, isso escrevi e chamei-te, burro não, pelo contrário.

    Adiante isto. .
    Uma equipa podia estar a jogar muito mal, muito recuada e a falhar muitos passes sejam curtos ou longos, e um gajo estar a recuperar muitas bolas, que os colegas de seguida...ler comentário completo »
    RI
    scp
    2018-04-23 13h19m por Richardf33
    Jogo bem conseguido mesmo com a equipa de rastos, pena n terem marcado mais mas também o GR estava inspirado.

    Bruno, Ristovski e Gelson foram os melhores.
    Wendel, Rafael barbosa deviam ir entrando mais nesta equipa, próxima época espero ver Francisco Geraldes neste plantel, depois o que nos faltou na segunda metade de época foi extremos, Raphinha e Matheus Pereira vão dar muito jeito na próxima. Agora só resta lutar pelo segunda lugar e levar a taça de portugal para alvalade.
    BFC
    2018-04-23 10h25m por moumu
    Espero que consiga marcar um golos nos restantes jogos fora que faltam.
    SC
    Lion-Fan
    2018-04-23 07h43m por Scpdp
    Ontem o Bryan Ruiz jogou um pouco melhor que o habitual. Porém, se tivesse jogado o Wendell, e este tivesse ritmo competitivo, penso que jogaria tão bem ou até melhor que o Bryan.
    LI
    FinalFantasy - Ora. . .
    2018-04-23 00h54m por Lion_Fan
    A resposta mantém-se. Começares a chamares burro a uma pessoa e ainda por cima sem teres razão. . .

    Num curto espaço de tempo fez 4 a 5 cortes? ainda por cima a jogar em Alvalade ao serviço do Sporting contra o Boavista? Acabadinho de entrar? Sendo Battaglia o recuperador de bolas e B. Fernandes estando cansado. Supostamente seria Misic o construtor de jogo do Sporting.

    Se ele num curto espaço de tempo recupera 4 a 5 bolas é porque algo defeituoso está a ser fe...ler comentário completo »
    Lion_Fan - Ora. .
    2018-04-23 00h46m por FinalFantasy
    Não é que a pergunta continua a manter-se ?
    Na tua cabeça, isso faz sentido ?
    O que faria sentido na tua cabeça ? ( Posso deduzir/insinuar que poderás ter um QI, pelo menos, normal )

    Mas pronto.

    Aos teus olhos, o vocabulário foi utilizado de forma incorrecta, para indivíduos de QI entre os 10 e os 99 e com um misto picuinha.

    Aqui vai a " tradução " :

    Efectuou 4 ( quatro ) a 5 ( cinco ) desarmes de bola, intercaladamente, num curto espaço de tempo.

    Fizeste lembrar o gajo que criticaste, o tal deGrasse da SportTv.
    LI
    FinalFantasy e Triper
    2018-04-23 00h26m por Lion_Fan
    Fantasy:

    Fez sentido pela seguinte lógica:

    5 cortes diferente de 5 cortes seguidos. Foi que disseste.

    Se ele fez 5 cortes seguidos, é porque fez 4 cortes defeituosos, tirou a bola de um jogador e colocou noutro, logo teve que ir lá outra vez.

    Triper:

    Bom, então isso é muito mais grave do que o que eu disse. Eu disse que ele devia trocar com o Coentrão porque são os dois bons a defender, mas o Coentrão ataca melho...ler comentário completo »
    Lion_Fan - E
    2018-04-23 00h08m por FinalFantasy
    Concordo. . .
    Tem mesmo de se dar mute. .
    Com cada " análise " mais deGrasse que sei lá o quê.

    E comentários errados/trocados, mas ele continua embalado LOL

    Odaç
    Lion_Fan - What ?
    2018-04-23 00h04m por FinalFantasy
    Isso fez sentido na tua cabeça ? lol

    Estás a dizer que se um jogador ( neste caso Misic ) faz uma recuperação/corte de bola, é porque antes fez um corte defeituoso ? What ?

    Se um jogador adversário ( do Boavista ) tem a bola, e outro jogador faz um corte/recuperação ( neste caso Misic ), como é que ele fez um corte defeituoso ? What ?

    A bola pode ter sido aliviada, pode ter sido mal passada ( de outro jogador ) para outro gajo, pode ter havido um...ler comentário completo »
    Lion_Fan
    2018-04-23 00h00m por Triper
    O problema do Acuña é outro - falta de descanso. Ele está com 66 jogos nas pernas desde Março do ano passado. Ele quando chegou foi logo directo para a pré-época do Sporting no dia seguinte, nem descansou.
    Neste momento o Coentrão é um elemento mais fresco que ele.
    LI
    FinalFantasy
    2018-04-22 23h53m por Lion_Fan
    Para um jogador fazer uma 5ª recuperação de seguida é porque primeiro fez 4 cortes defeituosos, nem reparei nessa situação acontecer. . . mas. . .

    "mal tocou na bola" pois se fez várias faltas sem necessidade é porque não acertou na bola.
    JMCLSCP - Isso !
    2018-04-22 23h43m por FinalFantasy
    Nem mais ^^
    Scpdp - Estas tyas análises
    2018-04-22 23h42m por FinalFantasy
    São sempre um fartote lol

    O Misic mal entrou, recuperou umas 4 ou 5 bolas de seguida.
    Se não ficou em primeiro nessa estatística, ficou muito perto.
    Depois teve uns bons toques, mas depois sim, foi ficando lá atrás ( não sei se por ordens ou não )

    O resto já nem comento ( nem tenho comentado ), mas hoje teve de ser.

    Mal tocou na bola lol
    LI
    Dost para Variar (. . . )
    2018-04-22 23h11m por Lion_Fan
    (. . . )Não jogou nada de jeito. . . enfim.

    Resposta aos outros sportinguistas e "experts" independentes que para aí aparecem:

    "jogadores como misic e wendel vao ser importantes para esta reta final ! "

    Se isso acontecer estamos tramados porque tanto Wendel em Belém como hoje Misic fizeram-nos perder o meio-campo, tendo apenas 2 diferenças:

    - Wendel foi um jogo fora e ainda ganhou umas faltas
    - Misic foi um jogo em casa e aind...ler comentário completo »
    Mal Jorge Simão e faltou David Simão
    2018-04-22 23h04m por IdrisPT
    Um jogo em que se notou demasiada falta do David Simão. Jogar com um meio campo composto por Idris e Fábio Espinho é entregar o ouro ao bandido, nenhum dos dois é jogador de primeira liga e quiçá de segunda e os dois juntos não dão um dedo mindinho do David Simão. Não se percebe como o Tahar no meio de tanta mediocridade no meio campo é suplente e como o Gilson Cost não é convocado. Carraça continua a ser titular, mesmo tendo Mesquita disponível e agora o Edu Machado também, um dos melhore...ler comentário completo »
    JM
    e. . .
    2018-04-22 23h03m por JMCLSCP
    Battaglia, esqueci-me!
    JM
    Jogadores do Sporting CP em destaque
    2018-04-22 23h02m por JMCLSCP
    1 - B. Fernandes
    2 - Ristovski
    3 - Gelson / Petrovic
    JM
    Sporting 1-0 Boavista
    2018-04-22 22h57m por JMCLSCP
    Surreal, este jogo. O Boavista não fez UM remate à baliza e sai de Alvalade derrotado por 1-0 com um golo de grande penalidade. Como é que é possível o Sporting falhar tantos golos? Aceito a questão da fadiga muscular, até porque é mais do que óbvio que jogadores como Gelson Martins, Bruno Fernandes e Acuña estão praticamente ''estoirados'' fisicamente, mas não justifica o recital de golos perdidos, principalmente na primeira parte.

    Mais: se a equipa está de rastos, como ...ler comentário completo »
    vagner inspirado hoje
    2018-04-22 22h43m por voltou_apito_dourado
    resultado justo, com penalti discutível mas bem assinalado na minha análise.
    jogo normal naquilo que tem sido o padrão exibicional do sporting. marcou um golo mas podia ter feito mais. hoje o vagner esteve mais inspirado
    E
    2018-04-22 22h41m por senhor-doctor
    E dizer parabéns aos jogadores, pelo espírito de sacrifício. A equipa respondeu de forma excelente a crise. . . Agora temos de continuar assim, ganhar os próximos 4 jogos (incluindo a final da Taça).
    Sporting
    2018-04-22 22h38m por senhor-doctor
    Acompanhei o jogo pela Antena 1, parece que poderia ter sido 3-0.

    JJ acabou de dizer que ao intervalo Acuña e Gelson (como Mathieu) pediram para sair porque estavam bastante cansados. Vai ser bom termos uma semana para descansar.

    O segundo lugar está ao nosso alcance! Seria pedir muito: o Porto perder 2 vezes? Ou empatar 3 vezes? Bem, sonhar não custa.
    Jogo
    2018-04-22 22h31m por 4lfredo
    Resultado justo. Foi uma exibição positiva face às dificuldades físicas de alguns jogadores. Uma boa 1° parte onde tivemos pecamos muito na finalização. Temos que melhorar isso para os próximos jogos. Uma 2° parte, muito pobre, onde a equipa já estava muito desgastada. Em relação aos jogadores, destaco mais um excelente jogo do Stefan Ristovski, Rodrigo Battaglia e Bruno Fernandes. Agora é descansar, finalmente vamos ter o próximo jogo no fim-de-semana, e amanhã começar o preparar o ...ler comentário completo »
    SC
    Jogo
    2018-04-22 22h31m por Scpdp
    Rui Patrício: acho que nem defendeu
    Ristovski: bem
    Coates: normal
    Mathieu: normal
    Fábio Coentrão: normal
    Battaglia: normal
    Bryan Ruiz: por que não Wendell???? Normal/ bem
    Gelson Martins: normal
    Bruno Fernandes: bem
    Acuna: normal
    Bas Dost: normal

    Entradas

    Petrovic: bem
    Misic: mal tocou na bola
    Lumor: enfim JJ. . . . . . . .

    Resultado que podia ter sido muito diferente se não fosse a falta de eficácia neste jogo.