placardpt
      X
      FC Porto vence Desp. Aves

      Vai ser um clássico e pêras!

      2018/04/08 20:03
      Luís Rocha Rodrigues

      Sim, o título da crónica do jogo deste domingo já fala do próximo. Porque, a partir do intervalo, foi muito aí que esteve a cabeça dos dragões, depois de uma vantagem alcançada muito cedo no marcador contra o Aves e que permitiu uma gestão mais cautelosa do que é normal. Ainda que, é bom referi-lo, o Aves tenha estado muito bem a refazer-se do choque inicial.

      Um é bom, dois é ainda melhor

      11 minutos, dois golos. Tantos quantos tinham sido marcados nos últimos quatro jogos. Antes que alguma núvem mais sombria pairasse sobre a equipa, o assunto ficava bem encaminhado para a véspera do clássico que vai, de certeza, deixar tudo mais claro em relação ao título.

      O Dragão, pela primeira vez esta época a experimentar a amarga sensação de estar atrás de alguém no campeonato, deu uma resposta elucidativa e preencheu todas as bancadas, demonstrando que a crença está inabalável. E a equipa respondeu com golos repentinos.

      É verdade que tudo saiu bem no início e que o FC Porto beneficiou de alguma azelhice (falta do penálti) e de sorte (forma como Otávio marca o segundo), mas nada seria possível se a equipa entrasse com apatia, o que não aconteceu. Foi um dragão apostado em resolver as coisas cedo com uma entrada triunfal, cavalgante, à imagem do que tem sido o comum FC Porto desta época.

      Otávio foi a novidade no onze ©Catarina Morais / Kapta +
      Não houve, assim, espaço para qualquer ansiedade. Com 2x0, a equipa encheu os pulmões de confiança e abriu o livro das vontades. Havia uma espécie de dívida para com os adeptos e uma exibição de encher o olho era o que se pedia antes de tão importante jogo.

      Uma transfiguração que impulsionou a equipa para a frente e que abriu espaço e mais espaço nas costas da defesa. Por duas vezes, o Aves conseguiu sair muito bem em transição rápida, só que em ambas reduziu a velocidade na chegada à entrada da área, o que permitiu a Alex Telles, na primeira, e a Marcano, na segunda, intercetarem as intenções forasteiras.

      Ao sabor do relógio

      Intenções que aumentaram na segunda parte e que mudaram na sua essência. De uma equipa expectante para sair em contra-ataque, o Aves voltou dos balneários apostado em ter a bola de forma constante e chegar de forma capaz à baliza contrária - o que aconteceu de forma mais específica só aos 90, numa bola de Elhouni ao poste.

      Ricardo foi dos melhores em campo ©Catarina Morais / Kapta +
      Do FC Porto veio o consentimento. Ao contrário do habitual na equipa de Sérgio Conceição, desta vez houve aceitação. Ritmo muito baixo, a deixar o adversário jogar e a ser pouco astuto a sair para o ataque, houve uma estranha inércia a apoderar-se da turma portista - algo que se viu várias vezes nos últimos anos, mas que neste tem sido raro.

      Talvez a pensar no clássico e nas diversas contrariedades físicas que se têm apoderado da equipa recentemente, foi um FC Porto de serviços mínimos, que só num livre de Sérgio incomodou Facchini e que foi deixando o tempo correr à espera do apito final.

      Chegou perfeitamente. Os três pontos ficaram no Dragão e agora... venha o clássico!

      U Domingo, 08 Abril 2018 - 18:00
      Estádio do Dragão
      Nuno Almeida
      2-0
      Alex Telles 8' (g.p.)
      Otávio 11'
      Estádio do Dragão
      Lotação50 033
      Medidas105 x 68 m
      Inauguração2003
      FaseCampeonato
      JornadaJornada 29
      VIDEOS
      Lances Capitais
      GOLO FC Porto
      Alex Telles marca de grande penalidade!
      Alex Telles marca o seu 2º golo na prova (25 jogos)
      11´
      GOLO FC Porto!
      Otávio marca
      Otávio marca o seu 2º golo na prova (12 jogos)
      A Chave
      11 minutos de início perfeito, com intensidade portista a culminar em dois golos que arrumaram rapidamente com o assunto.
      O Árbitro
      Arbitragem tranquila e sem sobressaltos de Nuno Almeida, que conduziu sempre bem o jogo e que teve um desempenho muito bom. Indiscutível o penálti.
      O Melhor
      Pragmatismo
      Foi um FC Porto bem menos arrojado que o habitual, mas sobretudo eficaz. Desta vez, atendendo ao passado recente, era muito mais importante um triunfo do que propriamente uma exibição de encher o olho e de... cair na classificação. Assim foi, sob o comando de Herrera e com um Ricardo Pereira que, pelo corredor que Otávio lhe libertou, foi uma dor de cabeça para Pedrinho.
      O Pior
      Aquelas duas precipitações
      Ter uma desvantagem de dois golos tão cedo num contexto destes é bastante propício ao descalabro, mas o Aves teve o mérito de nunca perder o rumo e de não fracassar em termos organizacionais. Pena, para a equipa de José Mota, foi que aquelas duas saídas em superioridade a meio da primeira parte tivessem acabado de forma precoce, senão o jogo podia ter tido outra emoção.
      Forma
      FC Porto
      2017/2018
      46J
      33V
      8E
      5D
      109-36G
      Desp. Aves
      2017/2018
      35J
      10V
      8E
      17D
      43-51G
      Sabia que...by playmaker stats
      Há 6 jogos consecutivos que, pelo menos um dos 3 melhores marcadores do FC Porto, Aboubakar, Marega e Soares não marcam golos.

      Soares foi o último a marcar em Portimão V 1-5 há um mês no Algarve
      Quarta vitória consecutiva do FC Porto no Dragão; nesse período marcou 11 golos e sofreu apenas 1 de Rafael Leão do Sporting.

      É a 11.ª vitória consecutiva em casa em provas nacionais.
      Desde Setembro 2017 que o FC Porto não estava 2+ jogos consecutivos em casa sem sofrer golos:

      Mar./Abr. 2018 Boavista [2-0] e Desp. Aves [2-0]
      Ago./Set. 2017 Estoril [3-0], Moreirense [3-0] e Chaves [3-0]

      Fotografias(25)

      Liga NOS: FC Porto x Desp. Aves
      Liga NOS: FC Porto x Desp. Aves
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      FC PORTO
      EMPATE
      CD AVES
      Comentários (38)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      Raen. . .
      2018-04-09 13h09m por ZsDriver
      Uma pessoa que não vê um jogo dos 18' aos 91' como pode objectar seja o que for sobre o mesmo? Perde logo a razão ao comentar seja o que for e ainda mais o que foi escrito. . .
      E é isto, num mundo destes há sempre quem leve o livro "Ensaio sobre a cegueira" de Saramago no sentido literal, e por isso não pode ser levado a sério.
      Luz. . . o NOSSO salão de festas
      2018-04-09 11h55m por DragonKing
      Em condições normais, vamos lá dar 3 ou 4.
      Em condições normais, vamos lá ganhar pela margem mínima.
      #euquerooportocampeao
      21_savage
      2018-04-09 10h03m por bludouro
      Podes estar tranquilo - em toda probabilidade essa responsabilidade virá de Mota . . . (sem ofensa pretendida ao Eliseu).
      Só Espero
      2018-04-09 09h50m por 21_savage
      Que no dia 15, não vamos tér um dos 2 super dragões a Apitar o classico.
      Jorge sousa ou artur Soares dias.
      Nãoooooooooooooo
      21_savage
      2018-04-09 09h43m por bludouro
      O comentário que dirigi a SLBStars faço questão de reiterar a ti, meu caro.
      keylornavas
      2018-04-09 09h40m por bludouro
      O comentário que dirigi a SLBStars faço questão de reiterar a ti, meu caro.
      Raen
      2018-04-09 09h32m por bludouro
      Agora demonstras mais interesse nos meus erros ortográficos? Comentas tudo, mas focar a atenção em argumentos subjetivos e fundamentados sobre aquilo que está em causa . . . Boa! Vê lá e ouve lá o quiseres, fica lá com a tua razão que eu vou-me "desligar" da conversa!
      JS
      Vitória Normal . . .
      2018-04-09 08h12m por jsilva77
      . . . de uma equipa que fez o resultado bem cedo no jogo e, como diz e bem a crónica, recalcada pelos problemas físicos, fez gestão no resto do encontro . . . Foi sempre o que esperei deste jogo e daí a sofreguidão e intensidade do FCPorto na 1a parte, a 2a foi apenas para gerir e fazer o tempo correr, mas o Aves no final poderia ter reduzido e, em qbononda verdade, acho que até o merecia, apesar do domínio consentido, penso eu . . .

      Muito se fala do penalty é apenas a...ler comentário completo »
      Pénalti a porto
      2018-04-09 06h40m por 21_savage
      Ainda Há coragen de falar de penalti cometido sobre o salvio.
      Tenhan vergonha nacão portista.
      Ou compran . . . . . .
      bludouro
      2018-04-08 23h27m por Raen
      O mesmo interesse que tu tens em opinar sobre o meu comentário. Além disso, não "disliguei" televisor nenhum, ou não "vistes" esse erro ortográfico? Numa coisa tens razão, há "cada cromo".

      @luis_henrique: Vou deixar-te na dúvida, a imagem do teu avatar parece-me apropriada para isso.
      Raen
      2018-04-08 23h06m por bludouro
      Tu disligaste o televisor (supostamente por falta de interesse) e agora que interesse tens em partilhar as tuas suposições sobre aquilo que tu não vistes? Minha santa, é cada cromo! Seria o mesmo que - não assistindo aos jogos dos rivais - consultar a livescore. com, deparar-me que o Benfica ou o Sporting chega à vitória aos 90+8' ou com um pênalti marcado nos descontos e daí precipitadamente tirar conclusões . . .
      pedro98fcp
      2018-04-08 22h50m por da_ni82
      Sim sei. Só costumo neerlandês noticias de alguns jogos que não vi. Mas sei bem que aqui no burgo isenção e profissionalismo é um luxo que se paga caro.
      O problema do futebol em Portugal é que as pessoas que decidem são toldadas pela clubite aguda. É incrível como aqui se pede penalti por tudo e por nada. Eu vejo um jogo em Inglaterra e lá correm sem parar. Aqui ao mínimo suspiro é logo motivo para penalti. Mas só quando é a favor da equipa que defendem. Lembro bem de ver onOtávio...ler comentário completo »
      SLBStars
      2018-04-08 22h44m por bludouro
      Conheces as leis da física? Já nem falo nas leis de futebol - falo das leis de Newton que governam as ações e reações das forças. Se fores empurrado violentamente em que direcção será projectado? Para a frente, sem dúvida! Se fores agarrado com força suficiente seras desequilibrado para trás. Agora, ao sofrer um leve agarrão, avançar a marcha e depois lembrar em quedar (ou melhor mergulhar) para a frente - isto contraria as leis da física, e - que eu sabia - também do jogo: atitude punível...ler comentário completo »
      Porto
      2018-04-08 22h32m por bludouro
      Hoje assistimos a mais um jogo descolorido do FC Porto. Eu bem avisei que era preciso saber marcar pênaltis (e curiosamente AGORA é que aparecem, pois DANTES teimavam em não aparecer). Dois golos nos primeiros onze minutos: um duma grande penalidade (fortuita) e outro num ressalto igualmente fortuito. E depois? Viu-se mais 80 minutos dum jogo monótono e frustrante de seguir! É preciso criar mais de dez oportunidades para marcar cada golo! E a crise de golos do Abou é preocupante . . . Assim não vamos lá!
      MV
      SLBstars
      2018-04-08 22h27m por MVilasBoas
      Sem dúvida alguma. . . . mesmo começando fora da área, mesmo considerando a intensidade (ou falta dela), acho que já toda a gente sabe o que se vai passar no dito clássico. . . uma roubalheira clássica!! Qual é a dúvida??
      Penaltie
      2018-04-08 22h21m por boixos_nois
      É tanto penaltie este como o do Salvio, ou seja na minha opinião não havia pênalties nenhuns.
      ZH
      lol
      2018-04-08 22h15m por zhar
      marca um golo estranho de ressalto e uma bola no poste e nao é feliz? sinceramente. . .
      ZZ
      2018-04-08 22h11m por da_ni82
      Estava agora a ler algumas coisas que escreveram aqui do jogo, e lembrei-me porque raramente leio as vossas crónicas. São de rir.
      Então o Porto foi pragmático e eficaz??? O melhor jogador do Aves foi o Facchini, mas o Porto foi eficaz. 26 remates, 8 à baliza, grande eficácia. E depois considerar o pior dois contra ataques falhados do Aves. . . Um adepto benfiquistas dos mais fanáticos possível não diria melhor.
      Crónicas cada vez mais ridículas.
      Jogo
      2018-04-08 21h43m por Santovsky
      Vitoria sem discussão , muitas , mas mesmo muitas duvidas naquele penalty
      Ouvi dizer. . .
      2018-04-08 21h32m por Raen
      Vi como estava o jogo aos 18', e o FCP estava a ganhar 2-0 desde os 11'. Desliguei a emissão, e só voltei a retomá-la já em tempo de compensação aos 91', e dos restantes minutos só vi o Aves com a bola ao ataque, e um remate ainda foi ao poste com Casilhas batido.

      Ouvi dizer, que quando o FCP perdeu em Paços de Ferreira, foi porque o FCPF fez anti-jogo e se meteu à retranca (porque se apanhou a ganhar).

      Para quem não viu o jogo completo, ao retomar a emiss...ler comentário completo »
      LaFlame__BITW
      2018-04-08 21h14m por da_ni82
      Noutra notícia dizias que nunca tinhas visto um penalti por falta do jogador da mesma equipa.

      Não foi o caso hoje, o árbitro entendeu que o jogador do aves pontapeou o Ricardo.

      Mas eu lembro num jogo onde o árbitro marca penalti por falta do um colega de equipa, e curiosamente o Benfica está envolvido. Foi num Porto B - Benfica B. Mas felizmente demos a volta e acabamos por ganhar normalmente
      Orgulho
      2018-04-08 21h11m por da_ni82
      Ontem vi benfiquistas (e hoje ainda) a defender que o Benfica foi prejudicado. Pedem penalti num lance que a bola ressalta da perna ao braço, pedem golo numa jogada que o Jardel esta avançado quase 1 metro e dizem que o mergulho foi penalti mesmo. Ou seja, numa arbitragem que até foi amiga andam a se queixar (normal, conseguem ver tudo ao contrário e todos os lances deviam lhes ser favoráveis), e hoje já somos pelo menos 3 a admitir que o penalti poderá não ter sido bem marcado.
      S...ler comentário completo »
      LA
      penalty claro!
      2018-04-08 21h07m por LaFlame__BITW
      o Felipe derruba o Ricardo!

      pena o pormenor de jogarem ambos na msma equipa ne. . . . . .

      vai Salvio!
      Fugido pra Espanha
      2018-04-08 20h56m por ItsaUFOparty
      Vao sair da Luz assados, nem a fruta lhes vai valer
      LU
      Death_bringerJ
      2018-04-08 20h55m por luis_henrique
      1 - não sei quem é o Brasil
      2 - já disse que ainda não analisei bem o lance mas caso não seja penalti (na minha opinião) serei o primeiro a admitir. Nunca irei descer ao nível de muitos e tentar justificar o injustificável. Para além de que não suporto penaltis softs seja a favor de que equipa for.
      3- Não tenho que justificar que sou portista muito menos defendo algo errada só porque está a favor do meu clube. E repito, NAO SEI se foi ou não penalti pois ainda não analisei bem...ler comentário completo »
      12
      OUTRAS NOTÍCIAS
      FIFA
      Central deixa de representar França
      O defesa Aymeric Laporte foi autorizado pela FIFA a representar no imediato a seleção espanhola, deixando de estar ligado à Federação francesa, e é ...
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      slbmeireles 14-05-2021, 11:41
      Dragunners 14-05-2021, 11:36
      FE
      feka 14-05-2021, 11:36
      OrgulhoBenfiquista2 14-05-2021, 11:33
      pedrinho_dgl 14-05-2021, 11:33
      sexydriver 14-05-2021, 11:30
      Dragunners 14-05-2021, 11:25
      reginacosta 14-05-2021, 11:24
      FIFAforever_returns2 14-05-2021, 11:21
      FIFAforever_returns2 14-05-2021, 11:19
      FIFAforever_returns2 14-05-2021, 11:15
      FE
      feka 14-05-2021, 11:12
      DepoisPago 14-05-2021, 11:11
      FE
      feka 14-05-2021, 11:10
      MA
      Malainpn 14-05-2021, 11:10
      FIFAforever_returns2 14-05-2021, 11:09