placardpt
      Dragões líderes outra vez

      Bomba com cheiro a título!

      O FC Porto foi à Luz ganhar por 0x1, com um golo em cima dos 90 minutos, e voltou à liderança do campeonato. Depois de uma primeira parte em que o Benfica teve ligeiro ascendente, os dragões cresceram muito no segundo tempo e retraíram muito os encarnados, que se meteram a jeito e que acabaram por sofrer num excelente pontapé de Herrera. Talvez, o momento do campeonato! 

      Potência máxima

      Emoção, ansiedade, sentimento. Três aspetos que viveram no interior dos adeptos durante a semana e as horas que antecederam o jogo. Aspetos que, claro, também invadiram os jogadores, cientes da importância que as contas do clássico podiam ter para o desfecho da Liga NOS.

      Não foi de admirar, portanto, que os primeiros 10 minutos se pautassem por várias precipitações de parte a parte. O espaço era pouco, a vontade de ter bola era muita e o desejo por fazer o adversário errar era imenso, só que isso apenas começou por acontecer na zona intermédia.

      Zivkovic começou muito bem, mas decaiu ©Carlos Alberto Costa
      Aos poucos, o Benfica começou a ganhar maior dimensão jogada, num duelo onde ter bola era sinónimo de arrancar para a baliza contrária o mais rápido possível. Fejsa encheu o campo e, na caixa de fósforos onde se ia disputando a bola, foi quem mais conseguiu roubar e servir os colegas, com Zivkovic a assumir muito mais a condução do que Pizzi.

      Nas triangulações, à esquerda e à direita (muito boa contribuição de Jiménez), o Benfica encontrava o espaço para romper pela área, só que aí deparava-se com dois problemas: faltava gente para finalizar e havia um FC Porto muito bem posicionado, minimizando as verdadeiras oportunidades do adversário. Aliás, em termos de reais chances, a primeira parte até acabou por ser similar, mesmo com o Benfica a ter mais bola e mais remates.

      Mesmo que a segurança defensiva imperasse no lado portista, faltava algo mais. Havia alguma inibição psicológica no início e essa apenas melhorou com o surgimento de Brahimi com bola e com as boas ações de Soares no ataque. Ricardo também ajudava pelas arrancadas na direita, mais do que Telles à esquerda. Tudo somado e as debilidades do meio-campo ficavam bem disfarçadas.

      E tudo mudou com a paragem

      Dificuldades que desapareceram com o intervalo. É verdade que a intensidade do Benfica decaiu muito, mas também é factual que Herrera e Sérgio se entenderam muito melhor com a bola e entre si na ocupação de espaços.

      Muito mais serena, a equipa de Sérgio Conceição (seria interessante assistir à palestra ao intervalo) pegou no jogo e partiu para uma segunda parte bem diferente da primeira.

      Com muito pouca reação à maior posse do adversário, o Benfica tentava as saídas rápidas (só Rafa o conseguia), mas também aí o FC Porto foi mais competente, usando as faltas para impedir as chegadas à área de um Casillas que viu o jogo a uma distância bem maior.

      Brahimi cresceu com o jogo ©Carlos Alberto Costa
      Foi então tempo de as águias se reagruparem. Era altura de defender melhor, por isso Samaris foi a jogo, numa mensagem de Rui Vitória à equipa de que era preciso maior contenção. Mensagem aceite e entendida também pelo rival, que se foi acercando da área de Bruno Varela, sempre à procura de Brahimi com bola e de Marega nas diagonais.

      Depois da primeira mensagem e de Salvio também não ter dado ao jogo o que ele pedia, Rui Vitória decidiu juntar Seferovic a um Jiménez muito desgastado, mas continuou a ser o FC Porto cima.

      Óliver entrou bem e deu continuidade ao bom critério portista e eis que, quando já se adivinhava o empate, Herrera descobriu o caminho da rede. De fora da área para a liderança do campeonato!

      U Domingo, 15 Abril 2018 - 18:00
      Estádio do Sport Lisboa e Benfica
      Artur Soares Dias
      0-1
      Héctor Herrera 90'
      Estádio do Sport Lisboa e Benfica
      Lotação64 642
      Medidas105x68m
      Inauguração2003
      FaseCampeonato
      JornadaJornada 30
      A Chave
      O intervalo. A diferença entre a noite e o dia, dos dois lados, mas de forma inversamente proporcional. O Benfica gastou as pilhas todas na primeira parte, o FC Porto sacudiu a ansiedade e passou a assumir o jogo, que foi jogado no meio-campo contrário. O golo ficou muito mais provável.
      O Árbitro
      Arbitragem à altura do jogo. No capítulo disciplinar, podia ter sido mais rígido, pois faltaram alguns amarelos, mas no geral esteve bem, já que nunca perdeu o controlo do jogo.
      O Melhor
      Gestão portista
      Sabendo que o Benfica tem o hábito de entrar com tudo nos clássicos em casa, o FC Porto soube sofrer sem permitir muitas oportunidades e, por outro lado, sabendo sair em transição para colocar o rival em sentido. Depois da segunda parte, deu-se o apogeu do dragão, que tomou conta do jogo por completo e que acabou por ser premiado com um golaço quando o Benfica já há muito apenas pensava no empate.
      O Pior
      Fogo apagado de forma precoce
      A ação cavalgante do Benfica na primeira parte esbarrou na clara falta de poder de fogo dentro da área. Muita corrida, muito frenesim, excelentes combinações, mas, bem espremido tudo, uma grande oportunidade de Pizzi num ressalto e dois lances em que os extremos furaram da linha para dentro, embora com pouco ângulo. Razoável para a primeira parte, muito pouco para 90 minutos de um tetracampeão que jogava em casa.
      Forma
      Benfica
      2017/2018
      43J
      26V
      8E
      9D
      89-41G
      FC Porto
      2017/2018
      47J
      34V
      8E
      5D
      110-36G
      Sabia que...by playmaker stats
      Héctor Herrera marcou o golo da vitória do FC Porto na Luz; já tinha aberto o marcador na última vitória dos dragões na Luz (2016 Benfica 1-2 FC Porto)

      Fotografias(48)

      Liga NOS: Benfica x FC Porto
      Liga NOS: Benfica x FC Porto
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      BENFICA
      EMPATE
      FC PORTO

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      Sobre o jogo
      2018-04-16 20h01m por dgc98
      Não pude comentar o jogo ontem, no entanto faço-o hoje.
      Uma primeira parte onde o Benfica teve ascendente sobre o Porto, e criou algumas ocasiões de perigo, na segunda parte o domínio do jogo inverteu-se e a meu ver o resultado justo seria o empate embora a vitoria do Porto não seja escandalosa.

      Em relação ao arbitro, na maior parte do jogo parece-me que esteve bem, apesar de me parecer que ficou o 2º amarelo por mostrar ao Sérgio Oliveira, o que não muda nada do qu...ler comentário completo »
      Valdo
      2018-04-16 16h18m por RDArhgsar
      nao consigo concordar , apesar de nao termos ganho esses dois jogos . . . o benfica foi claramente superior ao Porto nos ultimos 2 jogos em casa , se quiseres tirar duvidas vai ver as muitas e muitas defesas do Casillas nesses jogos . . . primeira parte do jogo de hoje so deu benfica e realmente o Rui Vitoria ERROU na segunda parte , viu o Porto subir e ficou com medo , meteu tudo atras e lixou-se tens toda a razao . . .

      Benfica - Sporting este ano , nao me digas que achas...ler comentário completo »
      Valdo
      2018-04-16 15h59m por RDArhgsar
      e o SO nao faz falta num lance em que o amarelo acaba no filipe?
      Valdo
      2018-04-16 15h53m por RDArhgsar
      aconselho-te a reveres os lances . .
      bem haja
      Valdo
      2018-04-16 15h34m por RDArhgsar
      eu nao estou a conseguir entender o que é que os erros do treinador tem a ver com os erros da arbitragem ?
      entao um treinador nunca errou na sua abordagem ao jogo e ganhou a mesma?
      o que é que o Rui Vitoria ter mexido mal na equipa tem a ver com um erro claro de troca de jogador que faria com que jogássemos com +1 desde os 68 minutos?
      talvez estivessemos a falar de uns ultimos 20 minutos de maior pendor ofensivo do SLB . . .
      dragonking
      2018-04-16 15h16m por RDArhgsar
      ou seja, a tua opiniao nao conta. . .
      CR28
      2018-04-16 15h14m por RDArhgsar
      ja percebi , sagrada aliança . . .
      com um presidente como o que tu tens estares a falar que nos queixamos sempre das arbitragens é um pouco ironico mas ok

      Alguém o ajude. . .
      2018-04-16 15h09m por DragonKing
      e diga que o SO deveria ter sido expulso.
      Alguém que não seja toupeira, padre ou ministro. ;)
      CR28
      2018-04-16 14h58m por RDArhgsar
      e expulsao tambem nao?
      torre_negra
      2018-04-16 14h51m por RDArhgsar
      em corrupção o pinto da costa ganha a leguas ao Vieira , a leguas . . .
      dragonking
      2018-04-16 14h49m por RDArhgsar
      epa nao sou bruxo nem vidente , mas com SO expulso duvido muito que o RV tivesse metido o autocarro duvido muito que o Porto chega-se ao golo . . . mas pronto festejem la o campeonato . . .
      pode ser que encontrem uma toupeira pelo caminho
      RDArhgsar
      2018-04-16 14h47m por DragonKing
      Claro que sim!!!
      Um (árbitro) erra sem influencia no resultado, é a minha perspetiva. Aqui sei quem nem vale a pena argumentarmos, uma vez que, cada um vê com os "óculos" da sua cor.
      O outro (RV) erra, sistematicamente, nos momentos decisivos. Lê o jogo Mal como ninguém. . . aquela substituição do Rafa. . .
      pedro98fcp
      2018-04-16 14h44m por RDArhgsar
      Já percebi maneira de admitir que o SO devia ter ido para a rua sem dar muita cana . . .
      "ficaram uns amarelos por mostrar , um dos quais era o segundo" assim fica mais completo rapaz . . .
      pedro98fcp
      2018-04-16 14h39m por RDArhgsar
      Jogo sem casos? o segundo amarelo do SO foi para o Filipe e nem o VAR mandou voltar atras , alias é para isso que o VAR está la . . . e tu tens a coragem de falar que é um jogo sem casos . . . e depois sou eu o selectivo . . . .

      pedro98fcp
      2018-04-16 14h36m por RDArhgsar
      VERGONHA? ao menos nao sou de um clube que só é considerado grande graças a corrupção lol
      dragonking
      2018-04-16 14h35m por RDArhgsar
      entao e o arbitro e o treinador nao podem ter errado os dois?
      Queixinhas. . .
      2018-04-16 14h28m por onlytuga
      Eu sei que a azia fala mais alto que o bom senso. . mas fogo ontem o arbitro até fez um bom jogo, eu até gostei do espetaculo, jogo corrido, bons pormenores e nada de agressões. O Porto foi mais eficaz e conquistou os 3 pontos.
      pedro98fcp
      2018-04-16 14h23m por RDArhgsar
      sim pedrocas , em dois classicos este ano contra voces 2 vermelhos perdoados . . .
      Mas ontem o SO foi mesmo ridiculo , coitado do Filipe dá tanto pau e não leva nada e depois ainda leva amarelos pelos colegas ahah que altruista
      é verdade que o Rui Vitoria esteve mal , mas o arbitro tambem . . . sei que voces tem vergonha de admitir . . . mas pronto . . .
      O Benfica comprou esta [. . . ] toda lol
      piadético! ah ah ah
      2018-04-16 14h22m por DragonKing
      Primeiro alega questões de arbitragem, depois alega incompetência CRONICA do treinador.
      Vê lá para onde disparas!!!
      Deves ser tão coerente quanto o teu SANTO mister Vitória. . . ah ah ah
      Ps: O Herrera atirou para canto. . . o canto superior da baliza. . . que estoiro. ;)
      Maltinha ACREDITEM [. . . ]
      2018-04-16 14h13m por RDArhgsar
      f*ds é verdade , o Benfica já não pode "ganhar" o campeonato mas o Porto ainda o pode perder . . .
      Vamos encher a Amoreira , nem arbitragens como as de ontem nos vão desfocar . . .
      Engraçado dizem que a liga tá toda comprada pelo Benfica mas vejamos bem na Luz contra os Lagartos arbitro Sportinguista (3 penaltys por assinalar , 1 golo mal validado a lagatagem) , com o Porto na Luz arbitro dos Superdragões (ainda por cima vai estar duas semanas de fora ia deixar a familia des...ler comentário completo »
      Artur Soares Dias
      2018-04-16 13h26m por moreno07
      Slb 19 faltas 2 cartões amarelos
      Porto 14 faltas 4 cartões amarelos
      Realmente o porto foi muito beneficiado neste clássico, só é pena é não ter sido assinalado o pénalti do costume. #NopenalidadeNoParty
      porto
      2018-04-16 13h09m por dani_portista
      se ganha os dois proximos jogos e campeao simples depois recebe o feirense e nessa jornada o benfica nao ganha ao sporting e quando formos a guimares e so para andarmos na cidade e metermos uma bandeira no castelo pq ja nao conta para nada esse jogo
      DR
      Toupeiras da Suiça
      2018-04-16 12h49m por dragaodebancada
      Andaram a pagar 20. 000€ ao bruxo de Fafe (lol) para o benfica ganhar o jogo. Agora deviam pedir o dinheiro de volta kkk. Estavam mesmo desesperados. O FC Porto agora para os 4 jogos que faltam, que conte com muitos padres e missas para rezar, e quase que aposto o meu ordenado que o arbitro na Madeira será o Paixão. Muita cabecinha neste momento, pq o titulo não está entregue de maneira nenhuma, e tanto Benfica e Sporting podem perfeitamente ser campeões.
      TR
      Benfiquistas
      2018-04-16 12h49m por TrickerFCP_SD
      Ahahahahahaha, mamem lá com o melão na cabeça ahahahahahaha, se não fosse a roubalheira durante as últimas 4 e´pocas nós poderiamos ter sido tetra e não voçês. . . .

      Porto já é campeão, não tem como mudar este facto. Jogou a melhor equipa em campo, dominando desde a primeira parte até ao final do jogo sem espinhas. . . E sem dúvida este vai ser o melhor golo da Jornada

      Saudações Portistas!
      Gostava que lesse este meu apelo
      2018-04-16 12h48m por PapaVelhinhas
      Antes de mais, foi um bom jogo de futebol. Houve apoio dos adeptos durante os 90minutos. O Arbitro tambem fez das melhores arbitragens em classicos. Falam-se dos penaltis sobre zivckovic, marcano e marega mas ainda nao pude rever os lances, ainda estou em Lisboa.

      Passando ao meu apelo, acho que houve meia duzia de benfiquistas (infelizmente sao os que controlam isto tudo) a incentivar o odio e a esgotar a paciencia dos Portistas e dos Segurancas/policia que nos escoltaram ...ler comentário completo »

      OUTRAS NOTÍCIAS

      FC Porto
      Presidente falou ainda do incumprimento financeiro
      Num dia em que cumpre 42 anos de presidência, Pinto da Costa esteve nos terrenos da Maia onde, será construída a Academia do FC Porto. Depois de todos os temas relacionados com ...